A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
questões de PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICo 1-10

Pré-visualização | Página 1 de 9

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICO – QUESTÕES das aulas
Aula 1
	Recentemente, mais de um milhão e meio de pessoas foram às ruas em Paris em homenagem às vítimas do atentado à revista Charlie Hedbo e dos acontecimentos que o sucederam, quando outras pessoas foram assassinadas dentro de um supermercado de produtos judaicos na cidade. Foi a maior manifestação da história da França. Acredita-se que a liberdade estaria em perigo e muito se falou sobre fundamentalismo como fenômeno contemporâneo em diversos países da Europa. Jornalistas, analistas políticos, apresentaram programas abordando o tema em diversos momentos e em diferentes países. Dentre os tipos de pesquisa abaixo, assinale a opção em que aparecem tipos fundamentais para a análise do fenômeno.
		
	
	Pesquisa comparada, pura, documental.
	
	Pesquisa pura, bibliográfica e de campo.
	
	Pesquisa aplicada, pura e descritiva.
	 
	Pesquisa comparada, histórica, quantitativa.
	
	Pesquisa quantitativa, aplicada, qualitativa.
	Respondido em 21/03/2020 17:23:34
	
Explicação:
A pesqusia comparada é aquela que compara dois fenômenos, dois elementos para analisar semelhanças e diferenças. Podemos comprara cidades, documentos, épocas, culturas etc.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A atividade de pesquisa é:
		
	
	É sempre empírica, não podendo ser limitada a mera descrição de ideias ou fatos. É preciso que traga pobrematização e apenas as pesquisas empíricas são assim, justamente pela metodologia científica.
	
	É sempre descritiva, pois deve, ao final, apenas apresentar determinado assunto, sem polemizar, sendo meramente um reflexo de determinada realidade.
	
	Trata-se de uma atividade de livre iniciativa docente, não podendo haver limitações, nem de método.
	 
	É uma atividade que prescinde de metodologia científica para os resultados serem levados em consideração.
	
	Por definição, uma atividade livre, sem metodologia possível de ser prevista, sob pena de comprometer o resultado final.
	Respondido em 21/03/2020 17:24:06
	
Explicação:
Gabarito sugerido: A opção correta é letra b).Sem um conjunto de normas técnicas aplicadas e instrumentalizadas de modo objetivo não se pode, através de pesquisa, se produzir conhecimento científico. A pesquisa científica deve permitir um resultado final proposto, sendo passível de análise objetiva e qualitativa em comparação com outros trabalhos  da mesma natureza.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	 A pesquisa em todos os ramos das ciências é um instrumento utilizado em prol do saber, que pode ser alcançado com a confirmação de preposições e consequente apresentação de resultados.  No que diz respeito à pesquisa jurídica, está correto dizer que
		
	
	a pesquisa no Direito  não busca se conhecer uma interdisciplinaridade, a pesquisa do direito é mera técnica e comentários da lei.
	
	a pesquisa no Direito está presa a um ciclo dogmático vicioso e onde se espera a operacionalização do saber técnico em prol do alcance da justiça, somente existe a manutenção das técnicas.
	
	a pesquisa no Direito é mera compilação de leis, é um trabalho que se limita a analisar historicamente a legislação.
	
	a pesquisa no Direito  não realiza inovações, é ela conservadora e inadequada.
	 
	a pesquisa  no Direito dever ter como objeto a sociedade e a efetividade do direito, a pesquisa sócio jurídica, traz a ciência do direito uma aproximação com a sua finalidade, justiça, sendo este o parâmetro a ser almejado e alcançado pelos estudos.
	Respondido em 21/03/2020 17:24:25
	
Explicação:
a pesquisa  no Direito dever ter como objeto a sociedade e a efetividade do direito, a pesquisa sócio jurídica, traz a ciência do direito uma aproximação com a sua finalidade, justiça, sendo este o parâmetro a ser almejado e alcançado pelos estudos.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Trata-se de um procedimento de pesquisa quanto à abordagem em que no enfoque não há medição numérica, como as descrições, mas o seu propósito está em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada, buscando dar significado às relações entre os fenômenos mediante análise das conexões/relações. Este tipo de pesquisa é denominada (o):
		
	
	Quantitativa
	
	Aplicada
	 
	Qualitativa
	
	Explicativa
	
	Descritiva
	Respondido em 21/03/2020 17:24:38
	
Explicação:
A pesquisa qualitativa vaerifica relações entre fenômenos, descreve conexões e sentidos possíveis, analisa sentidos em situações fáticas, dentre outras possibilidades.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O objetivo da pesquisa explicativa é:
		
	
	Descrever as características dos fenômenos.
	 
	Entender ou explicar as razões das coisas.
	
	Formular hipóteses verificáveis.
	
	Descrever fenômenos e formular críticas.
	
	Levantamento de opiniões e críticas.
	Respondido em 21/03/2020 17:24:40
	
Explicação:
A pesquisa explicativa se propõe a identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Neste modelo, temos um efetivo aprofundamento de conhecimentos, porque busca entender ou explicar as razões das coisas, o que amplia o entendimento. Nada impede que uma pesquisa explicativa seja a continuação de uma descritiva ou exploratória. 
Considerando o conceito, podemos afirmar que:
A opção formular hipótese verificáveis está INCORRETA, pois a pesquisa explicativa não formula hipóteses, ele explica o fenômeno.
A opção descrever as características do fenômeno, está INCORRETA, considerando que ela não descreve, explica.
A opção levantamento de opiniões e críticas está INCORRETA, pois o objetivo é entender ou explicar as razões das coisas.
A opção descrever fenômenos e formular críticas está INCORRETA, pois ela não descreve nem formula críticas, antes, identifica os fatores para entender ou explicar as razões.
A opção entender ou explicar a razão das coisas está CORRETA, pois ela se aprofunda no conhecimento de modo que possa explicar o fenômeno.
 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Ao estudamos a classificação da pesquisa, observamos que há um procedimento em que os participantes assumem o lugar do tomador de decisão, para gerar e avaliar alternativas para o problema, e propor um curso de ação. Este procedimento de pesquisa é denominado de:
		
	
	pesquisa bibliográfica.
 
	 
	 estudo de caso.
	
	pesquisa de campo.
  
	
	pesquisa histórica.
	
	  pesquisa comparada.
	Respondido em 21/03/2020 17:26:34
	
Explicação:
Quando os participantes assumem o lugar do tomador de decisão, para gerar e avaliar alternativas para o problema, e propor um curso de ação temos o estudo de caso como um procedimento de pesquisa.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Trata-se de uma investigação empírica, realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno, podendo incluir entrevistas, aplicação de questionamentos, testes e observações. O objeto é abordado em seu próprio meio. Este tipo de pesquisa quanto ao procedimento é:
		
	
	Descritiva
	
	Bibliográfica
	
	Documental
	
	Explicativa
	 
	Campo
	Respondido em 21/03/2020 17:27:27
	
Explicação:
A pesquisa de campo é uma investigação empírica, realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno, podendo incluir entrevistas, aplicação de questionamentos, testes e observações. O objeto é abordado em seu próprio meio, no próprio local em que ocorreu. Exemplo: cidade, bairro, escola, loja etc. 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em pesquisa, objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista, envolve verdades e interesses universais e é motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador. Estamos falando de pesquisa:
		
	
	Documental
	 
	Pura
	
	Bibliográfica
	
	Aplicada
	
	Hermenêutica
	Respondido em 21/03/2020 17:27:58
	
Explicação:
A pesquisa pura objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista, envolve verdades e interesses universais e é motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.