Buscar

questões de PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICo 1-10

Prévia do material em texto

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICO – QUESTÕES das aulas
Aula 1
	Recentemente, mais de um milhão e meio de pessoas foram às ruas em Paris em homenagem às vítimas do atentado à revista Charlie Hedbo e dos acontecimentos que o sucederam, quando outras pessoas foram assassinadas dentro de um supermercado de produtos judaicos na cidade. Foi a maior manifestação da história da França. Acredita-se que a liberdade estaria em perigo e muito se falou sobre fundamentalismo como fenômeno contemporâneo em diversos países da Europa. Jornalistas, analistas políticos, apresentaram programas abordando o tema em diversos momentos e em diferentes países. Dentre os tipos de pesquisa abaixo, assinale a opção em que aparecem tipos fundamentais para a análise do fenômeno.
		
	
	Pesquisa comparada, pura, documental.
	
	Pesquisa pura, bibliográfica e de campo.
	
	Pesquisa aplicada, pura e descritiva.
	 
	Pesquisa comparada, histórica, quantitativa.
	
	Pesquisa quantitativa, aplicada, qualitativa.
	Respondido em 21/03/2020 17:23:34
	
Explicação:
A pesqusia comparada é aquela que compara dois fenômenos, dois elementos para analisar semelhanças e diferenças. Podemos comprara cidades, documentos, épocas, culturas etc.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A atividade de pesquisa é:
		
	
	É sempre empírica, não podendo ser limitada a mera descrição de ideias ou fatos. É preciso que traga pobrematização e apenas as pesquisas empíricas são assim, justamente pela metodologia científica.
	
	É sempre descritiva, pois deve, ao final, apenas apresentar determinado assunto, sem polemizar, sendo meramente um reflexo de determinada realidade.
	
	Trata-se de uma atividade de livre iniciativa docente, não podendo haver limitações, nem de método.
	 
	É uma atividade que prescinde de metodologia científica para os resultados serem levados em consideração.
	
	Por definição, uma atividade livre, sem metodologia possível de ser prevista, sob pena de comprometer o resultado final.
	Respondido em 21/03/2020 17:24:06
	
Explicação:
Gabarito sugerido: A opção correta é letra b).Sem um conjunto de normas técnicas aplicadas e instrumentalizadas de modo objetivo não se pode, através de pesquisa, se produzir conhecimento científico. A pesquisa científica deve permitir um resultado final proposto, sendo passível de análise objetiva e qualitativa em comparação com outros trabalhos  da mesma natureza.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	 A pesquisa em todos os ramos das ciências é um instrumento utilizado em prol do saber, que pode ser alcançado com a confirmação de preposições e consequente apresentação de resultados.  No que diz respeito à pesquisa jurídica, está correto dizer que
		
	
	a pesquisa no Direito  não busca se conhecer uma interdisciplinaridade, a pesquisa do direito é mera técnica e comentários da lei.
	
	a pesquisa no Direito está presa a um ciclo dogmático vicioso e onde se espera a operacionalização do saber técnico em prol do alcance da justiça, somente existe a manutenção das técnicas.
	
	a pesquisa no Direito é mera compilação de leis, é um trabalho que se limita a analisar historicamente a legislação.
	
	a pesquisa no Direito  não realiza inovações, é ela conservadora e inadequada.
	 
	a pesquisa  no Direito dever ter como objeto a sociedade e a efetividade do direito, a pesquisa sócio jurídica, traz a ciência do direito uma aproximação com a sua finalidade, justiça, sendo este o parâmetro a ser almejado e alcançado pelos estudos.
	Respondido em 21/03/2020 17:24:25
	
Explicação:
a pesquisa  no Direito dever ter como objeto a sociedade e a efetividade do direito, a pesquisa sócio jurídica, traz a ciência do direito uma aproximação com a sua finalidade, justiça, sendo este o parâmetro a ser almejado e alcançado pelos estudos.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Trata-se de um procedimento de pesquisa quanto à abordagem em que no enfoque não há medição numérica, como as descrições, mas o seu propósito está em reconsiderar ou reconstruir a realidade observada, buscando dar significado às relações entre os fenômenos mediante análise das conexões/relações. Este tipo de pesquisa é denominada (o):
		
	
	Quantitativa
	
	Aplicada
	 
	Qualitativa
	
	Explicativa
	
	Descritiva
	Respondido em 21/03/2020 17:24:38
	
Explicação:
A pesquisa qualitativa vaerifica relações entre fenômenos, descreve conexões e sentidos possíveis, analisa sentidos em situações fáticas, dentre outras possibilidades.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O objetivo da pesquisa explicativa é:
		
	
	Descrever as características dos fenômenos.
	 
	Entender ou explicar as razões das coisas.
	
	Formular hipóteses verificáveis.
	
	Descrever fenômenos e formular críticas.
	
	Levantamento de opiniões e críticas.
	Respondido em 21/03/2020 17:24:40
	
Explicação:
A pesquisa explicativa se propõe a identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Neste modelo, temos um efetivo aprofundamento de conhecimentos, porque busca entender ou explicar as razões das coisas, o que amplia o entendimento. Nada impede que uma pesquisa explicativa seja a continuação de uma descritiva ou exploratória. 
Considerando o conceito, podemos afirmar que:
A opção formular hipótese verificáveis está INCORRETA, pois a pesquisa explicativa não formula hipóteses, ele explica o fenômeno.
A opção descrever as características do fenômeno, está INCORRETA, considerando que ela não descreve, explica.
A opção levantamento de opiniões e críticas está INCORRETA, pois o objetivo é entender ou explicar as razões das coisas.
A opção descrever fenômenos e formular críticas está INCORRETA, pois ela não descreve nem formula críticas, antes, identifica os fatores para entender ou explicar as razões.
A opção entender ou explicar a razão das coisas está CORRETA, pois ela se aprofunda no conhecimento de modo que possa explicar o fenômeno.
 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Ao estudamos a classificação da pesquisa, observamos que há um procedimento em que os participantes assumem o lugar do tomador de decisão, para gerar e avaliar alternativas para o problema, e propor um curso de ação. Este procedimento de pesquisa é denominado de:
		
	
	pesquisa bibliográfica.
 
	 
	 estudo de caso.
	
	pesquisa de campo.
  
	
	pesquisa histórica.
	
	  pesquisa comparada.
	Respondido em 21/03/2020 17:26:34
	
Explicação:
Quando os participantes assumem o lugar do tomador de decisão, para gerar e avaliar alternativas para o problema, e propor um curso de ação temos o estudo de caso como um procedimento de pesquisa.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Trata-se de uma investigação empírica, realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno, podendo incluir entrevistas, aplicação de questionamentos, testes e observações. O objeto é abordado em seu próprio meio. Este tipo de pesquisa quanto ao procedimento é:
		
	
	Descritiva
	
	Bibliográfica
	
	Documental
	
	Explicativa
	 
	Campo
	Respondido em 21/03/2020 17:27:27
	
Explicação:
A pesquisa de campo é uma investigação empírica, realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno, podendo incluir entrevistas, aplicação de questionamentos, testes e observações. O objeto é abordado em seu próprio meio, no próprio local em que ocorreu. Exemplo: cidade, bairro, escola, loja etc. 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em pesquisa, objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista, envolve verdades e interesses universais e é motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador. Estamos falando de pesquisa:
		
	
	Documental
	 
	Pura
	
	Bibliográfica
	
	Aplicada
	
	Hermenêutica
	Respondido em 21/03/2020 17:27:58
	
Explicação:
A pesquisa pura objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista, envolve verdades e interesses universais e é motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador.---
Aula 2
	O mapa conceitual é uma técnica para ajudar os estudantes a organizar os conceitos que envolvem o assunto  escolhido para  ser um possível tema  em pesquisa científica. Nesse aspecto, um mapa conceitual é constituído por:
		
	 
	conceitos-chave, palavras/verbos de ligação e organização hierárquica.
	
	problematização, embasamento teórico e citações diretas longas.
	
	conceitos-chave, problematização e organização hierárquica.
	
	objetivos, palavras/verbos de ligação estruturantes e justificativa.
	
	textos completos com mais de três linhas contendo o embasamento teórico da pesqusia.
	Respondido em 21/03/2020 17:42:57
	
Explicação:
O mapa conceitual é um recurso para pensar possíveis caminhos numa pesquisa. Usamos um papel e organizamos as ideias conforme os conceitos, hierarquia, seguindo uma lógica das razões.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sobre a delimitação de um tema para uma pesquisa, existem alguns critérios. Verifique a citação abaixo e aponte qual critério foi esquecido pelo suposto pesquisador em ambos os casos narrados.
Caso 1: Imagine que um estudioso resolveu fazer uma pesquisa sobre as relações sociais entre os índios ianomâmis sem, todavia conhecer as particularidades da pesquisa antropológica, não dominar a língua ianomâmi, não poder se deslocar para a reserva indígena.
Caso 2: Um pesquisador ficou muito entusiasmado quando ouviu dizer das novidades no Direito Civil Húngaro. Assim, elaborou um projeto de pesquisa e escolheu para assunto o princípio da informação, a partir da comparação entre o Direito do Consumidor húngaro e o brasileiro. O fato é que não fala húngaro, nunca viajou à Hungria.
 
 
		
	
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser amplo; no caso 2, não considerou que o tema deve ser específico.
	
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser amplo; no caso 2, não considerou que o tema deve respeitar as exigências institucionais.
	
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser genérico; no caso 2, não considerou que o tema deve ser viável.
	
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser exequível no prazo estipulado; no caso 2, não considerou que o tema deve ser específico.
	 
	O caso 1 mostra que o pesquisador esqueceu que o tema deve ser acessível às suas condições, o tema é obviamente inacessível; no caso 2, temos uma pesquisa igualmente inacessível pelo desconhecimento do idioma estrangeiro.
	Respondido em 21/03/2020 17:42:56
	
Explicação:
Um tema precisa ser viável ao pesquisador, ou seja, dominar a língua original dos autores e comunidade envolvida. O acesso ás fontes originais é importante para qualidade e credibilidade da pesquisa.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na seleção de um tema, a opção por um que seja atual e controvertido nos leva a enfrentar algumas dificuldades: carência de bibliografia teórica adequada, dificuldade para detectar sites ou fontes de pesquisas virtuais confiáveis, etc. Qual opção abaixo condiz com uma conduta de sua parte que vise evitar tais problemas:
		
	
	Conversar com sua família e buscar orientação com pessoas de diversas áreas de estudo que possam lhe sugerir o melhor caminho.
	
	Buscar orientação religiosa ou espiritual
	
	Conversar com pessoas leigas e que não foram contaminadas pelo ranço acadêmico
	
	Buscar escutar tudo que seus colegas de universidade sugerem sem refletir demasiadamente a respeito a fim de evitar racionalizar demais sua escolha.
	 
	Dialogar bastante com seu orientador ou com seu professor-tutor a fim de buscar a direção adequada de alguém especializado e experiente.
	Respondido em 21/03/2020 17:43:17
	
Explicação:
A seleçãod e um tema pressupõe que o estudante tenha conhecimento teórico prévio sobre ele para que possa dialogar com seu orientador e apresente as rezões para escolha de um objeto de investigação.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Escolha do tema e delimitação deste são os dois primeiros passos de uma pesquisa acadêmica pois:
		
	
	nenhuma das respostas acima
	 
	definem o encaminhamento geral (o foco da pesquisa) e qualitativo do TCC
	
	não são essenciais para constituição do TCC como um todo
	
	o professor orientador definiu isso com o aval do MEC
	
	a Universidade em que estudamos determina isso
	Respondido em 21/03/2020 17:43:23
	
Explicação:
Não existe pesquisa para elaborar o trabalho de conclusão de curso sem a delimitação de um assunto em tema.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Um das maneiras de ajudar pesquisadores/estudantes a trabalhar a delimitação de um tema está em perceber a natureza e o papel dos conceitos, bem como as relações entre eles, formando ideias-chave hierarquicamente organizadas, mediadas por palavras ou verbos de ligação. Esta técnica é denominada de:
		
	
	  trabalho de conclusão de curso
	
	  anteprojeto
	
	  fontes primárias
	 
	  mapa conceitual
	
	  estrutura cognitiva
	Respondido em 21/03/2020 17:43:29
	
Explicação:
A ferramenta do mapa conceitual ou tempestade de ideias é importante para auxiliar na delimitação do assunto em tema, escolher os conceitos operacionais e suas relações.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo orientação de Umberto Eco, presente na Webaula 2, um tema mal delimitado pode:
		
	
	eliminar as hipóteses do trabalho
	
	eliminar qualquer possibilidade de uma contribuição não inovadora
	
	eliminar a possibilidade de realização do trabalho
	
	eliminar a bibliografia do TCC
	 
	eliminar qualquer possibilidade de uma contribuição inovadora
	Respondido em 21/03/2020 17:43:48
	
Explicação:
O autor mencionado, na obra Como elaborar um tese,  observa que estudos sem um recorte temático ficam amplos demais e podem gerar muitas omissões.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O primeiro passo no caminho da elaboração de um trabalho acadêmico, conforme a aula 2, é a ________________ que exige do pesquisador, entre outras competências, considerar tendências e preferências pessoais e profissionais , aptidões, tempo disponível e recursos materiais, vindo a possibilitar o desenvolvimento do estudo.
		
	
	delimitação do tema
	
	revisão de literatura
	
	bibliografia
	
	problematização do tema
	 
	escolha do tema
	Respondido em 21/03/2020 17:44:04
	
Explicação:
O ponto de partida de qualquer pesqusia é a escolha do tema que irá delimitar as leituras, o levantamento de dados etc.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A elaboração de um trabalho de conclusão de curso pressupõe o desenvolvimento de uma pesquisa que produza um conhecimento científico. Assim, ao iniciarmos uma pesquisa, o maior desafio está na escolha de um tema viável e adequado à nossa área profissional. Nesse sentido, podemos afirmar que o critério da especificidade recomenda que:
		
	
	O tema deve ser trabalhado a partir de uma abordagem o mais ampla possível.
	
	O tema não precisa estar vinculado ao interesse pessoal do investigador.
	 
	O tema deve ser delimitado a um ponto específico para se evitar omissões.
	
	O tema deverá trazer uma contribuição original para sua área de saber.
	
	O tema deve ser investigado a partir de fontes secundárias disponíveis.
	Respondido em 21/03/2020 17:44:28
	
Explicação:
O tema é a delimitação de um assunto, deve ser preciso, específico, delimitado para que a pesqusia seja viável. Tema é o mesmo que objeto de investigação.
	
	
----
Aula 3
	Observe a citação e marque a opção correta quanto à classificação das fontes em primária e secundária, numa pesquisa bibliográfica.
Immanuel Kant, segundo Abbagnano (1982), teria deslocado o termo racionalismo do sentido religioso para o aspecto filosófico de uma investigação sobre a origem do conhecimento.
		
	
	Os autores mencionados expressam o sentido de fontes primárias.
	
	O autor Abbagnano é a fonte primária; Immanuel Kant, a fonte secundária.
	
	Os autores apresentados sugerema ideia de fontes secundárias.
	
	Os autores mencionados expressam o sentido de fontes terciárias.
	 
	O autor Immanuel Kant é a fonte primária; Abbagnano, a fonte secundária.
	Respondido em 21/03/2020 18:05:06
	
Explicação:
A fonte primária é a obra original que no caso é  o autor Kant. A fonte secundária é o Abbagnano que comenta a obra de Kant.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Estudamos que não existe trabalho acadêmico ou científico sem uma pesquisa bibliográfica. Neste tipo de pesquisa encontramos fontes primárias e secundárias. Entende-se por fontes numa pesquisa:
		
	
	o objeto que se usa normalmente para ornar jardins e praças.
	 
	as informações essenciais para investigar o objeto de pesquisa.
	
	o tipo de letra escolhido para o trabalho de pesquisa.
	
	os manuais didáticos que despertam o interesse pela leitura.
	
	a delimitação do assunto em tema para pesquisa.
	Respondido em 21/03/2020 18:05:14
	
Explicação:
Em ciência, a palavra fonte significa origem, fundamento de algo.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O conhecimento científico:
 
		
	
	Não se aplica mais no campo do direito processual após o CPC 2015, considerando a teoria dos precedentes.
	
	Não pode ser produzido pela pesquisa de doutrina.
	
	Não se aplica ao Direito, pois sempre existem brechas na interpretação da lei.
 
	 
	Pode ser produzido pela pesquisa com lei, doutrina e jurisprudência.
	
	Não pode ser produzido pela pesquisa de legislação.
 
	Respondido em 21/03/2020 18:05:21
	
Explicação:
Gabarito comentado: A opção correta é a letra c), pois reflete conceitualmente que toda investigação metodologicamente prevista e executada pode ter por objeto lei, doutrina e jurisprudência.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Autores observam que a pesquisa documental assemellha-se muito à pesquisa bibliográfica. Mas há diferença entre elas. Assinale a opção que melhor apresenta esta diferença.
		
	
	A pesquisa documental é sempre histórica e a bibliográfica atual.
	 
	A pesquisa documental é feita em documentos originais e a bibliográfica obras que já oferecem análises de outros autores.
	
	A pesquisa bibliográfica é aquela feita em biblioteca e a documental em agências de fomento.
	
	A pesquisa documental analisa arigos científicos e teses e a pesquisa bibliográfica livros e revistas.
	
	A pesquisa bibliográfica trabalha com documentos originais in natura, a documental não, apenas documentos.
	Respondido em 21/03/2020 18:05:53
	
Explicação:
A pesquisa documental é feita em documentos originais como fotografias, relatórios, cartas, notas e outros.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que a pesquisa bibliográfica é essencial para a elaboração de um projeto de pesquisa de qualquer tipo. Essa pesquisa é responsável, principalmente, para guiar o pesquisador na direção do conhecimento inicial sobre:
		
	 
	o tema e o problema da pesquisa.
	
	a hipótese ou hipóteses construídas no projeto.
	
	a justificativa.
	
	os objetivos específicos.
	
	o objetivo geral a que se destina a pesquisa.
	Respondido em 21/03/2020 18:05:49
	
Explicação:
Para elaboração do recorte temático precisamos conhecer o estado da arte do assunto escolhido. Para tanto é necessário uma boa pesqusia bibliográfica.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Fontes primárias e fontes secundárias possuem diferentes significações em termos conceituais e diferentes papéis numa pesquisa acadêmica. Dentre as opções abaixo, marque a que melhor condiz com essa perspectiva:
		
	
	Fontes primárias são fontes primitivas e fontes secundárias são elaboradas como estruturas aprimoradas
	 
	Fontes primárias são fontes prioritárias e fontes secundárias são elaboradas como textos que debatem e ou comentam essas fontes primárias.
	
	Fontes primárias são fontes indicativas e fontes secundárias não são elaboradas como textos e sim como gráficos.
	
	Fontes primárias são fontes primitivas e fontes secundárias não são elaboradas como textos científicos.
	
	Fontes primárias não são fontes prioritárias e fontes secundárias são elaboradas como estruturas que debatem indiretamente essas fontes primárias.
	Respondido em 21/03/2020 18:05:56
	
Explicação:
A fonte primária é o objeto em análise. A fonte primária é o que o autor escreveu, expressou, a partir da análise do objeto, é a fonte original. A fonte primária é prioritária para qualquer pesquisa.
Já a fonte secundária é o comentário sobre o que escreveu, o autor que fez a análise. As fontes secundárias são os comentários sobre as fontes primárias.
Deve-se esgotar as fontes primárias lendo o conteúdo com cuidado para embasar suas ideias de maneira eficiente. Não se deve construir o embasamento teórico apena com fontes secundárias.
A partir desta conceituação, podemos afirmar que a opção de resposta que satisfaz o questionamento é: Fontes primárias são fontes prioritárias e fontes secundárias são elaboradas como textos que debatem e ou comentam essas fontes primárias.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O conhecimento científico:
		
	
	Prevalece ao conhecimento religioso, pois este é dogmático e sem valor.
	 
	É aquele que busca se utilizar de um determinado método para alcançar determinados resultados em tempo, espaço e condições previamente identificadas e determinadas pelo observador.
 
	
	É sempre parcial, pois existe o observador que é um ser humano.
 
	
	Prevalece sobre todos, considerando seu caráter mais técnico.
 
	
	É aquele que busca se utilizar de um determinado método para alcançar determinados resultados, mas não se preocupa com condições prévias.
	Respondido em 21/03/2020 18:06:08
	
Explicação:
Gabarito comentado: A opção correta é a letra a), pois reflete a conceituação e características do conhecimento científico produzido por método.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O método histórico, como um método científico mais apropriado às ciências sociais:
		
	
	Pode ter recorte temporal, mas não espacial.
	 
	Assegura uma análise de institutos jurídicos, por exemplo, levando em consideração sua incidência em tempos e espaços distintos.
	
	É apenas complementar, facultativo, havendo necessidade de um outro método, sob pena de falta de cientificidade.
	
	Assegura sempre um resultado de evolução linear de qualquer instituto no tempo e espaço delimitados.
	
	Não pode ter recorte temporal, sob pena de mascarar seus resultados.
	Respondido em 21/03/2020 18:06:19
	
Explicação:
Gabarito sugerido: A opção correta é a letra b). O método histórico leva em consideração a existência de raízes e justificativas passadas para a melhor compreensão de institutos atuais.
----
Aula 4
	Para iniciarmos uma pesquisa acadêmica é necessário escolher um tema. Mas, para que este tema tenha uma delimitação que possa dar uma perspectiva clara para a pesquisa, é necessário a definição de qual etapa dessa pesquisa?
		
	
	As referências bibliográficas
	
	A introdução
	
	A conclusão
	 
	A problematização
	
	O desenvolvimento
	Respondido em 28/03/2020 21:47:53
	
Explicação:
A problematização significa transformar o tema em uma questão controvertida.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Para os autores em metodologia da pesquisa, a maneira mais prática para se entender o que é um problema científico consiste em pontuar, em primeiro lugar, o que não é científico. Assim, existem propostas que não possibilitam a investigação científica, segundo os métodos da ciência. Aqueles que se referem a como fazer algo de maneira eficiente são denominados de:
		
	
	Problemas de valor;
	 
	Problemas de engenharia;
	
	Problemas intelectuais.
	
	Problemas de engrenagem;
	
	Problemas científicos;
	Respondido em 28/03/2020 21:49:29
	
Explicação:
A expressão " questões de engenharia" foi criada pelos autores em Metodologia para designar perguntas que se preocupam em saber como fazer algo para ter mais eficiência, como fazerpara se obeter algo. Não são pergunta de cunho científico, mas pragmático.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Um problema é de natureza científica quando envolve variáveis que podem ser tidas como testáveis, que podem ser observadas e manipuladas, enfim, verificadas na realidade ou em seu meio. Quanto ao conceito de variável, marque a opção correta.
		
	 
	É uma propriedade que pode variar e, por conseguinte é suscetível de medição e observação.
	
	Denotam a preocupação em como fazer algo de maneira eficiente.
	
	A delimitação do problema está relacionada com os meios disponíveis para investigação.
	
	Identificam no tema escolhido alguma dificuldade teórica ou prática.
	
	São aqueles que indagam se algo é bom ou mau, desejável ou indesejável.
	Respondido em 28/03/2020 21:50:12
	
Explicação:
 
A variável é tudo o que pode influenciar na verificação de um fenômeno; que assume diferentes valores ou aspectos, de acordo com os casos particulares ou as circunstâncias. A variável tem como objetivo, conferir maior precisão aos enunciados científicos e podem ser hipóteses, teorias, leis, princípios.... Ou seja, é o que pode variar e, por conseguinte, ser medido e observado.
 
Assim: É uma propriedade que pode variar e, por conseguinte é suscetível de medição e observação. (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2006 P.212)
 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre os critérios que devem ser observados na formulação de hipóteses, leia atentamente as opções abaixo e, em seguida, marque a resposta correta.
1. As hipóteses devem referir-se a uma situação real.
2. As variáveis da hipótese não precisam estar relacionadas entre si.
3. A relação entre variáveis propostas na hipótese deve ser clara e verossímil.
4. As hipóteses não precisam estar relacionadas às técnicas disponíveis para comprová-las.
 As afirmativas corretas sobre o tema ¿hipóteses e variáveis¿ são:
		
	
	1 e 2
	
	3 e 4
	
	2 e 4
	 
	1 e 3
	
	1 e 4
	Respondido em 28/03/2020 21:51:53
	
Explicação:
Análise das afirmativas:
1. As hipóteses devem referir-se a uma situação real. CERTO
2. As variáveis da hipótese não precisam estar relacionadas entre si.  Precisam, é preciso ter coerência nas ideias.
3. A relação entre variáveis propostas na hipótese deve ser clara e verossímil. CERTO. Se forem obscuras e ambíguas, por exemplo, foram mal formuladas.
4. As hipóteses não precisam estar relacionadas às técnicas disponíveis para comprová-las. Precisam estar relacionadas para que sejam ou não comprovadas.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Leia a frase a seguir ¿ gravidez na adolescência é uma causa de abandono da escola entre as meninas.¿. Em um TCC, tal afirmativa é o que chamamos de
 
		
	 
	 Formulação de hipóteses
	
	Delimitação do tema
 
	
	Formulação dos objetivos
 
	
	Formulação do Problema
 
	
	Levantamento bibliográfico
 
	Respondido em 28/03/2020 21:52:16
	
Explicação:
Ao formularmos um problema científico refletimos sobre as possíveis respostas para ele
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Quando realizamos uma pesquisa, não basta delimitar o tema a um objeto de pesquisa, mas deve-se identificar em seguida um problema específico que será analisado no trabalho. Problematizar não é fácil requer muita leitura. Nesse sentido, leia as alternativas ( I a IV) abaixo e verifique o que realmente poderá ser classificado corretamente como um problema científico e, em seguida, marque a opção correta.
I - Problematização: Como acontece a corrupção?
II - Problematização: Em que medida uma liderança autoritária interfere no rendimento profissional de colaboradores?
III - Problematização: O que é violência?
IV - Problematização: A classe social interfere na escolha político-partidária?
		
	
	Os itens II e I estão corretos.
	 
	Os itens II e IV estão corretos.
	
	Todos os itens estão corretos.
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	Os itens I e IV estão corretos.
	Respondido em 28/03/2020 21:52:26
	
Explicação:
Somente os itens II e IV apresentam problemas científicos porque trata-se de perguntas que relacionam variáveis, são específicas e apresentam uma situação controvertida. As demais perguntas são vagas e não apresentam contrvérsia.
 
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A etapa do projeto onde é apresentado o tema e o problema da pesquisa, denomina-se:
		
	
	Sumário.
	
	Objetivos.
	
	Justificativa.
	
	Referências Bibliográficas.
	 
	Introdução.
	Respondido em 28/03/2020 21:52:24
	
Explicação:
Para se fazer uma pesquisa, o estudante precisa construir um projeto em que apresentará ao seu orientador. Neste documento designado pelo nome de "Projeto" temos uma parte chamada de introdução e como o nome já diz nesta parte informamos o tema e o problema a ser investigado.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Qual a etapa da produção científica que em essência corresponde a uma possível explicação para o problema de pesquisa , equivalendo a uma suposição que há de decidir sobre a verdade ou falsidade dos fatos que se pretende explicar?
		
	
	Formulação dos objetivos.
	
	Levantamento bibliográfico
	 
	Formulação de hipóteses
	
	Formulação do Problema
	
	Delimitação do tema
	Respondido em 28/03/2020 21:52:48
	
Explicação:
 
Ao formular um problema científicos refletimos sobre as possíveis respostas para ele. Cada resposta destas é uma hipótese de resposta para o problema. Logo, a hipótese é uma resposta provisória e indica o que estamos buscando ou tentando provar e se definem como tentativas de explicações para o fenômeno estudado.
 
As hipóteses podem ou não ser comprovadas no final de uma pesquisa. Logo são suposições sobre a verdade ou falsidade dos fatos que se quer provar.
 
Considerando o conceito, é possível determinar que a opção formulação de hipóteses é a opção correta para a questão.
----
Aula 5
	Por que o tema é realmente importante? Essa indagação deverá ser respondida na justificativa de uma pesquisa. Nesse sentido, a justificativa de um projeto de pesquisa deverá conter...
		
	
	As variáveis que integram a hipótese da pesquisa.
	 
	O conjunto de razões que conferem legitimidade ao trabalho científico.
	
	A problematização do tema da pesquisa.
	
	A lista de obras consultadas para a revisão de literatura.
	
	Os procedimentos que serão adotados na pesquisa.
	Respondido em 28/03/2020 22:00:44
	
Explicação:
o item justificativa como o nome já diz deve apresentar as justificativas para que se realize a pesquisa, os motivos que a tirnam relevante.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Antes de dar início à pesquisa propriamente dita, o pesquisador precisa cumprir algumas etapas.  Uma delas é o estabelecimento de objetivos.  Qual opção não condiz com as características dos objetivos de uma pesquisa?
		
	
	Precisam começar com verbos no infinitivo.
 
	
	Indicam a meta a ser alcançada.
	
	Podem ser específicos e gerais.
 
	
	Apresentam clareza e precisão.
	 
	Podem ser subjetivos e evasivos.
 
	Respondido em 28/03/2020 22:00:40
	
Explicação:
 
Objetivos, em linhas gerais, são as metas que pretendemos alcançar. Onde queremos chegar. No trabalho de pesquisa, o objetivo é o que se pretende demonstrar ao final.  Por esta razão precisam apresentar clareza e definição, para que quem for ler o trabalho saiba onde o pesquisador quis chegar.
 
Considerando as opções apresentadas e o conceito sobre objetivos, a resposta correta para o questionamento feito é: Podem ser subjetivos e evasivos; já que, como está acima, o objetivo precisa ser claro e preciso.
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Ao redigir os objetivos de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) você deverá ter cuidados técnicos e EVITAR o seguinte:
		
	
	 escrever com  linguagem clara e direta.
	
	 utilizar termos com significado preciso.
	
	organizar logicamente o pensamento.
	 
	usar linguagem prolixa e subjetiva.
	
	iniciar com verbos no infinitivo.
	Respondido em 28/03/2020 22:01:00
	
Explicação:
Os objetivosdeve ser escritos com verbos de ação no modo infinitivo, logo não podemos formulá-los de maneira ambígua.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em metodologia da pesquisa estudamos alguns critérios para a formulação de objetivos em uma pesquisa acadêmica. Considerando a relevância dos objetivos para o trabalho do pesquisador, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, marque a opção correta.
1.  Os objetivos informarão o que está se propondo com a pesquisa, isto é, quais os resultados que pretende alcançar ou qual a contribuição que irá efetivamente proporcionar;
2. Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no particípio passado e este verbo não deve indicar uma ação passível de mensuração;
3. O objetivo geral informa ao leitor e demais interessados acerca do que a pesquisa se propõe a realizar e auxiliam a efetuar um estudo seletivo;
4. O objetivo geral não sinaliza o fim último do trabalho, mas para etapas intermediárias, o que a pesquisa terá de galgar até o momento final.
As afirmativas corretas sobre o tema ¿objetivo da pesquisa¿ são:
		
	 
	1 e 3
	
	1 e 4
	
	3 e 4
	
	2 e 4
	
	1 e 2
	Respondido em 28/03/2020 22:01:09
	
Explicação:
1.  Os objetivos informarão o que está se propondo com a pesquisa, isto é, quais os resultados que pretende alcançar ou qual a contribuição que irá efetivamente proporcionar; CORRETO
2. Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no particípio passado e este verbo não deve indicar uma ação passível de mensuração; ERRADO. O VERBO É NO INFINITIVO.
3. O objetivo geral informa ao leitor e demais interessados acerca do que a pesquisa se propõe a realizar e auxiliam a efetuar um estudo seletivo; CORRETO
4. O objetivo geral não sinaliza o fim último do trabalho, mas para etapas intermediárias, o que a pesquisa terá de galgar até o momento final. ERRADO. O OBJETIVO GERAL INDICA O FIM ÚLTIMO DO TRABALHO.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O TCC deve conter argumentos sólidos e embasados em conhecimentos técnicos, adquiridos ao longo de sua graduação, que deverão convencer seu orientador e banca examinadora de que a sua pesquisa merece ser realizada, todo TCC deve ter um Porquê? Por que você escolheu o tema? Por que ele é importante? Por que ele merece ser investigado? Por que escrever sobre isso?
 
Esse ¿Porquê¿, chamamos de
 
		
	
	Hipótese
 
	 
	 Justificativa
	
	Objetivos
 
	
	Problema
 
	
	Delimitação do Tema
 
	Respondido em 28/03/2020 22:01:23
	
Explicação:
 Justificativa
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Uma pesquisa científica é um empreendimento social, exigindo-se dela uma contribuição não só para a área de conhecimento na qual o projeto se insere, mas também para a sociedade de um modo mais amplo. Desta forma, ao elaborar o projeto, precisamos elencar as razões pelas quais nossa pesquisa deve ser desenvolvida, apresentando à relevância do estudo. Tais razões constituem o que chamamos, no projeto, de:
		
