Buscar

Avaliação 1 com gab

Prévia do material em texto

1.
	A diferença entre os hábitos das sociedades nômades e sedentárias fica clara ao analisá-la em conjunto. Os povos nômades, por exemplo, eram coletores, enquanto que o sedentarismo se baseia na produção. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que determina o regime do uso dos recursos naturais no nomadismo e sedentarismo, respectivamente:
	 a)
	Rodízio e regime intensivo.
	 b)
	Regime exaustivo e rotação de culturas.
	 c)
	Regime intensivo e regime predatório.
	 d)
	Rotação de culturas e rodízio.
	2.
	Para fugir da escravidão, os negros se embrenharam nas matas brasileiras. Pelos meados de 1600, esses negros fugidos realizaram uma reunião e decidiram formar uma comunidade. Como era chamada essa comunidade?
	 a)
	Quilombo.
	 b)
	União.
	 c)
	Senzala.
	 d)
	Tribo.
	3.
	Após a Revolução Neolítica, adoção do sedentarismo, surgimento das primeiras cidades, evolução da cultura urbana, os impactos para o meio ambiente foram se acentuando. Os muitos ciclos econômicos também contribuíram para a atual degradação que se encontra o meio ambiente brasileiro na atualidade. Com relação à sequência cronológica destes ciclos econômicos, observe os itens a seguir:
I- Ciclo do tráfico de escravos.
II- Ciclo do café.
III- Ciclo do Pau-Brasil.
IV- Ciclo da soja.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - IV - I.
	 b)
	III - I - II - IV.
	 c)
	III - IV - I - II.
	 d)
	I - II - IV - III.
	4.
	Durante a Baixa Idade Média (período), o rápido aumento no número de cidades com o aumento populacional, ocasionado pelo êxodo rural, fazia com que as construções, dentro dos limites das muralhas que as circundavam, ficassem muito próximas umas às outras. Além do mais, o alto preço dos terrenos no espaço urbano, que motivava construções de madeira dotadas de andares superiores, comprometia as condições mínimas de higiene e conforto. Os detritos oriundos das atividades humanas eram despejados nas estreitas ruas, contaminando todo o ambiente. Neste período são altos os registros de doenças, dizimando milhões de pessoas na Europa. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a doença responsável pela morte de pelo menos um terço de toda a população europeia na época:
	 a)
	Dengue, causada por um vírus e transmitida pela picada de um inseto.
	 b)
	Peste bubônica ou peste negra, causada por uma bactéria e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
	 c)
	Sífilis, causada por uma bactéria e transmitida pela água e alimentos contaminados.
	 d)
	Cólera, causada por bactérias e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
	5.
	O modo de vida original do ser humano, de acordo com a antropologia, o nomadismo, foi substituído pelo sedentarismo devido à revolução neolítica. Com relação às diferenças entre nomadismo e o sedentarismo no Brasil, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nomadismo.
II- Sedentarismo.
(    ) Modo de vida em que uma população ou comunidade não dispõe de habitações fixas e mantém-se em movimentação permanente, à procura de melhores condições de sobrevivência.
(    ) Economia coletora motivada pela deslocação das populações que, na procura constante de alimentos, acompanhavam as movimentações dos próprios animais que pretendiam caçar. 
(    ) Constituem a maioria da população mundial, ora vivem em cidades, onde têm trabalho e moradia fixos, ora vivem do campo, explorando os recursos naturais renováveis, como as fontes de água, a agricultura e a pecuária.
(    ) Data de aproximadamente 10 mil anos, quando a transformação climática permitiu o início da produção de alimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - II.
	 b)
	I - II - I - I.
	 c)
	II - I - II - I.
	 d)
	I - I - II - II.
	6.
	Ao colonizarem o Brasil, os portugueses extraíram todos os recursos naturais da então colônia de forma extrativista. Entretanto, essa cultura permanece até hoje. Qual o modelo econômico adotado no Brasil que reforça essa cultura extrativista?
	 a)
	Desenvolvimento sustentável.
	 b)
	Industrialização.
	 c)
	Socialismo.
	 d)
	Capitalismo.
	7.
	Algumas inovações foram incorporadas pelas comunidades humanas, quando deixaram de ser nômades e passaram a assumir hábitos mais sedentários. Como exemplo, pode-se citar o aumento no tamanho dos rebanhos e o trato pelo cultivo da terra. Além do desenvolvimento na pecuária e na agricultura, quais foram as inovações tecnológicas características do período neolítico?
	 a)
	Cerâmica e armas.
	 b)
	Cerâmica e roda.
	 c)
	Fornos e roda.
	 d)
	Armas e roda.
	8.
	Os resíduos sólidos urbanos são denominados como um conjunto de latas, garrafas, restos de comidas, jornais, entre outros, que caracterizam a vida cotidiana. Com o passar dos anos, a sociedade os viu como parte da vida diária, que não merece nenhuma atenção especial, basta colocá-lo na beira da calçada para ser recolhido (THOMAS; CALLAN, 2012). Com relação aos resíduos urbanos na Idade Média, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos problemas clássicos relacionados com os resíduos sólidos na Idade Média foi o surgimento da peste bubônica.
(    ) O rápido aumento no número de cidades, associado ao crescimento demográfico restrito à parte interna de muralhas, propiciou a contaminação hídrica.
(    ) Já na Idade Média, a preocupação com os resíduos sólidos está presente na cidades, existem postos de coletas e motivação para a reutilização de materiais.
(    ) No início da Idade Média, a cidade de Roma se destacava na área de saneamento básico, distribuindo água potável e realizando o escoamento dos resíduos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:    
FONTE: THOMAS, J. M; CALLAN, S. J. Economia ambiental: fundamentos, políticas e aplicações. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	9.
	A Mesopotâmia é tida como berço das primeiras comunidades sedentárias, que se estabeleceram nas margens dos rios Tigre e Eufrates, devido às terras férteis próprias ao desenvolvimento da agricultura. É nesta região, conhecida como Crescente Fértil, que pesquisadores e historiadores observaram o surgimento de uma nova civilização. Com relação a esta, analise as sentenças a seguir:
I- Os sumérios foram os primeiros habitantes deste vale próprio ao desenvolvimento da agricultura.
II- Posterior à ocupação dessas terras pelos sumérios, seguiram os acádios, babilônios, hititas e cassitas.
III- A troca da posse das terras entre os povos sempre foi pacífica e harmoniosa.
IV- Toda a prosperidade dessas terras fez surgir no homem um sentimento até então desconhecido, a cobiça.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	Na Revolução Neolítica, o gênero homem mudou radicalmente o seu modo de vida, passando de uma economia baseada na coleta e caça de animais para uma economia que utilizava a terra de maneira intensiva, fixando assim as suas raízes. Portanto, as relações do homem com a natureza e do homem com o próprio homem mudam sobremaneira. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O termo Revolução Agrícola justificou-se pelo impacto desta nova forma de vida na história do homem e do meio ambiente.
(    ) Atribuiu-se ao Crescente Fértil, uma região do Oriente Médio irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo, o berço da primeira explosão demográfica humana.
(    ) A prática da agricultura fixou o homem em definitivo ao solo, em um período inicial no qual ela apenas estabelece uma alternância entre períodos de coleta/cultivo e criação de rebanhos/caça.
(    ) Transumância é um termo usado para designar o fenômeno de deslocamento sazonal de rebanhos para áreas com mais recursos.
(    ) Durantealgumas centenas de anos, a humanidade desenvolveu-se num regime de seminomadismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F  - V.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes