Buscar

Avaliação 1 Comercio Exterior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Comércio Exterior (EMD03)
	Avaliação:
	Avaliação I
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Mercosul significa Mercado Comum do Sul e foi criado em 1991, através da assinatura da Ata de Iguaçu. Fazem parte do Mercosul como sócios-fundadores: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e, atualmente, conta com cinco países-membros. No entanto, para a adesão de um novo país, precisa haver a aprovação de todos os governos dos países integrantes como associados. A diferença entre sócios plenos e associados é que os associados não precisam adotar a TEC - Tarifa Externa Comum - e também não têm direito a voto. O Mercosul se encontra na fase de união aduaneira, ou seja, para comercialização entre os países (sócios plenos), o imposto de importação é zero, e para comercialização com países extrabloco, o imposto de importação é igual para todos os países pertencentes ao bloco. O estabelecimento deste regime de tarifas está na TEC. De acordo com estas informações, qual o objetivo principal do Mercosul?
	 a)
	Criar um mercado comum com livre circulação de produtos, bens, pessoas e serviços.
	 b)
	Unificação econômica entre os países-membros.
	 c)
	Adotar uma política entre os países plenos e associados, unificando suas legislações políticas, econômicas e monetárias.
	 d)
	Criação de uma moeda única.
	2.
	O principal objetivo do Mercosul é garantir que haja integração política, econômica e social entre os países membros e a adoção de política tarifária comum com relação a terceiros países, por meio de uma Tarifa Externa Comum, a qual surgiu em 1991, e foi criada por países da América do Sul. Sobre os países fundadores do Mercado Comum do Sul, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Paraguai, Peru, Brasil, Uruguai e Chile.
	 b)
	Venezuela, Chile, Brasil e Argentina.
	 c)
	Bolívia, Venezuela, Brasil, Argentina e Paraguai.
	 d)
	Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
	3.
	Foi com os fenícios que as comercializações entre países aconteceram. Assim, atravessaram mares e oceanos para fazer o intercâmbio de produtos e mercadorias entre os povos de uma região a outra. No entanto, com o passar dos séculos, muitas mudanças ocorreram para se ter uma negociação clara e aberta entre países. Nos dias atuais, os países procuram a proteção dos produtos estrangeiros de diversas formas. Não podemos importar qualquer tipo de mercadoria ou produção sem obedecer às regras internacionais de comercialização. Sobre as barreiras ao comércio internacional, analise as afirmativas a seguir:
I- As barreiras técnicas são as características técnicas que os países apontam sobre os produtos como condição para poderem entrar no país, com o objetivo de manter o controle dos produtos importados pelos órgãos anuentes.
II- É considerado dumping quando uma empresa vende seu produto para um determinado país com valor menor do que o valor aplicado para o mesmo produto ou similar em seu próprio mercado interno.
III- As barreiras tarifárias favorecem o importador na redução dos custos. Com isso, os preços aplicados no mercado são imbatíveis, dificultando para o produto estrangeiro competir no mercado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	4.
	Aduana é uma repartição sob jurisdição governamental federal que tem como objetivo fiscalizar e inspecionar a movimentação de entrada e saída do país de mercadorias, veículos, pessoas e cobrança tributária incidentes nas atividades de importação e exportação. Sobre o papel fundamental desempenhado pela aduana, analise as sentenças a seguir:
I- Combater crimes como pirataria, contrabando e descaminho.
II- Recolhimento de tributos.
III- Proteção à sociedade e ao meio ambiente.
IV- Controle e fiscalização de pessoas, mercadorias e veículos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	5.
	No momento de importar, uma das maneiras que os países têm para evitar a contaminação de doenças e pragas à sua população é através das barreiras sanitárias e fitossanitárias, minimizando, assim, os possíveis impactos de epidemias e doenças vindas do exterior por meio da importação de vegetais, animais etc. No entanto, o uso excessivo deste tipo de barreira pode ser um meio para justificar políticas protecionistas que estão na contramão dos acordos comerciais internacionais. Deste modo, se um país for prejudicado por práticas protecionistas deste tipo de barreira, ele pode procurar um órgão competente internacional. Qual é esse órgão internacional?
	 a)
	Câmara do Comércio Internacional (CCI).
	 b)
	Organização Comercial Internacional (OCI).
	 c)
	Organização Mundial do Comércio (OMC).
	 d)
	Organização das Barreiras do Comércio Internacional (OBCI).
	6.
	Os países buscam a formação de blocos econômicos como forma de fortalecimento de suas economias e estreitamento do relacionamento com países que têm o mesmo interesse comercial. O mercado internacional é formado por muitos blocos econômicos que se apresentam em diferentes estágios de formação. Um desses acordos é o NAFTA. Sobre esse bloco, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, a Guatemala e os Estados Unidos.
	 b)
	Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os Estados Unidos e os países da América Central.
	 c)
	Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os Estados Unidos, o México e a Guatemala.
	 d)
	Fazem parte do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) o Canadá, os Estados Unidos e o México.
	7.
	Os países precisam de organismos internacionais para mediar possíveis conflitos comerciais durante o processo da dinâmica do comércio internacional, pois os países têm interesses que querem proteger. Segundo Tredesini (2011, p. 31), "Organismos Internacionais são órgãos permanentes, com personalidade jurídica, ou seja, suas ações devem ser respeitadas. Surgiram com o objetivo de desenvolver e regular as operações de comércio internacional". Assim, estes organismos ajudam a melhorar as condições gerais do comércio. Em relação aos organismos internacionais, analise as sentenças a seguir:
I- O Banco Mundial participou de diversas trajetórias durante décadas, como a reconstrução dos países europeus após a Segunda Guerra Mundial, auxiliou em projetos de países subdesenvolvidos, concedeu empréstimos para programas sociais e atualmente promove empréstimos a longo prazo para o crescimento do comércio internacional. 
II- O Fundo Monetário Internacional, um dos principais organismos internacionais, que regulamenta e trata das normas sobre o comércio entre países, serve de fórum para o comércio internacional em conferências em nível mundial. 
III- Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, que é menos importante e está localizada no Japão, é um organismo nacional que defende a economia internacional como fator primordial para o crescimento econômico.
IV- O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento tem por objetivo estabelecer as responsabilidades e as tarefas pertencentes aos blocos econômicos e seus associados.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TREDESINI, Elis Regina. Comércio Exterior. Indaial: Uniasselvi, 2011.
	 a)
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II, e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	8.
	Na busca pelo crescimento econômico, há uma enorme competição econômica entre as nações. Competir sozinho no comércio internacional é bastante árduo. Consequentemente, os países com interesses em comum estruturaram blocos econômicos, formando países parceirose estabelecendo relações econômicas e sociais com interesses mútuos, facilitando o comércio entre eles e fortalecendo suas economias. Um destes blocos tem por objetivo proporcionar o fim das barreiras comerciais, uma economia livre, permitindo o livre trânsito de pessoas e estabelecendo residências livremente, eliminando o controle das fronteiras entre os países-membros e passando a ter uma moeda oficial/única. Estas informações pertencem a qual bloco econômico?
	 a)
	Mercado Comum do Sul.
	 b)
	União Europeia.
	 c)
	Associação de Livre Comércio das Américas.
	 d)
	Associação Latino-Americana de Livre Comércio.
	9.
	Há séculos as mercadorias atravessam mares e oceanos, e hoje o mercado internacional tornou-se competitivo. Com isso, surgiram os blocos econômicos que são formados através da junção de países. O objetivo principal dos países ao se juntarem é fortalecer o comércio entre si. Os blocos econômicos fazem com que um grupo de países tenha a opção de negociar melhor seus interesses econômicos na dinâmica econômica internacional que, aliás, é muito competitiva. Sobre as características do Acordo Mercosul, analise as afirmativas a seguir:
I- O Mercosul é uma união aduaneira perfeita.
II- A tarifa externa comum do Mercosul não cobre todos os produtos importáveis.
III- A alíquota de importação é padronizada para as mercadorias comercializadas internacionalmente entre países signatários do Acordo Mercosul.
IV- A diferença entre os idiomas dos países-membros do Mercosul tem constituído forte obstáculo ao processo de integração.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III esta correta.
	10.
	Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, estende-se também à integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles, podendo beneficiá-los, e ter um crescimento maior e em conjunto. A criação dos blocos econômicos foi de grande importância para o comércio internacional. Com relação ao processo de formação de blocos econômicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A zona de livre comércio é a etapa inicial de um processo de formação de bloco econômico.
(    ) A quarta etapa é o Mercado Comum, no qual as fronteiras são abertas para as pessoas e os investimentos.
(    ) Na etapa de união econômica, é estabelecida a moeda única.
(    ) Na etapa de união aduaneira, os países pertencentes ao bloco acordam as alíquotas do imposto de importação, para produtos importados extra-bloco são iguais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://blocos-economicos.info/o-que-sao-blocos-economicos.html. Acesso em: 20 set. 2019.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais