A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
ATIVIDADE

Pré-visualização | Página 1 de 1

A mercantilização das relações sociais que vivemos na globalização é chamada por alguns autores de “mercado-rede”: uma entidade reguladora das ações políticas e econômicas da sociedade que agora atua em nível internacional. Observe como uma nova mercadoria se firma no mundo como sendo a principal fonte de valor que circula pelas redes de comunicação: a (1) ________________. De forma simples, podemos dizer que a (2) ________________ é todo dado que carrega algum significado, que tem algum valor para uma pessoa ou para um grupo de pessoas que estão dispostos a pagar por ela.A alternativa que apresenta os conceitos que completam corretamente as duas lacunas é: 
Alternativas:
· a)
(1) – informação; (2)  - globalização. 
· b)
(1) -  globalização; (2)  - informação. 
· c)
(1) -  informação; (2) – informação. 
Alternativa assinalada C
· d)
(1) -  tecnologia; (2) – tecnologia. 
· e)
(1) – globalização; (2) – tecnologia. 
2) Cabos em rios no Amazonas, projeto deve levar internet a índios
“Os sinuosos rios da bacia amazônica, que abastecem a vida de milhões de pessoas na maior floresta tropical do mundo, agora vão ajudar a conectar populações ribeirinhas à internet.
O projeto Amazônia Conectada, já em andamento, pretende levar 7.800 km de cabos de fibra óptica pelo leito dos rios do Amazonas, Estado que concentra a maior parcela de floresta, interligando quase quatro milhões de pessoas à banda larga.
O projeto, estimado em R$ 500 milhões, envolve três ministérios e o Exército. Dez quilômetros já foram instalados na etapa piloto em Manaus (AM), que servirá de centro operacional do sistema”.
Jornal Folha de São Paulo, 04/08/2015
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/08/1664358-com-cabos-em-rios-no-amazonas-projeto-deve-levar-internet-a-indios.shtml> Acesso em: 11 dez. 2015.Esse é o trecho de uma matéria vinculada por um jornal de grande circulação no Brasil. A partir da leitura e de seus estudos, é correto afirmar que: 
Alternativas:
· a)
A conexão em redes é um processo caro o que não justifica tamanho investimento para algumas populações como, por exemplo, os índios do Brasil. 
· b)
Os índios da maior floresta tropical do mundo precisam de outros recursos muito mais significativos do que a conexão via internet. 
· c)
A revolução técnico-científica alterou significativamente a estrutura de produção e de comercialização. Não há, portanto, necessidade de conexão à internet em populações nas quais não há produção e comercialização, como é o caso das populações ribeirinhas do AM. 
· d)
A microeletrônica, os satélites, a robótica são algumas das invenções que contribuíram para o desenvolvimento de produtos que temos em nossas mãos, como os tablets, smartphones, microcomputadores. Tais equipamentos não estão disponíveis em regiões como a da floresta amazônica tornando desnecessária a conexão via internet. 
· e)
A ideia de uma sociedade estabelecida sob múltiplas redes que organizam áreas de ação, trocas, relação, reforça a certeza de que vivemos uma forte interdependência no mundo globalizado. Nos remete à reciprocidade, à relação dialética que se configura entre nós, os conectados pelas redes. 
Alternativa assinalada E
3) Texto base
(Adaptada - EMESCAM/ES - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória)
Já é rotina a leitura de notícias sobre a travessia, em barcos toscos e frágeis, de africanos, entre outros refugiados, que tentam vencer o Mediterrâneo e chegar às terras europeias. Os que sobrevivem, em geral, são presos e obrigados a fazer o caminho de volta. A Europa não quer mais imigrantes.
Sobre o conteúdo do texto, é correto afirmar que:
Alternativas:
· a)
A globalização neoliberal promove a livre circulação de capitais e mercadorias, mas fecha as fronteiras para a força de trabalho.
Alternativa assinalada A
· b)
As propostas de civilização europeias destinadas aos imigrantes, em vigor durante o século XX, estão sendo abolidas frente às crises econômicas.
· c)
O ciclo migratório africano e mundial está em fase de esgotamento, pois a automação crescente das atividades econômicas não prevê mão de obra pouco qualificada.
· d)
Os acordos econômicos e diplomáticos entre os países de emigração e os de imigração têm sido postos em prática para diminuir a movimentação, principalmente de homens jovens.
· e)
Os países europeus, em processo de transição demográfica e em plena fase de 3ª Revolução Industrial, já não admitem a entrada de imigrantes em seus territórios.
4) Texto base
(Adaptada - Universidade Federal de Alagoas/UFAL)
Um dos temas mais debatidos em várias áreas atualmente é o da globalização e os impactos que tal fenômeno promove. Sobre este tema, assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) A origem do fenômeno pode ser identificada no período mercantilista, iniciado, aproximadamente, no século XV.
( ) A globalização das comunicações tem sua face mais destacada na rede mundial de computadores, que permite um intenso fluxo de troca de ideias e informações.
( ) A globalização das comunicações, paradoxalmente, diminuiu a universalização do acesso a meios de comunicação, apesar da inovação tecnológica. Isso se deve à lógica de mercado do sistema capitalista.
( ) Os efeitos da globalização no mercado de trabalho são evidentes com a criação de modalidades de emprego para países com mão de obra mais barata, voltada à execução de serviços que não exigem alta qualificação.
( ) A globalização intensifica o ritmo das mudanças nos meios de produção, tendendo a um aumento de tecnologias limpas e sustentáveis.
Escolha a alternativa que contém a sequência correta:
Alternativas:
· a)
F – V – F – F – V.
· b)
V – F – V – V – V.
· c)
F – F – V – F – F.
· d)
V – V – F – V – V.
Alternativa assinalada D
· e)
V – F – F – F – V.