Buscar

Atividade contextualizada - Políticas públicas e educação - Luana Stéphanie Santos Oliveira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Darcy Ribeiro foi um antropólogo, escritor e político brasileiro, que tem como um dos destaques na sua biografia a questão indigenista, o que por sua vez se tornou muito importante na concepção educacional que este intelectual desenvolveu. Também foi fortemente influenciado por Anísio Teixeira e John Dewey, sendo estes defensores da educação progressiva, na qual o objetivo é educar de maneira ampla, integrando teoria e prática e visando o crescimento físico, emocional e intelectual dos alunos (GOMES, 2000). 
Durante o primeiro governo de Leonel Brizola no Rio de Janeiro foi vice-governador, quando iniciou uma verdadeira revolução através da criação de escolas de tempo integral (RIBEIRO, 2017). Nestas, propôs um programa voltado para as classes populares, entendendo que a educação é essencialmente cultural, comunitária e deve ser compartilhada por todos. Ele dizia que a problemática da violência e dos menores abandonados poderia ser solucionada através de uma educação integrada e de qualidade. Ao seu ver, a escola pública brasileira estava afastada de grande parte da população, quando deveria representar efetivamente um meio para que os jovens pudessem ter, no seu futuro, uma inserção real na sociedade brasileira. Uma das suas contribuição mais notórias foi ser o autor do projeto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, 1996), que incluía visões progressistas e de longo prazo.
Segundo Almeida (2016), políticas de governo são aquelas que o Executivo toma medidas num processo bem mais elementar, para responder às demandas colocadas na própria agenda política, ou seja, o caminho entre a apresentação do problema e a definição de uma política determinada é bem mais curto e simples. Já políticas de Estado são aquelas que envolvem as burocracias de mais de uma agência do Estado, seus trâmites e análises podem levar meses e têm incidência em setores mais amplos da sociedade. Podemos assim dizer, portanto, que Darcy Ribeiro estava certo em sua indignação com os rumos das políticas de governo, que vêm reduzindo cada vez mais os investimentos quando se trata de educação. Darcy foi responsável por políticas de Estado que tinham como objetivo a democratização do acesso à educação de qualidade e, consequentemente, à melhoria na vida de muitos brasileiros. O projeto de crise a qual ele se refere se trata de inúmeras medidas tomadas por diferentes governos, que possuem elos com a classe alta e o empresariado, visando crescimento econômico de poucos em detrimento da exploração de um povo com cada vez menos oportunidades de acesso à educação, empregos dignos, melhoria de vida e consciência política.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Paulo Roberto de. SOBRE POLÍTICAS DE GOVERNO E POLÍTICAS DE ESTADO: DISTINÇÕES NECESSÁRIAS. Instituto Millenium. 07 Abril 2016. Disponível em <https://www.institutomillenium.org.br/artigos/sobre-politicas-de-governo-e-politicas-de-estado-distincoes-necessarias/>. Acesso em 21 de Março de 2020.
GOMES, Mércio Pereira. Darcy Ribeiro. Editora Ícone. 2000.
RIBEIRO, Paulo. A semente viva da utopia de Darcy Ribeiro. Entrevista especial com Paulo Ribeiro. Revista IHU On-line. Por: Ricardo Machado. 12 Março 2017. Disponível em <http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/565653-a-semente-viva-da-utopia-de-darcy-ribeiro-entrevista-especial-com-paulo-ribeiro>. Acesso em 21 de Março de 2020.

Outros materiais