Buscar

Tecido cartilaginoso (sistema articular) okk

Prévia do material em texto

(
Tecido cartilaginoso
)
Funcões e características
Suporte aos tecidos moles; Revestimento de superfície das articulações; Presente na formação de ossos longos. Matriz Extracelular: apresente um estado de sol-gel (sólida e gelatinosa); Pericôndrio: membrana de Tec. Conj. Denso não-modelado (irregular) que reveste a cartilagem hialina e a elástica (Exceção: cartilagem articular que é constituída de cartilagem hialina não tem pericôndrio).
Tipos Celulares
Condroblastos : estão em alta atividade de síntese, responsável pela produção das fibras da matriz extracelular, se localizam na periferia da cartilagem; Condrócitos : estão em baixa atividade de síntese e são responsáveis pela manutenção da matriz, localizados no centro da cartilagem, dentro de lacunas; Condrogênicas : são responsáveis pela formação de novos condroblastos.
CONDROGÊNESE (Formação da cartilagem)
1 = Inicialmente ocorre o agrupamento de células mesenquimatosas, sofrendo divisões mitóticas;
2= Ao se reunirem, começam a adquirir formato arredondado para a formação dos condroblastos;
 3= Os osteoblastos começam a produzir uma secreção: substância intracelular e fibras colágenas;
 3.1= Conforme ocorre a secreção as células vão ficando cada vez mais isoladas
 3.2= O crescimento só é possível enquanto houver plasticidade (já que quanto mais células são secretadas, mais matriz intracelular é produzida)
4= Neste momento, ocorre a formação de ninhos chamados de grupo ISOGÈNOS, ficando compactas e presas nas substâncias que foram produzidas e conclui-se a formção do tecido;
 4.1= Perifericamente na cartilagem em formação, persiste uma mesênquima, compacta ao pericôndrio, para originar um novo tecido em caso de lesão e para nutrição (exceto em articulações em que são nutridas pelo líquido sinovial).
CLASSIFICAÇÂO
•De acordo com componentes da matriz extracelular o tecido cartilaginoso ou simplesmente cartilagem se divide em:
CARTILAGEM HIALINA
É a mais freqüente encontrada no corpo humano; Forma o esqueleto do embrião;
Rica em fibras colágenas II finas Ossificação Endocondral Apresentam pericôndrio; Matriz homogênea – coloração azulesbranquiçada transparente.
Encontrada em: Fossas nasais, Traquéias e brônquios (Sist. Respiratório), ventre de costelas.
 (
Periósteo 
)
 (
Condronectina
: Proteína que conecta o periósteo ao tecido cartilaginoso. 
)
 (
CARTILAGEM ELÁSTICA
)Matriz homogênea; Rica em fibras elásticas e poucas fibras colágenas II; Encontrado na orelha externa, laringe , meato acústico.; Apresentam pericôndrio; Pode estar presente de forma isolada ou formando uma peça de cartilagem junto com a cartilagem de hialina. Encontrado na orelha externa, laringe, meato acústico.
CARTILAGEM FIBROSA
 Matriz fibrosa , é uma mistura de tec. conjuntivo denso não modelado com cartilagem hialina; Rica em fibras colágenas do tipo I. Não apresentam pericôndrio; Encontrada na sínfise púbica, discos intervertebrais, meniscos.

Outros materiais

Perguntas Recentes