Buscar

Cont. E Metod. do Ensino da Língua portuguesa e literatura nos anos inciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia | Prof.(ª): Professora responsável pela correção desta atividade: Geysa Juce da Silva Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa e Literatura | Semestre Letivo: 5º
Acadêmico(a): Maria Jamyli de Souza Alves RGM: 053.15940
ATIVIDADES 01 e 02: 
O texto a seguir é expositivo e foi extraído da revista Superinteressante. A tipologia predominante na constituição do texto é a explicação. Segundo Köche; Boff e Marinello[footnoteRef:1] (2014, p. 25), “a explicação utiliza e sistematiza informações já existentes e possibilita ao leitor compreender melhor tais informações, a partir de uma investigação”. A motivação para a construção de uma sequência explicativa nasce de uma pergunta em relação a determinado problema. Portanto, segue a seguinte estrutura: questionamento sobre o que é obscuro; explicação e compreensão (VILELA e KOCK (2001, p. 548). Em termos linguísticos, predomina-se o emprego do verbo no presente do indicativo a fim de que se responda algo da ordem do saber. Há ainda o uso de adjetivos, advérbios, repetições e comparações (KÖCHE; BOFF e MARINELLO). Vejamos o exemplo: [1: KÖCHE, Vanilde Salton; BOFF, Odete Maria Benetti; MARINELLO, Adriane Fogali. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.] 
POR QUE OS FOTÁGRAFOS FALAM X?
Porque ele te faz sorrir. O nosso “X” é uma versão abrasileirada da palavra “cheese”, que os falantes da língua inglesa dizem na hora da foto.
Tanto o cheese quanto o X te forçam a levantar ligeiramente os cantos da boca e mostrar os dentes – basicamente, o princípio de um sorriso. O chiado é responsável por cerrar os dentes, enquanto o som do “i” abre os lábios.
A expressão inglesa significa, literalmente, queijo, mas ela não tem nenhuma relação com o alimento lácteo. A primeira vez que o “say cheese” (“diga xis”) deu as caras foi em 1943. Um jornal local do Texas, chamado The Big Spring Herald, publicou uma matéria intitulada “Precisa abrir um sorriso? Aqui está como: Diga cheese.”
O autor da matéria sugere “uma fórmula infalível para sempre sorrir quando vai tirar uma foto”. O tal método milagroso você já sabe qual é. O embaixador americano Joseph Davies contou ao jornalista que dizer “cheese” forma um sorriso automático mesmo se você estiver pensando em outro assunto. “Eu aprendi isso de um político, mas não posso dizer quem é”.
Disponível em: https://super.abril.com.br/blog/oraculo/por-que-os-fotografos-falam-x/ Acesso em: 20 de mar. 2020. 
1.Pesquise um texto expositivo de diferentes fontes (fascículos, revistas, livros de consulta, didáticos, etc.). Considere o texto acima como exemplo para selecionar o seu texto. Escolha um que seja curtinho como o que foi apresentado. Em seguida, elabore uma atividade com o texto expositivo escolhido. Você poderá contemplar vários aspectos do texto: tema, objetivo do texto, aspectos linguísticos, a sequência explicativa, contexto de circulação do texto (escolar, jornalístico, entretenimento, etc). A atividade deve ser destinada aos alunos do 3º ano do ensino fundamental, por isso, o tema do texto deve ser coerente com a idade dos alunos, ou seja, não poderá ser uma explicação complexa para a compreensão deles. Cite a fonte de pesquisa do texto, assim como fiz no exemplo acima. 
Hipopótamo
O hipopótamo é um animal muito grande e vive na África. Seu corpo é volumoso e além disso, ele possui uma boca enorme, um focinho largo, dentes grandes e umas orelhas muito pequenas. A característica mais interessante deste mamífero, e a capacidade de se manter dentro da água. Ele chega a ingerir 300 quilos de comida, e só come à noite. Quando amanhece, ele fica com muito sono e começa então fazer a digestão de toda aquela comilança da noite anterior. 
Atividade: 
1) Esse texto fala da vida de qual animal?
2) Onde esse animal é encontrado?
3) Segundo o texto, quais são as suas características?
2. O texto expositivo pode ser trabalhado em outras disciplinas para explicar conceitos, expor definições sobre algo da ordem do saber. Nesse caso, as atividades explorariam o tema, a explicação, o conteúdo em si e não aspectos linguísticos. Sobre isso, responda em um parágrafo (6 a 8 linhas): qual assunto você trabalharia em outra disciplina, além da Língua Portuguesa? Qual seria o texto expositivo? Qual seria a metodologia de ensino (de forma expositiva por meio do quadro; por meio de projetos; por meio de pesquisa para que os alunos construam o conceito, etc) Seria trabalhada a disciplina de geografia, com enfoque nos animais e seus habitats naturais, através do mapa mundi será colado imagens de animais em seus países de origem. Para que eles possam compreender a grandiosidade e diversidade de vida selvagem em vários lugares do planeta que eles talvez nem imaginem que existam.
1

Outros materiais