Buscar

aula 6 - Ficha de avaliação de palestra Citopatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina
	Citopatologia
	Período
	Matutino
	
	Professora
	Viviane Vivi
	Data
	07/04/2020
	
	Curso
	Biomedicina
	
	Nome do (a) palestrante convidado (a):
	Kaique Almeida
	BIOMÉDICO
	
	Tema da palestra:
	Human Papiloma Vírus - HPV
	
	Acadêmicos:
	1. Bárara Vittorazzi
2. Hemanuelly Amanda Lima de Andrade
3. Luana Ribeiro da Silva
4. Paolla Lúcia da silva
5.
1. Abaixo apresentam-se algumas proposições sobre o Papilomavírus Humano. Justifique o que as fazem ser falsas se assim julgar.
( F) A blenorragia é uma doença sexualmente transmitida pelo vírus HPV. Trata-se de uma infecção da uretra que pode comprometer outras vias genitais como o útero. Entre os sintomas está a produção de secreção purulenta conhecida popularmente como crista-degalo.
A blenorragia, também denominada gonorreia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae que infecta o revestimento da uretra, do colo do útero, do reto e da garganta ou das membranas que cobrem a parte frontal do olho (conjuntiva e córnea). A gonorreia é geralmente transmitida pelo contato sexual.
(F ) A vacina está disponível também nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais para indivíduos imunodeprimidos de ambos os sexos na faixa etária entre 9 e 18 anos.
A vacina é ofertada pelo SUS nas unidades básicas de saúde e também A vacina está disponível também nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais para indivíduos imunodeprimidos. Em pessoas imunocomprometidas entre 9 e 26 anos é administrada em três doses.
(F) Os principais objetivos da vacinação da população masculina são colaborar com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, por ser a responsável pela transmissão do vírus para suas parceiras e prevenir o câncer de testículo.
Para os homens a indicação tem o intuito de oferecer proteção contra as verrugas genitais associadas à infecção pelos subtipos 6 e 11 do vírus e diminuir a circulação de outros de maior risco
( V ) O papilomavírus humano pode provocar uma doença conhecida como condiloma acuminado. O contágio ocorre pela via sexual, incluindo o contato genita-genital, oral genital e também manual genital.
(F) Entre os principais sintomas da infecção por HPV, está a presença de corrimento amarelo e purulento que sai pelo canal urinário. A doença também é distinta pelo aparecimento de uma lesão, conhecida como cancro duro, caracterizada pela forma de úlcera na parte externa da genitália.
Falso! Pois, o cancro duro é uma pequena lesão que pode aparecer na região genital ou anal que é indicativo que infecção pela bactéria Treponema pallidum, que é o microrganismo responsável pela sífilis.
Já a infecção pelo HPV é tipicamente assintomática na maioria das pessoas, pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais (verrugas na região genital e no ânus visíveis a olho nu), ou apresentar manifestações subclínicas (não visíveis a olho nu). As manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa como : Lesões clínicas ou Lesões subclínicas (não visíveis ao olho nu)
2. Quais os achados citopatológicos são sugestivos para uma célula acometida pelo Papilomavírus Humano? (Máximo três linhas).
R: Binucleação (dois núcleos), Halo perinuclear (arco mais claro que circunda o núcleo), Coilocitose (está associado ao halo perinuclear o que o diferencia são as células que esse tipo de alteração afeta) e Disceratose (alteração no diâmetro do núcleo e hipercromasia NICIII)

Outros materiais