	
	Objetivos
	
	Problema
	 
	Justificativa
	
	Hipótese
	
	Delimitação do Tema
	Respondido em 28/03/2020 22:01:45
	
Explicação:
O item justificativa integra o projeto de pesquisa e deverá apresentar as razões que legitimam a pesquisa.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Toda pesquisa acadêmica ou científica se inicia com a formulação de um problema científico, objetivo e justificativa. Considerando o que foi estudado sobre a construção dos objetivos de uma pesquisa, leia a citação abaixo e, em seguida, assinale a opção correta em relação ao item sublinhado no texto.
Introdução: Por que mais um manual de Filosofia Política?
Este livro se destina aos alunos do ensino superior que se iniciam nos estudos de Filosofia Política. Ele poderá ser lido co proveito, acredito, por aqueles que se engajam nestes estudos ainda no curso médio. (...) Desde há muito que já se afirmou que a tarefa filosófica se inicia já na determinação de seu objeto e finalidades. (...) Este livro não tratará diretamente destas questões (o que é a filosofia, o que são os seus principais campos de investigação especulativa etc.). O seu propósito é contribuir para o ensino de Filosofia Política para alunos de Direito e Ciências Humanas. Para tanto, pareceu-me honesto indicar desde logo como foi concebido e quais são as premissas que norteiam seus objetivos (MACEDO Jr., Ronaldo P. (Coord.). Curso de Filosofia Política. São Paulo: Atlas, 2008. p. 1. Grifos nossos)
		
	
	O item em destaque apresenta a justificativa do livro;
	
	O item em destaque apresenta a problematização do livro;
	
	O item em destaque apresenta os motivos fundadores do livro;
	 
	O item em destaque apresenta o objetivo do livro;
	
	O item em destaque apresenta a hipótese do livro;
	Respondido em 28/03/2020 22:02:10
	
Explicação:
Na citação observamos que se apresenta o objetivo do trabalho: "O seu propósito é contribuir para o ensino de Filosofia Política para alunos de Direito e Ciências Humanas"
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em relação aos objetivos que o aluno pretende alcançar em sua pesquisa é necessário que ao descrever, de forma clara e sucinta esses objetivos do projeto, ele os relacione com verbos no infinitivo. Qual é a finalidade de descrever os objetivos?
		
	
	Demonstrar e justificar a inviabilidade da pesquisa.
	
	Demostrar as implicações práticas e o valor teórico das referências.
	 
	A elaboração por etapas, das metas a serem mensuráveis na pesquisa para criar entendimento sobre a questão tratada.
	
	Promover a viabilidade da publicação da pesquisa.
	
	Resumir os principais tópicos do texto original, indicando sucintamente seus conteúdos em frases curtas.
	Respondido em 28/03/2020 22:02:56
	
Explicação:
Cada objetivo configura uma etapa do trabalho que precisa ser realizada. Exemplo: definir o conecito X - em determinada etapa do trabalho o estudante terá que fazer a definição do conecito X.
----
Aula 6
	Chamamos de Referencial Teórico, a fase do projeto de pesquisa na qual:
		
	
	Apresentamos o desenvolvimento da linha teórica que nos levou a definir aquele problema em nosso projeto de pesquisa.
	
	Apresentamos uma nova proposta teórica para lidarmos com os temas desenvolvidos no projeto de pesquisa.
	
	Apresentamos a descrição da metodologia de aplicação de um procedimento.
	 
	Apresentamos as várias visões possíveis a partir das quais se estuda o problema escolhido, optando por uma base conceitual para o trabalho.
	
	Apresentamos um resumo teórico de como será realizado o trabalho em tela.
	Respondido em 28/03/2020 22:13:37
	
Explicação:
A referência teórica como nome já diz, significa a fonte teórica, algo que nos dá a conhecer e mostra a base conceitual escolhida pelo pesquisador para trabalhar determinado tema.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A elaboração do projeto de pesquisa envolve vários momentos significativos.  A revisão de literatura é um deles porque mostra ao investigador vários pensamentos de autores diversos para sustentar sua pesquisa. Através da revisão de literatura, o pesquisador estabelece:
		
	
	a metodologia a ser aplicada.
	
	 os objetivos da pesquisa.
 
	
	o problema a ser pesquisado.
	
	a justificativa da pesquisa.
 
	 
	o marco teórico da pesquisa.
 
	Respondido em 28/03/2020 22:13:48
	
Explicação:
A revisão de literatura significa a leitura de todo o acervo bibliográfico disponível sobre o tema, o que permite escolher o ponto de partida teórico para tal.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Por revisão de literatura entende-se:
		
	
	A tarefa de elaborar mapas conceituais apenas.
 
	
	A tarefa de elaborar o cronograma da pesquisa no projeto.
	 
	A tarefa de elaborar de identificar, obter e consultar a bibliografia para o objeto de estudo.
	
	A tarefa de elaborar as referências ao final do trabalho.
	
	A tarefa de compreender as regras para citações diretas e indiretas.
	Respondido em 28/03/2020 22:14:10
	
Explicação:
Afase da revisão de lietratura, o pesquisador incia a leitura de todas as obras identificadas que tratam do seu tema de pesquisa. É precisa saber o que já foi produzido antes e o que foi dito. Por isso precisamos ler o acervo selecionado para termos o "estado da arte" que é a situação atual do tema escolhido.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em que fase o aluno/pesquisador deve ter clara a tarefa de pesquisar obras de autores especializados no tema sobre o qual pretende escrever, selecionar vários deles, e colocar-se a ler e interpretar cada um dos assuntos que são do interesse de seu tema?
 
 
		
	
	 Elaboração dos objetivos.
 
	
	Elaboração da introdução.
 
	 
	 Elaboração da revisão de literatura.
	
	Elaboração da justificativa.
 
	
	Elaboração da metodologia.
 
	Respondido em 28/03/2020 22:14:25
	
Explicação:
 Elaboração da revisão de literatura.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O resumo de discussões já feitas por outros autores sobre determinado assunto, servindo como embasamento para o desenvolvimento de um tema específico é chamado  de
 
 
		
	
	 análise jurisprudencial
 
	 
	 marco teórico 
	
	citação
 
	
	construção de projeto
 
	
	bibliografia
 
	Respondido em 28/03/2020 22:14:37
	
Explicação:
 marco teórico 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre os usos da pesquisa bibliográfica é correto afirmar:
		
	
	Só pode ser usada como parte da pesquisa descritiva.
	
	Não deve ser usada em monografias e sim em outros tipos de trabalhos acadêmicos.
	
	Não é utilizada em artigos cíentíficos, apenas em dissertações e teses.
	
	Pode ser usada opcionalmente em textos científicos.
	 
	Deve ser usada em monografias, artigos científicos e projetos científicos.
	Respondido em 28/03/2020 22:14:53
	
Explicação:
O processo de pesquisa integra o caminho de todo estudante universitário.
A pesquisa bibliográfica é fundamental para qualquer tipo de pesquisa, pois será a partir do levantamento bibliográfico que o pesquisador terá o embasamento teórico que se baseará o trabalho.
Considerando o conceito, e analisando as opções de respostas para o questionamento, inferimos que a pesquisa bibliográfica deve ser usada em Monografias, Artigos Científicos e Projetos Científicos. As demais opções não correspondem ao conceito de pesquisa bibliográfica.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em que fase da pesquisa você deverá responder às seguintes questões: quem já escreveu e o que já foi publicado sobre o assunto, que aspectos já foram abordados, quais as lacunas existentes na literatura para elaborar o ¿estado da arte¿?
		
	
	Elaboração da introdução.
	
	Elaboração da justificativa.
	
	Elaboração da metodologia.
	 
	Elaboração da revisão de literatura.
	
	Elaboração dos objetivos.
	Respondido em 28/03/2020 22:15:33
	
Explicação:
Na fase da revisão de literatura investigamos o que foi escrito, investigado sobre o tema escolhido. Nesse sentido selecionamos tais autores para elaborarmos o "estado da arte".
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A respeito das Questões Norteadores é correto afirmar que:
 
		
	
	São complementares, devendo ser criadas somente ao final das conclusões da pesquisa.
	
	São essenciais, devendo ser criadas somente ao final das conclusões da pesquisa.
 
	 
	São dependentes do problema científico, pois desdobram o questionamento apresentado em parte menores para nortear as etapas e cadências do trabalho.
 
	
	São independentes do problema científico.
	
	São desnecessárias, quando já existe um problema científico.
	Respondido em 28/03/2020 22:15:15
	
Explicação:
Gabarito comentado: A opção correta é a letra b), considerando a utilidade e aplicabilidade das questões norteadoras no planejamento e execução de uma proposta de pesquisa.
-----
aula 7
	No sistema de chamada autor data, a referência da obra mencionada como citação direta possui regra específica. Nesse sentido, marque a única opção em que há a informação correta quanto a esse tipo de sistema.
		
	 
	O nome do autor pode ser incluído na sentença e, neste caso, deve ser escrita conforme a regra para nomes próprios ou entre parêntesis com todas as letras do último sobrenome em maiúsculas.
 
	
	O nome do autor pode ser incluído apenas na sentença e, neste caso, deve ser escrita conforme a regra para nomes próprios e nunca entre parêntesis com todas as letras do último sobrenome em maiúsculas.
 
	
	O nome do autor pode ser incluído na sentença e, neste caso, deve ser inserida nota de rodapé contendo a referência completa da obra consultada, seguida da página após a sigla PP.
	
	O nome do autor  não pode ser incluído na sentença , mas dentro do parêntesis com todas as letras do último sobrenome em minúsculas.
 
	
	O nome do autor pode ser incluído na sentença e, neste caso, deve ser escrita conforme a regra para nomes próprios  em caixa alta, ou entre parêntesis com todas as letras do último sobrenome em minúsculas.
 
	Respondido em 28/03/2020 22:16:48
	
Explicação:
No sistema de chamada autor data, a referência da obra mencionada como citação direta possui regra específica: o nome do autor pode ser incluído na sentença e, neste caso, deve ser escrita conforme a regra para nomes próprios ou entre parêntesis com todas as letras do último sobrenome em maiúsculas. Exemplo: (OLIVEIRA, 2018, p. 20) ou Oliveira ( 2018, p. 20)
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Num trabalho cuidadoso, o estudante deve ler diferentes autores sobre o assunto a ser pesquisado e, assim, organizar o pensamento, fundamentando melhor as ideias antes de iniciar a redação do trabalho. Deve-se citar pouco, mas reescrever muito. Estamos nos referindo a que tipo de citação?
		
	
	citação de citação indireta
	
	Citação direta curta
	 
	Citação indireta
	
	Citação da citação direta
	
	Citação direta longa
	Respondido em 28/03/2020 22:16:54
	
Explicação:
Citação indireta que é uma paráfrase das ideias do autor lido e estudado.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quando a ideia do(a) autor(a) lido(a)  for incorporada ao seu texto a partir de suas próprias palavras e não mais das palavras desse(a) autor(a), será chamado de .
 
 
		
	
	Citação indireta.
 
	 
	 Citação parafraseada.
	
	Citação de citação.
 
	
	Citação direta.
 
	
	Citação longa.
 
	Respondido em 28/03/2020 22:17:11
	
Explicação:
 Citação parafraseada.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A _________________ é aquela transcrita no texto tal como se apresentam na fonte consultada. Como esclarece João Bosco Medeiros (2003, p. 187), é a referência a uma obra colhida de outra fonte ¿para esclarecer, comentar, ou dar como prova uma autoridade no assunto¿. Estamos tratando de que tipo de citação?
		
	
	Citação de citação direta
	
	interpolação
	 
	Citação direta
	
	Supressão
	
	Citação indireta
	Respondido em 28/03/2020 22:17:28
	
Explicação:
A  citação direta é aquela transcrita no texto tal como se apresentam na fonte consultada. Como esclarece João Bosco Medeiros (2003, p. 187), é a referência a uma obra colhida de outra fonte "para esclarecer, comentar, ou dar como prova uma autoridade no assunto".
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quando se utiliza o sistema de chamada numérico para referenciar as obras citadas no texto, há o recurso das siglas em latim em nota de rodapé ( Idem, ibidem etc). Nesse sentido, observe as notas de rodapé exemplificadas abaixo e a seguir marque a opção correta que expressa o tipo de sigla adequadao ao à hipótese de citação de uma mesma obra, na mesma página, mas intercalada por outra, conforme a regra da ABNT.
 
_________________________
1 SILVA, Tomaz Tadeu da. Que produz e o que reproduz em educação: ensaios de sociologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. p.121.
2 NEY, João Luiz. Prontuário de Redação Oficial. 15. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. p. 24.
3 SILVA, Tomaz Tadeu da. Que produz e o que reproduz em educação: ensaios de sociologia da educação. PortoAlegre: Artes Médicas, 1992. p. 151.
		
	
	Ibidem ou ibid
 
	
	passim
	
	Apud
 
	
	idem ou id.
 
	 
	opus citatum ou op. cit
 
 
 
 
	Respondido em 28/03/2020 22:17:27
	
Explicação:
A sigla opus citatum ou op. cit. são usadas na hipótese de uma mesma obra citada na mesma página, mas intercalada pela citação de outra obra. veja que no exemplo a mesma obra foi citada e referenciada na nota 1 e 3. A nota 2 apresenta uma outra obra. Assim, quando a mesma obra é citada mais de uma vez mas intercalada por outra usa-se as refereidas siglas.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na hipótese de o texto citado apresentar um erro, uma expressão politicamente incorreta ou equívoco gramatical, entre outros, deve-se chamar a atenção para este fato. Assinale a opção que apresenta a forma correta segundo ABNT:
		
	
	A citação deverá ser feita com a siga apud entre parênteses ou colchetes.
	
	A citação deverá conter a expressão "grifo nosso".
 
 
	
	A passagem deverá  conter um asterisco (*) ao lado da palavra em destaque com nota de rodapé na sua forma correta.
 
	
	A citação deverá ser precedida de uma linha pontilhada com uso de aspas duplas.
 
	 
	A citação deverá ser feita com a siga sic entre parênteses ou colchetes.
 
	Respondido em 28/03/2020 22:17:42
	
Explicação:
Na hipótese de o texto citado apresentar um erro, uma expressão politicamente incorreta ou equívoco gramatical,grafia antiga, deve-se chamar a atenção para este fato usando-se a sigla "SIC".
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	É de se esperar um cuidado especial, por parte do aluno, ao elaborar o seu texto. É muito comum recorrer aos autores quando realizamos nossas pesquisas. Sobre citação marque a opção correta. 1- A citação da citação acontece quando referenciamos um autor ao qual não tivemos acesso direto; 2- A citação indireta é aquela que deve ser uma transcrição literal do texto escolhido; 3- A citação direta curta é aquela que ultrapassa três linhas e deve ser transcrita entre aspas duplas; 4- Usa-se apud quando desejamos citar um autor que é mencionado por outro.
		
	
	Os itens 2 e 4 estão corretos
	
	Os itens 1 e 2 estão corretos
	 
	Os itens 1 e 4 estão corretos
	
	Os itens 1 e 3 estão corretos
	
	Os itens 2 e 3 estão corretos
	Respondido em 28/03/2020 22:17:47
	
Explicação:
1- A citação da citação acontece quando referenciamos um autor ao qual não tivemos acesso direto; CORRETA.
2- A citação indireta é aquela que deve ser uma transcrição literal do texto escolhido;  ERRADA. A citação indireta é uma paráfrase do autor citado.
3- A citação direta curta é aquela que ultrapassa três linhas e deve ser transcrita entre aspas duplas; ERRADA. A citação curta não ultrapassa 3 linhas.
4- Usa-se apud quando desejamos citar um autor que é mencionado por outro. CORRETA
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Quando apresentamos nosso projeto de pesquisa ao futuro orientador, devemos respeitar a forma como deve ser apresentado o mesmo contendo três elementos bem definidos: pré-textuais, textuais e pós-textuais. Se eu tivesse que citar o historiador Eric Hobsbawn quando afirma que "A grande depressão destruiu o liberalismo econômico por meio século", em que parte do projeto eu faria?
		
	
	pós-textual
	
	Anexo
	 
	textual
	
	pré-textual
	
	Referências
	Respondido em 28/03/2020 22:18:55
	
Explicação:
A citação só deve ser feita na parte textual de um trabalho, na parte pré-textual ou pós-textual não há lugar para citações.
----
Aula 8
	Observe a referência indicada e marque a opção correta:
MEDEIROS, João Bosco.Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 323 p.
		
	
	Deveria ter sido informado: Editora Ática.
	
	O sobrenome do autor não precisa aparecer com letras maiúsculas.
 
	 
	O título deveria estar destacado com itálico, aspas ou sublinhado
 
	
	A indicação da cidade - São Paulo - poderia ser SP.
 
	
	Não é necessário fazer a indicação da edição da obra.
	Respondido em 28/03/2020 22:23:31
	
Explicação:
A ABNT estabecele que na referência, os tiítulos devem ser grafados em negrito, itálico ou sublinhado. ABNT 6023.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Indique qual das alternativas abaixo corresponde à ordenação correta de uma referência bibliográfica:
		
	
	Novela e sociedade no Brasil. GOMES, L. Fernando. Niterói: EdUFF, 1998.
	 
	GOMES, L. Fernando. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.
	
	L. FERNANDO Gomes. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.
	
	FERNANDO, L. Gomes. Novela e sociedade no Brasil. EdUFF, 1998: Niterói.
	
	GOMES, L. Fernando. Novela e sociedade no Brasil. EdUFF: 1998.Niterói.
	Respondido em 28/03/2020 22:23:38
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Aprendemos que as referências a meio eletrônico seguem as mesmas características básicas das referências bibliográficas, acrescidas de  algumas informações adicionais. Quais são essas informações?
		
	
	Apresentação do autor e título da obra.
	
	Emprego apenas da expressão: "disponível em".
	
	Indicação do endereço eletrônico e o autor do site.
	
	Mençao à data  e hora de acesso.
	 
	 Indicação do endereço eletrônico e a data de acesso.
	Respondido em 28/03/2020 22:23:40
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, na obra A ética é possível num mundo de consumidores?, em págima 30, defende uma redefinição de todos os valores fragilizados pela banalização do mal num mundo reduzido ao mercado consumidor. Na obra editada pela Zahar Editores, no Rio de Janeiro, em sua primeira edição em 2011, estabelece brilhante diálogo com filósofos contemporâneos.  Imagine que você fará uma citação direta deste autor, na obra mencionada. Como ficará a referencia de uma citação direta curta em nota de rodapé, ou seja, no sistema numérico?
		
	
	BAUMAN, Zygmund. A ética é possível num mundo de consumidores? Editora Zahar: Rio de Janeiro, 2011. pág. 30.
	
	BAUMAN, Zygmund. A ética é possível num mundo de consumidores? 1a. ed. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2011. pág. 30.
	
	ZYGMUND, Bauman. A ética é possível num mundo de consumidores? 1a. ed. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2011. p. 30.
	 
	BAUMAN, Zygmund. A ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro: Zahar, 2011. p. 30.
	
	ZYGMUND, Bauman (2011). A ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro: Editora Zahar. p. 30.
	Respondido em 28/03/2020 22:24:51
	
Explicação:
A referencia, no sistema numérico, deverá ser: SOBRENOME, Autor. Título. edição.cidade: editora, ano. página.
Não se menciona primeira edição.
Não se coloca a palavra "editora".
 
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Estudamos que um trabalho de pesquisa deve conter ao final uma lista de referências. Neste caso, quando numa obra há mais de três autores, há uma regra específica. Assinale a única opção que apresenta a regra da ABNT para este caso.
		
	
	MARTINS, O.; _________. Fundamentos da educação. Rio de Janeiro: Record, 2004.
	
	_________. MARTINS, O.; Fundamentos da educação. Rio de Janeiro: Record, 2004.
	
	SANTOS, A. e etc. Educação a distância. Curitiba: Ibpex, 2001.
 
	 
	PRETI, O. et al. Educação a distância: início e indícios de um percurso. Cuiabá: NEaD/IE/UFMT, 1996.
	
	SANTOS, A. e MACIEIRA, P. e ANDRADAS, T. e MACEDO, L. Educação a distância. Curitiba: Ibpex, 2001.
	Respondido em 28/03/2020 22:25:09
	
Explicação:
Quando numa obra há mais de três autores, há uma regra específica, a saber: coloca-se o nome do primeiro autor mencionado na ficha catalográfica e a sigla et. al.:
PRETI, O. et al. Educação a distância: início e indícios de um percurso. Cuiabá: NEaD/IE/UFMT, 1996.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A respeito do plano de trabalho de um projeto de pesquisa ou matriz de um artigo científico, marque a opção INCORRETA:
 
 
		
	 
	Contempla atividades, tempo e local de execução.
 
 
	
	Deve contemplar atividadese tempo de execução.
 
	
	Não tem muito efeito prático, pois apesar da programação, quem vai ditar o ritmo do pesquisador é o próprio pesquisador.
 
	
	Não é mais previsto, pois foi revogado pela ABNT 6023/2018 junto com as referências.
 
	
	Não precisa contemplar atividades, apenas resultados e tempo de execução.
 
	Respondido em 28/03/2020 22:25:17
	
Explicação:
Gabarito comentado: A opção correta é a letra c). São os dados mínimos de um plano de trabalho. Com isso, busca-se nortear o pesquisador e ao mesmo tempo fazer com que instituições responsáveis ou vinculadas ao projeto por fomento ou outras parcerias tenham uma comparação com relatórios mensais (normalmente) demandados ao pesquisador.
 
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As alternativas que destacam alguns elementos obrigatórios  e  opcionais,  a serem incluídos em um trabalho acadêmico escrito organizado de acordo com as normas da ABNT.
Dentre as alternativas, aquela que se refere ao  cuidado ético do autor do trabalho em relação à produção intelectual  consultada  denomina-se:
		
	
	Resumo
 
	
	  
Sumário
	
	Folha de rosto
 
	
	Lombada  
 
	 
	Referências 
 
	Respondido em 28/03/2020 22:26:07
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Para referenciar livros citados nos trabalhos acadêmicos os estudantes e pesquisadores devem aplicar as normas da ABNT, que basicamente deve iniciar, mencionando:
		
	
	EDITORA  e  sobrenome do autor.
	
	ANO de publicação e Título da obra.
	
	LOCAL   e   ano de publicação.
	 
	 SOBRENOME, Prenome e  Título da obra.
	
	TÍTULO DA OBRA e  Local da publicação.
	Respondido em 28/03/2020 22:26:21
	
Explicação:
Pelas regras da ABNT, a sequência para referenciar um livro citado é a abaixo:
SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Local; Editora, ano de publicação.
Como o questionamento levantado menciona como INICIAR a referência a um livro citado, a opção correta é: SOBRENOME, Prenome. Título da obra.
---
aula 9
	Podemos afirmar que o conhecimento científico, sem dúvida, é o resultado da articulação lógica entre a realidade e as teorias, por isso deve ultrapassar o nível do simples levantamento de dados, mas apresentar uma interpretação teórica consistente e com autoria. Quando se fala em produção acadêmica com autoria no momento da redação dos trabalhos, observa-se:
		
	
	O uso das regras para formatação de trabalhos.
	
	O uso do sistema autor data para referenciar um autor.
	
	A elaboração de projetos de pesquisa.
	 
	A legitimidade do saber.
	
	A formulação correta de problemas científicos.
	Respondido em 28/03/2020 22:29:52
	
Explicação:
A produção com autoroia significa que o estudante é o autor de sua redação. O trabalho não apresenta plágio, foi elaborado pelo estudante com legitimidade, autenticidade.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Marque a opção que trata do conceito de monografia:
		
	 
	É uma dissertação resultante de um estudo minucioso de pesquisa sobre um tema único e bem delimitado. Serve para que o aluno adquira prática dissertativa na escrita cientifica e assim desenvolva sua capacidade intelectual de aprendizagem e raciocínio.
	
	Trabalho acadêmico elaborado com referência à pesquisa original, ou apresentar estudo bibliográfico. Visa comumente apresentar o andamento de trabalhos junto a órgãos financiadores e fiscalizadores, pode ser etapa de estágio ou pesquisa. Nesse caso, é submetido às comissões e conselhos dos órgãos competentes, ou do evento, que decidem sobre o mérito.
	
	Trabalho acadêmico que contém a descrição de descobertas inéditas na ciência onde está inserido. Contém a descrição do método, apresentação e discussão dos resultados e as conclusões dos autores, baseados nas evidências. Estudo breve sobre um tema que trata de questões de natureza científica.
	
	Trabalho acadêmico que importa em contribuição inédita para o conhecimento e visa a obtenção do grau acadêmico de doutor. Deve defender uma ideia, um método, uma descoberta, uma conclusão obtida a partir de uma exaustiva pesquisa e trabalho científicos.
	
	Trabalho acadêmico que se destina à obtenção do grau acadêmico de mestre.  Não precisam abordar temas e/ou métodos inéditos.  Deve demonstrar a habilidade em realizar estudos científicos e em seguir linhas mestras na área de formação escolhida.
	Respondido em 28/03/2020 22:30:01
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Há um tipo especial de trabalho científico que "reduz a abordagem a um único assunto, a um único problema, com um tratamento especificado. É um trabalho acadêmico que apresenta o resultado da investigação pouco complexa e trata de um tema único e bem delimitado".(SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. ver. ampl. São Paulo: Cortez, 2004). Este trabalho pode ser definido como:
		
	
	tese
	
	resumo
	
	pesquisa
	
	dissertação
	 
	monografia
	Respondido em 28/03/2020 22:30:08
	
Explicação:
O trabalho monográfico caracteriza-se mais pela unicidade e delimitação do tema e pela profundidade do tratamento do que por sua eventual extensão, generalidade ou seu valor didático.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A produção científica em revistas científicas, congressos, seminários, participação em congressos são atividades pertinentes a (o):
		
	 
	pesquisa
	
	extensão
	
	trabalho de conclusão de curso
	
	anteprojeto de pesquisa
	
	trabalho monográfico
	Respondido em 28/03/2020 22:30:07
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Na tese de doutorado exige-se autonomia intelectual no desenvolvimento do trabalho de pesquisa científica. Assim como são caraterísticas da tese de doutorado ser
		
	
	é um trabalho que será apresentado para obtenção do grau acadêmico de mestre.
	
	em nada se parece com a estrutura da monografia e dissertação.
	
