Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
questões de PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICo 1-10

Pré-visualização | Página 6 de 9

fase da revisão de lietratura, o pesquisador incia a leitura de todas as obras identificadas que tratam do seu tema de pesquisa. É precisa saber o que já foi produzido antes e o que foi dito. Por isso precisamos ler o acervo selecionado para termos o "estado da arte" que é a situação atual do tema escolhido.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em que fase o aluno/pesquisador deve ter clara a tarefa de pesquisar obras de autores especializados no tema sobre o qual pretende escrever, selecionar vários deles, e colocar-se a ler e interpretar cada um dos assuntos que são do interesse de seu tema?
 
 
		
	
	 Elaboração dos objetivos.
 
	
	Elaboração da introdução.
 
	 
	 Elaboração da revisão de literatura.
	
	Elaboração da justificativa.
 
	
	Elaboração da metodologia.
 
	Respondido em 28/03/2020 22:14:25
	
Explicação:
 Elaboração da revisão de literatura.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O resumo de discussões já feitas por outros autores sobre determinado assunto, servindo como embasamento para o desenvolvimento de um tema específico é chamado  de
 
 
		
	
	 análise jurisprudencial
 
	 
	 marco teórico 
	
	citação
 
	
	construção de projeto
 
	
	bibliografia
 
	Respondido em 28/03/2020 22:14:37
	
Explicação:
 marco teórico 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre os usos da pesquisa bibliográfica é correto afirmar:
		
	
	Só pode ser usada como parte da pesquisa descritiva.
	
	Não deve ser usada em monografias e sim em outros tipos de trabalhos acadêmicos.
	
	Não é utilizada em artigos cíentíficos, apenas em dissertações e teses.
	
	Pode ser usada opcionalmente em textos científicos.
	 
	Deve ser usada em monografias, artigos científicos e projetos científicos.
	Respondido em 28/03/2020 22:14:53
	
Explicação:
O processo de pesquisa integra o caminho de todo estudante universitário.
A pesquisa bibliográfica é fundamental para qualquer tipo de pesquisa, pois será a partir do levantamento bibliográfico que o pesquisador terá o embasamento teórico que se baseará o trabalho.
Considerando o conceito, e analisando as opções de respostas para o questionamento, inferimos que a pesquisa bibliográfica deve ser usada em Monografias, Artigos Científicos e Projetos Científicos. As demais opções não correspondem ao conceito de pesquisa bibliográfica.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em que fase da pesquisa você deverá responder às seguintes questões: quem já escreveu e o que já foi publicado sobre o assunto, que aspectos já foram abordados, quais as lacunas existentes na literatura para elaborar o ¿estado da arte¿?
		
	
	Elaboração da introdução.
	
	Elaboração da justificativa.
	
	Elaboração da metodologia.
	 
	Elaboração da revisão de literatura.
	
	Elaboração dos objetivos.
	Respondido em 28/03/2020 22:15:33
	
Explicação:
Na fase da revisão de literatura investigamos o que foi escrito, investigado sobre o tema escolhido. Nesse sentido selecionamos tais autores para elaborarmos o "estado da arte".
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A respeito das Questões Norteadores é correto afirmar que:
 
		
	
	São complementares, devendo ser criadas somente ao final das conclusões da pesquisa.
	
	São essenciais, devendo ser criadas somente ao final das conclusões da pesquisa.
 
	 
	São dependentes do problema científico, pois desdobram o questionamento apresentado em parte menores para nortear as etapas e cadências do trabalho.
 
	
	São independentes do problema científico.
	
	São desnecessárias, quando já existe um problema científico.
	Respondido em 28/03/2020 22:15:15
	
Explicação:
Gabarito comentado: A opção correta é a letra b), considerando a utilidade e aplicabilidade das questões norteadoras no planejamento e execução de uma proposta de pesquisa.
-----
aula 7
	No sistema de chamada autor data, a referência da obra mencionada como citação direta possui regra específica. Nesse sentido, marque a única opção em que há a informação correta quanto a esse tipo de sistema.
		
	 
	O nome do autor pode ser incluído na sentença e, neste caso, deve ser escrita conforme a regra para nomes próprios ou entre parêntesis com todas as letras do último sobrenome em maiúsculas.
 
	
	O nome do autor pode ser incluído apenas na sentença e, neste caso, deve ser escrita conforme a regra para nomes próprios e nunca entre parêntesis com todas as letras do último sobrenome em maiúsculas.
 
	
	O nome do autor pode ser incluído na sentença e, neste caso, deve ser inserida nota de rodapé contendo a referência completa da obra consultada, seguida da página após a sigla PP.
	
	O nome do autor  não pode ser incluído na sentença , mas dentro do parêntesis com todas as letras do último sobrenome em minúsculas.
 
	
	O nome do autor pode ser incluído na sentença e, neste caso, deve ser escrita conforme a regra para nomes próprios  em caixa alta, ou entre parêntesis com todas as letras do último sobrenome em minúsculas.
 
	Respondido em 28/03/2020 22:16:48
	
Explicação:
No sistema de chamada autor data, a referência da obra mencionada como citação direta possui regra específica: o nome do autor pode ser incluído na sentença e, neste caso, deve ser escrita conforme a regra para nomes próprios ou entre parêntesis com todas as letras do último sobrenome em maiúsculas. Exemplo: (OLIVEIRA, 2018, p. 20) ou Oliveira ( 2018, p. 20)
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Num trabalho cuidadoso, o estudante deve ler diferentes autores sobre o assunto a ser pesquisado e, assim, organizar o pensamento, fundamentando melhor as ideias antes de iniciar a redação do trabalho. Deve-se citar pouco, mas reescrever muito. Estamos nos referindo a que tipo de citação?
		
	
	citação de citação indireta
	
	Citação direta curta
	 
	Citação indireta
	
	Citação da citação direta
	
	Citação direta longa
	Respondido em 28/03/2020 22:16:54
	
Explicação:
Citação indireta que é uma paráfrase das ideias do autor lido e estudado.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quando a ideia do(a) autor(a) lido(a)  for incorporada ao seu texto a partir de suas próprias palavras e não mais das palavras desse(a) autor(a), será chamado de .
 
 
		
	
	Citação indireta.
 
	 
	 Citação parafraseada.
	
	Citação de citação.
 
	
	Citação direta.
 
	
	Citação longa.
 
	Respondido em 28/03/2020 22:17:11
	
Explicação:
 Citação parafraseada.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A _________________ é aquela transcrita no texto tal como se apresentam na fonte consultada. Como esclarece João Bosco Medeiros (2003, p. 187), é a referência a uma obra colhida de outra fonte ¿para esclarecer, comentar, ou dar como prova uma autoridade no assunto¿. Estamos tratando de que tipo de citação?
		
	
	Citação de citação direta
	
	interpolação
	 
	Citação direta
	
	Supressão
	
	Citação indireta
	Respondido em 28/03/2020 22:17:28
	
Explicação:
A  citação direta é aquela transcrita no texto tal como se apresentam na fonte consultada. Como esclarece João Bosco Medeiros (2003, p. 187), é a referência a uma obra colhida de outra fonte "para esclarecer, comentar, ou dar como prova uma autoridade no assunto".
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quando se utiliza o sistema de chamada numérico para referenciar as obras citadas no texto, há o recurso das siglas em latim em nota de rodapé ( Idem, ibidem etc). Nesse sentido, observe as notas de rodapé exemplificadas abaixo e a seguir marque a opção correta que expressa o tipo de sigla adequadao ao à hipótese de citação de uma mesma obra, na mesma página, mas intercalada por outra, conforme a regra da ABNT.
 
_________________________
1 SILVA, Tomaz Tadeu da. Que produz e o que reproduz em educação: ensaios de sociologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. p.121.
2 NEY, João Luiz. Prontuário de Redação Oficial. 15. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 24.
3 SILVA, Tomaz Tadeu da. Que produz e o que reproduz em educação: ensaios de sociologia da educação. Porto
Página123456789