Buscar

PROVA SUPORTA BASICO DA VIDA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de Avaliação a Distância
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Suporte Básico da Vida
Curso:
Professor: 
Nome do aluno:	
Data: 
Orientações:
· Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
· Entregue a atividade no prazo estipulado.
· Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
· Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1:
Responda as seguintes questões:
a) A biossegurança é fundamental no Suporte Básico da Vida. Descreva a conduta a ser utilizada.
 R: A Biossegurança possui objetivos a serem prescritos como criar um ambiente de trabalho onde promova a contenção do risco de agentes potencialmente nocivos ao trabalhador, pacientes e ao meio ambiente, de modo que não ocorra riscos. Com isso a conduta a ser utilizada de forma errada, não cumprindo das normas básicas de biossegurança, pode acarretar problemas como transmissão de doenças e até mesmo epidemias. Contudo uma boa conduta a ser utilizada em relação a biossegurança seria obter os (Equipamentos de Proteção Individual-EPI; Equipamentos de Proteção Coletiva -EPC; boas práticas laboratoriais, Descontaminação e descarte de resíduos e entre outros pontos.
- Higienizações das mãos, sempre devem ser lavadas antes do preparo e da ministração de medicamentos e do manuseio do paciente evitando transmissão de doenças.
- Equipamentos de proteção assim como, jalecos e aventais, que devem ser usados apenas no local de trabalho e nunca em áreas públicas ou mesmo refeitórios e copas no interior da unidade de saúde. Além disso, é importante não abraçar pessoas ou carregar bebês utilizando jalecos, uma vez que existe o risco de contaminá-los.
- Luvas são equipamentos de proteção, devem ser usadas sempre que necessário e trocadas após cada procedimento.
- Descarte de materiais, com destinação correta a esse material, assim como a todos os materiais que tiveram contato com material biológico.
b) O que demonstram os estudos realizados pela AHA em relação à RCP? (2,0 pontos)
R: Os estudos relatam que a qualidade das compressões torácicas continua necessitando melhoria embora a implementação das diretrizes da AHA 2005, para RCP e ACE tenha sido associada a uma melhor qualidade de RCP e maior sobrevivência. Assim como também, existe uma variação considerável na sobrevivência a PCR extra-hospital, entre os serviços médicos de emergência e urgência, onde a maioria das vítimas de PCR de pessoas presentes no local.
c) Quais são os procedimentos demonstrados como avaliação inicial da vítima, anteriores ao RCP? (2,0 pontos)
R: Primeiramente chegar a resposta da vítima estimulando verbalmente e tocando levemente o ombro da mesma, perguntando, você está me ouvindo? Verificando se há movimento no tórax, não havendo resposta acione o serviço móvel de urgência (SAMU), imediatamente na sequencia verificasse o pulso carotídeo não excedendo mais que 10 segundos, para isso, caso haja pulsação inicia-se o auxílio da vítima com ventilação de resgate, não sentindo pulso no tempo de 10 segundos inicia-se a RCP, realizando com 30 compressões seguidas por 2 ventilações. 
Questão 2: 
Analise o evento que segue e indique qual seria a ação correta durante o socorro básico de urgência para a manutenção da vida.
Evento: Atropelamento
Cena: Ao chegar ao local, você se depara com o histórico de um atropelamento por veículo, tendo a vítima sido projetada a cerca de 3 metros do local do impacto inicial. O veículo causador do atropelamento não se encontra no local, caracterizando ausência de prestação de socorro.
Vítima: A vítima se encontra em posição de decúbito ventral e aparenta estar inconsciente. Mesmo antes de proceder qualquer avaliação, você percebe que ela apresenta respiração ruidosa e falha, além de nítidas deformidades nos membros inferiores.
Diante das circunstâncias, qual seria sua conduta:
a) Em relação à cena; (2,0 pontos)
R: Em relação à cena, primeiramente deve-se manter a conduta de verificar a segurança do local onde nossa vítima se encontra, ou seja, a cena. Depois, olhar acerca do que está ocorrendo, em que posso ajudar e qual ajuda é necessária e devidamente conveniente para salvar aquela vítima.
b) Em relação à vítima. (2,0 pontos)
R: Devido à posição em que a vítima se encontra (decúbito ventral) e ainda ao aparente estado de inconsciência, juntamente à respiração ruidosa e falha, nítidas deformidades nos membros inferiores, eu verificaria a pulsação, chamaria a atenção da vítima a fim de confirmar seu estado de consciência, fazendo o que estivesse ao meu alcance mantê-la consciente, informando a ela que o socorro já estaria perto daquele local, que ela deveria se manter calma e evitar movimentos bruscos a fim de não agravar possíveis fraturas. E imediatamente acionaria o SAMU informando o local do acidente e a possível situação da vítima.

Outros materiais