	é um trabalho menor que tem como objetivo divulgar revistas e congressos na academia.
	 
	representa um avanço na área de conhecimento no qual o doutorando está imerso.
	
	Um trabalho científico, a partir de fontes secundárias sobre um tema específico.
	Respondido em 28/03/2020 22:31:44
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	No ensino superior, a construção do conhecimento se faz mediante três esferas, a saber:
		
	 
	ensino, pesquisa e extensão
	
	ensino, aprendizado e avaliação
	
	ensino, avaliação e aprendizagem
	
	ensino, monitoria e aprendizagem
	
	ensino, monitoria e avaliação
	Respondido em 28/03/2020 22:32:03
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Com relação ao projeto de pesquisa, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e indique a sequência correta.
( 1 ) Hipóteses
( 2 ) Introdução
( 3 ) Objetivos
( 4 ) Justificativa
( 5 ) Metodologia
*********
(4 ) Tem como função convencer sobre a importância do trabalho.
(5 ) Explicar detalhadamente toda a ação desenvolvida no trabalho de pesquisa e tudo que foi utilizado no mesmo.
(2 ) Parte do projeto referente ao marco teórico.
(3 ) Determinar o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho.
(1 ) Questões norteadoras da pesquisa.
		
	
	3, 1, 2, 5 e 4
	
	2, 5, 4, 3 e 1
	 
	4, 5, 2, 3 e 1
	
	1, 5, 2, 3 e 4
	
	5, 3, 4, 1 e 2
	Respondido em 28/03/2020 22:32:28
	
Explicação:
Justificativa - Tem como função convencer sobre a importância do trabalho.
Metodologia - Explicar detalhadamente toda a ação desenvolvida no trabalho de pesquisa e tudo que foi utilizado no mesmo.
Introdução- Parte do projeto referente ao marco teórico.
Objetivos - Determinar o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho.
Hipóteses -  Questões norteadoras da pesquisa.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre o trabalho de conclusão de curso, podemos dizer que
 
		
	
	Pode ser elaborado em forma de paper
 
	
	Não é obrigatório apresentar detalhes específicos para introdução, desenvolvimento, metodologia e conclusão. 
 
	
	Precisa abordar um tema inédito
 
	
	 São facultadasas  normas para a citação das fontes bibliográficas que foram consultadas para a fundamentação teórica do texto. 
 
	 
	 No Brasil, o estudante deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
	Respondido em 28/03/2020 22:34:28
	
Explicação:
 No Brasil, o estudante deve seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
-----
Aula 10
	Retomar a idéia principal de forma mais concisa e convincente, amarrando a tese aos argumentos , é o objetivo  do (a)
		
	 
	Conclusão
	
	Sumário
	
	Desenvolvimento
	
	Introdução
	
	Projeto de pesquisa
	Respondido em 28/03/2020 22:39:48
	
Explicação:
Conclusão
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A capa de um Trabalho de Conclusão de Curso tem a finalidade de identificar o trabalho. Nesse sentido, deverá conter:
		
	
	O nome do autor, título do trabalho e elementos alfanuméricos, impressos longitudinalmente e legível de cima para baixo.
 
	
	Uma lista organizada em ordem alfabética que fornece o significado ou tradução de palavras ou expressões técnicas pouco conhecidas utilizadas no texto.
	
	O nome do autor; título; subtítulo precedido de dois pontos, nota indicativa e ano de depósito.
 
	 
	O nome da entidade para a qual deve ser submetido; nome do autor; título; subtítulo precedido de dois pontos.
 
	
	A estrutura orgânica do trabalho, representado por uma numeração coerente que evidencie as principais partes do documento.
 
	Respondido em 28/03/2020 22:39:54
	
Explicação:
A capa apresenta a identificação do trabalho, por isso deverá conter: O nome da entidade para a qual deve ser submetido; nome do autor; título; subtítulo precedido de dois pontos.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quais os itens devem compor a parte textual de um projeto de pesquisa?
		
	
	Sumário, introdução, objetivos e metodologia
	
	Introdução, objetivos, justificativa, e referências
	 
	Introdução, objetivos, justificativa e metodologia
	
	Capa, objetivos, justificativa e metodologia
	
	Introdução, justificativa, metodologia e referências
	Respondido em 28/03/2020 22:40:11
	
Explicação:
O projeto de pesquisa deve ter as informações sobre o conteúdo na parte textual, no texto. São elas: Introdução, objetivos, justificativa e metodologia.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A parte do projeto onde é apresentado o problema a ser estudado na pesquisa é:
		
	
	Fontes.
	
	Objetivos.
	 
	Introdução.
	
	Sumário.
	
	Justificativas.
	Respondido em 28/03/2020 22:40:07
	
Explicação:
O projeto  de pesquia é um documento em que o pesqyuisador/estudante apresenta os itens de sua pesquisa. Todo documento possui uma introdução na  qual apresenta o tema e o problema.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Com relação à lista de referências, como elemento pós-textual:
		
	
	Devem ser alinhadas no modo justificado e espaçamento 2,5 entre as referências.
 
	
	Devem ser alinhadas à margem da direita da folha e espaçamento duplo entre as referências.
 
	
	Devem ser alinhadas à margem da esquerda da folha e espaçamento 3,0 entre as referências.
	 
	Devem ser alinhadas à margem da esquerda da folha e espaçamento duplo entre as referências.
 
	
	Devem ser alinhadas à margem da esquerda da folha e espaçamento simples entre as referências.
 
	Respondido em 28/03/2020 22:40:30
	
Explicação:
Com relação à lista de referências,  ao final do trabalho, como elemento pós-textual: devem ser alinhadas à margem da esquerda da folha e espaçamento duplo entre as referências e na ordem alfabética por sobrenome de autor.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A NBR 6023/2002 da ABNT fixa as regras para elaboração de referências bibliográficas. São considerados vários tipos de publicações, como revistas, anais, jornais, leis, entre outros. Observe as alternativas abaixo e selecione a única que está organizada de acordo com os padrões fixados
 
 
		
	
	 AQUINO, Renato; DOUGLAS, William. Manual de português e redação jurídica. Niterói: Impetus, 2012 .4.ed.
 
	 
	 AQUINO, Renato; DOUGLAS, William. Manual de português e redação jurídica. 4.ed. Niterói: Impetus, 2012.
	
	AQUINO, Renato; DOUGLAS, William. Manual de português e redação jurídica. Niterói, 4.ed. Impetus, 2012.
 
	Respondido em 28/03/2020 22:40:52
	
Explicação:
AQUINO, Renato; DOUGLAS, William. Manual de português e redação jurídica. 4.ed. Niterói: Impetus, 2012.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A redação de um trabalho acadêmico deve obedecer às normas de formatação da ABNT. Marque a resposta CORRETA sobre a formatação:
		
	 
	A parte Textual é escrita com espaçamento de 1,5 pts, fonte Arial ou Times, tamanho 12 e justificada
	
	A parte Textual é escrita com espaçamento simples, fonte Arial ou Times, tamanho 12 e justificada.
	
	A parte Textual é escrita com espaçamento simples, fonte Arial ou Times, tamanho 12 e alinhada a esquerda.
	
	A parte Textual é escrita com espaçamento duplo, fonte Arial ou Times, tamanho 12 e alinhada a esquerda.
	
	A parte Textual é escrita com espaçamento de 1,5 pts, fonte Arial ou Times, tamanho 12 e alinhada a esquerda.
	Respondido em 28/03/2020 22:41:07
	
Explicação:
Na parte Textual, ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão, utiliza-se espaçamento de 1,5 pts nas entrelinhas, fonte Arial ou Times, tamanho 12 e modo justificado nos parágrafos.
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Os elementos textuais são organizados no corpo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em ordem sequencial. Marque a opção em que esses elementos se apresentam:
		
	
	Sumário - Introdução - Considerações finais
	
	Referências - Introdução - Bibliografia
	
	Introdução - Desenvolvimento - Sumário
	
	Sumário - Desenvolvimento - Considerações finais
	 
	Introdução - Desenvolvimento - Considerações finais.
---------------------------------------------h----------------------------------------------------h---------------
AVALIAÇÃO PARCIAL DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICO
(outro doc)

Outros materiais