Buscar

atividade 4 de direito

Prévia do material em texto

Pergunta 1
1 em 1 pontos
Afirma a doutrina que o condomínio é concebido "quando uma coisa pertence a diversos proprietários e fica na indivisão, recaindo o direito de cada proprietário sobre o conjunto, e não sobre a porção determinada da coisa"
 
Fonte: RIZZARDO, Arnaldo. Direito das Coisas . 8ª ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2016, p. 593.
 
Sabendo que Gabriela e Sandra, irmãs de primeiro grau, compraram em conjunto uma casa na praia, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Correta A propriedade do bem imóvel será exercida simultaneamente pelas irmãs. Isso significa que seus direitos serão exercidos sobre a casa na praia de forma conjunta, sem que o bem seja dividido em porções.
Resposta Correta:	
Correta A propriedade do bem imóvel será exercida simultaneamente pelas irmãs. Isso significa que seus direitos serão exercidos sobre a casa na praia de forma conjunta, sem que o bem seja dividido em porções.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois as irmãs exercerão a propriedade da casa na praia em condomínio, ou seja, simultaneamente (de forma conjunta), sem que o bem seja dividido de qualquer modo.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
De acordo com a doutrina, decorre da lei a exigência de exercício da propriedade em observância "à função social e ao direito dos vizinhos, ou seja, de acordo com a boa-fé e os bons costumes, conforme sua finalidade econômica e social". Considerando tal afirmação, analise as afirmativas a seguir:
 
I) É vedado o mau uso ou uso anormal da propriedade, à medida que este desrespeita a saúde, a tranquilidade e a segurança dos vizinhos.
II) De acordo com o Código Civil, são proibidas as interferências que alterem: a natureza da utilização, a localização do prédio e os limites ordinários de tolerância dos moradores da vizinhança.
III) Na hipótese de mau uso da propriedade, justifica-se a utilização de autotutela.
IV) O dano pode ser decorrente não apenas de um ato jurídico (ato humano), mas também de um fato jurídico (fato da natureza).
V) O mau uso da propriedade justifica o ingresso de "ação de dano infecto".
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
Resposta Selecionada:	
Correta I, II, IV e V.
Resposta Correta:	
Correta I, II, IV e V.
Feedback da resposta:	Resposta correta. O mau uso da propriedade justifica o ingresso de medida judicial, não havendo que se falar em autotutela. 
Pergunta 3
1 em 1 pontos
João comprou um terreno de seu amigo através de um instrumento particular (contrato de gaveta). Anos depois, ao buscar o imóvel no Cartório de Registro de Imóveis competente, descobriu que não há nenhum registro deste imóvel, não existindo sua matrícula. Este terreno possui infraestrutura de água, esgoto e energia elétrica fornecida pelas concessionárias da cidade. Assinale a alternativa que refere-se ao tipo de terreno descrito na situação apresentada.
Resposta Selecionada:	
Correta um loteamento clandestino, pois não existe registro no cartório de registro de imóveis.
Resposta Correta:	
Correta um loteamento clandestino, pois não existe registro no cartório de registro de imóveis.
Feedback da resposta:	Resposta correta. O loteamento é clandestino, pois não há registro no Cartório de Registro de Imóveis. A esse respeito, destaca-se o artigo 37 da Lei nº 6.766/1979, o qual preceitua que: "É vedado vender ou prometer vender parcela de loteamento ou desmembramento não registrado" (BRASIL. Lei nº 6.766, 1979). É comum que algumas concessionárias de energia elétrica, água e esgoto, em busca da garantia de suas receitas, efetuem ligações em lotes clandestinos ou irregulares, muitas delas inclusive com amparo judicial, por se tratarem de serviços essenciais.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
Leve em consideração a situação hipotética a seguir:
Lucas, morador de determinado edifício, foi considerado condômino anti-social. Nesta hipótese, assinale a alternativa correta sobre o que pode acontecer com Lucas.
Resposta Selecionada:	
Correta Sofrer a aplicação de multa pecuniária de até 10 quotas condominiais.
Resposta Correta:	
Correta Sofrer a aplicação de multa pecuniária de até 10 quotas condominiais.
Feedback da resposta:	Resposta correta. De acordo com o art. 1.337 , parágrafo único , do Código Civil, Lucas poderá a aplicação de multa pecuniária de até 10 quotas condominiais, sendo seu direito à propriedade devidamente resguardado, conforme dispõe a Constituição Federal.
Pergunta 5
0 em 1 pontos
O Código Civil traz disposições expressas sobre condomínio, subdividindo o tema em capítulos denominados: "do condomínio geral" e "do condomínio edilício", com a previsão de diferentes regras para cada qual. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
Incorreta Trata-se de subdivisão que indica diferentes modalidades de propriedade, cada qual com seu regime jurídico específico.
Resposta Correta:	
Correta Trata-se de subdivisão que indica diferentes modalidades condominiais, cada qual com seu regime jurídico específico.
 
 
 
Feedback da resposta:	Sua resposta está incorreta. A alternativa está correta pois, tendo em vista que as classificações apontadas são duas das diversas existentes em relação à matéria. Deve-se notar que cada uma delas possui regime jurídico próprio, razão pela qual estão previstas separadamente no Código Civil.
Pergunta 6
1 em 1 pontos
Sobre condomínios edilícios, dispõe o artigo 1.333, do Código Civil que:
 
“A convenção que constitui o condomínio edilício deve ser subscrita pelos titulares de, no mínimo, dois terços das frações ideais e torna-se, desde logo, obrigatória para os titulares de direito sobre as unidades, ou para quantos sobre elas tenham posse ou detenção.
Parágrafo único. Para ser oponível contra terceiros, a convenção do condomínio deverá ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis.”
 
