Buscar

Prova Liderança(1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Liderança (GRD0005_01 / D.0002_80) Aulas Avaliações presenciais
Revisar envio do teste: Avaliação final da disciplina
Pergunta 1 - Dissertativa
Pergunta 2
Leia o excerto a seguir sobre a motivação.
“A motivação de uma pessoa depende da força de seus motivos (motivos aqui entendidos como desejos ou impulsos que ocorrem no interior dos indivíduos). Os motivos é que impulsionam e mantêm o comportamento dos indivíduos, são, por assim dizer, as molas da ação, também se pode identificar os motivos com as necessidades e dizer que os indivíduos são movidos pelas necessidades. Existem algumas teorias clássicas, além de outras tantas mais atuais, que tentam explicar ou mostrar como é que a motivação surge”.
GOMES, E. D.; MICHEL, M. A Motivação de Pessoas nas Organizações e suas Aplicações para Obtenção de Resultados. Revista Científica Eletrônica de Administração, Garça, SP, ano 7, n. 13, dez. 2007.
Disponível em: <ceap.br/material/MAT27042012212734.pdf>. Acesso em: 12/07/2016.
Conforme os autores, a motivação pode ser explicada tanto pelas teorias clássicas, como Maslow e Herzberg, como por teorias mais atuais. De qualquer forma, as teorias mais recentes se baseiam em aspectos e características clássicas, daí a importância e relevância de alguns autores sobre o assunto. Sendo assim, há outros dois autores clássicos que podem ser citados por suas teorias, pois explicam como a motivação influencia o comportamento dos indivíduos:
1. Sigmund Freud
2. Burrhus Frederic Skinner
Relacione cada autor a sua respectiva teoria.
( ) É o autor da Teoria do Reforço ou Behaviorismo, que estuda a motivação como um processo de emissãoação, isto é, a geração de consequências sobre determinado comportamento.
( ) É o responsável pela Teoria Psicanalítica, que explica que a motivação tem relação com o atendimento das necessidades pessoais.
( ) Enfatiza a existência de uma relação direta entre o comportamento humano e condições ambientais (fatores externos).
( ) Afirma que a orientação para a motivação se enquadra na busca do indivíduo de se satisfazer perante seus desejos ou para fugir de algum sofrimento.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta: 2, 1, 2, 1.
Pergunta 3
Considere o trecho a seguir:
“E o líder é aquele que gosta de aprender e que enxerga no outro o gosto de aprender. É aquela história de você se aproximar de alguém e dizer: ‘Venha aqui, me conta um negócio, me explica isso aqui, me conta isso, diga como funciona...’. Isso provoca admiração. Uma parte da admiração do liderado surge quando ele vê o líder com humildade, buscando ele também conhecimento”.
CORTELLA, M. S.; MUSSAK, E. Liderança em Foco. Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2013. p. 134.
Conforme os autores, o líder precisa saber lidar com o processo de aprendizagem próprio e perceber a aprendizagem de seu liderado. De acordo com o textobase, poder investir no conhecimento e aprendizagem dos indivíduos favorece o comprometimento de todos com a organização, pois estes trabalham mais motivados e entusiasmados. A partir dessas informações, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A carreira profissional é considerada atualmente um patrimônio pessoal, baseada no conhecimento adquirido ao longo do tempo e seu contínuo aperfeiçoamento, além de ser fator primordial para a projeção do futuro.
Porque:
II. A conscientização pela busca do conhecimento deve partir das organizações, que precisam de seus colaboradores atualizados com as constantes mudanças do mercado.
Resposta: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Pergunta 4
Leia o excerto a seguir.
“A comunicação é um fato nas organizações, ou seja, não existe nenhuma organização sem uma prática comunicativa, ainda que os processos comunicativos não sejam institucionalizados. Eles são essenciais para a operação da entidade e estão intimamente vinculados às formas de significar, valorar e expressar uma organização, isto é, ao processo comunicacional e constitutivo da cultura da organização, e de sua identidade, configurando imagens reconhecidas por seus diversos públicos internos e externos. A comunicação pode ser entendida, então, como um alicerce que dá forma à organização, fazendo a ser aquilo que ela é. Porém, isso não significa que a comunicação seja algo autônomo, porque ela será sempre correspondente à forma de ser daquilo que a engendra, neste caso, a empresa ou instituição”.
CARDOSO, O. O. Comunicação Empresarial Versus Comunicação Organizacional: Novos Desafios Teóricos, Rio de Janeiro, v. 40, n. 6, p. 11231144, nov./dez. 2006. Disponível em: <scielo.br/pdf/rap/v40n 6/10.pdf>. Acesso em: 20/07/2016.
De acordo com o autor, não existe comunicação sem uma prática organizacional efetiva para tal finalidade. No entanto, existem algumas implicações que prejudicam o processo de comunicação, interferindo na ação profissional de líderes e liderados. 
Considerando o textobase da disciplina, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Quando se trata de comunicação, é melhor comunicar de forma massiva do que comunicar pouco.
II. ( ) A comunicação nas organizações é baseada na formalidade, caracterizando, assim, o processo de comunicação interna para o alcance dos objetivos organizacionais.
III. ( ) O boato é um elemento do sistema informal de comunicação em uma organização, que tem caráter anônimo e que é repassado entre os colaboradores sem ter uma confirmação de seu teor e veracidade.
IV. ( ) O diálogo é um elemento indispensável para a condução das práticas organizacionais de comunicação, pois envolve aspectos de aprendizado e criatividade dentro da organização.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta: F, F, V, V.
Pergunta 5
Analise o fragmento a seguir:
“Com o advento do interesse das organizações em atrair e reter talentos, essa prática é incorporada neste contexto, tendo sido adotada a denominação de mentoring formal, diferenciando se do mentoring clássico, observado na obra do poeta grego. As diferenças são uma tentativa de adaptação da prática de orientação de jovens ingressantes no mercado de trabalho por aqueles mais experientes e em posições de maior destaque, possibilitando, dessa forma, o uso da experiência de uns a favor de outros. A prática do mentoring no ambiente organizacional é adotada com o intuito de assessorar e alavancar a carreira de jovens profissionais e está sujeita às restrições, limitações e políticas próprias das instituições”.
MINELLO, I. F. et al. A Prática do Mentoring com Jovens Engenheiros: um estudo exploratório. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 4, n. 1, p. 233250 maio/ago. 2011. Disponível em: <redalyc.org/ pdf/2734/273419420004.pdf>. Acesso em: 29/08/2016.
Conforme os autores, a prática do mentoring agrega valor para o colaborador iniciante, que tem no auxílio de um líder mais experiente seu apoio e modelo de conduta. De acordo com o textobase, existe uma série de conceitos que orientam a utilização da ferramenta mentoring. A respeito desse tema, analise as afirmativas a seguir.
I. É uma ferramenta que permite ao liderado manifestar seus medos e incertezas
II. O líder passa a ter interesse pelo liderado, desenvolvendo suas habilidades para superar desafios e proporcionar grandes conquistas.
III. Trabalha de forma específica a aprendizagem profissional do liderado dentro da organização.
IV. O líder proporciona uma relação de dependência com o liderado, para que este se sinta protegido e assistido pela organização.
São definidas como características para a utilização da ferramenta mentoring apenas o que se afirma em:
Resposta: I e II.
Pergunta 6
Leia o fragmento a seguir.
“Para superar seus impasses, qualquer entidade (organização permanente ou projeto) tem de dispor de capacidade suficiente. Trata-se do conjunto de aptidões, habilitações e competências para resolver ou suplantar problemas de determinada natureza ou nível de dificuldade. A capacidade existe em uma pessoa, em um grupo de pessoasou em toda a organização. Inclui seus conhecimentos, habilidades e experiências, potencialidades de recursos materiais, procedimentos, competência em relacionamento externo etc.”.
VALERIANO, D. Moderno Gerenciamento de Projetos. São Paulo: Prentice Hall, 2005. p. 11.
A gestão de pessoas em projetos é fundamental para a condução eficaz de uma organização ou de um projeto específico. Para tanto, a empresa precisa estar atenta a seus recursos humanos, em especial os gestores de projeto e saber aproveitar ao máximo suas potencialidades por meio da habilidade de influenciar e de valorizar os indivíduos. Dessa forma, considerando os estudos do textobase, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O gestor precisa ter habilidades multidisciplinares, pois sua atuação em um projeto acontece em diferentes áreas da organização.
II. ( ) Um projeto se caracteriza por ter um ciclo de longo prazo, logo, o gestor consegue trabalhar com uma equipe coesa e sólida.
III. ( ) O nível de autoridade do gestor de projetos em uma estrutura matricial é limitada, pois ele tem o poder de decidir sem interferências externas.
IV. ( ) Em uma estrutura organizacional funcional, o gerente de projetos não tem formalidade em sua autoridade perante o grupo de trabalho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta: V, F, F, V.
Pergunta 7
Analise o excerto a seguir.
“O uso do poder para fazer política nas organizações é muito comum; Além de ter a capacidade de agregar, se usado para fins comuns e de acordo com objetivos da empresa, ou pode também ser utilizado para fins pessoais, de promoção e até para a legitimação de poder por meio da imposição de posição hierárquica”.
SANTOS, G. A. F.; CLARO, J. A. C. S. Poder e Política nas Organizações, à Luz das Teorias Organizacionais: um estudo bibliométrico nos anais do EnANPAD. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, São Bernardo do Campo, v. 5, n. 1, jan./jun. 2014. Disponível em: <metodista.br/revistas/revistasmetodist a/index.php/REGS/article/view/4687/4253>. Acesso em: 05/07/2016.
De acordo com o texto apresentado e analisando as definições em torno do poder e sua utilização nas organizações, é imprescindível considerar as relações entre os influenciadores e os influenciados. Para tanto, consideram-se dois elementos principais: a autoridade e a legitimidade. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir.
I. A autoridade também pode ser definida como exercício de poder.
II. A legitimidade do poder acontece quando os liderados aceitam as decisões do líder e as cumprem.
III. A legitimidade possui relação com a figura de autoridade tradicional, pois a sua aceitação está vinculada a confiança dos influenciados no influenciador.
IV. A legalidade está relacionada com a figura de autoridade carismática, a qual os influenciados possuem veneração pelo influenciador.
São definições que explicam corretamente os conceitos de autoridade e legitimidade apenas o que se afirma em:
Resposta: I, II e III.
Pergunta 8
Leia atentamente o excerto a seguir:
“Na maioria das organizações, os desafios com os quais os líderes se deparam têm mudado drasticamente a partir da última metade do século XX. [...] Os líderes de hoje têm de aceitar mudanças, pensar globalmente e muitas vezes gerenciar mais pessoas em menos tempo e recursos. Sua abordagem deve ser de foco, de inspiração e de suporte às pessoas sem retirar a responsabilidade. É uma grande mudança em relação aos líderes antigos”.
BYHAM, W. C; SMITH, A. B; PAESE, M. J. Formando Líderes: como identificar, desenvolver e reter talentos de liderança. São Paulo: Prentice Hall, 2003. p. 73.
Os autores sinalizam uma sequência de mudanças no perfil do novo líder. Assim como o mercado, as empresas e as pessoas também mudaram e, por isso, os líderes necessitam se adequar a essa nova realidade. De acordo com o textobase da disciplina, o líder precisa construir uma relação com seus liderados, transformando-os em seguidores. Por isso, é importante que ele desenvolva algumas habilidades e competências para conquistar os liderados. A respeito desse tema, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O líder precisa estar mais próximo de sua equipe, permitindo a participação de todos e reconhecendo as contribuições do grupo.
II. ( ) O líder deve respeitar todas as pessoas, tendo sentimento de consideração por elas.
III. ( ) Como o líder está em contato direto com seus liderados, compartilhar informações se torna irrelevante.
IV. ( ) O líder precisa ter o conhecimento total de sua equipe para poder impor suas ordens e regras organizacionais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta: V, V, F, F.
Pergunta 9
Leia com atenção o fragmento a seguir.
“Como um coach, por exemplo, sempre estou associado a uma pessoa e líder de duas formas: uma é quem digo que são como uma possibilidade, e a outra é quem digo que são no âmbito de meus julgamentos e de sua história. Minha escolha tem a ver com o contexto de nossas relações. Se me relaciono com o outro em um contexto de possibilidade, nosso trabalho conjunto é sobre nossos compromissos, sobre criar e produzir resultados sem precedentes. Se me relaciono com o outro no âmbito de seu passado e de meus julgamentos, o jogo geralmente tem a ver com o modo como analiso seus comportamentos e tento ‘consertá-los’ ou controla-los”.
SELMAN, J. Liderança. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. p. 51.
Selman (2010) enfatiza a diferença de liderança e os resultados que podem ser obtidos por meio de uma postura mais centralizadora e controladora ou mais permissiva e participativa. No textobase da disciplina, fala-se em liderança tradicional (modelo de comando e controle) e liderança orientativa (modelo de aprendizagem). Dessa forma, relacione os modelos a seguir com suas respectivas características.
1. Modelo de comando e controle
2. Modelo de aprendizagem
( ) A liderança determina as tarefas e obtém os resultados.
( ) A liderança questiona e envolve a equipe na obtenção de respostas.
( ) Tem o comando da equipe e da situação.
( ) Utiliza o capital intelectual dos indivíduos para o alcance dos objetivos.
( ) O foco está nas atividades a serem executadas.
( ) Trabalha com a avaliação de desempenho anual.
( ) Realiza feedback sempre que necessário.
( ) A base da liderança está no plano de ação.
( ) A função principal está no gerenciamento das pessoas.
( ) A atuação da liderança ocorre por uma investigação de colaboração.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta: 1, 2, 1, 2, 1, 1, 2, 1, 2, 2.
Pergunta 10 – Dissertativa

Continue navegando