Buscar

avaliacao final 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Dentre as estratégias legislativas consideradas importantes na redução da violência e da criminalidade, NÃO se encontra(m):
Escolha uma:
a. Proibições de porte de arma.
b. Redução da duração das penas. Parabéns! Você acertou.
c. Proibições de venda de álcool.
d. Restrição de liberdade juvenil.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Redução da duração das penas..
Questão 2
Parcialmente correto
Atingiu 5,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Julgue as alternativas em V quando Verdadeiras e F quando Falsas:
Segundo especialistas, as drogas estão vinculadas à violência mais pelos efeitos provocados sobre o comportamento do usuário que pelos conflitos relacionados a sua comercialização (disputas entre gangues, cartéis, distribuidores; disputas entre vendedores e compradores; delitos cometidos para a obtenção de meio de aquisição de mais drogas).
Resposta 1 
Uma opção para redução das ações delituosas de gangues e seus membros seria a implementação de programas para o enfraquecimento dos laços entre os integrantes e seu grupo através de programas que oferecem oportunidades de treinamento para que esses jovens desenvolvam habilidades básicas, capacitação para o trabalho e serviços de apoio ao ingresso no mercado de trabalho.
Resposta 2 
Segundo especialistas, as drogas estão vinculadas à violência mais pelos conflitos relacionados a sua comercialização (disputas entre gangues, cartéis, distribuidores; disputas entre vendedores e compradores; delitos cometidos para a obtenção de meio de aquisição de mais drogas) do que pelos efeitos provocados sobre o comportamento.
Resposta 3 
Segundo especialistas, as drogas estão vinculadas à violência mais pelos efeitos provocados sobre o comportamento do usuário que pelos conflitos relacionados a sua comercialização (disputas entre gangues, cartéis, distribuidores; disputas entre vendedores e compradores; delitos cometidos para a obtenção de meio de aquisição de mais drogas).
Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 2.
A resposta correta é: Segundo especialistas, as drogas estão vinculadas à violência mais pelos efeitos provocados sobre o comportamento do usuário que pelos conflitos relacionados a sua comercialização (disputas entre gangues, cartéis, distribuidores; disputas entre vendedores e compradores; delitos cometidos para a obtenção de meio de aquisição de mais drogas). → Falsa, Uma opção para redução das ações delituosas de gangues e seus membros seria a implementação de programas para o enfraquecimento dos laços entre os integrantes e seu grupo através de programas que oferecem oportunidades de treinamento para que esses jovens desenvolvam habilidades básicas, capacitação para o trabalho e serviços de apoio ao ingresso no mercado de trabalho. → Verdadeira, Segundo especialistas, as drogas estão vinculadas à violência mais pelos conflitos relacionados a sua comercialização (disputas entre gangues, cartéis, distribuidores; disputas entre vendedores e compradores; delitos cometidos para a obtenção de meio de aquisição de mais drogas) do que pelos efeitos provocados sobre o comportamento. → Verdadeira, Segundo especialistas, as drogas estão vinculadas à violência mais pelos efeitos provocados sobre o comportamento do usuário que pelos conflitos relacionados a sua comercialização (disputas entre gangues, cartéis, distribuidores; disputas entre vendedores e compradores; delitos cometidos para a obtenção de meio de aquisição de mais drogas). → Verdadeira.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A violência como fenômeno multifacético e sensível a diferentes variáveis (sociais, econômicas, políticas, jurídicas, culturais) pode assumir diferentes conceitos, segundo seja o universo no qual está sendo tratado. Michaud (1989) apresenta alguns destes conceitos. Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O fato de agir sobre alguém ou de fazê-lo agir contra sua vontade empregando a força ou a intimidação. Não foi dessa vez.
b. Designa fatos e ações, ou seja, apresenta uma dinâmica própria e específica e, introduz elementos de sentimento e natureza que a caracterizam como algo que ultrapassa as regras e se assenta na força brutal.
c. Tem origem no latim violentia, vis e no verbo violare. Em todos os casos a palavra está referida ao uso da força física, transgredir, agir com vigor, potência, incluindo o sentido de quantidade e abundância. A translação para o grego manteve o sentido agregando-lhe a ideia de força vital, do corpo, coação pela força.
d. A violência, antes de tudo, refere-se a “agressões e maus-tratos”. Entretanto, o uso da força só assumirá a condição de violência na medida em que normas assim a definam. Por isso, afirma, existem diferentes tipos de violência segundo as normas que as descrevem e regulam.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 4
Parcialmente correto
Atingiu 5,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Analise as alternativas abaixo assinalando V para verdadeiras ou F para falsas:
Segundo a OMS, os impactos econômicos da violência no mundo são imensuráveis, particularmente se agregarmos a eles os resultados físicos, tangíveis da violência, aqueles que, traduzindo em dor e sofrimento, produzem perdas de alto custo nos níveis psicológico e social, por exemplo.
Resposta 1 
Essa violência tem sido observada com uma incidência no mundo todo, sendo a causa de morte da maioria das pessoas entre 15 e 44 anos, com uma incidência crescente entre a faixa etária de 15 a 24 anos, como mostra o caso brasileiro em relação ao homicídio de jovens nessa faixa de idade.
Resposta 2 
Encontrada sob diversas formas em praticamente todos os lugares, consubstanciada nos milhares de vidas que são perdidas e por outro tanto de lesões sofridas, resultantes dos tipos de interações que se estabelecem entre as pessoas, podendo tais perdas, a exceção no caso de mortes, serem de natureza objetiva, subjetiva ou ambas.
Resposta 3 
Segundo a OMS, ainda que fatores biológicos e individuais possam ser explicativos da violência, o mais comum é que a explicação se dê por sua associação com outros, tais como: familiares, comunitários, culturais que, em conjunto criam condições adequadas a manifestações violentas, físicas ou simbólicas.
Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está parcialmente correta.
Você selecionou corretamente 2.
A resposta correta é: Segundo a OMS, os impactos econômicos da violência no mundo são imensuráveis, particularmente se agregarmos a eles os resultados físicos, tangíveis da violência, aqueles que, traduzindo em dor e sofrimento, produzem perdas de alto custo nos níveis psicológico e social, por exemplo. → Verdadeira, Essa violência tem sido observada com uma incidência no mundo todo, sendo a causa de morte da maioria das pessoas entre 15 e 44 anos, com uma incidência crescente entre a faixa etária de 15 a 24 anos, como mostra o caso brasileiro em relação ao homicídio de jovens nessa faixa de idade. → Verdadeira, Encontrada sob diversas formas em praticamente todos os lugares, consubstanciada nos milhares de vidas que são perdidas e por outro tanto de lesões sofridas, resultantes dos tipos de interações que se estabelecem entre as pessoas, podendo tais perdas, a exceção no caso de mortes, serem de natureza objetiva, subjetiva ou ambas. → Verdadeira, Segundo a OMS, ainda que fatores biológicos e individuais possam ser explicativos da violência, o mais comum é que a explicação se dê por sua associação com outros, tais como: familiares, comunitários, culturais que, em conjunto criam condições adequadas a manifestações violentas, físicas ou simbólicas. → Verdadeira.
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da
questão
A violência é um fenômeno complexo que, por sua vez, tem origem em diferentes fatores também complexos, os quais, uma vez conhecidos, possibilitam aos gestores públicos e aos operadores da segurança pública elaborar alternativas para enfrentar de forma adequada as diversas formas de manifestação da violência. Uma classificação dos fatores que contribuem para a ocorrência da violência pode ser encontrada em Chesnais (1996), para quem o fenômeno tem origem em:
Escolha uma:
a. Fatores socioeconômicos, Institucionais, Culturais, Demográficos, Midiáticos e Transacionais. Parabéns! Você acertou.
b. Social, Cultural, Biológico, Estrutural e Espiritual.
c. Biológico, Social, Cultural, Econômico e Institucional.
d. Fatores demográficos, étnicos, culturais, sociais e religiosos.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Fatores socioeconômicos, Institucionais, Culturais, Demográficos, Midiáticos e Transacionais..
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Uma das regras mais importantes da prevenção é que quanto mais cedo se atuar na vida de um indivíduo, evitando o desenvolvimento de condutas violentas, mais efetiva será a ação preventiva. Em decorrência, as estratégias de prevenção devem estar orientadas previamente à redução dos fatores de risco de violência e/ou criminalidade ou ao aumento dos fatores de proteção contra a violência e/ou a criminalidade. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) utiliza um sistema de classificação de estratégias de prevenção da violência e da criminalidade, agrupando-as conforme os objetivos das ações.
Com base nessa classificação do BID, observe a descrição abaixo.
Esse tipo de prevenção visa reduzir as probabilidades de alguém ser vítima potencial da violência e/ou do crime, através da redução das oportunidades, tornando a possibilidade de ocorrência do crime mais difícil, mais arriscada e menos vantajosa ou lucrativa para o criminoso. Dentre as ações adequadas encontram-se a implantação de obstáculos físicos, controles de acesso a instalações ou locais e sistemas de vigilância e monitoramento que inibam a execução de atos criminosos e de vandalismo.
Essas ações são coerentes com a prevenção:
Escolha uma:
a. Situacional.
b. Imediata.
c. Social. Não foi dessa vez.
d. Localizada.
e. Criminal.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Situacional..
Questão 7
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Dentre as estratégias legislativas consideradas importantes na redução da violência e da criminalidade, encontram-se:
Escolha uma:
a. Multas e pagamentos de fiança; restrição de liberdade juvenil; as medidas socioeducativas; e as proibições de bailes funk nas comunidades.
b. O incremento na probabilidade de condenação e prisão do criminoso e o endurecimento das penas; restrição de liberdade juvenil; proibições de venda de álcool; e as proibições de porte de arma. Parabéns! Você acertou.
c. O incremento na probabilidade de condenação e prisão do criminoso e o endurecimento das penas; as medidas sócioeducativas; proibições de venda de álcool; e as proibições de porte de arma.
d. Multas e pagamentos de fiança; restrição de liberdade juvenil; proibições de venda de álcool; e as proibições de bailes funk nas comunidades.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O incremento na probabilidade de condenação e prisão do criminoso e o endurecimento das penas; restrição de liberdade juvenil; proibições de venda de álcool; e as proibições de porte de arma..
Questão 8
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Michaud (1989) alerta para quatro questões que não podem deixar de estar presentes quando da análise do fenômeno da violência. Faça a associação de acordo com a ordem apresentada no material estudado:
I – Primeira
II – Segunda
III – Terceira
IV – Quarta
 A - Os diferentes pontos de vista orientados pelos critérios de compreensão não estão em equilíbrio. A passagem de um pelo outro se dá, então, pela mudança de perspectiva, ou seja, pelo câmbio do critério.
B - Não existe “discurso nem saber universal sobre a violência”. Ela é própria de cada sociedade, segundo seus critérios e trata seus problemas de violência a seu modo, obtendo maior ou menor sucesso.
C - Diz respeito a que, apesar da utilidade das definições objetivas de violência, elas não estão isentas de pressupostos (e, nesse caso, são influenciados pelas diferentes variáveis presentes no contexto de que utiliza a definição) e, tampouco, são capazes de apreender todos os fenômenos da violência.
D - Sempre haverá componentes subjetivos na formulação conceitual e na compreensão do fenômeno violência, orientados por diferentes critérios: jurídicos, institucionais, culturais, valóricos de grupos ou subgrupos, entre outros.
Escolha uma:
a. I – C, II – D, III – A, IV – B Parabéns! Você acertou.
b. I – A, II – B, III- C, IV – D
c. I – A, II – D, III – C, IV – B
d. I – D, II – B, III – A, IV – C
e. I – B, II – C, III – D, IV – A
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I – C, II – D, III – A, IV – B.
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
São custos da violência e criminalidade no Brasil:
Escolha uma:
a. As perdas tangíveis e intangíveis impostas às vítimas e suas famílias.
b. Os gastos do Estado pela necessidade de, a cada evento de violência ou crime, acionar os sistemas envolvidos na administração do fenômeno: saúde, justiça e previdência social. Não foi dessa vez.
c. O capital não acumulado, resultante das expectativas de violência e crime, as quais, demandam investimentos em setores não produtivos (segurança pública e privada) e alterações significativas na dinâmica social, alterando rotinas, hábitos, inibindo o turismo e reduzindo, assim, o consumo por bens e serviços.
d. A perda do capital humano resultante da violência ou de sua expectativa.
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas..
Questão 10
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Em função da seleção deliberada dos crimes mais violentos como pauta, a mídia desenvolve para população uma percepção de que são esses os crimes mais frequentes. As pessoas começam a imaginar que estão muito mais expostas a um processo de vitimização por tais crimes. Tal fenômeno é denominado “medo do crime”, ou seja, as pessoas passam a viver com medo porque imaginam que podem ser vítimas de um crime violento. Isso gera uma série de consequências: as pessoas se prendem em suas residências, deixam de realizar as coisas que gostam de fazer, aumentam seus níveis de estresse, somatizam através de diferentes manifestações biopsíquicas, gastam menos tempo e dinheiro com lazer, investem em mecanismos de proteção e segurança pessoal e residencial acabando por reduzir a sua qualidade de vida chegando a níveis drásticos, passando a viver sob o domínio da sensação de:
Escolha uma:
a. Inadequação.
b. Injustiça.
c. Insegurança. Parabéns! Você acertou.
d. Desequilíbrio.
e. Desconfiança.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Insegurança..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais