Buscar

patologia do sistema reprodutor do macho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema reprodutor do macho
O sistema reprodutor do macho e divido em 3 partes principais são estas o escroto e seu conteúdo, as glândulas genitais acessórias, o pênis e o prepúcio. Tendo como função esse sistema reprodutor fornecer o material genético a femea para a combinação com o material genético da femea e produção da prole. Ocorre a descida dos testículos ate a bolsa escrotal por um ligamento (gubernaculo) que prende o testículo a bolsa escrotal e ao epidídimo, e o encurtamento/involução desse ligamento faz com que o testículo dessa para a bolsa escrotal. Se esses testículos permanecerem na cavidade abdominal ou inguinal haverão alterações de temperatura, podendo ter alterações na produção de espermatozoides e ate neoplasias, e possibilidade de degeneração testicular em altas temperaturas.
Os testículos devem estar na bolsa escrotal – excroto + testículo
Glândulas acessórias: ampolas, glândulas vesiculares, próstata, bulbouretrais variando nas espécies 
Cães: próstata e bulbouretrais. Felinos: glândulas vesiculares, próstata e bulbouretrais e todas no esquinos
· Testículos
Criptorquidia: e a não descida dos testículos, ou quando eles descem de forma incompleta ou apenas um testículo. Podendo ser uni/bilateral e acomete 13% dos machos sendo comum em pequenos animais. Ate a pre puberdade o testículo se apresenta normal, depois passa a ser mais rígido atrófico e fibroso com muito tecido conjuntivo e pouco tecido germinativo, se tornando o testículo hipoplásico, podendo se ter neoplasias. Fatores predisponentes: Hipoplasia testicular, exposição a estrógeno durante a gestação, parto com feto em apresentação posterior uma vez que o testículo fica em uma posição mais alto que o restante do corpo e tem sua oxigenação dos testículos comprometidas, retardo no fechamento do umbigo que diminui a pressão abdominal.
Hipoplasia testicular: subdesenvolvimento dos testículos, o formato e o tecido continuam normais, o órgão so e menor. Fatores como criptorquidia, intersexo(podendo ser hemafrodite), nutrição pobre, deficiência de zn, diminuição de LH pela pituitária e genes( alguns bovinos apresentam síndromes hereditárias de hipodesenvolvimento testicular assim como felinos machos tricolores)
Degeneração testicular: e um processo que afeta uni/bilateral e sua causa pode ser local ou sistema, e resultado de um processo que se desenvolveu mais regrediu sofreu atrofia, sendo o tecido conjuntivo maior que a porcao muscular, onde ocorre destruição do tecido e patológico. Inicialmente os testículos aumentam de tamanho devido o processo inflamatório, tumefacao e edema, atrofia com aparência irregular, fibrosa e ate calcificação. Suas causas incluem obstrução do fluxo de esperma, inflamação do epididmo, mineralização dos cordões espematicos ou vasos sanguíneos, torcao do cordão espermático ( hipóxia, isquemia), deficiência nutricional,estrógeno, aberrações hormonais, intoxicações, radio e quimioterapia.
Orquites: três vias de infeccao podendo ser por trauma-penetracao direta, podem ser pela via ascendente, bactérias vao subir pelos ductos deferentes chegadno aos testículo e outra via e a hematogenica ( brucella spp.). E uma inflamação dos testículos que também pode levar a uma degeneração testicular. Normalmente a barreia hematotesticular impede a passagem de células imunes com os espermatozoides, porem o organismo so conhece as espermatogonias e não os espermatozoides. Se ocorre um trauma mecânico, neoplasia e obstrução do ducto deferente geram um processo inflamatório que faz a quebra dessa barreia que faz com que as células inflamatórias entrem em contato com os espermatozoides que recebem antígenos e são considerados estranhos; assim o linfócito passa a produzir anticorpos contra esses espermatozoides.
Na orquite infecciosa, mais comum, existe dois pradroes que e a intratunular, restrito aos túbulos e cuja a infeccao e ascendente pela via urinaria; e a outra e necrosante cuja a via de infeccao e ascendente ou hematogena. As causas comuns incluem Brucella spp. Em praticamente todas as espécies, vírus da cinomose, parasitas como Strongylus edentatus, bactérias piogênicas como E. coli e Proteus que causam orquite purulenta.
Ambos os casos ele sera hiperemico com aumento de volume e temperatura, em alguns casos pode haver edema degeneração testicular e necrose.
Neoplasias testiculares: ocorre em cães velhos, touros velhos, rara em outas espécies. Origem: células germinativas ou estroma gonadal, ocasionalmente são metasticas
Neoplasia de células germinativas(espermatogonias): são chamados de semiomas em cães, sendo a 2 neoplasia mais comum e que acomete testículos creptorquios. Sua origem e nos tubos seminíferos (onde se tem as células produtoras de espermatozoides), que não produzem hormônios, tem difícil delimitação, possui muitas figuras de mitose, fazem invasão local, mas não realizam metástase.
Teratomas: normalmente são císticos, dentro desses cistos são encontrados tecidos variados ate pelos, e estruturas dentarias
Neoplasia de estroma gonadal:
Tumor de células de Leydig ( células intersticiais, produzem o hormônio testostenora): sendo comum entre cães e touros, cor brozealaranjado devido a grande quantidade de vacúolos de lipídeos, lesão bem delimitada, não são invasivos e não realizam metástase e são encapsulados.
