Buscar

apol 02 logistica reversa e gestao de residuos solidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Logística Reversa e Gestão de Resíduos
Leia parte da matéria a seguir:
“O triple bottom line (planet, people, profit), também chamado de tripé da sustentabilidade, corresponde aos resultados de uma organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos. São medições de caráter voluntário, apresentados nos relatórios corporativos das empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Atualmente, na Europa Ocidental, 68% das multinacionais fazem este tipo de relatórios e, nos Estados Unidos, mesmo a percentagem sendo menor (41%), tem um crescimento vertiginoso. Esta realidade vem da percepção de que em um futuro imediato o consumidor consciente se tornará cada vez mais responsável e exigirá saber qual é o impacto econômico, ambiental e social que geram os produtos/ serviços provenientes da sua compra”.
Fonte: Disponível em: <http://logisticareversa.org/2015/06/15/triple-bottom-line-ou-tripe-da-sustentabilidade/>. Acessado em fevereiro de 2018. (Adaptado)
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – O tripé da sustentabilidade prega que uma empresa pode e deve respaldar suas decisões contemplando os três elementos bases: sociedade, meio ambiente e recursos financeiros.
PORQUE
II – É possível construir uma empresa sólida que produz e comercializa produtos sustentáveis, os quais são reconhecidos pela sociedade e por conseguinte, mantém a empresa competitiva no mercado.
	D
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Questão 2/5 - Logística Reversa e Gestão de Resíduos
Leia o fragmento de a matéria a seguir: 
“Diariamente, uma fonte de recurso para centenas de famílias de Porto Alegre vai parar no lixo: segundo o Departamento de Limpeza Urbana (DMLU), das 1,2 mil toneladas de lixo que são enviadas diariamente para o aterro sanitário, 23% – ou 276 toneladas/dia – são de materiais recicláveis misturados com resíduos orgânicos. O custo total de destinação é de, aproximadamente, R$ 770 mil por mês. Gasto que poderia ser transformado em fonte de renda se o material fosse encaminhado corretamente via Coleta Seletiva. Mais do que uma questão de geração de renda, a separação do lixo promove o melhor aproveitamento dos recursos naturais e a proteção ao meio ambiente”.
	B
	A educação ambiental é um dos caminhos que Porto Alegre pode utilizar para conscientizar a população de que a separação correta auxilia a reciclagem.
Questão 3/5 - Logística Reversa e Gestão de Resíduos
Leia o contexto a seguir:
O avanço das tecnologias, principalmente nos processos produtivos, possibilita que as empresas produzam produtos mais modernos, bonitos e mais baratos. Com isso, os consumidores conseguem trocar seus produtos, principalmente eletroeletrônicos mais frequentemente e contar com bens atualizados em seus lares.
As empresas por sua vez, quando perceberam que os consumidores gostavam dessa atualização, passaram a utilizar uma tecnologia conhecida como:
	D
	Obsolescência programada
Questão 4/5 - Logística Reversa e Gestão de Resíduos
“A sociedade atual se caracteriza, dentre outros elementos, pela geração em massa também de resíduos sólidos. O consumo movido por paixões gera não só a aquisição desnecessária de produtos, mas também o descarte prematuro de muitos destes bens.”
Fonte: SERRA, Tatiana Barreto. Política de resíduos sólidos: gestão econômica, responsável e ambientalmente adequada. São Paulo: Editora Verbatim, 2015, p. 21. (adaptado)
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta no que concerne questões relativas a logística reversa e sustentabilidade. 
C - Produtos que são fabricados com elementos contaminantes exigem mais cuidados por parte da operação de logística reversa
Questão 5/5 - Logística Reversa e Gestão de Resíduos
As organizações em geral – indústrias, comércio, revendas e até prestadoras de serviços – têm sido cada vez mais pressionadas a se responsabilizarem pelo retorno ou destinação adequada dos resíduos sólidos dos produtos que fabricam, comercializam ou consomem em suas operações. Para que isso seja viabilizado, é necessária uma rede de distribuição reversa seja organizada, ou até mesmo construída para facilitar que o consumidor possa devolver e trocar produtos ou disponibilizar partes e peças contaminantes como as pilhas, baterias, entre outros. 
A análise da situação apresentada evidencia a importância da:
C - Formação de cadeias reversas que contemplem postos de coleta, locais de consolidação e armazéns avançados com estrutura para recebimento e armazenagem dos produtos de logística reversa.

Outros materiais

Outros materiais