Buscar

ACOLHIMENTO NO PROCESSO INTERVENTIVO DO ASSISTENTE SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

3 - ACOLHIMENTO NO PROCESSO INTERVENTIVO DO ASSISTENTE SOCIAL 
 É papel do assistente social promover a intervenção nas questões sociais trazidas a ele pelo usuário do serviço de saúde. Para tanto, é preciso lidar com a problemática apresentada buscando a minimização do problema ou mesmo a sua completa resolução, exigindo o uso de instrumentos técnico-operativos para melhor apreensão da realidade que a cerca e para a efetividade da prática. Resulta daí a importância de o assistente social atuar com consciência e conhecimento de causa. 
Por meio de pesquisa realizada, observou-se que as assistentes sociais das unidades usam o acolhimento em:
· Fornecimento de informações; 
· Demanda do usuário (encaminhamentos, transferência);
· Entrevista 
· Escuta;
· Visitas aos leitos
· Quando há óbito do paciente
· Quando há queixas.
O acolhimento se traduz na escuta qualificada e uma ampla visão para as questões sociais ocorridas na Unidade de Pronto Atendimento – UPA/Vinhais. As informações passadas devem ser claras e objetivas, para melhor entendimento, relacionadas ao âmbito da unidade de saúde na qual o paciente se encontra, bem como informações referentes a outras políticas sociais ou serviços sociais essenciais à sua situação. Alguns exemplos de informações referenciadas: 
· Informações quanto ao sistema de saúde; 
· Os procedimentos que serão realizados e como serão realizados; 
· Sobre a transferência;
· Seus direitos e deveres como paciente; 
· Rotina da unidade. 
O acolhimento em uma das demandas, no caso de internação do usuário, se faz por meio da entrevista social, na qual o profissional questiona o que o usuário foi buscar no serviço de saúde. Por meio de um diagnóstico realizado, pelo médico, o acolhimento nos serviços de saúde, tendo em vista a ideia de que este possui o ato de “parar para ouvir o paciente”; pois, às vezes, o paciente só quer ser ouvido, entendido e atendido adequadamente. Nessa unidade de saúde, na qual foi feita a pesquisa as assistentes sociais usam a prática da escuta com muita precisão. Dada a relevância em que se constitui o acolhimento, trazemos o conceito do autor de referência, no qual os demais vão buscar inspiração para entender que o acolhimento é, para Merhy (1997, p. 132), 
O encontro entre esses sujeitos se dá num espaço intercessor no qual se produz uma relação de escuta e responsabilização, a partir do que se constituem vínculos e compromissos que norteiam os projetos de intervenção. Esse espaço permite que o trabalhador use de sua principal tecnologia, o saber, tratando o usuário como sujeito portador e criador de direitos. O objetivo da intervenção seria o controle do sofrimento [...]. 
Entende-se também que o acolhimento é primordial para que haja uma relação humanizada e satisfatória entre o usuário dos serviços hospitalar e o corpo funcional da unidade médica procurada por este. Dessa forma, a postura profissional do funcionário na acolhida do paciente precisa estar de acordo com o respeito ao paciente e no estabelecimento das regras de acolhimento da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, visando a permitir que o paciente perceba-se valorizado e acolhido de fato, melhorando o seu bem-estar e sua autoestima e beneficiando a evolução do seu quadro clínico e a melhoria de sua saúde.
Fruto da Política Nacional de Humanização, o acolhimento por meio da classificação de risco torna-se uma necessidade à celeridade do atendimento ao usuário e melhor eficácia no diagnóstico médico por meio da condução do usuário à especialidade médica adequada ao seu quadro clínico, dessa forma, a classificação de risco longe de privilegiar alguns atendimentos em detrimentos de outros, promove a equidade humanitária no acolhimento urgencial e emergencial do paciente acolhido na unidade.
3.1 - SITUAÇÃO PROBLEMA PARA INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL
 Como parte integrante da política de atendimento ao usuário, o acolhimento desempenha um papel de destaque, pois traduz-se na qualidade no atendimento no que tange à visão crítica das demandas sociais; dessa forma, passa a ser o acolhimento um instrumento técnico operativo usado por toda equipe multidisciplinar. Por meio de uma escuta qualificada, entrevista social, pode-se solucionar a problemática que o paciente leva, assim ajudando-o da forma mais precisa. Tais como: Obdecer as normas da unidade, na demora do atendimento, que vem da grande procura, no encaminhamentos por fslta da documentação, por falta as vezes de leito na unidade, por transferências. Em síntese, o assistente social faz o acolhimento visando alcançar 3 (três) objetivos específicos:
· Garantir direitos sociais; 
· Construir uma relação de confiança 
· Informar de forma clara e objetiva os procedimentos a serem realizados com o paciente.
O acesso do usuário aos direitos sociais ocorre mediante a disponibilização de informações a respeito de serviços e de seus direitos no âmbito da saúde e da instituição. É de se destacar a referência dada aos direitos e aos serviços prestados pela instituição e pelos outros níveis do setor saúde. Além disso, são disponibilizadas informações das demais políticas setoriais tanto no nível público quanto no privado. Conforme apontam Ceccim e Feuerwerker (2004, p. 43)
[...]a formação para a área da saúde deveria ter como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho e estruturar-se a partir da problematização do processo de trabalho e sua capacidade de dar acolhimento e cuidado às várias dimensões e necessidades em saúde das pessoas, dos coletivos e das populações. (CECCIM; FEUERWERKER, 2004, p. 43). 
CONCLUSÃO 
 Portanto, o acolhimento é um trabalho realizado diretamente com os usuários na primeira comunicação seja com qual o profissional recebê-lo, para que haja o reconhecimento entre usuário e profissional, ou seja, é pelo acolhimento que eles se conhecem e reconhecem; também. O reconhecimento da situação do usuário e o diálogo direto compreendido no momento das entrevistas. É buscar as informações referentes a situação, a ocasião em que o usuário pode expressar suas demandas, dizer o que ele necessita, de fato usar os instrumentos técnicos operativos tem como o acolhimento é similar entre os profissionais, com rotinas e formas de abordagens o acolhimento vem sendo pensado e realizado com eficácia e humanizado pelos assistentes sociais, tendo como base estudo efetuado no âmbito da alta complexidade do Sistema Único de Saúde.

Outros materiais