Logo Passei Direto
Buscar

Contabilidade Pública - Avaliação II

Prova de Contabilidade Pública (Avaliação II) com questões de múltipla escolha sobre fases da despesa orçamentária, princípios da LOA/LDO, receitas orçamentárias (efetiva/não efetiva) e classificação das receitas correntes segundo a Lei nº 4.320/64.

User badge image
Camila Motta

em

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

É através do programa de governo que se define o objetivo que se quer alcançar, seja ele para resolver um problema, atender a uma demanda da sociedade ou para atender qualquer outra necessidade.
De acordo com as fases da Despesa Orçamentária, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Planejamento. II- Execução Orçamentária. ( ) Empenho. ( ) Reserva da Dotação. ( ) LOA fixação da despesa. ( ) Liquidação. ( ) Licitação. ( ) Pagamento. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) I - I - II - I - I - II.
b) I - II - I - II - II - I.
c) II - II - I - I - II - II.
d) II - I - I - II - I - II.

A Lei Orçamentária Anual - LOA - e a Lei das Diretrizes Orçamentárias - LDO - determinam, respectivamente, que o orçamento público deve ser autorizado por Lei e definem ainda a destinação de receitas e despesas. Para tanto, devem obedecer alguns princípios orçamentários que evidenciam a política econômica e financeira e o programa de trabalho do governo.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos princípios orçamentários da LOA:
a) Princípio da Universalidade.
b) Princípio do Valor Original.
c) Princípio da Competência.
d) Princípio Financeiro.

Todo ingresso orçamentário é uma receita pública que serve para fazer frente às despesas públicas. Possuem enfoque orçamentário e, para fins contábeis, temos o impacto na situação líquida patrimonial.
As receitas orçamentárias podem ser:
a) Receita Orçamentária aumentativa e Receita Orçamentária não aumentativa.
b) Receita Orçamentária realizada e Receita Orçamentária não realizada.
c) Receita Orçamentária efetiva e Receita Orçamentária não efetiva.
d) Receita Orçamentária originária e Receita Orçamentária não derivada.

A Lei nº 4320/64 descreve que a codificação das receitas deve ocorrer através de números em forma de codificação decimal, visto que, nesta codificação, a descrição ou denominação da receita também precisa ser descrita. Assim, com base nestas duas maneiras de identificação, criou-se a natureza das receitas.
Sobre a definição das receitas correntes que integram categorias econômicas das receitas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) São receitas correntes aquelas com origem de receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços, entre outras.
( ) São receitas recebidas de pessoas de direito público ou privado, desde que sejam destinadas a atender às despesas classificadas como Despesas Correntes.
( ) São receitas correntes aquelas provenientes da arrecadação apenas de doações para a manutenção do patrimônio público.
( ) São receitas correntes as provenientes de recebimentos apenas através da arrecadas do imposto sobre serviços - ISS - e dos juros recebidos em aplicações de longo prazo.
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V - F.

Na contabilidade pública, precisamente no que diz respeito à receita pública, existem fases distintas de execução, que são chamadas de estágios da receita orçamentária, que devem ser seguidas por todos os entes da administração pública.
Com relação aos estágios da receita orçamentária, analise as sentenças a seguir:
I- A receita orçamentária terá início com a previsão no orçamento público, que aprovado passará pelo estágio de lançamento no setor tributário.
II- Cabe à administração pública, através do setor tributário, dar início ao estágio de apuração do montante a ser arrecadado e, com base nisso, elaborar o planejamento na LOA.
III- Uma das fases que compõem a receita orçamentária é a arrecadação por parte do contribuinte na instituição financeira, para posterior recolhimento aos cofres públicos.
IV- A elaboração da proposta orçamentária composta pela receita pública e pela contabilização dos créditos tributários são as duas fases que compõem o estágio da receita orçamentária.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

As receitas públicas estão divididas em categorias econômicas, dentro do primeiro nível contábil da natureza de receita, e podem ser classificadas em receitas correntes e receitas de capital, seguindo os preceitos legais.
No que tange às receitas públicas, analise as sentenças a seguir:
I- As receitas correntes estão divididas entre receitas tributárias (impostas, taxas etc.), de contribuições, patrimonial, entre outras, que visam a custear as despesas correntes.
II- As receitas de capital são aquelas que suas fontes resultam através de dívidas, de transferências de outros entes públicos para custear investimentos, entre outros de acordo com a legislação.
III- As receitas correntes integram o orçamento público e visam a custear as despesas com investimentos em educação e saúde, provenientes de convênios com a União.
IV- Toda receita de capital deverá trazer sua fonte de recursos (impostos, taxas, contribuições de melhoria), bem como a indicação da despesa com manutenção que será utilizada.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

As despesas orçamentárias previstas em Lei devem ser estruturadas a fim de evidenciar como serão atendidas as políticas públicas. Assim, organizam-se fases para a despesa orçamentária, que devem ser seguidas para a sua realização e acompanhamento. Sobre essas fases, assinale a alternativa CORRETA:
a) Fixação da despesa, Reserva de dotação, Licitação, Empenho, Liquidação e Pagamento.
b) Origem, Classificação, Realização, Liquidação e Empenho.
c) Arrecadação, Lançamento, Reserva de dotação, Empenho, Desembolso e Pagamento.
d) Aplicações, Recursos, Licitação, Reserva de pagamento, Desembolso e Quitação.

O programa de governo é uma ferramenta de suma importância no que diz respeito ao planejamento governamental, em que o ente público definirá de forma estratégica a utilização dos recursos públicos.
Sobre o programa de governo, analise as sentenças a seguir:
I- Segundo as normas da Secretaria do Tesouro Nacional - STN -, os programas de governo devem ser precedidos da declaração do ordenador da despesa de compatibilidade com a LOA.
II- O programa de governo identificará a unidade orçamentária que executará a despesa, podendo ser mais de uma unidade orçamentária por programa.
III- Deve constar no programa de governo a identificação com o nome do programa, seus objetivos, o público que será atingido, os valores daquele programa, entre outras informações.
IV- Todo programa de governo deverá constar informações gerais de custos por programa e por atividade, com a justificativa do gestor para a execução daquela determinada atividade.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

As Despesas Orçamentárias devem ser classificadas analisando-se diferentes cenários. Dentre eles destacam-se o impacto da despesa orçamentária na sua situação patrimonial, que pode acontecer através da redução líquida patrimonial da entidade ou apenas permutando no patrimônio sem alterar a situação líquida da entidade.
Sobre essas despesas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para as Despesas Orçamentárias não Efetivas, tem-se como exemplo a aquisição de materiais para estoques e despesas com adiantamentos.
( ) A Despesa Orçamentária não Efetiva ocorre apenas nos Estados com menor arrecadação, pois a União deve controlar as despesas dos municípios.
( ) Para as Despesas Orçamentárias Efetivas, tem-se as despesas de capital decorrentes de transferência de capital.
( ) A Despesa Orçamentária Efetiva, quando ocorre, não altera a situação patrimonial da entidade, pois caracteriza-se como um fato contábil permutativo.
A V - F - V - F.
B F - F - V - V.
C F - V - F - V.
D V - V - F - F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

É através do programa de governo que se define o objetivo que se quer alcançar, seja ele para resolver um problema, atender a uma demanda da sociedade ou para atender qualquer outra necessidade.
De acordo com as fases da Despesa Orçamentária, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Planejamento. II- Execução Orçamentária. ( ) Empenho. ( ) Reserva da Dotação. ( ) LOA fixação da despesa. ( ) Liquidação. ( ) Licitação. ( ) Pagamento. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) I - I - II - I - I - II.
b) I - II - I - II - II - I.
c) II - II - I - I - II - II.
d) II - I - I - II - I - II.

A Lei Orçamentária Anual - LOA - e a Lei das Diretrizes Orçamentárias - LDO - determinam, respectivamente, que o orçamento público deve ser autorizado por Lei e definem ainda a destinação de receitas e despesas. Para tanto, devem obedecer alguns princípios orçamentários que evidenciam a política econômica e financeira e o programa de trabalho do governo.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos princípios orçamentários da LOA:
a) Princípio da Universalidade.
b) Princípio do Valor Original.
c) Princípio da Competência.
d) Princípio Financeiro.

Todo ingresso orçamentário é uma receita pública que serve para fazer frente às despesas públicas. Possuem enfoque orçamentário e, para fins contábeis, temos o impacto na situação líquida patrimonial.
As receitas orçamentárias podem ser:
a) Receita Orçamentária aumentativa e Receita Orçamentária não aumentativa.
b) Receita Orçamentária realizada e Receita Orçamentária não realizada.
c) Receita Orçamentária efetiva e Receita Orçamentária não efetiva.
d) Receita Orçamentária originária e Receita Orçamentária não derivada.

A Lei nº 4320/64 descreve que a codificação das receitas deve ocorrer através de números em forma de codificação decimal, visto que, nesta codificação, a descrição ou denominação da receita também precisa ser descrita. Assim, com base nestas duas maneiras de identificação, criou-se a natureza das receitas.
Sobre a definição das receitas correntes que integram categorias econômicas das receitas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) São receitas correntes aquelas com origem de receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços, entre outras.
( ) São receitas recebidas de pessoas de direito público ou privado, desde que sejam destinadas a atender às despesas classificadas como Despesas Correntes.
( ) São receitas correntes aquelas provenientes da arrecadação apenas de doações para a manutenção do patrimônio público.
( ) São receitas correntes as provenientes de recebimentos apenas através da arrecadas do imposto sobre serviços - ISS - e dos juros recebidos em aplicações de longo prazo.
a) F - F - V - V.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V - F.

Na contabilidade pública, precisamente no que diz respeito à receita pública, existem fases distintas de execução, que são chamadas de estágios da receita orçamentária, que devem ser seguidas por todos os entes da administração pública.
Com relação aos estágios da receita orçamentária, analise as sentenças a seguir:
I- A receita orçamentária terá início com a previsão no orçamento público, que aprovado passará pelo estágio de lançamento no setor tributário.
II- Cabe à administração pública, através do setor tributário, dar início ao estágio de apuração do montante a ser arrecadado e, com base nisso, elaborar o planejamento na LOA.
III- Uma das fases que compõem a receita orçamentária é a arrecadação por parte do contribuinte na instituição financeira, para posterior recolhimento aos cofres públicos.
IV- A elaboração da proposta orçamentária composta pela receita pública e pela contabilização dos créditos tributários são as duas fases que compõem o estágio da receita orçamentária.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

As receitas públicas estão divididas em categorias econômicas, dentro do primeiro nível contábil da natureza de receita, e podem ser classificadas em receitas correntes e receitas de capital, seguindo os preceitos legais.
No que tange às receitas públicas, analise as sentenças a seguir:
I- As receitas correntes estão divididas entre receitas tributárias (impostas, taxas etc.), de contribuições, patrimonial, entre outras, que visam a custear as despesas correntes.
II- As receitas de capital são aquelas que suas fontes resultam através de dívidas, de transferências de outros entes públicos para custear investimentos, entre outros de acordo com a legislação.
III- As receitas correntes integram o orçamento público e visam a custear as despesas com investimentos em educação e saúde, provenientes de convênios com a União.
IV- Toda receita de capital deverá trazer sua fonte de recursos (impostos, taxas, contribuições de melhoria), bem como a indicação da despesa com manutenção que será utilizada.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

As despesas orçamentárias previstas em Lei devem ser estruturadas a fim de evidenciar como serão atendidas as políticas públicas. Assim, organizam-se fases para a despesa orçamentária, que devem ser seguidas para a sua realização e acompanhamento. Sobre essas fases, assinale a alternativa CORRETA:
a) Fixação da despesa, Reserva de dotação, Licitação, Empenho, Liquidação e Pagamento.
b) Origem, Classificação, Realização, Liquidação e Empenho.
c) Arrecadação, Lançamento, Reserva de dotação, Empenho, Desembolso e Pagamento.
d) Aplicações, Recursos, Licitação, Reserva de pagamento, Desembolso e Quitação.

O programa de governo é uma ferramenta de suma importância no que diz respeito ao planejamento governamental, em que o ente público definirá de forma estratégica a utilização dos recursos públicos.
Sobre o programa de governo, analise as sentenças a seguir:
I- Segundo as normas da Secretaria do Tesouro Nacional - STN -, os programas de governo devem ser precedidos da declaração do ordenador da despesa de compatibilidade com a LOA.
II- O programa de governo identificará a unidade orçamentária que executará a despesa, podendo ser mais de uma unidade orçamentária por programa.
III- Deve constar no programa de governo a identificação com o nome do programa, seus objetivos, o público que será atingido, os valores daquele programa, entre outras informações.
IV- Todo programa de governo deverá constar informações gerais de custos por programa e por atividade, com a justificativa do gestor para a execução daquela determinada atividade.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

As Despesas Orçamentárias devem ser classificadas analisando-se diferentes cenários. Dentre eles destacam-se o impacto da despesa orçamentária na sua situação patrimonial, que pode acontecer através da redução líquida patrimonial da entidade ou apenas permutando no patrimônio sem alterar a situação líquida da entidade.
Sobre essas despesas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para as Despesas Orçamentárias não Efetivas, tem-se como exemplo a aquisição de materiais para estoques e despesas com adiantamentos.
( ) A Despesa Orçamentária não Efetiva ocorre apenas nos Estados com menor arrecadação, pois a União deve controlar as despesas dos municípios.
( ) Para as Despesas Orçamentárias Efetivas, tem-se as despesas de capital decorrentes de transferência de capital.
( ) A Despesa Orçamentária Efetiva, quando ocorre, não altera a situação patrimonial da entidade, pois caracteriza-se como um fato contábil permutativo.
A V - F - V - F.
B F - F - V - V.
C F - V - F - V.
D V - V - F - F.

Prévia do material em texto

15/04/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/4
Acadêmico: Camila Motta de Oliveira Curtinaz (1089261)
Disciplina: Contabilidade Pública (CON36)
Avaliação: Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637888) ( peso.:1,50)
Prova: 16624223
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. É através do programa de governo que se define o objetivo que se quer alcançar, seja ele para resolver um
problema, atender a uma demanda da sociedade ou para atender qualquer outra necessidade. De acordo com as
fases da Despesa Orçamentária, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Planejamento.
II- Execução Orçamentária.
( ) Empenho.
( ) Reserva da Dotação.
( ) LOA fixação da despesa.
( ) Liquidação.
( ) Licitação.
( ) Pagamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) I - II - I - II - II - I.
 b) I - I - II - I - I - II.
 c) II - II - I - I - II - II.
 d) II - I - I - II - I - II.
2. A Lei Orçamentária Anual - LOA - e a Lei das Diretrizes Orçamentárias - LDO - determinam, respectivamente, que
o orçamento público deve ser autorizado por Lei e definem ainda a destinação de receitas e despesas. Para tanto,
devem obedecer alguns princípios orçamentários que evidenciam a política econômica e financeira e o programa
de trabalho do governo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos princípios orçamentários da LOA:
 a) Princípio do Valor Original.
 b) Princípio da Competência.
 c) Princípio da Universalidade.
 d) Princípio Financeiro.
15/04/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 2/4
3. A secretaria de Tesouro Nacional auxiliado pelo MCASP - Manual de Contabilidade aplicada ao Setor Público -
determina os procedimentos para o reconhecimento e acompanhamento das Receitas Públicas e, ainda dentro
deste grupo de receitas, as Receitas Orçamentárias também estão presentes, pois destinam-se exclusivamente a
aplicações em programas e ações governamentais. Diante deste cenário, analise as afirmativas a seguir: 
I- A Receita Orçamentária Efetiva quando ocorre constitui um fato contábil e assim impacta na situação líquida
patrimonial da entidade.
II- A Receita Orçamentária Não Efetiva ocorre apenas nos Estados com menor arrecadação, pois a União deve
complementar a Receita enviando recursos.
III- A Receita Orçamentária Efetiva acontece apenas nos municípios com maiores indicadores de transparência em
seus portais de divulgação.
IV- A Receita Orçamentária Não Efetiva quando ocorre não altera a situação patrimonial da entidade, pois
caracteriza-se como um fato contábil permutativo.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a afirmativa II está correta.
 b) As afirmativas I e IV estão corretas.
 c) As afirmativas III e IV estão corretas.
 d) As afirmativas II e IV estão corretas.
4. Todo ingresso orçamentário é uma receita pública que serve para fazer frente às despesas públicas. Possuem
enfoque orçamentário e, para fins contábeis, temos o impacto na situação líquida patrimonial. As receitas
orçamentárias podem ser:
 a) Receita Orçamentária originária e Receita Orçamentária não derivada.
 b) Receita Orçamentária aumentativa e Receita Orçamentária não aumentativa.
 c) Receita Orçamentária realizada e Receita Orçamentária não realizada.
 d) Receita Orçamentária efetiva e Receita Orçamentária não efetiva.
5. A Lei nº 4320/64 descreve que a codificação das receitas deve ocorrer através de números em forma de
codificação decimal, visto que, nesta codificação, a descrição ou denominação da receita também precisa ser
descrita. Assim, com base nestas duas maneiras de identificação, criou-se a natureza das receitas. Sobre a
definição das receitas correntes que integram categorias econômicas das receitas, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas:
( ) São receitas correntes aquelas com origem de receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária,
industrial, de serviços, entre outras.
( ) São receitas recebidas de pessoas de direito público ou privado, desde que sejam destinadas a atender às
despesas classificadas como Despesas Correntes.
( ) São receitas correntes aquelas provenientes da arrecadação apenas de doações para a manutenção do
patrimônio público.
( ) São receitas correntes as provenientes de recebimentos apenas através da arrecadas do imposto sobre
serviços - ISS - e dos juros recebidos em aplicações de longo prazo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4320.htm. Acesso em: 28 nov. 2019.
 a) F - F - V - V.
 b) F - V - V - F.
 c) V - V - F - F.
 d) V - F - V - F.
15/04/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 3/4
6. Na contabilidade pública, precisamente no que diz respeito à receita pública, existem fases distintas de execução,
que são chamadas de estágios da receita orçamentária, que devem ser seguidas por todos os entes da
administração pública. Com relação aos estágios da receita orçamentária, analise as sentenças a seguir:
I- A receita orçamentária terá início com a previsão no orçamento público, que aprovado passará pelo estágio de
lançamento no setor tributário.
II- Cabe à administração pública, através do setor tributário, dar início ao estágio de apuração do montante a ser
arrecadado e, com base nisso, elaborar o planejamento na LOA.
III- Uma das fases que compõem a receita orçamentária é a arrecadação por parte do contribuinte na instituição
financeira, para posterior recolhimento aos cofres públicos.
IV- A elaboração da proposta orçamentária composta pela receita pública e pela contabilização dos créditos
tributários são as duas fases que compõem o estágio da receita orçamentária.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças III e IV estão corretas.
 b) As sentenças II e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e III estão corretas.
 d) As sentenças I e II estão corretas.
7. As receitas públicas estão divididas em categorias econômicas, dentro do primeiro nível contábil da natureza de
receita, e podem ser classificadas em receitas correntes e receitas de capital, seguindo os preceitos legais. No que
tange às receitas públicas, analise as sentenças a seguir:
I- As receitas correntes estão divididas entre receitas tributárias (impostas, taxas etc.), de contribuições,
patrimonial, entre outras, que visam a custear as despesas correntes.
II- As receitas de capital são aquelas que suas fontes resultam através de dívidas, de transferências de outros
entes públicos para custear investimentos, entre outros de acordo com a legislação.
III- As receitas correntes integram o orçamento público e visam a custear as despesas com investimentos em
educação e saúde, provenientes de convênios com a União. 
IV- Toda receita de capital deverá trazer sua fonte de recursos (impostos, taxas, contribuições de melhoria), bem
como a indicação da despesa com manutenção que será utilizada.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II e III estão corretas.
 b) As sentenças I e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e II estão corretas.
 d) As sentenças III e IV estão corretas.
8. As despesas orçamentárias previstas em Lei devem ser estruturadas a fim de evidenciar como serão atendidas as
políticas públicas. Assim, organizam-se fases para a despesa orçamentária, que devem ser seguidas para a sua
realização e acompanhamento. Sobre essas fases, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Origem, Classificação, Realização, Liquidação e Empenho.
 b) Aplicações, Recursos, Licitação, Reserva de pagamento, Desembolso e Quitação.
 c) Fixação da despesa, Reservade dotação, Licitação, Empenho, Liquidação e Pagamento.
 d) Arrecadação, Lançamento, Reserva de dotação, Empenho, Desembolso e Pagamento.
15/04/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 4/4
9. O programa de governo é uma ferramenta de suma importância no que diz respeito ao planejamento
governamental, em que o ente público definirá de forma estratégica a utilização dos recursos públicos. Sobre o
programa de governo, analise as sentenças a seguir:
I- Segundo as normas da Secretaria do Tesouro Nacional - STN -, os programas de governo devem ser precedidos
da declaração do ordenador da despesa de compatibilidade com a LOA.
II- O programa de governo identificará a unidade orçamentária que executará a despesa, podendo ser mais de uma
unidade orçamentária por programa.
III- Deve constar no programa de governo a identificação com o nome do programa, seus objetivos, o público que
será atingido, os valores daquele programa, entre outras informações.
IV- Todo programa de governo deverá constar informações gerais de custos por programa e por atividade, com a
justificativa do gestor para a execução daquela determinada atividade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças II e III estão corretas.
 b) As sentenças III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e II estão corretas.
10. As Despesas Orçamentárias devem ser classificadas analisando-se diferentes cenários. Dentre eles destacam-se
o impacto da despesa orçamentária na sua situação patrimonial, que pode acontecer através da redução líquida
patrimonial da entidade ou apenas permutando no patrimônio sem alterar a situação líquida da entidade. Sobre
essas despesas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para as Despesas Orçamentárias não Efetivas, tem-se como exemplo a aquisição de materiais para estoques
e despesas com adiantamentos.
( ) A Despesa Orçamentária não Efetiva ocorre apenas nos Estados com menor arrecadação, pois a União deve
controlar as despesas dos municípios.
( ) Para as Despesas Orçamentárias Efetivas, tem-se as despesas de capital decorrentes de transferência de
capital.
( ) A Despesa Orçamentária Efetiva, quando ocorre, não altera a situação patrimonial da entidade, pois
caracteriza-se como um fato contábil permutativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - F - V.
 b) V - V - F - F.
 c) V - F - V - F.
 d) F - F - V - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina