Buscar

Resposta unidade 3- empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Alexander Osterwalder e Yves Pigneur desenvolveram um modelo de negócios que incentivou a inovação, a prototipação e a co-criação (criação coloborativa), chamado Canvas. Utilizando-se de conceitos de design thinking, esse modelo partiu de um simples gráfico para um quadro com nove blocos, com o objetivo de representar como a organização pretende operar e gerar valor agregado aos clientes. Este quadro foi responsável por criar uma revolução na maneira como empreendedores e empresas pensavam em novos negócios ou produtos.
Uma característica deste quadro é a utilização de papéis autocolantes em cada bloco permitindo a visualização e discussão até se chegar à ideia final. Os nove blocos são: proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamento, receitas, recursos, atividades, parcerias e estrutura de custos.
Com base nos conhecimentos apresentados nesta unidade, disserte sobre cada um dos nove blocos e como sua utilização pode ser útil na concepção de novos negócios ou produtos.
R: Com o modelo de negócio Canvas é possível realizar o mapeamento e o entendimento do negócio de uma organização; desta forma o modelo de nove blocos tem como objetivo de apresentar como uma organização pretende operar e gerar valor agregado ao cliente. Abaixo, segue a definição de cada bloco.
1°Proposta de valor: definição de oferta de valor a organização entregará para os clientes. 
Nesse bloco a organização deverá resumir sua proposta em uma única frase; onde sua utilização irá informar a qual publico alvo será atingido com esse bloco, ou seja, a parcela de público que ficará de fora.
2° Seguimento de clientes: define quais os seguimentos de clientes ou fatia do mercado deseja atender. 
Após a determinação da proposta de valor, a organização consegue definir com mais clareza os seguimentos de clientes ou fatia de mercado, de forma a garantir o público alvo desejado.
3°Canais : define quais canais ou caminhos de comunicação e vendas que a organização pretende utilizar para chegar até seu cliente. 
Com a identificação do seguimento de clientes, é possível identificar o canal apropriado para que sua propaganda e publicidade alcance seu publico alvo; afim de investir em canais aos quais 100% de seu publico tem acesso,
4° Relacionamento: definição da estratégia de relacionamento e fidelização de clientes.
Com a resposta positiva do 3° bloco, fica mais fácil a organização utilizar estratégia de fidelização com seus clientes, uma vez que a companhia foi “identificada” com produto/serviço atrativo para seu público-alvo e, o bloco de relacionamento estende a atratividade e fidelização de sua clientela.
5° Receitas: definir como e quanto os clientes deverão desembolsar pelo valor agregado que a organização irá oferecer em troca. 
Nesse bloco deverá estar em linha com o 1° bloco, porém deverá também ser alcançado somente quando o 4° bloco for totalmente atendido, pois irá depender do limite de valor que seus clientes estarão dispostos a pagar e qual a representatividade da fidelidade de seus clientes com o total de vendas no mês?. 
6° Recursos: destaca os ativos necessários para efetivar a proposta de valor da organização
Esse bloco justifica a proposta de valor, desta forma, deverá estar em linha com o 1° bloco.
7°Atividades : destaca as atividades mais relevantes para que a proposta de valor seja efetivada e a organização opere de forma otimizada. 
Em outras palavras, nesse bloco, a organização entrega sua proposta de valor, sendo ele o resultado final do 1° e 6° bloco, de forma a garantir a operação otimizada da organização.
8° Parcerias : mapeia todas as possíveis ações de terceirização que podem dar suporte à realização da proposta de valor da organização. 
Após a entrega da proposta, a organização necessita de parceria para realizar sua proposta de valor, desta forma, irá identificar e fechará acordo com os fornecedores potenciais podem auxiliar nesse bloco. 
9° Estrutura de custo: mapeia todos os gastos para o funcionamento da organização. 
São identificados todos os custos, despesas e possíveis perdas da organização. Nesse bloco, é facilmente identificado após a seleção de seus fornecedores, pois entende-se que os fornecedores potenciais que irão auxiliar a companhia para a realização a proposta de valor são os mesmos que geram maiores custos para a organização. As despesas e perdas, podem ser amenizadas com gestão estratégica de redução de despesa, seja por, aprimoramento de seu controle interno e ou investimento em tecnologia para aumento da produção com gasto reduzido.
Desta forma, utilizando esse bloco a organização será capaz de lançar ou aprimorar a qualidade de um produto, vender para um público alvo em específico, agregar valor a sua marca, reduzir seus custos e despesas de forma a aumentar seus lucros e ou tornar mais atrativo seus preços e por fim tornar-se referência de gestão em seu setor.

Outros materiais