Buscar

AD1 Metodologia da Pesquisa em Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AD1 Metodologia da Pesquisa em Educação - 2020.1
AD1 – 2020.1º
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
 
Coordenação: Prof.ª Drª Anelize Reynozo/Mediador: Profº André Nogueira
 
PENSANDO O TEMA DE PESQUISA
1. Rubem Alves traz em seu texto um pequeno trecho do poema de Fernando Pessoa:  "Se os nossos olhos são bons, nem sequer nos lembramos disto: gastamos as nossas energias usufruindo o que vemos. Não nos lembramos de sapatos confortáveis, mas eles se tornam o centro da nossa atenção quando apertam um calo". 
No trecho acima podemos perceber a relação entre o conhecimento e a situação problema. Por que podemos relacionar esses dois conceitos? Em que sentido eles se aproximam? (3,0)
As situações problema nos tiram de nossa zona de conforto. Quando nos sentimos desconfortáveis, seja na área que for, tendemos a procurar soluções para nos livrar desse desconforto, e na busca por soluções, inevitavelmente acabamos adquirindo conhecimento. Levando em conta o trecho do poema, o conhecimento nasce junto com a situação problema, porque a partir do desconforto nós nos damos conta de que antes estávamos confortáveis e tentamos retornar a isso.
2. Conhecendo bem a relação acima, gostaria que pensasse e escrevesse o que pedimos a seguir:
O problema de pesquisa (1,0):
A ausência da família no processo de educação formal das crianças e a dificuldade dos pais/responsáveis de enxergar a relevância e influência de seu papel no processo de ensino-aprendizagem.
O tema que deseja investigar no seu trabalho de conclusão de curso. O que pretende investigar? Apresente o seu tema (1,0);
Pretendo investigar a respeito da relação família/escola, e a relevância dessa parceria no processo de ensino aprendizagem da criança.
Por que? Que razões o levaram para essa temática? Uma experiência profissional? Uma inquietação? De onde ele surgiu? Escreva aqui (1,0)
O pouco de experiência que eu tive trabalhando na área da educação foi suficiente para perceber a influência que essa relação, ou a falta dela, tinha sob a forma que as crianças agiam e viam a educação. 
Ouvi desabafos de alunos que acreditavam que eram jogados na escola para dar uma folga, já que alguns pais não tinham tempo para comparecer a eventos/reuniões, e outros não tinham tempo para ajudar na tarefa de casa, ou sequer se importavam com seu progresso e notas, então consequentemente eles enxergavam a escola como uma punição e isso influenciava diretamente em seu comportamento diante de tudo que a escola oferecia.
Me doeu ouvir algumas dessas coisas e isso me motivou a buscar meios de reverter esse quadro, ou pelo menos ajudar a conscientizar as famílias a respeito dos sentimentos que algumas atitudes despertavam nas crianças.
Agora que já escolheu o seu tema de pesquisa, precisamos fazer uma Revisão Bibliográfica. Tudo bem?
Mas afinal, o que é uma Revisão Bibliográfica. De acordo com a pesquisadora Tozoni-Reis (2012), é uma busca de conhecimentos sobre os fenômenos investigados na bibliografia especializada, estando presente em todas as pesquisas (p.16). 
Sabendo disso, apresente aqui 05 (cinco) artigos que tenha encontrado no Google Acadêmico ou no site https://scielo.org/sobre seu tema. Guarde esses textos com você, pois precisará para construir o seu projeto de pesquisa. 
a. Apresente para cada um (1,0)
1º Artigo
- Título: A relação família-escola: intersecções e desafios
- Autores: Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira e Claisy Maria Marinho-Araújo
2 º Artigo 
- Título: Relação família-escola: novo objeto na sociologia da educação
- Autores: Maria Alice Nogueira
3 º Artigo 
- Título: Relação família-escola: práticas educativas utilizadas por pais e professores
- Autores: Luiza Maria de Oliveira Braga Silveira e Adriana Wagner
4 º Artigo 
- Título: A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
- Autores: Adriana Varani, Daiana Cristina Silva
5 º Artigo 
- Título: A Relação Família-Escola sob a ótica de Professores e Pais de crianças que frequentam o Ensino Fundamental
- Autores: Lisiane Alvim Saraiva e Adriana Wagner
- Algum referencial teórico (autor) comum a todos os cinco (05) artigos? Escreva aqui.
Os artigos não possuem um referencial teórico comum. 
b. Leia pelo menos um artigo, integralmente, e relacione ao seu tema de pesquisa. Fale um pouco sobre o artigo (1,0)
 Artigo escolhido: A Relação Família-Escola sob a ótica de Professores e Pais de crianças que frequentam o Ensino Fundamental
O artigo retrata a visão da escola, que coloca sob a família a responsabilidade pelo sucesso escolar e à culpa pelo fracasso. Enquanto isso, supõe-se que a família, na maioria dos casos, possa não entender a real função da escola e acabe utilizando do chamado “clientelismo”.
No fim das contas, há muita expectativa e cobrança, mas nenhuma comunicação relevante que possa trazer a informação de como chegar à uma solução que agrade ambas as partes. É necessário que sejam tratadas estratégias que se adéqüem as necessidades de cada situação, e que haja espaço para uma verdadeira comunicação.
4. Escolha um autor do artigo escolhido e o ponha para conversar com o seu Tema de pesquisa (2,0).
Exemplo: Tema: Ciências na Educação Infantil
Autor escolhido: Mello (2009)
Diálogo: A discussão que envolve a temática acima vai tratar, dentre outras questões, das particularidades da criança. Nesse contexto, convido Mello (2009) para o debate, considerando que a autora nos chama a inverter o olhar, na medida em que defende que as práticas pedagógicas devem exaltar a criança como “parceiros privilegiados do trabalho pedagógico e do trabalho acadêmico” (MELLO, 2009, p. 80 apud REYNOZO, 2019, p.39). Dessa forma, utiliza os seguintes argumentos: 
Invertendo o olhar, admitindo que somos nós quem não compreendemos a língua das crianças, talvez porque sempre fomos muito orgulhosos de nossas próprias palavras, esse convite é para que possamos olhar mais perto, com menos pressa, de modo tateante e iterativo para os processos infantis, se possível ouvindo lendo, vendo as palavras e imagens que essa criança não cessa de tentar nos dizer, e no mesmo ato, buscar ver de modo lúcido nossos próprios processos de pensamento (MELLO, 2009, p. 81). 
Autor escolhido: Eliana Bhering
Diálogo: A discussão que envolve a temática que pretendo abordar em meu trabalho de conclusão de curso, trata, dentre outras questões, da necessidade da colaboração entre a família e a escola. Tendo isso em vista, convido Bhering (1999) para o debate, considerando que a pesquisa da autora traça estratégias para o bom funcionamento dessa relação. Para exemplificar parte de sua pesquisa em seu artigo “A relação escola-pais: um modelo de trocas e colaboração”, Bhering utiliza a seguinte metáfora:
As ilhas — as escolas e seus membros —, a casa — família e seus membros — precisam umas das outras para serem produtivas e eficientes; os navios e barcos — a comunicação, a ajuda, e o envolvimento (as três categorias que os pais usaram para falar a respeito de suas experiências com a escola de seus filhos) — executam o processo de importação e exportação criado pelas ilhas. As cargas destes navios e barcos representam todas aquelas iniciativas, tentativas e oportunidades para a implementação das maneiras pelas quais vão ser assimiladas as ajudas e envolvimento dos pais e vice-versa. As cargas são, portanto, todas as formas de comunicação desenvolvidas pela escola e pelos pais. Incluem também o estilo e método de ensino, a aprendizagem, o comportamento e cultura das partes envolvidas, e a força de trabalho. As negociações, isto é, as maneiras como os pais e professores lidam uns com os outros, determinam a natureza das relações, e o uso dos produtos importados determina a assimilação do que é proposto por ambas as partes. (Bhering, 1999)

Outros materiais