Buscar

Estudo de caso Metodologia e Técnicas de Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso Metodologia e Técnicas de Pesquisa
O texto "O que é Científico", escrito por Rubem Alves, traz algumas ilustrações para tentar esclarecer esta dúvida. Faça a leitura de seu primeiro capítulo e:
1º - Faça um breve resumo, recontando a história com suas palavras.
2º - Ao final, responda você mesmo a pergunta: O que é científico? , considerando a reflexão sugerida pelo texto.
Resumo:
O texto inicia contando sobre um amigo de Rubem Alves o qual está indignado com a rede cientifica, pois não aceitam o seu livro pelo fato de não ser cientifico o qual conta sobre tudo que havia aprendido e toda sua sabedoria pelo.
Rubem Alves questiona seu amigo sobre o que é ser cientifico, para responder a sua pergunta, o autor recorre a uma estória sobre uma aldeia as margens de um rio, no qual os aldeões acreditavam ser a morada de muitos seres vivos. Porem tudo era apenas suposição, já que nunca ninguém havia visto e nem capturado tal ser. Até que um dia um dos aldeões criou uma ferramenta para capturar tal criatura, o qual chamou de rede. Todos riram de sua ferramenta, mas o inventor não desistiu e armou a rede. Para a surpresa de todos, a tal rede havia funcionado e lá estava um peixe dourado.
Todos da aldeia ficaram alvoroçados, uns com raiva, e outros tratarem de aprender a fabricar a rede. Eles se organizaram em um grupo restrito, onde só era aceitos aqueles que sabiam fabricar a rede ou que sabiam pescar. O tal grupo se isolou por conta de se dedicarem somente a redes e pesca, eles esqueceram sua própria linguagem, e passaram a se comunicar por outra linguagem, a das redes e pesca. Eles passaram a desacreditar e aceitar todo o resto que estava em sua volta, para eles somente era real aquilo que a rede conseguia pescar.
O aposentado com todas suas credenciais e titulações, foi até eles e mostrou-lhes um sabiá com seu lindo canto que ele mesmo criou, os pescadores lhe disseram que aquilo não era real pois não havia sido capturado por uma rede.
Resposta: O cientifico é somente aquilo que as redes dos cientista pode pescar. Mas nas matas e céus as redes dos tais cientistas sempre ficam vazias.

Outros materiais