Tumor de células de sertoli: acomete principalmente os cães, raro em outras espécies e afetam animais criptorquios. 1/3 desses tumores produz estrógeno e como consequência os animais apresentam ginecomastia ( feminizacao, aumento das glândulas mamarias ou pode causar atrofia do outro testículo); mielotoxidade (toxidade para as células medulares produtoras das células sanguíneas) e se for unilateral ocorre degeneração contralateral pela produção de estrógeno. Aspecto firme, branco-acinzentado e lobulado devido fazer grupos de células.
· Bolsa escrotal
Dermatite: inflamação no qual faz com que aumente a temperatura local e prejudica o desenvolvimento testicular e a formação de espermatozoides, as causas podem ser bacterianas, fungicas e parasitarias.
Neoplasias: de pele, mastocitoma, melanomas e papilomas. Invadem e comprimem os testículos.
· Cordão espermático
Varicocele: e uma dilatação vascular da veia espermática que leva a estase sanguínea, congestão, isquemia, hipóxia e degeneração testicular, além disso há uma predisposição a formação de trombose, devido a falta oxigênio que leva a uma lesão endotelial e exposição do colágeno. Ocorre principalmente em carneiros e touros.
Torcao: como nesse caso há o fechamento das veias antes do fechamento das artérias, haverá congestão e infarto vermelho, podendo ocorrer tanto na bolsa escrotal quanto dentro da cavidade abdominal. Se não houver correção o testículo inteiro permanecera hemorrágico e poderá sofrer necrose. Sua causa pode estar relacionada ao traumatismo local.
Inflamação: ocorre devido a castração com diversos agentes infecciosos contaminantes e ferimentos.
· Próstata 
Prostatite: principal alteração prostática em cães, uma inflamação da próstata que pode ser aguda, crônica ou obsedante com origem infecciosa uretral ( assim ascendente). Tem como consequência septicemia e obstrução urinaria, pois a uretra passa pela próstata e quando a inflamação esta aumenta de volume assim obstruindo a uretra. Pode, além disso, causar congestão, edema, exsudato purulento e fibrose tipo crônica. Tem como problema estenose uretral (estreitamento de um segmento) que causa disúria e predispõe a cálculos urinários, dilatação da bexiga e infecção do trato urinário.
Hiperplasia e Metaplasia prostática: ocorre em cães velhos e ambos juntos. Suas causas tem como distúrbios hormonais com o excesso de andrógeno e estrógeno e tem como consequência o aumento do volume prostático que tem como consequência uma hidronefrose prolongada, constipação (devido a compressão da parte final do intestino grosso final do colon – desidratação excessiva das fezes), disquesia ( dificuldade de defecação) obstrução do trato e infecção do trato urinário o que faz com que predisponha a cálculose com a diminuição de clearance oferece um ambiente mais propicio para instalação de bactérias. O tratamento e castração. 
Neoplasia prostática: são raras em todas espécies e ocorre metástase – carcinoma prostático
· Pênis e prepúcio:
Hipoplasia: devido o hemofroididtismo, e mais comum em animais castrados precocemente, principalmente felinos que tem a uretra mais estreita podendo causar obstrução. A castração diminuía a estimulação hormonal e formação do pênis e o estreitamento pode levar a obstruções e cálculos.
Persistência do frenulo: comum em touros, dificulta a exposição do pênis.
Aliterações de posicionamento da abertura uretral: ao invés de ser na extremidade, hipospadia e quando a abertura da uretra e na posição ventral e a epispadia ocorre na abertura dorsal. A gravidade dessa patologia vai depender do grau de obstrução que haverá, se for próximo a extremidade não haverá problema; se não ira sobrepor o prepúcio que a micção poderá formar o esmegma ( acumulo de secreções de glândula prepucial e de urina que se acumula no prepúcio) que predispõe a infecções.
Fimose: existência de uma extremidade no prepúcio que impede a abertura do prepúcio e dificulta a exposição do pênis. Em alguns casos pode haver estreitamento e aderência do prepúcio ao pênis. Sendo raro em animais.
Parafimose: geralmente tem como causa inflamação da glande ou neoplasias que impedem a recolocação do prepúcio sobre o pênis. Essa exposição demasiada da glande aumenta a predisposição a traumas mecânicos e invasão de agentes infecciosos, podendo causar lesoes, infecções(processos inflamatorios) e surgimento de neoplasias.
Inflamação: ocorre conjuntamente no pênis e no prepúcio, mas quando ocorre no pênis e chamada de balanite e quando ocorre no prepúcio e chamada de postite, e ambos e balanopostite. Ocorre por traumas mecânicos como mordidas ou lambeduras, em caso de prepúcio pendular, devido a herpevirus(tipo 1,3 e canino) e provocam a balanopostite pustular, com presenca de pus, ulceração e membrana fibrinonecrotica.
Neoplasias:
TVT: ocorre em cães, e forma lesões em formato de couve-flor, branco avermelhado e hemorrágico. Seu diagnostico e fácil e tem o mesmo aspecto que nas fêmeas.
Carcinoma espinocelular(células escamosas): mais comum em cães e equinos, e ocorre devido a um traumatismo crônico ou não higienização do pênis e consequentemente presenca de esmegma. Local mais comum e a glande, sendo uma neoplasia invasiva e ulcerativa.
Fibropapilomas: causada por vírus em casos de bovinos (BPV) e caracterizado pela formação de nódulos bem delimitados.

Outros materiais