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406compilada.htm Acesso em: 16 mai. 2019.
 
Sabendo que o "Condomínio Work" aprovou sua convenção condominial por 55% das frações ideais, com registro no cartório competente, analise as afirmativas a seguir:
I) A convenção condominial pode ser impugnada, tendo em vista que o artigo acima transcrito não fora respeitado em relação quórum mínimo necessário.
II) Uma vez registrada em cartório, o "Condomínio Work" foi devidamente constituído e todas as regras instituídas são obrigatórias para os titulares e terceiros.
III) Muito embora tenha sido registrada em cartório, a convenção do "Condomínio Work", tal como aprovada, não será oponível contra terceiros.
IV) O "Condomínio Work" não foi devidamente constituído, razão pela qual todas as regras instituídas não são válidas em face dos titulares e terceiros.
V) A convenção condominial deveria ter sido aprovada por ao menos 66,66% das frações ideais.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
Resposta Selecionada:	
Correta I, III, IV e V.
Resposta Correta:	
Correta I, III, IV e V.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, já que apresenta a afirmativa adequada, pois "Condomínio Work" aprovou sua convenção condominial com menos de dois terços das frações ideais (que corresponde a 66,66%), o que significa que não foi devidamente constituído, razão pela qual as regras instituídas não são válidas e/ou oponíveis em face dos titulares e terceiros, podendo ser impugnadas.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
Analise a situação hipotética a seguir:
Luiza é síndica profissional e atua no "Condomínio Linda Flor", em que não é coproprietária. Sabendo de tal informação, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Correta Luiza poderia votar somente se fosse condômina, o que não ocorre no caso concreto.
 
 
 
Resposta Correta:	
Correta Luiza poderia votar somente se fosse condômina, o que não ocorre no caso concreto.
 
 
 
Feedback da resposta:	Resposta correta. Quem possui direito a voto nas assembleias são os condôminos, razão pela qual a alternativa está correta.
Pergunta 8
1 em 1 pontos
Um condomínioedilício possui 4 unidades, sendo 3 apartamentos "tipo" com 0,2000 de fração ideal cada e uma cobertura, com 0,4000 de fração ideal. Atualmente todas as despesas são divididas por fração ideal, porém o condômino pede que o zelador seja pago igualmente por todas as unidades, independente da fração. Para fazer esta alteração, é necessário:
Resposta Selecionada:	
Correta alterar o critério de rateio de despesas na convenção, com quorum de 2/3 dos condôminos.
Resposta Correta:	
Correta alterar o critério de rateio de despesas na convenção, com quorum de 2/3 dos condôminos.
Feedback da resposta:	Resposta correta. O art. 1.334 estabelece que a convenção determinará a quota proporcional e o modo de pagamento das contribuições dos condôminos para atender às despesas ordinárias e extraordinárias do condomínio. O art. 1.336 estabelece que o condômino deve contribuir para as despesas do condomínio na proporção das suas frações ideais, salvo disposição em contrário na convenção. O art. 1.351. estabelece que depende da aprovação de 2/3 (dois terços) dos votos dos condôminos a alteração da convenção.
Pergunta 9
1 em 1 pontos
Lucas, comproprietário de um imóvel, trocou o encanamento do bem, arcando com todos os custos financeiros sozinho, tendo em vista que o sistema hidráulico estava comprometido, com diversos furos.
 
Sabendo disso, analise as afirmativas a seguir, indicando V para verdadeiro ou F para falso:
 
( ) O Código Civil dispõe que deve ser feita a divisão das dívidas contraídas por um dos comproprietários, desde que exista proveito comum, o que se verifica no caso acima.
( ) Lucas deverá utilizar-se da " ação in rem verso", que encontra fundamento no princípio de direito de que nenhum indivíduo deve se enriquecer às custas dos outros.
( ) Como Lucas não consultou os demais comproprietários do imóvel sobre o gasto, não poderá ingressar com ação para dividir os custos do novo encanamento.
( ) Caso os demais comproprietários se recusem em dividir os custos com o encanamento, a dívida será executada conforme a quota (sobre o quinhão).
( ) O comproprietário deve, de acordo com a sua quota parte, arcar com as despesas de conservação da coisa.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência adequada:
Resposta Selecionada:	
Correta V, V, F, V e V.
Resposta Correta:	
Correta V, V, F, V e V.
Feedback da resposta:	Resposta correta. Por se tratar de gasto necessário e de aproveitamento comum, os custos financeiros do sistema hidráulico deverão ser divididos, conforme a quota parte de cada um, cabendo "ação in rem verso" e execução.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
Sabendo que a Convenção Condominial institui as regras e consubstancia a criação do próprio condomínio, assinale a alternativa que esclarece corretamente a sua natureza jurídica:
Resposta Selecionada:	
Correta Estatutário e institucional
Resposta Correta:	
Correta Estatutário e institucional
Feedback da resposta:	Resposta correta. Conforme dispõe a doutrina, as normas contidas na Convenção Condominial possuem a seguinte natureza: de "normas institucionais"; de "normas de administração ou de gestão"; e, de "regras estatutárias".

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes