Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
PROVAS ASSESSORIA E CONSULTORIA NAS INSTITUIÇOES E PROJETOS SOCIAIS

Pré-visualização | Página 1 de 2

PROVA I
Disciplina:
Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)
Avaliação:
Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:462203) ( peso.:1,50)
Prova: 12670934 Nota da Prova: 10,00
1.
No trabalho de assessoria e consultoria, são necessários vários princípios que norteiam as ações, sendo para os profissionais de Serviço Social valores indispensáveis. Destaca-se a importância da troca de saberes, experiências em diversas áreas que possam qualificar ainda mais as intervenções profissionais. Os assistentes sociais poderão prestar assessoria e consultoria nas organizações de empresas privadas, públicas e sociais. Diante do exposto, escreva uma redação com o tema: A PARTICIPAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIEDADE.
Resposta Esperada:
A participação na organização, além de consentir uma real adaptação do trabalho que almeja desenvolver a comunidade, é também responsável por fortalecer o sentimento de pertença, avaliando as peculiaridades locais e o seu cotidiano. Deverá ser analisada sob dois ângulos: participação dos colaboradores da empresa, que consolida a equipe interdisciplinar, e a participação da população envolvida no projeto social.
A interdisciplinariedade se estabelece a partir da interação de diversos profissionais, em que cada um deve dar o máximo de sua especialidade, para que se possa ampliar um trabalho multidisciplinar, pois representa a troca de saberes, com objetivo em comum.
PROVA II
	Disciplina:
	Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:462201) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12748054
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	2.
	As ONGs são conhecidas como agrupamentos coletivos que apresentam algum nível de institucionalização, são entidades privadas com fins públicos e sem fins lucrativos, que também poderão contar com a participação voluntária. Referente ao resgate histórico das ONGs, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Surgem inúmeras ações supranacionais, sem ligação direta com o governo, atuando de forma heterogênea nas questões sociais que surgiram no pós-guerra.  
(    ) As ONGs foram marcadas pelas ideias marxistas, e não atuaram na criação de centros de educação popular. 
(    ) Na década de 60, as ONGs iniciam sua introdução formal na política partidária, concretizando articulações com partidos políticos.
(    ) Algumas ONGs surgiram na época anterior e são conhecidas até os dias de hoje, como a Cruz Vermelha Internacional e a Unesco.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - F - V.
	b)
	F - V - V - V.
	c)
	V - F - V - F.
	d)
	F - V - F - F.
	4.
	O profissional de Serviço Social atua em diversas áreas e também pode assessorar em programas e projetos sociais. Dentre estas atribuições do assistente social, este deverá se apoderar de três grupos de características que podem valorizar o seu fazer profissional no exercício de suas funções, como assessor ou consultor. Referente a estes grupos, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Não cabe aos profissionais consultores lançar conhecimentos a partir da sistematização e da socialização de sua prática profissional.
	b)
	Por se tratar de um profissional externo que presta esse serviço para uma instituição, ele não é valorizado perante toda a equipe.
	c)
	Não é atribuição do assistente social possibilitar a articulação entre teoria e prática.
	d)
	A necessidade da prestação desse serviço deve representar a demanda da equipe. As estratégias profissionais no processo de consultoria se organizam para alcançar resultados positivos.
	6.
	A assessoria é conhecida como uma atividade que apresenta como objetivo auxiliar e contribuir com as organizações (empresas-clientes) a alcançarem melhorias no seu desempenho. As instituições estão cada vez mais buscando estes profissionais para que possam colaborar no desenvolvimento institucional, buscando estratégias de inovações, proporcionando avanços de processos e atividades organizacionais. Referente à assessoria, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	A assessoria é compreendida como a prestação de um assessoramento técnico profissional especializado a uma determinada instituição, bem como a um programa, projeto ou serviço.
	b)
	Os assessores não necessitam estar altamente qualificados e antenados com as mudanças organizacionais, pois as instituições nem sempre necessitam de um serviço técnico especializado.
	c)
	O assessor não é um profissional indicado para prestar serviço técnico às instituições.
	d)
	A assessoria pode possibilitar um baixo índice de qualidade nos produtos, bem como baixar a produção sem prejuízos financeiros.
	8.
	Ao estudar sobre os serviços de assessoria, compreendemos a sua importância em função de reconhecer a sua utilidade em inúmeras circunstâncias. Assim, entendemos que, seja em empresas públicas, governos, empresas privadas ou organizações não governamentais, certas decisões qualificadas requerem um tipo de assessoria. A tendência é que os resultados sejam compensadores, produzindo o melhor para empresas, governos, cidadãos e consumidores. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Assessores precisam ser bastante qualificados para impedir que as empresas lucrem acima do desejado.
II- Os serviços de assessoria significam sempre a prestação de serviços de terceiros a terceiros, no sentido de prestar assistência técnica profissional e qualificada.
III- Assessores trabalham sempre acompanhados de colaboradores das organizações que prestam o serviço.
IV- As empresas esperam que os profissionais de assessoria não reivindiquem o auxílio de colaboradores internos, para não tirá-los de suas funções durante o trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	Na assessoria e consultoria, o profissional de Serviço Social poderá desenvolver trabalhos com as equipes técnicas das instituições públicas, privadas, bem como do terceiro setor. Poderá assessorar tanto na elaboração como na coordenação, execução e avaliação de planos, programas e projetos sociais. Referente à assessoria, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	O assistente social não poderá assessorar os programas ou projetos, pois não é habilitado para este serviço.
	b)
	O profissional de Serviço Social faz sua intervenção sempre no sentido de propor estratégias que possam possibilitar melhoria da qualidade de vida dos usuários, qualificando os programas e os projetos sociais.
	c)
	No que tange às atribuições privativas do assistente social, podemos verificar que a assessoria e a consultoria não são funções específicas do assistente social.
	d)
	Para assessorar os projetos, o assistente social deverá ser exclusivo para executar este serviço, não podendo ter nenhum outro vínculo empregatício.
Parte inferior do formulário
PROVA III
	Disciplina:
	Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:462202) ( peso.:4,00)
	Prova:
	13091143
	Nota da Prova:
	7,55
	
	
Parte superior do formulário
	2.
	Na autogestão, não existe um empregado ou patrão, todos os integrantes têm o mesmo espaço e oportunidades de expor suas opiniões e sugestões de melhoria. Dessa forma, todos são sócios do empreendimento, podendo fazer parte de todo o processo de administração. Partindo desse pressuposto, disserte sobre a autogestão.
	Resposta Esperada:
A autogestão é conhecida como uma sociedade econômica, em que a gestão é exercida democraticamente pelos integrantes que dela participam com o mesmo objetivo de alcançar os resultados.  Apresenta-se como forma de garantir a efetiva implementação dos princípios cooperativos.
Parte inferior do formulário
PROVA FINAL
Página12