Buscar

avaliacao final

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Considerando os efeitos das estratégias comunitárias sobre a criminalidade, julgue a veracidade das informações abaixo.
 Muitas das estratégias de polícia comunitária têm um efeito limitado sobre a criminalidade.
 As reuniões entre a polícia e a comunidade parecem produzir melhores efeitos se enfocam problemas específicos de criminalidade naquela comunidade.
 Algumas evidências indicam que o controle de armas, do consumo de álcool e da prostituição em uma determinada área pode incidir de forma significativa na redução da criminalidade, particularmente, nos crimes violentos como o homicídio.
O resultado é:
Escolha uma:
a. V - V - F
b. F - V - F
c. V - V - V
d. V - F - F
e. F - V - V Não foi dessa vez.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: V - V - V.
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Em relação à violência há uma boa quantidade de propostas de ação com diferentes abordagens teóricas que podem ser divididas em dois grandes grupos: os que propugnam pela __________________ e os que defendem a abordagem do ____________. Ao primeiro caso, a epidemiologia e o enfoque de saúde pública têm proporcionado metodologias antes vistas
como aplicáveis apenas ao campo da saúde propriamente dito. Ao segundo, a criminologia e os estudos jurídicos têm oferecido considerável aporte de conhecimento.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Escolha uma:
a. prevenção, extermínio.
b. repressão, prevenção.
c. repressão, controle.
d. prevenção, controle. Parabéns! Você acertou.
e. erradicação, controle.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: prevenção, controle..
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Nas últimas décadas, uma grande quantidade de modelos e ações policiais tem sido implementada em diversos países sob a classificação de:
Escolha uma:
a. policiamento reativo. Não foi dessa vez.
b. tolerância zero.
c. interação preventiva.
d. policiamento estratégico.
e. estratégia comunitária.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: estratégia comunitária..
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
De acordo com as principais conclusões de estudos a respeito das estratégias de prevenção e policiamento, uma das estratégias tradicionais que NÃO funciona é:
Escolha uma:
a. Patrulhamento dirigido.
b. Patrulhamento aleatório. Parabéns! Você acertou.
c. Endurecimento dos alvos.
d. Nenhuma das alternativas.
e. Batidas policiais.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Patrulhamento aleatório..
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
 As recomendações de especialistas no tema e o resultado das experiências com programas de polícia comunitária já implantados em diversos países das Américas, o Brasil inclusive, permitem elencar algumas atividades que são consideradas tipicamente de polícia comunitária. Dentre elas estão:
Escolha uma:
a. Fóruns entre polícia e comunidade para a definição e identificação de problemas e estabelecimento de prioridades de prevenção e controle da violência e da criminalidade. Não foi dessa vez.
b. Definição dos problemas locais por parte da comunidade através de pesquisas e reuniões com a comunidade.
c. Emissão regular de boletins informativos sobre prevenção da criminalidade e outros programas educativos similares. 
d. Lotação de policiais de forma permanente em determinadas comunidades.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Considerando as afirmações ratificadas ao final do módulo 2, analise as alternativas a seguir.
 I. A violência e a criminalidade são fenômenos multidisciplinares e requerem uma abordagem de igual natureza em termos de prevenção e controle.
 II. As políticas da área de segurança têm apontado as estratégias de prevenção e controle, em diversos âmbitos da sociedade, que têm demonstrado resultados positivos.
 III. Existe unanimidade entre os especialistas a respeito do que funciona e do que não funciona em relação à prevenção e ao controle do crime, assim como em relação aos próprios conceitos de prevenção e controle.
 IV. Os agentes da segurança pública em todos os níveis têm o dever de conhecer e compreender de forma crítica as causas e os efeitos da violência e do crime, de modo a terem maior predisposição para desenvolver suas práticas de prevenção e controle.
 
As alternativas corretas são:
Escolha uma:
a. I, II e IV
b. I e II
c. III e IV
d. I e IV Parabéns! Você acertou.
e. II e III
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I e IV.
Questão 7
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Acerca das categorias de violência estudadas, faça a associação correta:
 
I – Violência Autoinfligida
II – Violência Interpessoal
III – Violência Coletiva
A - Constitui-se de três subcategorias de acordo com o relatório da OMS: social, política e econômica. O relatório informa que nessa categoria, as divisões que a compõem parecem sugerir a existência de razões específicas para a violência cometida por grandes grupos de indivíduos ou pelo Estado, como se fizessem parte de uma agenda social prévia e legítima, pelo menos na percepção de tais grupos, como são, por exemplo, os casos de crimes de ódio cometido por certos grupos e os atos terroristas.
B - Nesta categoria estão incluídos todos os tipos de violência cometidos por uma pessoa ou por um grupo de pessoas a outras pessoas ou grupos. Segundo a OMS, a violência interpessoal pode ser dividida em dois subgrupos: (I) violência intrafamiliar (ou da família) e parceiros íntimos. Incluem-se aqui, as violências ocorridas tanto no interior das residências quanto fora delas. Neste grupo estão incluídos os abusos infantis, violência contra o parceiro íntimo ou contra idosos; (II) violência comunitária, que incluem as interações violentas entre pessoas que não tenham laços de parentesco, podendo ou não se conhecerem. Esse tipo de violência geralmente se dá fora das residências.
C - É aquela em que a pessoa que comete a violência, comete contra si mesma. Está dividida em dois subtipos: (I) o suicídio, no qual se incluem desde os pensamentos suicidas até as tentativas e os suicídios consumados; e, (II) o autoabuso, que inclui atos de automutilação.
Escolha uma:
a. II – A, I – B, III – C.
b. III – A, II – B, I – C. Parabéns! Você acertou.
c. I – A, II – C, III - B
d. II – A, I – C, III – C.
e. III – A, I – B, II – C.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: III – A, II – B, I – C..
Questão 8
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A abordagem da OMS, amplamente adotada pelas Nações Unidas como um todo, tem se tornado um marco referencial em diferentes áreas para a criação e implementação de políticas públicas que visem prevenir e controlar os níveis de violência e crime presentes nas sociedades. Sobre o material estudado, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A abordagem da saúde pública pode contribuir para a prevenção e o controle do crime por características que lhe são peculiares: é interdisciplinar e com bases científicas. Além disso, coloca ênfase na ação coletiva, entendendo que a cooperação entre vários setores é essencial para o tratamento de problemas epidêmicos. Parabéns! Você acertou.
b. O objetivo é lidar com tudo que pode ser classificado como doença, condições e problemas que possam afetar a saúde. A violência e o crime não estão nesse campo.
c. A abordagem de saúde pública é de natureza conceitual, sistêmica e de processos.
Trata-se do atendimento individual, de natureza médico-hospitalar, visando tratar de enfermidades na acepção da palavra.
d. A violência pode ser evitada por se tratar, em geral, de uma questão de fé e de evidências.
e. Os fatores que contribuem para respostas violentas – sejam eles de atitude e comportamento ou relacionados a condições mais abrangentes sociais, econômicas, políticas e culturais – não podem ser mudados.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A abordagem da saúde pública pode contribuir para a prevenção e o controle do crime por características que lhe são peculiares: é interdisciplinar e com bases científicas. Além disso, coloca ênfase na ação coletiva, entendendo que a cooperação entre vários setores é essencial para o tratamento de problemas epidêmicos..
Questão 9
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Considerando os temas tratados em estimativas de custos da violência e do crime e em mídia e segurança pública, julgue a veracidade das afirmações a seguir:
 
Além das perdas tangíveis e intangíveis impostas às vítimas e suas famílias, a violência e a criminalidade, também impõem gastos adicionais ao Estado pela necessidade de, a cada evento de violência ou crime, acionar os sistemas envolvidos na administração do fenômeno: saúde, justiça e previdência social. 
 Interessa aos elaboradores de políticas públicas e operadores da segurança e justiça, conhecer de forma mais específica os danos causados pelos diferentes tipos de crime, já que, para cada tipo criminal, os danos podem ser diferentes e podem requerer tratamento diferenciado em relação aos danos causados.
 Um estudo realizado em dois veículos de informação do estado de São Paulo, Folha de São Paulo e Jornal do Brasil, nos anos de 1997 e 1998, apurou que o maior número de casos noticiados pela mídia correspondia exatamente aos casos de quantidade registrados pela polícia.
 Calderinha e Albernaz (2009), em artigo publicado no caderno temático “Mídia e Segurança Pública” da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (CONSEG), ressaltam que se pode perceber perfeita unicidade entre o que as estatísticas demonstram e o que é selecionado como notícia nos veículos de informação.
O resultado é:
Escolha uma:
a. V - V - V - V
b. F - V - F - V
c. V - V - F - F Parabéns! Você acertou.
d. F - V - V - F
e. V - V - V - F
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V - V - F - F.
Questão 10
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Considerando os tipos de prevenção, correlacione as informações a seguir.
 
1. Prevenção primária
( )
ações dirigidas a indivíduos que já tenham tido condutas violentas e/ou criminosas ou que tenham sido vítimas delas
2. Prevenção secundária
( )
ações que buscam atender a grupos de risco em termos de exposição à violência e/ou à criminalidade, seja como vítima ou como agente
3. Prevenção terciária
( )
ações que focam a sociedade em geral com o objetivo de evitar a ocorrência de condutas violentas e/ou criminosas
O resultado da sequência correta é:
Escolha uma:
a. 3 – 2 – 1 Parabéns! Você acertou.
b. 2 – 3 – 1
c. 1 – 3 – 2
d. 2 – 1 – 3
e. 3 – 1 – 2
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 3 – 2 – 1.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais