Buscar

Metodologia do Ensino de Artes

Prévia do material em texto

Metodologia do Ensino de Artes
1 - Quais são os três aspectos da aprendizagem que se caracterizam como importantes desafios para concretizar um ensino de arte de qualidade?
A resposta correta é: Fazer arte, realizar a leitura de imagem, contextualizar a produção da arte
2 - Analise as frases abaixo em relação às tendências pedagógicas para as artes: I. As ideias desenvolvidas por Paulo Freire repercutem na educação brasileira com sua proposta voltada ao “diálogo educador-educando e visando à consciência crítica” e influenciaram a criação da Proposta Triangular. II. O ensino com base construtivista está interessado principalmente no produto do trabalho escolar e a relação professor e aluno mostra-se bem mais autoritária. Além disso, os conteúdos são considerados verdades absolutas. III. a tendência tecnicista buscava que a criança, por meio da arte, tivesse comportamentos mais criativos e “mais harmoniosos”, vendo a criança em seu aspecto global.
A resposta correta é: Somente a afirmativa I é correta
3 - Sobre os aspectos históricos do ensino da arte, podemos constatar que: I. As aulas sobre a influência da pedagogia tradicional mantiveram o desenho como principal conteúdo do ensino da arte, optando por uma ênfase utilitária, de preparação para o trabalho. II. Na Pedagogia Nova em primeiro lugar está o sistema técnico de organização do curso e da aula, muito conhecido pelo uso de apostilas e materiais didáticos confeccionados a priori. III. As ideias desenvolvidas por Paulo Freire, voltadas ao “diálogo educador-educando e visando à consciência crítica” serviram de inspiração e influência para Ana Mae Barbosa na criação da Proposta Triangular.
A resposta correta é: Apenas as afirmativas I e III são corretas
4 - Os espaços em branco precisam ser preenchidos com os termos que dizem respeito tendências pedagógicas ligadas ao ensino da arte. Identifique a alternativa que apresenta os termos corretos:
I.  As aulas sobre a influência da pedagogia tradicional mantiveram o desenho como principal conteúdo do ensino da arte, optando igualmente por uma ênfase utilitária, de preparação para o trabalho.
II. A Proposta triangular sofreu transformações, acréscimo e mesmo deturpações quando migrou do museu para a sala de aula. Influenciou a criação, tanto do Referencial da Educação Infantil, como dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental e Médio.
III. O movimento também foi conhecido como Pedagogia nova. É originário da Europa e Estados Unidos ainda no século XIX e ganhou destaque com escolas experimentais. As idéias presentes a essa tendência  reforçaram a importância da arte como expressão.
5 - A Escola Nova surgiu no final do século XIX na Europa e nos Estados Unidos. Como movimento social, propunha, entre outras coisas, a democratização da sociedade. No Brasil, este movimento aconteceu por volta dos anos 1930. Em relação à Escola Nova assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: A Escola Nova tinha como princípios a filosofia, a psicologia cognitiva, a gestalt e a psicanálise; focando o desenvolvimento gradual do aluno e respeitando sua compreensão em relação ao mundo
6 - As frases a seguir tratam das diferentes escolas ou correntes pedagógicas difundidas no Brasil. Complete a lacuna de cada um delas, indicando o período a que está relacionada. - nos primeiros trinta anos do século XX.
I – A Pedagogia Nova é originária da Europa e dos Estados Unidos, ainda no século XIX, mas ganhou destaque com escolas experimentais entre os anos de 1950 e 1970.
II – As idéias sobre ensino da arte desenvolvidas pela educadora Ana Mae Barbosa migraram para as aulas de arte com o nome de Aprendizagem Triangular nos anos 1990.
III – A Pedagogia Tradicional, que manteve o desenho como principal conteúdo do ensino da arte, optando por uma ênfase de preparação para o trabalho, destacou-se nos primeiros 30 anos do século XX.
7 - Avalie as frases que seguem em relação às tendências pedagógicas para as artes:
I. Nas “escolas normais”, de preparação de professores, incluía-se o “desenho pedagógico”, com o objetivo de ilustrar as aulas.
II. Com a Proposta Triangular os objetivos da aprendizagem valorizam a capacidade de “saber construir”, saber executar técnicas e atividades que são apresentadas como uma sequencia de realizações racionais, com ênfase no produto que será obtido por meio da habilidade.
III. A ênfase da Escola Nova não era dada sobre o resultado ou produto artístico, mas sobre o processo vivenciado a partir de experiências com arte, um “aprender fazendo”.
A resposta correta é: Somente as afirmativas I e III são corretas
8 - Sobre a Escola Nova, é correto afirmar que:
I. Os educadores John Dewey e Victor Lowenfeld são referências dos processos de aprendizagem adotados por esta tendência.
II. As teorias absorvidas pela Escola Nova reforçaram a importância da arte como expressão.
III. Há uma grande valorização sobre o resultado ou produto artístico nas atividades desenvolvidas em sala de aula.
A resposta correta é: Apenas as afirmativas I e II são corretas
9 - A tendência chamada de tradicional para o ensino de Arte se instalou no Brasil há mais de um século, entretanto percebemos que muitas das suas características e formas de aprendizagem continuam presentes na escola atual. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica dessa tendência tradicional de ensino.
A resposta correta é: Buscava-se que a criança, por meio da arte, tivesse comportamentos mais criativos e “mais harmoniosos”, vendo a criança em seu aspecto global. A ênfase não era dada sobre o resultado ou produto artístico, mas sobre o processo vivenciado
10 - Preencha os espaços em branco com os termos que identificam as tendências pedagógicas ligadas ao ensino da arte:
I. Na pedagogia tecnicista tanto aluno como professor ocupam papéis secundários. Em primeiro lugar está o sistema técnico conhecido pelo uso de apostilas e materiais didáticos confeccionados a priori.
II. Pedagogia libertadora de Paulo Freire: sua proposta é voltada ao “diálogo educador-educando e visando à consciência crítica”. Seus ideais serviram de inspiração e influência para educadores como Ana Mae Barbosa.
III. Na Proposta triangular as Ideias sobre ensino da arte desenvolvidas no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e no Rio Grande do Sul, pela fundação Iochpe e Universidade Federal migraram para as aulas de arte do ensino básico propondo o fazer arte associado à apreciação e à contextualização da arte
11 - Ao orientar as práticas da arte na educação em direção ao desenvolvimento estético da criança podemos considerar que:
I. Cabe ao professor escolher a manifestação artística cuja estética lhe parece mais bela para elegê-la como modelo de beleza a ser ensinado às crianças. Dessa forma o professor garante a manutenção desse modelo e sua propagação.
II. A arte apresenta uma possibilidade de compreensão do mundo por meio de seus valores estéticos, criando oportunidade para que a criança construa novos significados, novos sentidos para suas próprias experiências, tornando-se também um caminho para a construção de conhecimento.
III. O fazer e o apreciar arte na educação fazem interagir aspectos da consciência, do inconsciente, da memória, da vontade, da intuição, do olhar, da ação da mão, dos materiais e tantos outros aspectos que fazem da arte uma atividade complexa que promove de forma ampla o desenvolvimento estético.
A resposta correta é: Somente as afirmativas II e III são corretas
12 - Considerando as colocações do Referencial Curricular da Educação Infantil para as Artes Visuais, assinale a resposta correta:
I - O texto que trabalha as práticas de artes visuaischama a atenção para a existência de uma relação de harmonia entre a "teórica e a prática pedagógica existente” nas escolas.
II - Sua preocupação está em apontar a importância e a contribuição das práticas que classificam como decorativistas, para o desenvolvimento da criança.
III - Critica o uso da arte apenas como reforço a outros conteúdos, sem uma identidade própria. Os desenhos mimeografados, velhos conhecidos de todos também são lembrados, como formas estereotipadas.
IV - Propõe que a arte deve ser abordada em toda a sua complexidade cultural, aponta três aspectos que devem ser articulados na prática pedagógica: o fazer artístico, a apreciação e a reflexão sobre a arte.
A resposta correta é: Somente as alternativas III e IV estão corretas
13 - Leia o trecho abaixo que faz parte do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, volume III – Artes Visuais e assinale a opção correta em relação às frases apresentadas na sequencia: “As crianças têm suas próprias impressões, ideias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com a produção de arte, com o mundo dos objetos e com seu próprio fazer. As crianças exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentidos de suas experiências. A partir daí constroem significações sobre como se faz, o que é, para que serve e sobre outros conhecimentos a respeito da arte. Nesse sentido, as Artes Visuais devem ser concebidas como uma linguagem que tem estrutura e características próprias ...”(RCNEI, 1998. p. 89). Com base no trecho podemos dizer que:
I. Ao apresentar a arte como uma linguagem o Referencial organizar as formas de linguagem a serem desenvolvidas na Educação Infantil, colocando a arte a serviço de outras formas de linguagem mais elaboradas e úteis para a criança. 
II. Ao ser concebida como linguagem a arte propicia situações de aprendizagem que ampliam o repertório expressivo das crianças.
III. Para abordar a arte como linguagem, tanto no âmbito prático como no reflexivo, o professor deve articular três aspectos fundamentais: o fazer artístico, a apreciação e a reflexão sobre a arte.
A resposta correta é: Somente as afirmativas II e III são corretas
14 - Sobre estética e experiência estética podemos afirmar que:
A resposta correta é: A experiência estética pode ser considerada, numa primeira instância, como uma experiência de admiração
15 - Assinale a alternativa correta, que corresponde às situações de arte na escola que são criticadas pelo Referencial Curricular da Educação Infantil:
I  – Quando a arte valoriza principalmente a produção criadora da criança.
II – Quando a arte é usada majoritariamente para a decoração da escola.
III - Quando a arte é, prioritariamente, uma forma de passatempo.
IV - Quando a arte é, especialmente, uma linguagem que amplia as possibilidades de expressão.
V - Quando a arte exclusivamente reforça outras aprendizagens, ligadas a conteúdos diversos.
A resposta correta é: Somente as frases II, III e V são corretas.
16 - Leia as frases abaixo e assinale a alternativa que melhor representa as relações entre: arte, estética e educação.
I. As concepções de arte são organizadas segundo os instrumentos culturais que as legitimam e a escola é um desses instrumentos.
II. O objetivo da arte na Educação Infantil é o aperfeiçoamento de habilidades, como coordenação motora, para apoiar o desenvolvimento da escrita, da leitura e dos sistemas de números, por isso não tem um conteúdo próprio.
III. O conceito de estética como substantivo auxilia a relação de ensino e aprendizagem a partir de sua associação às noções de estilo e suas variações. Exemplo: estética do Renascimento ou estética do Barroco.
A resposta correta é: Somente as alternativas I e III estão corretas
17 - Leia as frases abaixo e assinale a resposta correta.
I. O conceito de estética pertence ao campo da filosofia e, apesar de fazer parte da teoria da arte não tem influência sobre as relações de ensino.
II. As concepções de arte são organizadas segundo os instrumentos culturais que as legitimam e a escola é um desses instrumentos.
III. A legitimação dos conceitos de arte pertencentes aos grupos que frequentam determinado local de educação – certa escola - pode ser o ponto de partida do professor para despertar novas vivências em arte.
A resposta correta é: Somente as afirmativas II e III são corretas
18 - Analise as frases abaixo considerando os objetivos da arte na Educação Infantil:
I. A arte tem por objetivo desenvolver a educação estética das crianças, sendo um veículo privilegiado para essa experiência, ainda que não o único.
II. A arte compõe o currículo tendo entre suas finalidades a promoção de atividades lúdicas ligadas ao fazer artístico, associando sensibilidade, ludicidade e multiplicidade de manifestações artísticas.
III. A arte tem como um de seus propósitos na educação a reprodução dos modelos de beleza que são reconhecidos e aceitos pela indústria cultural.
A resposta correta é: Somente as afirmativas I e II são corretas
19 - Leia o trecho do RCNEI a seguir: “As Artes Visuais expressam, comunicam, e atribuem sentido a sensações, sentimentos; pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional [...]. A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo às artes visuais”. (BRASIL, 1998, p. 85). A partir desse trecho podemos afirmar que:
I. O aspecto lúdico da arte é importante, mas seus aspectos de expressão e comunicação extrapolam sua utilização para recreação.
II. O caráter significativo da arte está relacionado à integração entre os diferentes aspectos que ela ativa na aprendizagem. 
III. A complexidade das relações cognitivas dificulta a aplicação da arte na educação infantil.
A resposta correta é: Somente as afirmativas I e II são corretas
20 - O foco do RCNEI para a arte como uma fonte de aprendizagem de importância para essa etapa do desenvolvimento da criança está em:
A resposta correta é: investir na organização da arte como uma linguagem que amplia as possibilidades de expressão da criança
21 - Analise os tipos de sons apresentados abaixo e classifique-os como artificiais ou naturais:
1. buzinas 2. água de cachoeiras 3. choro de crianças 4. instrumentos musicais
 resposta correta é: Os sons são respectivamente: artificiais; naturais; naturais; artificiais
22 - Considerando as colocações do Referencial Curricular da Educação Infantil para a Música, assinale a resposta correta:
I - Reforça o uso da música como acompanhamento de outros conteúdos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos e nas datas comemorativas, propondo que essas formas de uso são o principal objetivo da música na educação.
