A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Apol 1 Controle a Aprendizagem Motora

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Atente para a seguinte citação:
“O professor que tiver em seu poder o conhecimento dos processos fundamentais da aprendizagem motora “leva uma grande vantagem”, pois terá nas mãos o alicerce para o melhor desenvolvimento da prática [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, M. GONZAGA, D. M. N. Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes. Revista Carioca de Educação Física, vol. 13, n. 1, p. 13-24, 2018, p.3.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes, é correto afirmar que segundo Magill (2000), a aprendizagem pode ser inferida a partir de dois testes, sendo:
Nota: 10.0
	
	A
	equilíbrio e percepção de espaço.
	
	B
	fala e escrita.
	
	C
	massa muscular e estrutura óssea.
	
	D
	curvas de desempenho e teste de retenção.
Você acertou!
Comentário: Conforme afirma o texto-base, segundo Magill (2000) “a aprendizagem pode ser inferida através de dois testes: curvas de desempenho e teste de retenção. Ambos fazem inferências sobre medidas de desempenho e podem afirmar se houve ou não aprendizagem” (texto-base, p. 3).
	
	E
	força e resistência.
Questão 2/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia a passagem de texto a seguir:
“Para Magill [...] o platô de desempenho pode ser definido como um período em que o aluno não apresenta melhora, ou seja, o aluno em determinado momento fica estagnado na aprendizagem, não avança mais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, M. GONZAGA, D.M.N. Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes. Revista Carioca de Educação Física, vol. 13, n. 1, p. 13-24, 2018, p.3.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes sobre o platô de desempenho e alguns fatores que podem interferir negativamente nesse processo, é correto afirmar que são:
Nota: 10.0
	
	A
	tristeza, mau humor e irritabilidade.
	
	B
	falta de apetite, dificuldade de socialização e obesidade.
	
	C
	desmotivação, fadiga, incompreensão em relação ao que o professor fala, incompatibilidade de objetivos.
Você acertou!
Comentário: De acordo com o texto-base, “Os professores precisam estar atentos a tudo o que acontece com seus alunos durante o processo de aprendizagem de uma habilidade motora pois alguns fatores podem interferir negativamente nesse processo e gerar um platô de desempenho. Alguns fatores que podem ser citados são: desmotivação, fadiga, incompreensão em relação ao que o professor fala, incompatibilidade de objetivos” (texto-base, p. 3).
	
	D
	isolamento e ansiedade.
	
	E
	terror noturno e síndrome do pânico.
Questão 3/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Embate mais profundo foi estabelecido a partir do início da década de 1980, na chamada controvérsia abordagem motora versus abordagem da ação. [...] o que estabeleceu uma divergência não apenas nas possíveis explicações sobre os mecanismos de controle e aprendizagem (como no debate centralista-periferalista), mas também na fundamentação teórica em que se alicerçavam as duas abordagens. ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TANI, Go; FREUDENHEIM, Andréa Michele; MEIRA JÚNIOR, Cássio de Miranda; CORRÊA, Umberto Cesar. Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações. Revista paulista de Educação Física, São Paulo, v.18, p. 55-72, ago. 2004, p. 56.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações sobre a evolução da Aprendizagem Motora, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A Aprendizagem Motora não se consolidou nas grades curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação devido à falta de estudos na área.
	
	B
	O campo da Aprendizagem Motora foi consolidado nas grades curriculares nos cursos de graduação e pós-graduação, além de ser difundido por inúmeros estudos internacionais notáveis na área.
Você acertou!
Comentário: Conforme o texto-base, “Atualmente, pode-se dizer que a Aprendizagem Motora é um campo consolidado, como pode ser verificado pela sua presença recorrente nas estruturas curriculares de graduação e pós-graduação, pela existência e disseminação de laboratórios na maioria das faculdades de Educação Física e Esporte das universidades de todo o mundo e pela publicação de um volume notável de trabalhos em periódicos científicos de reputação” (texto-base, p. 55).
	
	C
	Os estudos da Aprendizagem Motora se consolidaram nos cursos de graduação e pós-graduação, mas isso não aconteceu nos periódicos científicos internacionais.
	
	D
	A Aprendizagem Motora teve o seu desenvolvimento verificado nos periódicos científicos internacionais, mas não se consolidou entre os cursos de graduação e pós-graduação no Brasil e no mundo.
	
	E
	A Aprendizagem Motora é uma área esquecida pelos estudiosos, pois os conceitos utilizados nas suas teorias não possuem aprofundamento teórico-cientifico.
Questão 4/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Considere o trecho de texto a seguir:
“O desenvolvimento humano pode ser classificado através de várias maneiras diferentes. Porém, a idade cronológica do indivíduo é o método mais popularmente utilizado nesse processo de avaliação do crescimento humano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, M. GONZAGA, D.M.N. Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes. Revista Carioca de Educação Física, vol. 13, n. 1, p. 13-24, 2018, p.5.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes sobre a idade cronológica dos adolescentes, segundo dados apresentados por Gallahue, é correto afirmar:
Nota: 10.0
	
	A
	a idade cronológica dos adolescentes é de 12 a 18 anos para o sexo feminino e 14 a 20 anos para o sexo masculino.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, porque “A idade cronológica dos adolescentes, segundo dados apresentados por Gallahue (2003), é de 12 a 18 anos para o sexo feminino e 14 a 20 anos para o sexo masculino” (texto-base, p. 4).
	
	B
	a idade cronológica dos adolescentes é de 8 a 12 anos para o sexo feminino e 7 a 11 anos para o sexo masculino.
	
	C
	a idade cronológica dos adolescentes é de 15 a 18 anos para o sexo feminino e 16 a 21 anos para o sexo masculino.
	
	D
	a idade cronológica dos adolescentes é de 9 a 10 anos para o sexo feminino e 9 a 10 anos para o sexo masculino.
	
	E
	a idade cronológica dos adolescentes é de 10 a 22 anos para o sexo feminino e 12 a 24 anos para o sexo masculino.
Questão 5/10 - Controle a Aprendizagem Motora
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Durante o processo de aprendizagem se faz necessário construir meios que facilitem o desempenho dos alunos. Dentre os artifícios construídos, nos deparamos, a todo momento, com o feedback, uma ferramenta de utilização constante e de resultados satisfatórios”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MIRANDA, M. GONZAGA, D.M.N. Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus efeitos na aprendizagem de uma habilidade motora discreta em adolescentes. Revista Carioca de Educação Física, vol. 13, n. 1, p. 13-24, 2018, p.1.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do texto-base Frequência autocontrolada de conhecimento de resultados e seus

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.