Buscar

ANTIGENO RESUMO

Prévia do material em texto

PABLLO HENRIQUE BARBOSA
 
Antígeno
Antígeno é toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos.
Geralmente, é uma proteína ou um polissacarídeo. Podem ser encontrados nos envoltórios de vírus, bactérias, fungos, protozoários e vermes parasitas.
Antígeno e Anticorpo
O funcionamento do sistema imunológico baseia-se nas relações antígeno e anticorpo.
O sistema imunológico responde ao antígeno produzindo uma substância chamada de anticorpo, que é específica para aquele antígeno. O anticorpo tem a função de eliminar os antígenos.
A reação entre o antígeno e o anticorpo segue o modelo chave-fechadura, devido à sua especificidade. Cada anticorpo produzido é capaz de reconhecer e ligar-se especificamente aos antígenos que estimulam a sua formação.
Ao longo da vida são produzidos diferentes anticorpos em respostas aos antígenos com os quais se entra em contato.
Tipos de Antígenos
· Antígenos T-independentes: são antígenos que podem estimular diretamente os linfócitos B a produzirem anticorpos, sem a necessidade de linfócitos T auxiliares.
Exemplo: Polissacarídeos são antígenos T-independentes.
· Antígenos T-dependentes: são aqueles que não estimulam diretamente a produção de anticorpos sem a ajuda dos linfócitos T.
Exemplo: Proteínas são antígenos T-dependentes.
Como diferenciar imunógeno, antígeno e hapteno?
DEVE-SE SABER AS SEGUINTES DEFINIÇÔES:
· Imunógeno (antígeno completo): é uma substância capaz de suscitar resposta imune específica, bem como memória imunológica;
· Antígeno: é uma substância que reage com os produtos de uma resposta imune específica;
Lembre-se imunógeno. Para isso, o antígeno precisa ser associado a um imunógeno para desencadear uma resposta imune.
· Hapteno: é uma substância não imunogênica, ou seja, não desencadeia resposta imune, mas que pode reagir com produtos de uma resposta imune específica. São moléculas pequenas e incapazes de suscitar uma resposta imune sozinhas, necessitando de proteínas. Devem ligar-se quimicamente a portadores proteicos para suscitar uma resposta em anticorpos.
Anticorpos
Anticorpos, também chamados de imunoglobulinas (Ig), são estruturas proteicas encontradas no plasma sanguíneo. Eles atuam contra organismos invasores do corpo, tais quais as bactérias e os vírus.
Função
A principal função dos anticorpos é a defesa do organismo, os quais atuam diretamente contra os microrganismos invasores que podem causar diversas infecções e doenças. Dessa maneira, eles neutralizam as toxinas dos parasitas extracelulares.
Produção e Ação
As proteínas de anticorpos são produzidas e secretadas por um glóbulo branco específico, chamada de linfócito B (plasmócitos).
Assim que eles reconhecem o antígeno que ameaça o corpo, prontamente produzem os anticorpos para atacar o agente invasor.
Dessa forma, eles impedem a multiplicação do agente invasor inibindo a ação das toxinas liberadas, colaborando com o sistema imunológico do corpo.
Linfócitos
Os linfócitos são um tipo de leucócito ou glóbulo branco do sangue, responsáveis pelo reconhecimento e destruição de micro-organismos infecciosos como bactérias e vírus.
Assim como as outras células sanguíneas, os linfócitos se desenvolvem na medula óssea e deslocam-se através do sistema linfático.
Linfócitos T
Os linfócitos T iniciam a vida como células imaturas denominadas células-tronco, que migram para o timo durante a infância e ali amadurecem e se transformam em linfócitos T. A maioria dos linfócitos circulantes no corpo são do tipo "T.
É no timo que os linfócitos T aprendem a diferenciar o que é próprio do organismo e o que não é. Quando estão maduros, os linfócitos T deixam o timo e entram no sistema linfático, onde fazem parte do sistema imune de vigilância.
A função dos linfócitos T é reconhecer e destruir células anormais do corpo, como as células infectadas por vírus, por exemplo.
Linfócitos B
Os linfócitos B permanecem na medula óssea, onde amadurecem e se transformam em células B. Os linfócitos B reconhecem células e micro-organismos estranhos ao organismo, como bactérias invasoras por exemplo.
Quando entram em contato com uma proteína estranha (na superfície das bactérias, por exemplo), os linfócitos B produzem anticorpos que se "acoplam" na superfície da célula estranha, provocando a sua destruição.
Os linfócitos B originam as células B de memória que sintetizam anticorpos e também os plasmócitos.
Células NK ou Natural Killer
As células natural killers(NK) ou assassinas naturais são ligeiramente maiores que os linfócitos T e B, e recebem esse nome porque estão prontas para destruir diversas células-alvo logo que são formadas, sem necessidade de maturação como acontece com os linfócitos B e T.
Essas células também produzem citocinas, que são substâncias mensageiras que regulam certas funções dos linfócitos T e B, bem como dos macrófagos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes