Buscar

Atividade_02_-_Ciências_do_Ambiente_e_Educação_Ambiental RESPOSTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOTA: _________
	ACADÊMICO: FABIANA LOPES RODRIGUES SERONNI
	CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
	SEMESTRE: 1º-3º MATUTINO
	PROFESSOR (A): Eduardo Rouston Junior
	DISCIPLINA: CIÊNCIAS DO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
	Data: 03/04/2020
ATIVIDADE 02
01) Explique a relevância temática do meio ambiente para os estudos e as reflexões sociológicas.
RESPOSTA: Meio ambiente corresponde não só ao meio físico e biológico, mas também ao meio sócio-cultural e sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem.
A preservação do meio ambiente, desde o início deste século, deixou de ser tratada como um assunto de um grupo pequeno de pessoas que alertavam para a necessidade de se preservar o maior bem da vida, fonte de energia dos habitantes deste planeta.
Tratar o meio ambiente como fonte de energia necessária à manutenção de todas as formas de vida é reconhecer que todos nós e, principalmente, os seres humanos detentores do poder de sua exploração dependem desta fonte de energia para a sobrevivência.
Devemos ter consciência que a natureza nos ensina, e que tudo o que necessitamos está disponível, restando apenas a nós a sabedoria de encontrar as formas equilibradas para prover as nossas necessidades sem provocar o esgotamento da fonte, pois são suficientes para a solução das necessidades não só da espécie humana, mas também de todos os seres vivos. 
Isso requer uma mudança radical na forma de enxergar os elementos naturais. Temos que conviver com os mais diversos posicionamentos de como utilizar as nossas fontes de energia, bem como a forma de encarar as dádivas que ela nos proporciona.
02) O efeito de estufa é o principal fenômeno responsável pelo aquecimento global. Quais os principais gases que desencadeiam esse processo?
RESPOSTA: O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido e possibilita a manutenção da vida. Sua intensificação, porém, tem elevado excessivamente a temperatura do globo. As atividades humanas têm intensificado esse processo. A maioria dos especialistas sustenta que a principal causa é a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se fossem o vidro de uma estufa de plantas
03) Explique o conceito de desenvolvimento sustentável.
RESPOSTA: “O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”, esta é a definição mais comum de desenvolvimento sustentável. Ela implica possibilitar às pessoas, agora e no futuro, atingir um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais. Em resumo, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
04) Preservacionismo e conservacionismo são conceitos-chave para entender questões políticas relacionadas a problemas socioambientais. Defina sociologicamente esses conceitos, com destaque para as diferenças práticas entre eles.
RESPOSTA: O preservacionismo pode ser entendido como uma corrente de pensamento que está interligada aos recursos naturais disponíveis no nosso planeta e como sua utilização deve estar relacionada com a sustentabilidade, ou seja, essa corrente está diretamente relacionada com as diferentes formas de proteção ao meio ambiente.
Além das políticas ambientais, os indivíduos em sua totalidade não puderam ainda mensurar todos os impactos no meio ambiente nós geramos todos os dias, devendo esse trabalho ser feito de maneira consciente para nos alertar sobre as dificuldades e problemáticas nesse setor.
Por outro lado, o conservacionismo contempla o amor pela natureza, mas permite o uso sustentável e assume um significado de salvar a natureza para algum fim ou integrando o ser humano. Na conservação a participação humana precisa ser de harmonia e sempre com intuito de proteção.
06) Existem diversas formas de expressar a responsabilidade socioambiental, as preocupações com as problemáticas que a sociedade está envolvida e a conscientização dos direitos e deveres de cada pessoa. Isso pode ser definido pela:
a) Cidadania. b) Punições e multas ambientais. c) Emprego da conservação ambiental.
d) Ecologia. e) Renúncia ao uso dos recursos naturais.

Outros materiais