A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
av 1 de quimica analitica

Pré-visualização | Página 2 de 2

Para preparar uma salmoura é importante adquirir um sal de boa qualidade. O volume da salmoura deve ser calculado à base de 3 litros de salmoura por quilo de queijo, por dia de salga. Após o cálculo da quantidade de sal e água, deve-se pesar o sal e dissolvê-lo obtendo a concentração recomendada”.
RODRIGUES, F. Salga em salmoura para queijos artesanais. Queijos no Brasil.12 jan. 2019. p. 01.
Disponível em: <https://www.queijosnobrasil.com.br/portal/tudo-sobre-queijo/284-salga-em-salmoura-para-queijos-artesanais>. Acesso em: 01 dez. 2019
De acordo com Rodrigues (2019) são necessários 26,9 kg de sal para cada 100 litros de água. Baseado nas informações descritas no texto selecione a alternativa CORRETA.
Dados: Massa Atômica: Na = 23 g/mol; Cl = 35 g/mol
1. 
Em 1 litro dessa solução contem 300g de NaCl.
2. 
A concentração dessa solução é de 4,64 mol/L.
3. 
A concentração dessa solução é de 5 mol/L.
4. 
A concentração dessa solução é 300g/L.
5. 
A concetração dessa solução é 280g/L.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
“O descarte inapropriado de efluentes industriais e águas residuais no meio ambiente causa preocupação pública, além de possíveis sanções legais, conforme legislação vigente. Nas últimas décadas os Processos Oxidativos Avançados (POA) têm se destacado na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de tratamento de águas residuais, por se tratar de métodos eficientes que reduzem os impactos ambientais. A eficácia destes processos depende da geração de radicais livres reativos, sendo o mais importante o radical hidroxila (HO●). Dentre os POAs químicos destaca-se o processo Fenton que envolve reações da espécie peróxido de hidrogênio  dissolvido na presença de íons de ferro a fim de gerar espécies fortemente oxidantes para degradar ou destruir uma variedade de poluentes orgânicos. O processo Fenton utiliza íons ferrosos  ou férricos  como catalisadores, em meio ácido, para promover a decomposição de  e, assim, gerar radicais hidroxila”. 
ARAÚJO, K. S. et al. Processos oxidativos avançados: uma revisão de fundamentos e aplicações no tratamento de águas residuais urbanas e efluentes industriais. Ambiente & Água- An Interdisciplinary Journal of Applied Science, v. 11, n. 2, p. 387-401, 2016. p. 388.
Considere a reação simplificada e balanceada do Reagente de Fenton pode ser observada a seguir:
Sobre essa reação química o que podemos afirmar?
1. 
Na reação o  age como agente redutor.
2. 
Na reação o  pode ser considerado um agente oxidante.
3. 
Na reação os íons  são reduzidos.
4. 
Na reação os íons  recebem elétrons.
5. 
Na reação o  é considerado agente oxidante.
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
“As soluções são misturas homogêneas em que na grande maioria das vezes o soluto (substância que se dissolve) está em menor quantidade e o solvente (substância que dissolve o soluto) está em maior quantidade. A concentração de soluções químicas refere-se à quantidade de soluto que existe em uma quantidade padrão de solução ou em uma quantidade padrão de solvente. As concentrações das soluções podem ser medidas usando-se diferentes unidades ou relações numéricas, que dependem das grandezas que estão sendo relacionadas”. 
FOGAÇA, J. R. V. O que é Concentração de Soluções Químicas? Brasil Escola. 10 nov. 2015. p. 01.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-concentracao-solucoes-quimicas.htm. Acesso em: 02 dez. 2019.
A concentração molar relaciona a quantidade de matéria (mol) do soluto presente em um determinado volume da solução. Sua unidade no SI é mol por litro (mol/L). Considere uma solução aquosa de NaCl com concentração de 0,5 mol/L e assinale a alternativa correta.
Dados: Massa Atômica: Na = 23 g/mol; Cl = 35 g/mol
1. 
500 mL dessa solução contem 100g de NaCl.
2. 
Para preparar 1 litro dessa solução devem ser pesados 29g de NaCl e colocados em 1L de água.
3. 
500 mL dessa solução contem 1 mol de NaCl.
4. 
Em 2 litros dessa solução contem 60g de NaCl.
5. 
Para preparar essa solução devem ser pesados 30g de NaCl e colocados em 1L de água.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
“Alimentos ácidos, condimentados e gordurosos costumam cair como uma bomba em estômagos mais sensíveis. É comer e logo sentir aquela azia ou queimação. Cafeína, bebidas alcoólicas, cigarro e até o nervosismo também podem piorar problemas como gastrite e úlcera. Isso ocorre porque, em situações de tensão, o sistema nervoso é acionado e estimula a produção de ácido clorídrico no estômago. Assim, o suco gástrico fica mais ácido e a agressão é maior. O suco gástrico é formado basicamente por água, ácido clorídrico e enzimas digestivas. Seu pH vai de 1,5 a 2, mas em pessoas com gastrite ele fica ainda mais ácido”.
ESTAR, B. Excesso de acidez no estômago causa úlceras e gastrite. Olhar direto. 10 abr. 2012. Disponível em: https://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=249091¬icia=excesso-de-acidez-no-estomago-causa-ulceras-e-gastrite. Acesso em: 01 dez. 2019.
Duas amostras contendo suco gástrico foram quantificadas no laboratório e nelas foram encontradas as seguintes concentrações de 
Solução 1 –  = 0,01M 
Solução 2 –  = 0,001M
O pH das soluções 1 e 2 são respectivamente:
1. 
2 e 3.
2. 
3 e 4.
3. 
1 e 2.
4. 
9 e 1.
5. 
4 e 5.
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
“A célula gravitacional de Daniel foi uma das primeiras células galvânicas a encontrar ampla aplicação prática. Foi utilizada na metade do século XIX para fornecer energia para os sistemas de comunicação telegráficos. Nesta célula, o cátodo era uma peça de cobre mergulhada em uma solução saturada em sulfato de cobre. Uma solução menos densa de sulfato de zinco diluído era colocada no topo da solução de sulfato de cobre e um eletrodo massivo de zinco ficava posicionado nessa solução”. 
SKOOG, D. A. et al. Fundamentos de Química Analítica. Tradução da 8º edição Norte-Americana. Thompson Learning, São Paulo, 2006. p. 470.
A reação global da pilha de Daniel pode ser observada a seguir.
Sobre a pilha de Daniel e sua respectiva reação, o que é correto afirmar?
1. 
Na superfície do cátodo ocorre a oxidação.
2. 
O cobre é o agente oxidante na reação.
3. 
O eletrodo de cobre sofre corrosão e tem sua massa reduzida. 
4. 
Pode ser observada eletrodeposição sob o eletrodo de zinco.
5. 
Na reação química o zinco sofre redução.
Parte inferior do formulário