Buscar

AD1- Sociologia e Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Sociologia da Educação /Pedagogia-UENF/ Avaliação a Distância 1 – AD1 (2020.1)
Coordenador: Profº Ricardo A. Nobrega / Mediador a Distância: Prof.ª Vera Lucia S. S. Gregorio
Polo: Itaperuna ___Aluno (a): Poline Fernandes Ferreira____Nota: ____
Prezado (a) aluno (a), faça sua avaliação com calma. Leia e releia o pedido na questão.
Boa avaliação!
	AD1
Sociologia da Educação
Prazo de postagem: 08 de março de 2020
1. Estabeleça a diferença entre: verdade, saber, poder e produção de discursos na obra de Foucault:
(3,0 pontos).
 O poder está materializado em discursos, técnicas, práticas, instituições, formas de disciplinarização. Por isso, ele se estende pela teia social. Os discursos atingem a vida dos homens/mulheres promovendo hábitos alimentares, tabus, normas, ritmos de trabalho, isto é, promovendo valores. Esses discursos/conhecimentos/ciência acham-se intimamente associados aos elementos não-discursivos (instituições, prédios/formas arquitetônicas, por exemplo). Daí Foucault não dissociar, em sua análise, o regime de verdade ‘pura’ (discursos/conhecimentos/ciência) das relações de poder sustentadoras das instituições, da sociedade, do Estado. Aquilo que somos, em cada período histórico e em cada cultura, é moldado na dependência dos regimes de verdade, das relações de poder e das formas de individualização. Quando consideramos a associação saber-poder, passamos a atentar para as relações entre as diferentes formas de saber e os poderes que as formas de saber implicam. Por sua vez, as configurações de saber estão inscritas no jogo do poder. 
2. Observando a figura abaixo e com base nas aulas estudadas, explique a "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire? (3,0 pontos)
 Fonte: https:/comportamento/insight/o-individuo-oprimido-oprime/
Tem como idéia central em sua obra, a necessidade e a importância de se criar uma educação como prática da liberdade, uma Pedagogia que venha a possibilitar aos oprimidos se libertarem da violência dos opressores. Em sociedades como a nossa, que se caracterizam pela presença contraditória de interesses distintos, em que determinadas classes sociais promovem a dominação de consciências de outras, a Pedagogia que predomina é a Pedagogia das classes dominantes. 
3. Como os testes psicológicos e as idéias de raça e cultura contribuíram para justificação de desempenho diferenciado entre os estudantes? Explique como estes atuam para “mascarar” diferenças de classe? (2,0pontos). 
Diante da recorrência de dados que apontavam os negros e os trabalhadores pobres como os detentores dos resultados sistematicamente mais baixos nos testes psicológicos, a explicação começa a se modificar, em vez de ser racial, no sentido biológico do termo, passa a ser cultural. A Psicologia Diferencial assimilou muito dos conhecimentos acumulados pela Antropologia Cultural e os utilizou para explicar o menor rendimento obtido por grupos e classes sociais mais pobres na escola e nos instrumentos de medida das capacidades psíquicas. 
4. Explique como o humanismo renascentista; a Reforma Protestante e a Contra-Reforma; a consolidação do Estado Nacional e a ascensão da burguesia como classe hegemônica, alteraram o sistema educacional e a institucionalização da escola na Idade Moderna: (2,0 pontos).
Esses movimentos contribuíram para a ampliação e a publicização do ensino elementar, o que facilitou o crescimento da discussão sobre a necessidade de universalizar a escola. 
Devemos salientar que a Reforma e a Contra-Reforma e os movimentos culturais ocorridos nesse período foram fundamentais para a consolidação do modo de produção capitalista, assim como um novo modo de fazer política. O capitalismo nascente precisava de pessoas instruídas que soubessem lidar com a manufatura e o comércio, e a escola tornou-se um local importante para fornecer essa formação; por isso veremos no próximo item como se consolidou esse processo de institucionalização da escola.

Outros materiais