Buscar

pós MBA executivo com ênfase em Recursos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS - UNIGRAN
PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
MBA EM ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM RECURSOS HUMANOS
PROF. ME. ADM. VALDIR DA COSTA PEREIRA
DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
ATIVIDADE AULA 01
01 – A partir da leitura da aula, sua visão de mercado e demais conhecimentos na área, qual papel do Gestor de Pessoal frente ao desenvolvimento das políticas de Recursos Humanos - RH? A prática das políticas de RH está ligada à experiência do gestor? Comente sua resposta; 
R: O gestor tem um valor primordial dentro das estruturas organizacionais, pois ele deverá avaliar o estado atual, formular, analisar, planejar, programar, fazer seleção de pessoal, descrição de cargo, avaliação de desempenho para que a organização obtenha resultados positivos, acima de tudo saber ser um líder. As praticas estão sim ligadas à experiência do gestor, ele sabendo como utilizar as ferramentas estratégicas corretas para uma boa gestão e sempre inovando será uma forma de ter experiência e facilidade para conduzir a organização.
02 - Caracterize o perfil do gestor de pessoas e exemplifique a sua atuação no ambiente organizacional? Essa atuação varia de organização para organização? Justifique 
R: O gestor de recursos humanos atua em um ambiente de constantes mudanças, competitivo e com grande velocidade de informações, no qual se valoriza o conhecimento e o fator humano nas organizações. Ele orienta sem ofender, auxilia sem precisar intimidar, ele executa ações, assessora, e orienta. A atuação da gestão esta presente em todas as organizações, mas em diferentes formas, então sim, varia de organização para organização, de cultura para cultura. Um gestor sábio é líder. 
03 – A Administração de Recursos Humanos acontece nas organizações conforme o desenvolvimento de sua cultura, assim como sua estrutura organizacional. Como pode ser vista a ARH na Pequena, Média e Grande Organização? Contextualize sua resposta;
R: 
Na pequena organização na maioria dos casos não tem um setor específico de RH todas as políticas e técnicas são desenvolvidas pelo próprio dono.
Na média organização o setor de RH ainda não é bem usado, algumas vezes as políticas são criadas pelos donos ou contam com assessorias de profissionais de outras áreas.
Na grande organização o setor de RH é estruturado, as políticas de recrutamento e seleção, salários, benefícios são definidas. O dono da empresa já fica mais distante, nem sempre toma decisões deixando para o gestor de RH.
04 - No processo de recrutamento o gestor poderá optar pelo recrutamento interno ou pelo recrutamento externo. Cada modalidade de recrutamento apresenta as suas vantagens e desvantagens. Caracterize-as e se posicione a respeito delas, em função de sua experiência profissional;
R:
Recrutamento interno é uma maneira de investir no potencial humano interno, o gestor deve ter cuidado, esse recrutamento poderá gerar conflito. A vantagem desse recrutamento ele irá estimular quem está dentro da organização, incentivar a permanência e a fidelidade dos funcionários, probabilidade de melhor seleção. Desvantagens poderá bloquear a entrada de novas ideias, experiências, favorece na rotina.
Recrutamento externo trará funcionários novos, com novas habilidades, experiência evitará conflitos, tendo novos valores. Esse modelo poderá ter pontos negativos como demora no processo, maior preparo, maiores investimentos e riscos.
05 – Entender a necessidade de mudar as estratégias de gestão de pessoas devem focar as mudanças necessárias na organização (estruturais) para gerar mudanças nas pessoas (comportamentais). É necessário que o gestor desenvolva uma visão sistêmica e estratégica. Liste e caracterize as observações propostas pelo autor. 
R:
Avaliar o estado atual- é preciso que o gestor de pessoa volte a sua atenção para a realidade organizacional.
Formular o estado futuro- determinar aonde pretende chegar.
Analisar os impactos- sair da realidade atual requer estudos e análise dos possíveis impactos a serem gerados pela mudança.
Planejar e organizar as ações- planejar estratégias e recursos para que as mudanças ocorram de forma positiva.
Executar o estado futuro- todo o processo de mudanças envolvem incertezas, cabe ao gestor planejar para minimizar os riscos.
Formular o estado desejado- execução do estado futuro na organização como um todo.
Avaliação- As mudanças executadas e oficializadas devem ser avaliadas de forma a corrigir desvios e erros.
BOM TRABALHO!

Outros materiais