Buscar

Educação: Conceitos e Práticas

Prévia do material em texto

1. Considerando a seguinte informação, e os conhecimentos adquiridos na unidade quatro:
“Nominar os ossos da perna de um ser humanos.
Podemos identificar a través disso:
Incorreta
(C) O objetivo específico de ... está correta
Ocultar outras opções 
1. 
O procedimento que o professor usará em sua aula.
2. 
O objetivo geral de um curso
3. 
O objetivo específico de uma aula
Resposta correta
4. 
O recurso que o professor usará.
5. 
O conteúdo a ser trabalhado em aula.
2. Pergunta 2
é na Carta da transdisciplinaridade, produzida no I Congresso Mundial de Transdisciplinaridade 1994, realizado em Arrábida, Portugal, com fundamental colaboração do CIRET e apoio da UNESCO, em que temos uma definição do conceito transdisciplinar:
Artigo 3: “(…) A Transdisciplinaridade não procura a dominação de várias disciplinas, mas a abertura de todas as disciplinas ao que as atravessa e as ultrapassa.”
Artigo 7: A transdisciplinaridade não constitui nem uma nova religião, nem uma nova filosofia, nem uma nova metafísica, nem uma ciência das ciências.” (disponível em: http://www.helioteixeira.org/ciencias-da-aprendizagem/o-que-e-transdisciplinaridade/)
Podemos afirmar que a transdisciplinaridade consiste em:
Incorreta
(A) ensinar e aprender ... está correta
Ocultar outras opções 
1. 
ensinar e aprender partindo do todo para as partes.
Resposta correta
2. 
ensinar por transdisciplinaridade é o mesmo que por interdisciplinaridade.
3. 
ensinar e aprender partindo das partes para o todo.
4. 
ensinar e aprender conhecendo o que os demais professores farão.
5. 
entender as disciplinar como parte de gama de saberes que devem ser subdivididos.
3. Pergunta 3
- Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.(Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/460/mentor-educacao-consciencia).Considerando o texto acima podemos afirmar que a tendência pedagógica de Paulo Freire é:
Correta
(E) Progressista
Mostrar outras opções 
4. Pergunta 4
Por sua vez o aluno precisa ultrapassar o papel de passivo, de escutar, ler, decorar e de repetidor fiel dos ensinamentos do professor e tornar-se criativo, crítico, pesquisador e atuante, para produzir conhecimento. (MORAN, MASETTO, BEHRENS, 2013. p. 71). A prática que reconhecidamente da aos estudantes o protagonismo na aprendizagem é:
Correta
(C) A prática ...
Mostrar outras opções 
5. Pergunta 5
Não pode haver conhecimento pois os educandos não são chamados a conhecer, mas a memorizar o conteúdo narrado pelo educador. Não realizam nenhum ato cognoscitivo, uma vez que o objeto que deveria ser posto como incidência do ato cognoscente é posso do educador e não mediatizador da reflexão crítica de ambos. (FREIRE, 1987, p. 40)
Freire está se referindo a:
Incorreta
(A) Educação bancária está correta
Ocultar outras opções 
1. 
Educação bancária
Resposta correta
2. 
Educação Progressista
3. 
Educação aberta
4. 
Educação profissional
5. 
Educação infantil
6. Pergunta 6
Aprendi, praticando e estudando a teoria de especialistas como Zabala e Libâneo, que o planejamento das aulas é fundamental no processo de aprendizagem dos alunos. Além de orientar e organizar o trabalho em sala de aula, é também um momento de aprendizagem do professor, pois leva à pesquisa, ao estudo e à reflexão. Sem planejar, não sabemos onde queremos chegar e nem os melhores caminhos a percorrer.(Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/6746/blog-alfabetizacao-como-fazer-plano-de-aula)Ao pensarmos em um plano de aula é importante que tenhamos definido em primeiro lugar:
Correta
(C) O objetivo da aula
Mostrar outras opções 
7. Pergunta 7
A verdadeira escuta não diminui em nada, a capacidade de exercer o direito de discordar, de opor-se, de posicionar-se. Pelo contrário, é escutando bem que me preparo para melhor colocar-me, ou melhor, situar-me do ponto de vista das ideias.(Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142006000100005)
A ideia exposta acima sinaliza que:
I- A importância do diálogo na educação.
II- Só existe uma forma de trabalhar bem, que é escutando.
III- O diálogo entre professor e aluno abre espaço para melhor compreensão dos dois lados sobre determinados conteúdos.
Escolha a opção que apresenta afirmações incorretas.
Correta
(A) Somente a II
Mostrar outras opções 
8. Pergunta 8
“a práxis é, na verdade, atividade teórico-prática; ou seja, tem um lado ideal, teórico, e um lado material, propriamente prático, com a particularidade de que só parcialmente, por um processo de abstração, podemos separar, isolar um do outro”. (SÁNCHEZ VÁZQUEZ, 1977, p. 241)Considere as afirmações
I- A prática deve basear-se em algumas teorias adaptadas à realidade e característica local.
II- A prática e a teoria devem dialogar entre si e com a realidade e característica local.
III- O professor que escolhe uma teoria, está totalmente convencido que ela será eficaz. Não há problemas em adequações, mas os estudiosos já previram muito do que acontece.
Estão corretas as afirmações:
Correta
(A) I e II, apenas
Mostrar outras opções 
9. Pergunta 9
Vieira(p.13) destaca a seguinte definição:"___________ é o conhecimento que cada um tem dos seus próprios processos e produtos cognitivos ou de qualquer aspecto com eles relacionados; envolve monitoramento ativo e consequente regulação desses processos em relação à cognição, usualmente no serviço de algum objetivo concreto13.
Vieira está definindo a:
Correta
(B) Metacognição
Mostrar outras opções 
10. Pergunta 10
Em relação a avaliação podemos considerar como verdadeiros ou falso as seguintes afirmações.
(  ) Toda avaliação deve estar diretamente ligada ao objetivo de aprendizagem e nortear o trabalho do professor.
(  ) A avaliação mais difícil é aquela que atribui uma nota ao aluno, ao final de um período de tempo. Essa deve dar um veredito sobre o aluno.
(  ) As questões de uma avaliação devem estar claras e organizadas sem intenção de confundir os alunos. Se usar perguntas sujeitas a opinião, deverá ser aceita qualquer resposta.
Considerando essas afirmações podemos afirmar que a sequência ficaria verdadeira ou falsa, na seguinte ordem.
Correta
(A) V- F- V
Mostrar outras opções

Outros materiais

Perguntas Recentes