Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
TERCEIRO SETOR PROVAS I II III IIII

Pré-visualização | Página 1 de 3

PROVA I
Disciplina:Terceiro Setor, Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável (SES33) Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:638435) ( peso.:1,50)
Prova: 15382334 Nota da Prova:10
1. Na busca por atender às questões levantadas em torno da compreensão dos movimentos sociais, faz-se necessário analisar a construção histórica das organizações de terceiro setor, que traz em seu bojo as lutas de classe. Desta forma, escreva uma redação com o tema: A REALIDADE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO TERCEIRO SETOR.
Resposta Esperada:
Os movimentos sociais são importantes na consolidação da sociedade civil e do terceiro setor, têm contribuição na ampliação do caráter educativo em torno do exercício da cidadania e garantia dos direitos sociais.
A sociedade civil, manifestando-se por meio dos movimentos sociais, atuou de forma vigorosa para a garantia de direitos sociais, visto o crescimento da desigualdade social e a exclusão social.
Os movimentos são ações coletivas e formam um campo político de força social, pressão e reivindicações sociais, no fundo fortalecem o terceiro setor, geralmente estão em torno de problemas que devem ser resolvidos ou direitos que não estão sendo garantidos.
É a partir dos movimentos sociais que se articulam novos projetos alternativos na sociedade, assim unificando esforços individuais, defendem interesses coletivos comuns.
O papel dos movimentos sociais contemporâneos é promover dentro da sociedade civil mudanças e transformações sociais, novas posturas, novos papéis, normas, identidades (individuais e coletivas), direitos, discussões em prol da democracia e cidadania. Assim, os movimentos sociais são, portanto, atores fundamentais na construção de espaços alternativos na sociedade.
No Brasil e no mundo, existem diversos movimentos sociais, como, por exemplo, em nosso país existem vários: Movimento dos Sem Terra, Movimento dos Sem Teto, Movimento Indígena, Movimento de Catadores de Material Reciclado, Movimento Negro, Movimento de Mulheres, Movimento Feminista, Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, Movimento homossexual brasileiros. Os movimentos civis LGBT de luta contra a discriminação e de defesa dos direitos das pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), entre outros.
Acredita-se que, atualmente, a parceria entre as organizações do terceiro setor com os movimentos sociais é de extrema necessidade, pois ambos procuram promover e almejar uma sociedade mais justa e igualitária.
PROVA II
	Disciplina:
	Terceiro Setor, Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável (SES33)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:638432) ( peso.:1,50)
	Prova:
	15509483
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	2.
	O balanço social é uma ferramenta que, quando construída por múltiplos profissionais, tem a capacidade de explicitar a preocupação e as ações da empresa com as pessoas, com as comunidades, meio ambiente, enfim, com qualidade de vida na sociedade e no planeta. Refletindo sobre esse demonstrativo, que é publicado anualmente pelas empresas que desenvolvem a responsabilidade social, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Institucionalização do balanço social.
II- Valor agregado pelo balanço social.
III- Garantia e confiança à empresa.
(    ) O balanço social traz um diferencial para a imagem da empresa que vem sendo cada vez mais valorizado por investidores e consumidores. 
(    ) Muitos analistas de mercado, investidores e órgãos de financiamento já incluem o balanço social na lista dos documentos necessários para se conhecer e avaliar os riscos e as projeções da empresa.
(    ) É uma prática de cidadania empresarial e estratégia social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	II - III - I.
	b)
	II - I - III.
	c)
	III - I - II.
	d)
	I - II - III.
	4.
	Ela é considerada como uma forma de preservar os valores humanos. Tornou-se necessária, inclusive, através da elaboração de códigos atualizados, com deveres, obrigações e punições bem definidos, a fim de inibir as pessoas a tomarem atitudes contrárias à conduta organizada. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a esta reflexão acerca dos valores e critérios que determinam a escolha de uma conduta considerada correta:
	a)
	A responsabilidade social.
	b)
	A ética.
	c)
	A consciência moral.
	d)
	A crítica construtiva.
	6.
	A responsabilidade social é um conceito segundo o qual as empresas decidem contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Assim, a gestão das empresas não pode ser norteada apenas para o cumprimento de interesses de seus proprietários, mas também pelos de outros detentores de interesses, como, por exemplo, as comunidades locais, os trabalhadores, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas e a sociedade em geral. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- Com a responsabilidade social, a empresa deve buscar de forma estratégica soluções para atender às necessidades sociais para que tanto o lucro da empresa quanto o bem-estar da sociedade e a satisfação do cliente sejam atendidos, ou seja, tanto sociedade quanto empresa se comprometem, gerando um relacionamento sólido e repleto de benefícios e desenvolvimento da sociedade. 
II- Responsabilidade social empresarial é um dos novos fenômenos de mercado proveniente da globalização da economia. Assim, temos a empresa orientada sucessivamente para o produto, para o mercado e para o cliente.
III- Responsabilidade social empresarial são ações das empresas que beneficiam a sociedade, é uma forma de gestão que pretende diminuir os impactos negativos no meio ambiente e comunidades, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e reduzindo a desigualdade social.
IV- A responsabilidade social empresarial é uma via de mão dupla, em que todos se beneficiam: a comunidade que ganha em ajuda, e as corporações, que, praticando a responsabilidade social, estão agregando valor ao produto que oferecem.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	d)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	8.
	Com a fragilidade apresentada pelo Estado e a responsabilização, repassadas ao terceiro setor, é possível identificar que as empresas começaram a reformular suas estratégias de responsabilidade social, deixando de lado ideais assistencialistas. Com base nesse pressuposto, quais as novas práticas de responsabilidade social adotadas pelas empresas?
	a)
	Planejamento de gestão, obras sociais e divulgação destas ações para a sociedade e stakeholders.
	b)
	Iniciativas de planejamento estratégico, ações de preservação do meio ambiente e obras sociais.
	c)
	Iniciativas para preservação do meio ambiente, gestão ética e obras sociais.
	d)
	Atividades de gestão social, ações de preservação do meio ambiente e ações de organização de voluntariado.
	10.
	O Assistente Social é contratado para desempenhar, dentre outras funções, a mobilização das classes empobrecidas para a adesão às chamadas estratégias de publicização no âmbito do atendimento às necessidades sociais. Este texto destaca a importância do Assistente Social articulado com:
	a)
	A política econômica, exclusivamente.
	b)
	Terceiro Setor e responsabilidade social.
	c)
	A  globalização.
	d)
	As estratégias empresariais.
Parte inferior do formulário
PROVA III
	Disciplina:
	Terceiro Setor, Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável (SES33)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:638433) ( peso.:4,00)
	Prova:
	15819927
	Nota da Prova:
	8,20
	
	
Parte superior do formulário
	2.
	Apesar de iniciativas advindas do terceiro setor datarem de longo tempo, foi a partir do término da Segunda Guerra Mundial que elas começaram a se destacar na sociedade. Atualmente, a sua atuação
Página123