Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Gestão da Qualidade de Produtos e Processos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão da Qualidade de Produtos e Processos (EPR10)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:514454) ( peso.:4,00)
	Prova:
	15838202
	Nota da Prova:
	8,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Uma cadeia de valor é a representação do conjunto de atividades de uma organização em todas as fases de operação. O conceito se baseia na decomposição da organização em suas atividades estratégicas, tornando-se possível analisar o comportamento da organização tal como as possibilidades de diferenciar o negócio em cada etapa, otimizando o valor final que o seu produto representa para o cliente e, consequentemente, deixando-o satisfeito. A liderança de custo e a diferenciação pela qualidade acrescem valor ao produto e proporcionam uma vantagem à organização no contexto da mesma. A vantagem competitiva é, cada vez mais, fruto das capacidades de eficácia e eficiência com que uma organização se administra. A prestação de serviços pode ser considerada com um fator-chave de sucesso ou fracasso. Para que uma empresa do setor de serviços consiga a adesão de seus clientes, precisa necessariamente primeiro conseguir a adesão de seus colaboradores. Os serviços diferem do setor de produção de bens, a qualidade está intimamente associada à atenção e à competência apresentada pelos colaboradores que estão prestando o serviço ao cliente. Para se obter uma maior competitividade, empresas do setor de serviços precisam investir na relação com seus colaboradores para terem um acréscimo qualitativo. Com base no exposto, responda:
a) Qual a importância do endomarketing em empresas de prestação de serviços?
b) Quais as etapas da construção de uma Cadeia de Valor?
	Resposta Esperada:
a) Endomarketing é o marketing interno de uma organização que objetiva levar seus colaboradores a um alto grau de percepção dos valores e metas organizacionais e, consequentemente, trazer o envolvimento de todos. Portanto, ele é de fundamental importância na prestação de serviços nos quais os colaboradores devem estar cientes das expectativas e qualidades dos serviços prestados.
b) Independentemente do modelo organizacional, elaborar uma cadeia de valor implica a utilização de uma metodologia comum:
1- Analisar a cadeia de valor interna, identificar que custos, receitas e ativos estão relacionados com cada atividade.
2- Analisar da cadeia os determinantes de custo que regulam cada atividade. 
3- Determinar os fatores determinantes da cadeia para utilizá-los como um meio de se obter vantagem sobre as organizações concorrentes.
	2.
	Uma empresa montadora de carros tem registrado várias reclamações relacionadas com defeitos nas portas dos seus automóveis. À vista disso, o gestor da área produtiva desenvolveu e aplicou uma lista de verificação no processo de manufatura das portas para que os funcionários marcassem as não conformidades identificadas, essa lista vigorou por um período de um mês. Na imagem apresentada, seguem as informações da lista de verificação. Com base nas informações apresentadas, responda:
a) Qual defeito deve ser priorizado na resolução dos problemas? Argumente com base na Análise de Pareto. 
b) Faça um gráfico de Pareto dos defeitos apresentados nas portas dos carros.
	
	Resposta Esperada:
a) Com base na Análise de Pareto, deve-se priorizar o defeito risco, pois ele representa 32% dos problemas totais com relação aos defeitos na porta do carro.
b) Resposta conforme figura apresentada:
Parte inferior do formulário

Outros materiais