II - Critica as ações mecânicas e estereotipadas da criança na repetição de músicas. Questiona também as bandinhas rítmicas pela pouca qualidade dos instrumentos utilizados, interferindo na qualidade sonora.
III - Defende que a música na escola deveria estar ligada à "percepção e conhecimento das possibilidades e qualidades expressivas dos sons”.
 A resposta correta é: Apenas as alternativas II e III estão corretas
23 - Preencha as lacunas com os termos de teoria musicais correspondentes:
I.Duração de um som diz respeito a sua permanência por menor ou maior tempono campo de percepção.
II. As qualidades que são peculiares a um determinado tipo de som são chamadas de timbre.
III. “A partir de certa altura, os sons agudos vão progressivamente saindo de nossa faixa de percepção: a sua afinação soa distorcida, e eles vão perdendo intensidade até desaparecer para nós, embora sejam escutáveis (por um cão, por exemplo)”. (WISNIK, 1989, p. 21).
IV. Outra forma de percepção do som é a intensidade que acompanha a força ou fragilidade do mesmo.
24 - Sobre a avaliação em arte, de acordo com a proposta do PCN: "avaliar é uma ação pedagógica guiada pela atribuição de valor apurada e responsável que o professor realiza das atividades dos alunos. Avaliar é também considerar o modo de ensinar os conteúdos que estão em jogo nas situações de aprendizagem". (PCN - Arte, 1998). A partir de nossos estudos e desse trecho podemos considerar que:
I.É necessário que o professor saiba adaptar suas estratégias de avaliação para que estas sejam capazes de identificar as diferentes competências e habilidades de seus alunos.
II. O PCN indica três momentos em que é aconselhável fazer avaliação: na produção final, no resultado da avaliação com a família, no resultado da avaliação com os gestores da escola.
III. O PCN demonstra que é necessário identificar em que momentos e com que direção a avaliação pode ser realizada, destacando a avaliação diagnóstica, a avaliação do processo e a avaliação do produto resultante.
A resposta correta é: Somente as afirmativas I e III são corretas
25 - Analise o texto abaixo e assinale a resposta correta em relação aos conhecimentos de música educação:   “Para Bréscia (2003) a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro...”
Com base no texto acima escolha a frase abaixo que melhor se refere ao texto em questão:
A resposta correta é: Além de despertar a sensibilidade e a percepção para o conhecimento musical a musicalização também atua em fatores de desenvolvimento da socialização, da afetividade e da motricidade
26 - Assinale a alternativa correta sobre a avaliação em artes:
A resposta correta é: O professor deve procurar por um instrumento de avaliação adequado às necessidades e às especificidades de seus objetivos de aprendizagem, e que permitam a apreciação do processo de trabalho desenvolvido por ele
27 - Assinale a alternativa correta para matérias e procedimentos musicais:
I – Os sons são os materiais fundamentais à música; os silêncios, entretanto, não estabelecem nenhuma relação com sua prática.
II – A representação do som é realizada por meio de uma onda, demonstrando assim, sua periodicidade.
III – Ritmo é a percepção das alturas sonoras.
Resposta correta é: Apenas a alternativa II é correta
28 - Analise as frases abaixo sobre teoria musical e assinale a alternativa correta:
A resposta correta é: O conceito de musica está ligado à ordenação dos sons dentro da tradição cultural
29 - Preencha as lacunas abaixo segundo os conceitos ligados à teoria musical:
I. A percepção de uma sequência de impulsos sonoros é chamada ritmo.
II. A audição dos sons também está relacionada à faixa de percepção dos sons chamados: agudos e graves.
III. A aceleração de uma sequência rítmica passa a ser percebida como uma melodia.
IV. O conceito de música está ligado à ordenação dos sons dentro da tradição cultural.
30 - Segundo  Wisnik (1989) o conceito de som seria:
A resposta correta é: O som é uma onda proveniente da vibração dos corpos. Essa vibração é transmitida para a atmosfera sob a forma de uma propagação ondulatória, que o nosso ouvido é capaz de captar e que o cérebro interpreta

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes