Buscar

avaliação final Violência Criminalidade e Prevenção Senasp

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Parcialmente correto
Atingiu 6,67 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
São consideradas estratégias tradicionais efetivas de controle à violência e criminalidade:
Escolha uma ou mais:
a. O “endurecimento dos alvos”: Programas que buscam prevenir e/ou controlar a criminalidade através da melhoria da qualidade das medidas de segurança em relação a pessoas e propriedades. A polícia realiza visitas nas residências de determinadas comunidades identificando vulnerabilidades e ensinando os moradores a tomar medidas que melhorem sua segurança e a de suas propriedades. Parabéns! Você acertou.
b. Patrulhamento aleatório: Diversos estudos têm demonstrado que um incremento no patrulhamento policial sem um propósito claro, com base em dados e informações que identifiquem locais e horários “quentes”, produz grande efeito na prevenção de delitos. Embora haja discordância a respeito de tais estudos quando se enfoca a questão do patrulhamento a pé (o qual, segundo especialistas, mesmo aleatório produziria sim algum efeito de prevenção), todos os especialistas concordam que a estratégia de aumentar os efetivos policiais para diminuir a violência tem um custo permissivo para a administração pública e os resultados obtidos têm se mostrado efetivos, o que implica a utilização racional dos recursos policiais a partir da identificação das melhores formas e locais de sua aplicação. Não foi dessa vez.
c. “Batidas policiais”: Operações policiais localizadas e de curta duração (minutos ou horas) consistem na combinação de detenções preventivas (em países onde a legislação assim o permita), controle de identidade, patrulhamentos específicos e forte presença policial em zonas consideradas perigosas. Essas ações tendem a diminuir a criminalidade de forma drástica em curto prazo e seus efeitos podem perdurar durante anos. É importante ter em conta, entretanto, que é difícil a manutenção da força policial em operações dessa natureza durante um longo prazo, além do que pode resultar em diminuição do poder dissuasivo da força policial no local.
d. Reposta mais rápida da polícia aos chamados da população: Aumentar a rapidez com que a polícia responde aos chamados telefônicos de emergência provoca impactos significativos na redução da criminalidade ou na taxa de prisões efetuadas. Em média, a população, por fatores diversos, leva cerca de trinta minutos para acionar a polícia quando da ocorrência de um delito, o que inviabiliza a chegada do socorro em prazo hábil que permita a prisão do criminoso ou que impeça a ocorrência do crime. Não foi dessa vez.
e. Patrulhamento dirigido: Estudos demonstram que há uma diminuição significativa da criminalidade em áreas de alto risco (hot spots, por exemplo) quando as atividades de patrulhamento policial ali se concentram. Tais estudos apontam ainda que, quanto mais tempo a polícia permanecer em uma determinada área de risco, mais tempo tal área permanecerá livre de criminalidade, mesmo depois que a polícia deixar a área. O aumento do volume e intensidade de patrulhamento em determinadas áreas de risco parece produzir uma diminuição no aumento das chamadas telefônicas por auxílio policial. Estudos demonstraram que tais chamados ocorriam três vezes mais nas áreas onde não havia concentração de patrulhas. Parabéns! Você acertou.
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou alternativas demais.
As respostas corretas são: O “endurecimento dos alvos”: Programas que buscam prevenir e/ou controlar a criminalidade através da melhoria da qualidade das medidas de segurança em relação a pessoas e propriedades. A polícia realiza visitas nas residências de determinadas comunidades identificando vulnerabilidades e ensinando os moradores a tomar medidas que melhorem sua segurança e a de suas propriedades., Patrulhamento dirigido: Estudos demonstram que há uma diminuição significativa da criminalidade em áreas de alto risco (hot spots, por exemplo) quando as atividades de patrulhamento policial ali se concentram. Tais estudos apontam ainda que, quanto mais tempo a polícia permanecer em uma determinada área de risco, mais tempo tal área permanecerá livre de criminalidade, mesmo depois que a polícia deixar a área. O aumento do volume e intensidade de patrulhamento em determinadas áreas de risco parece produzir uma diminuição no aumento das chamadas telefônicas por auxílio policial. Estudos demonstraram que tais chamados ocorriam três vezes mais nas áreas onde não havia concentração de patrulhas., “Batidas policiais”: Operações policiais localizadas e de curta duração (minutos ou horas) consistem na combinação de detenções preventivas (em países onde a legislação assim o permita), controle de identidade, patrulhamentos específicos e forte presença policial em zonas consideradas perigosas. Essas ações tendem a diminuir a criminalidade de forma drástica em curto prazo e seus efeitos podem perdurar durante anos. É importante ter em conta, entretanto, que é difícil a manutenção da força policial em operações dessa natureza durante um longo prazo, além do que pode resultar em diminuição do poder dissuasivo da força policial no local.
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As intervenções para prevenção da violência podem, ainda, ser classificadas pela OMS e BID em três diferentes níveis: primário, secundário e terciário. Faça a associação correta:
São as intervenções que buscam prevenir a violência e/ou a criminalidade antes que ocorram. Está voltada para a redução dos fatores de risco e o aumento dos fatores de proteção para toda a população ou para grupos específicos dela.
Resposta 1 
São as intervenções centradas em programas e projetos de longo prazo realizados posteriormente às condutas violentas e/ou criminosas, como a reabilitação e reinserção social e as ações destinadas à redução dos traumas decorrentes da violência e da criminalidade. Nesse nível, as ações estão dirigidas aos indivíduos que tenham manifestado ou tenham sido vítimas de condutas violentas e/ou criminosas, na tentativa de evitar que voltem a reincidir no comportamento ou a ser vítimas da violência e/ou criminalidade, respectivamente.
Resposta 2 
Configura-se em ações que objetivam dar respostas mais imediatas à violência e à criminalidade. Esse tipo de prevenção está focado em grupos de alto risco de desenvolvimento de condutas violentas e/ou criminais, como os jovens em situação de desigualdade econômica e social.
Resposta 3 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: São as intervenções que buscam prevenir a violência e/ou a criminalidade antes que ocorram. Está voltada para a redução dos fatores de risco e o aumento dos fatores de proteção para toda a população ou para grupos específicos dela. ? Prevenção Primária., São as intervenções centradas em programas e projetos de longo prazo realizados posteriormente às condutas violentas e/ou criminosas, como a reabilitação e reinserção social e as ações destinadas à redução dos traumas decorrentes da violência e da criminalidade. Nesse nível, as ações estão dirigidas aos indivíduos que tenham manifestado ou tenham sido vítimas de condutas violentas e/ou criminosas, na tentativa de evitar que voltem a reincidir no comportamento ou a ser vítimas da violência e/ou criminalidade, respectivamente. ? Prevenção Terciária., Configura-se em ações que objetivam dar respostas mais imediatas à violência e à criminalidade. Esse tipo de prevenção está focado em grupos de alto risco de desenvolvimento de condutas violentas e/ou criminais, como os jovens em situação de desigualdade econômica e social. ? Prevenção secundária..
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Em relação à violência há uma boa quantidade de propostas de ação com diferentes abordagens teóricas que podem ser divididas em dois grandes grupos: os que propugnam pela __________________ e os que defendem a abordagem do ____________. Ao primeiro caso, a epidemiologia
e o enfoque de saúde pública têm proporcionado metodologias antes vistas
como aplicáveis apenas ao campo da saúde propriamente dito. Ao segundo, a criminologia e os estudos jurídicos têm oferecido considerável aporte de conhecimento.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Escolha uma:
a. prevenção, extermínio.
b. prevenção, controle. Parabéns! Você acertou.
c. repressão, prevenção.
d. repressão, controle.
e. erradicação, controle.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: prevenção, controle..
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Dentre as estratégias legislativas estudadas que são consideradas importantes na redução da violência e da criminalidade estão:
Escolha uma:
a. o incremento na probabilidade de condenação e prisão do criminoso e o endurecimento das penas; restrição de liberdade juvenil; proibições de venda de álcool. Parabéns! Você acertou.
b. o aumento no número de vagas em presídios e prisão do criminoso; o endurecimento das penas; restrição de liberdade juvenil; proibições de venda de álcool.
c. Ampliar limites de encarceramento, políticas de tolerância zero e combate à corrupção.
d. Políticas armamentista, redução da maioridade penal e aumento do poder de fogo das instituições policiais.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: o incremento na probabilidade de condenação e prisão do criminoso e o endurecimento das penas; restrição de liberdade juvenil; proibições de venda de álcool..
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O BID utiliza-se de sistema de classificação de estratégias de prevenção da violência e da criminalidade, agrupando-as em ações que objetivam:
 
I- Modificar fatores estruturais ou proximais.
II- Modificar fatores sociais ou situacionais.
III- Modificar fatores específicos de risco e/ou proteção (programas pontuais) ou modificar um conjunto de fatores (programas integrais).
IV- Alcançar toda a população (prevenção primária), grupos de alto risco (prevenção secundária), agentes violentos e/ou suas vítimas (prevenção terciária).
V- Atualizar regras penais.
VI- Fortalecer instituições policiais.
Estão corretos os itens:
Escolha uma:
a. I, II, III e IV somente. Parabéns! Você acertou.
b. I, II, IV, V e V somente.
c. I,III, V e VI somente.
d. I, II e III somente.
e. I, V e VI somente.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I, II, III e IV somente..
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Dentre as estratégias legislativas consideradas importantes na redução da violência e da criminalidade, encontram-se:
Escolha uma:
a. O incremento na probabilidade de condenação e prisão do criminoso e o endurecimento das penas; restrição de liberdade juvenil; proibições de venda de álcool; e as proibições de porte de arma. Parabéns! Você acertou.
b. Multas e pagamentos de fiança; restrição de liberdade juvenil; proibições de venda de álcool; e as proibições de bailes funk nas comunidades.
c. O incremento na probabilidade de condenação e prisão do criminoso e o endurecimento das penas; as medidas sócioeducativas; proibições de venda de álcool; e as proibições de porte de arma.
d. Multas e pagamentos de fiança; restrição de liberdade juvenil; as medidas socioeducativas; e as proibições de bailes funk nas comunidades.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O incremento na probabilidade de condenação e prisão do criminoso e o endurecimento das penas; restrição de liberdade juvenil; proibições de venda de álcool; e as proibições de porte de arma..
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O sistema penitenciário, conforme afirma o BID e a OMS, poderia ter impacto tanto sobre o comportamento presente do potencial delinquente, através da incapacitação, quanto em relação ao futuro, através da efetiva reabilitação daqueles que tenham sido condenados à prisão. Esta estratégia, em relação à incapacitação:
Escolha uma:
a. Tem produzido retornos cada vez mais decrescentes.
b. Para reduzir os crimes em cerca de 4%, é preciso aumentar a população encarcerada em cerca de 10%.
c. Quanto maior a população encarcerada, maior é o aumento necessário (em termos absolutos) para que se alcance a redução de 4% na criminalidade. Não foi dessa vez.
d. A estratégia de prender mais pessoas para reduzir os níveis de criminalidade tem se tornado cada vez menos eficiente e provocando cada vez mais aumentos na população prisional.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 8
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Uma das regras mais importantes da prevenção é que quanto mais cedo se atuar na vida de um indivíduo, evitando o desenvolvimento de condutas violentas, mais efetiva será a ação preventiva. Em decorrência, as estratégias de prevenção devem estar orientadas previamente à redução dos fatores de risco de violência e/ou criminalidade ou ao aumento dos fatores de proteção contra a violência e/ou a criminalidade. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) utiliza um sistema de classificação de estratégias de prevenção da violência e da criminalidade, agrupando-as conforme os objetivos das ações.
Com base nessa classificação do BID, observe a descrição abaixo.
Atua sobre grupos de alto risco, aumentando a probabilidade de que deixem de ser vítimas ou agentes da violência e/ou criminalidade. As atividades de prevenção nesse campo englobam uma ampla gama de ações dos mais diferentes matizes. Aqui podem ser incluídas, por exemplo, atenção pré e pós-natal a mães em situação de pobreza ou alto risco; programas educacionais infantis; programas de incentivo ao término dos estudos secundários para jovens pobres e/ou em situação de risco; programas de treinamentos em resolução pacífica de conflitos para grupos e comunidades em situação de risco.
Essas ações são coerentes com a prevenção:
Escolha uma:
a. Imediata.
b. Localizada.
c. Social. Parabéns! Você acertou.
d. Situacional.
e. Criminal.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Social..
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A violência é ______________________ – seja em suas causas, seja em suas consequências – isto é, ela deve receber o olhar de diferentes disciplinas e áreas da ação humana para sua compreensão e tratamento. Por isso, ela requer, como tal, um conjunto de soluções que envolvem ações de diferentes setores do ________________e da ______________________. Não há, entretanto, soluções previamente estabelecidas para a prevenção da violência.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Escolha uma:
a. endêmica, governo, iniciativa privada.
b. multidisciplinar, governo, sociedade organizada.
c. complexa, governo, família.
d. prejudicial, poder público, iniciativa privada. Não foi dessa vez.
e. multifatorial, poder público, iniciativa privada.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: multidisciplinar, governo, sociedade organizada..
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
De acordo com as principais conclusões de estudos a respeito das estratégias de prevenção e policiamento, uma das estratégias tradicionais que NÃO funciona é:
Escolha uma:
a. Patrulhamento aleatório.
b. Batidas policiais. Não foi dessa vez.
c. Endurecimento dos alvos.
d. Nenhuma das alternativas.
e. Patrulhamento dirigido.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Patrulhamento aleatório..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes