Buscar

PESQUISA SOBRE O DEVIDO PROCESSO LEGAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PESQUISA SOBRE O DEVIDO PROCESSO LEGAL
O conceito do princípio do devido processo legal tem origem em 15 de junho de 1215, na Magna Carta das Liberdades inglesa ratificada pelo rei João, denominado “Sem Terra”. O artigo 39 de tal documento é que traz a primeira referência ao princípio. “Per legemterrae” foi a expressão utilizada, sendo essa a primeira ideia do que hoje é chamado de devido processo legal.
O devido processo legal  é um princípio legal proveniente do direito anglo-saxão no qual algum ato praticado por autoridade, para ser considerado válido, eficaz e completo, deve seguir todas as etapas previstas em lei. 
A importância do princípio do devido processo legal é tamanha, que, além de estar presente na esmagadora maioria das constituições dos países soberanos, figura ainda na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Convenção Americana Sobre os Direitos Humanos.
Na Constituição Federal de 1988 o devido processo legal está assegurado no inciso LIV do artigo 5°, ao dispor que "ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal". E o due process of law na atual conjuntura política, social e jurídica, se materializa através das direitos fundamentais: da segurança jurídica do processo, do acesso à jurisdição, da igualdade processual material, do contraditório, da ampla defesa, do duplo grau de jurisdição, da justiça da decisão e da duração razoável e da efetividade do processo.
A segurança jurídica é o elemento essencial não só do devido processo legal, mas de todo o sistema jurídico, pois é necessária a previsibilidade dos procedimentos e das regulações de condutas entre os indivíduos, ou entre estes e o Estado. A segurança jurídica do devido processo legal é amparada pela existência do Poder Judiciário, independente e harmônico com os demais poderes, pela obrigatoriedade de lei para regular os procedimentos inerentes ao processo e, pela previsão de estabilização definitiva do conflito pela coisa julgada.
A garantia do acesso à jurisdição está amparada no inciso XXXV do artigo 5° da CF/88 ao rezar que "a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito". Está atrelada a essa garantia a assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos.
A isonomia processual garante que se considere as peculiaridades do direito discutido em juízo, bem como as condições da parte que a tornem digna de proteção processual diferenciada e mais adequada no caso concreto.
Segundo o inciso LV da CF/88 "aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes". O contraditório consiste na obrigatoriedade de se ouvir em juízo a outra parte, bem como contemplar seus os argumentos com imparcialidade, garantindo-lhe o direito de ampla defesa, que engloba o direito de recorrer e de pronunciamento durante todo o processo.
As partes têm também o direito de interpor recurso para corrigir uma injustiça na decisão ou na sentença, sendo que a previsão constitucional do duplo grau de jurisdição se encontra no artigo 108, II da CF/88.
Outro aspecto do devido processo legal constante na Constituição Federal é o da justiça da decisão ou do processo justo que consiste na obtenção da justiça ao caso concreto, que também é garantida pela obrigatoriedade de motivação em todas as decisões judiciais e de publicidade dos julgamentos conforme o artigo 93, IX da CF/88.
E por último o príncipio estudado serve para garantir que em cada fase inerente ao processo deverá ser respeitado a duração razoável do processo e tem por orientação recomendar que seja utilizado todos os meios processuais postos visando tornar mais rápido e efetivo o processo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes