Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
questões de PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICo 1-10

Pré-visualização | Página 2 de 9

---
Aula 2
	O mapa conceitual é uma técnica para ajudar os estudantes a organizar os conceitos que envolvem o assunto  escolhido para  ser um possível tema  em pesquisa científica. Nesse aspecto, um mapa conceitual é constituído por:
		
	 
	conceitos-chave, palavras/verbos de ligação e organização hierárquica.
	
	problematização, embasamento teórico e citações diretas longas.
	
	conceitos-chave, problematização e organização hierárquica.
	
	objetivos, palavras/verbos de ligação estruturantes e justificativa.
	
	textos completos com mais de três linhas contendo o embasamento teórico da pesqusia.
	Respondido em 21/03/2020 17:42:57
	
Explicação:
O mapa conceitual é um recurso para pensar possíveis caminhos numa pesquisa. Usamos um papel e organizamos as ideias conforme os conceitos, hierarquia, seguindo uma lógica das razões.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sobre a delimitação de um tema para uma pesquisa, existem alguns critérios. Verifique a citação abaixo e aponte qual critério foi esquecido pelo suposto pesquisador em ambos os casos narrados.
Caso 1: Imagine que um estudioso resolveu fazer uma pesquisa sobre as relações sociais entre os índios ianomâmis sem, todavia conhecer as particularidades da pesquisa antropológica, não dominar a língua ianomâmi, não poder se deslocar para a reserva indígena.
Caso 2: Um pesquisador ficou muito entusiasmado quando ouviu dizer das novidades no Direito Civil Húngaro. Assim, elaborou um projeto de pesquisa e escolheu para assunto o princípio da informação, a partir da comparação entre o Direito do Consumidor húngaro e o brasileiro. O fato é que não fala húngaro, nunca viajou à Hungria.
 
 
		
	
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser amplo; no caso 2, não considerou que o tema deve ser específico.
	
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser amplo; no caso 2, não considerou que o tema deve respeitar as exigências institucionais.
	
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser genérico; no caso 2, não considerou que o tema deve ser viável.
	
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser exequível no prazo estipulado; no caso 2, não considerou que o tema deve ser específico.
	 
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser acessível às suas condições, o tema é obviamente inacessível; no caso 2, temos uma pesquisa igualmente inacessível pelo desconhecimento do idioma estrangeiro.
	Respondido em 21/03/2020 17:42:56
	
Explicação:
Um tema precisa ser viável ao pesquisador, ou seja, dominar a língua original dos autores e comunidade envolvida. O acesso ás fontes originais é importante para qualidade e credibilidade da pesquisa.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na seleção de um tema, a opção por um que seja atual e controvertido nos leva a enfrentar algumas dificuldades: carência de bibliografia teórica adequada, dificuldade para detectar sites ou fontes de pesquisas virtuais confiáveis, etc. Qual opção abaixo condiz com uma conduta de sua parte que vise evitar tais problemas:
		
	
	Conversar com sua família e buscar orientação com pessoas de diversas áreas de estudo que possam lhe sugerir o melhor caminho.
	
	Buscar orientação religiosa ou espiritual
	
	Conversar com pessoas leigas e que não foram contaminadas pelo ranço acadêmico
	
	Buscar escutar tudo que seus colegas de universidade sugerem sem refletir demasiadamente a respeito a fim de evitar racionalizar demais sua escolha.
	 
	Dialogar bastante com seu orientador ou com seu professor-tutor a fim de buscar a direção adequada de alguém especializado e experiente.
	Respondido em 21/03/2020 17:43:17
	
Explicação:
A seleçãod e um tema pressupõe que o estudante tenha conhecimento teórico prévio sobre ele para que possa dialogar com seu orientador e apresente as rezões para escolha de um objeto de investigação.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Escolha do tema e delimitação deste são os dois primeiros passos de uma pesquisa acadêmica pois:
		
	
	nenhuma das respostas acima
	 
	definem o encaminhamento geral (o foco da pesquisa) e qualitativo do TCC
	
	não são essenciais para constituição do TCC como um todo
	
	o professor orientador definiu isso com o aval do MEC
	
	a Universidade em que estudamos determina isso
	Respondido em 21/03/2020 17:43:23
	
Explicação:
Não existe pesquisa para elaborar o trabalho de conclusão de curso sem a delimitação de um assunto em tema.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Um das maneiras de ajudar pesquisadores/estudantes a trabalhar a delimitação de um tema está em perceber a natureza e o papel dos conceitos, bem como as relações entre eles, formando ideias-chave hierarquicamente organizadas, mediadas por palavras ou verbos de ligação. Esta técnica é denominada de:
		
	
	  trabalho de conclusão de curso
	
	  anteprojeto
	
	  fontes primárias
	 
	  mapa conceitual
	
	  estrutura cognitiva
	Respondido em 21/03/2020 17:43:29
	
Explicação:
A ferramenta do mapa conceitual ou tempestade de ideias é importante para auxiliar na delimitação do assunto em tema, escolher os conceitos operacionais e suas relações.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo orientação de Umberto Eco, presente na Webaula 2, um tema mal delimitado pode:
		
	
	eliminar as hipóteses do trabalho
	
	eliminar qualquer possibilidade de uma contribuição não inovadora
	
	eliminar a possibilidade de realização do trabalho
	
	eliminar a bibliografia do TCC
	 
	eliminar qualquer possibilidade de uma contribuição inovadora
	Respondido em 21/03/2020 17:43:48
	
Explicação:
O autor mencionado, na obra Como elaborar um tese,  observa que estudos sem um recorte temático ficam amplos demais e podem gerar muitas omissões.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O primeiro passo no caminho da elaboração de um trabalho acadêmico, conforme a aula 2, é a ________________ que exige do pesquisador, entre outras competências, considerar tendências e preferências pessoais e profissionais , aptidões, tempo disponível e recursos materiais, vindo a possibilitar o desenvolvimento do estudo.
		
	
	delimitação do tema
	
	revisão de literatura
	
	bibliografia
	
	problematização do tema
	 
	escolha do tema
	Respondido em 21/03/2020 17:44:04
	
Explicação:
O ponto de partida de qualquer pesqusia é a escolha do tema que irá delimitar as leituras, o levantamento de dados etc.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A elaboração de um trabalho de conclusão de curso pressupõe o desenvolvimento de uma pesquisa que produza um conhecimento científico. Assim, ao iniciarmos uma pesquisa, o maior desafio está na escolha de um tema viável e adequado à nossa área profissional. Nesse sentido, podemos afirmar que o critério da especificidade recomenda que:
		
	
	O tema deve ser trabalhado a partir de uma abordagem o mais ampla possível.
	
	O tema não precisa estar vinculado ao interesse pessoal do investigador.
	 
	O tema deve ser delimitado a um ponto específico para se evitar omissões.
	
	O tema deverá trazer uma contribuição original para sua área de saber.
	
	O tema deve ser investigado a partir de fontes secundárias disponíveis.
	Respondido em 21/03/2020 17:44:28
	
Explicação:
O tema é a delimitação de um assunto, deve ser preciso, específico, delimitado para que a pesqusia seja viável. Tema é o mesmo que objeto de investigação.
	
	
----
Aula 3
	Observe a citação e marque a opção correta quanto à classificação das fontes em primária e secundária, numa pesquisa bibliográfica.
Immanuel Kant, segundo Abbagnano (1982), teria deslocado o termo racionalismo do sentido religioso para o aspecto filosófico de uma investigação sobre a origem do conhecimento.
		
	
	Os autores mencionados expressam o sentido de fontes primárias.
	
	O autor Abbagnano é a fonte primária; Immanuel Kant, a fonte secundária.
	
	Os autores apresentados sugerem
Página123456789