A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
TEORIAS ORGANIZACIONAIS 4

Pré-visualização | Página 1 de 3

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
 	 
 	
De acordo com a proposta de Thompson, parte-se do princípio de que todas as organizações, desde a mais básica até a mais desenvolvida, dependem da tecnologia para atingir seus objetivos, sendo a tecnologia, então, uma variável independente com impacto nas atividades das organizações. Thompson apresenta três tipos de tecnologia: a de Elos em sequência, a Mediadora e a Intensiva.
 
Com base nas tipologias de tecnologias propostas por Thompson, associe-as às suas características.
 
(1) Elos em sequência.
(2) Mediadora.
(3) Intensiva.
 
( ) Tecnologia utilizada para envolver clientes ou compradores múltiplos, com características de padronização das tarefas que são distribuídas em diversos locais, com ênfase nos clientes separados, mas interdependentes e no uso de tecnologia fixa e estável.
( ) Tecnologia desenvolvida por etapas e em série, com características de produção em série e a ênfase no produto, dotada de tecnologia fixa e estável, em que o processo produtivo é executado de forma repetitiva e cíclica.
( ) Tecnologia em que as organizações utilizam diversas habilidades e especializações sobre um único cliente, com características que envolvem a ênfase no cliente, tarefas variadas e que são convergentes em um mesmo cliente e no uso de tecnologia flexível.
 
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Selecionada:	
Correta 
2, 1, 3.
Resposta Correta:	
Correta 
2, 1, 3.
Feedback da resposta:	
Resposta correta. A tecnologia utilizada para envolver clientes ou compradores múltiplos, com características de padronização das tarefas, que são distribuídas em diversos locais, com ênfase nos clientes separados, mas interdependentes e no uso de tecnologia fixa e estável = Mediadora. Já a tecnologia desenvolvida por etapas e em série, com características de produção em série e a ênfase no produto, dotada de tecnologia fixa e estável, em que o processo produtivo é executado de forma repetitiva e cíclica = Elos em sequência. Por fim, a tecnologia em que as organizações utilizam diversas habilidades e especializações sobre um único cliente, com características que envolvem a ênfase no cliente, tarefas variadas e que são convergentes em um mesmo cliente e no uso tecnologia flexível = Intensiva.
 
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
 	 
 	
A Escola Clássica, de Taylor, Fayol, Ford e de outros estudiosos das organizações, certamente desempenhou um importante papel no contexto organizacional e administrativo. Porém, os seus estudos foram alvo de diversas críticas, dentre elas a de que as organizações eram tratadas como sistemas fechados, ou seja, não mantendo relações com as demais organizações nem com a sociedade em que estavam inseridas. Após a década de 1960, novas abordagens organizacionais surgiram, tratando as organizações como sistemas abertos.
 
Com base no trecho apresentado, considere as seguintes afirmativas:
 
I. os teóricos que consideravam as organizações como sistemas abertos entendiam que elas mantinham relações como o meio exterior em que estavam inseridas, ou seja, a sociedade;
II. a teoria dos sistemas surge da relação feita com os sistemas que compõe o corpo humano, entendendo que uma organização é formada de vários subsistemas, os departamentos;
III. a teoria dos sistemas tem como característica a dissociação dos órgãos internos, em que os demais não são afetados por mudanças ou problemas ocorridos em um sistema interno;
IV. como característica da teoria dos sistemas está o fato de que todos os sistemas possuem um objetivo ou propósito, que nas organizações é representado pela geração de receitas.
 
Está correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Correta 
I, II e IV, apenas.
Resposta Correta:	
Correta 
I, II e IV, apenas.
Feedback da resposta:	
Resposta correta. O conceito de sistema surge da Biologia, em que a ideia de sistema corresponde à analogia ao corpo humano, que é composto por vários sistemas, que visam manter o seu funcionamento, tais como o digestivo, o respiratório e o circulatório, por exemplo. Daí a ideia de organizações como sistemas, já que as mesmas também são compostas por diversos sistemas, representados pelos departamentos que concorrem para atingir os objetivos das organizações. As organizações consideradas como sistemas abertos, por sua vez, eram assim chamadas porque tinham como característica o fato de que mantinham relações com o meio externo.
 
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
 	 
 	
A abordagem contingencial foi desenvolvida a partir de programas aplicados nas organizações, que tinham como base os conceitos das teorias existentes. Os resultados eram excelentes em determinados casos, mas frustrantes em outros, o que deu origem ao pensamento da Teoria da Contingência Estrutural, que nega o todo absoluto e busca demonstrar que não existem soluções predefinidas, capazes de serem aplicadas em todos os tipos de organização.
 
Com base nas características da Teoria da Contingência Estrutural, considere as afirmativas abaixo e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) Não é possível classificar as organizações quanto ao seu tipo, pois uma série de variáveis impossibilita a identificação das suas características no contexto organizacional.
 II. ( ) O motivo pelo qual os programas aplicados nas organizações obtinham sucesso em algumas e fracassavam em outras está no fato de que as organizações são diferentes.
III. ( ) As organizações podem ser classificadas como orgânicas, com estruturas flexíveis e decisões descentralizadas, ou mecanicistas, com estruturas burocráticas e centralizadas.
IV. ( ) A classificação das organizações vem se contrapor à visão linear das organizações, uma vez que admite que para cada tipo de organização existem soluções distintas.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Selecionada:	
Correta 
F, V, V, V.
Resposta Correta:	
Correta 
F, V, V, V.
Feedback da resposta:	
Resposta correta. A razão do sucesso de algumas organizações e do insucesso de outras na aplicação de programas no contexto organizacional ocorria pelo fato de que as organizações tinham várias diferenças em sua estrutura e uma determinada fórmula ou postura linear, ou seja, única, para todos os tipos, não apresentando resultados satisfatórios. Assim, a ideia de classificação das organizações quanto à sua estrutura é proveniente de uma visão oposta à visão linear, já que considera que para diferentes tipos de organização são necessárias soluções distintas. A partir disso, as organizações foram classificadas como orgânicas, aquelas com estruturas flexíveis e decisões descentralizadas, e mecanicistas, as que dispunham de estruturas burocráticas e centralizadas.
 
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
 	 
 	
De acordo com Chiavenato (2014), os sistemas possuem diversas tipologias, com características que as distinguem das demais. De acordo com a complexidade do pensamento sistêmico, é necessário que o administrador saiba identificar os diferentes tipos de sistema em relação a sua constituição e natureza.
 
CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração: Abordagens descritivas e explicativas. Barueri: Manole, 2014.
 
 
Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta.
Resposta Selecionada:	
Correta 
Sistemas abstratos ou conceituais são aqueles inerentes à filosofia da empresa, nas hipóteses, ideias e no pensamento das pessoas.
Resposta Correta:	
Correta 
Sistemas abstratos ou conceituais são aqueles inerentes à filosofia da empresa, nas hipóteses, ideias e no pensamento das pessoas.
Feedback da resposta:	
Resposta correta. Considera-se sistemas abstratos ou conceituais aqueles que são inerentes à filosofia das organizações e não são concretos, ou seja, estão relacionados aos pensamentos e às ideias das pessoas. Diferentemente dos sistemas concretos, seu desempenho não pode ser mensurado por meio de objetos reais e nem a partir de quantidades, já que estão relacionados ao pensamento dos indivíduos na organização.