A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
Prova Historia da Cultura Afro Brasileira e Indigena ap3

Pré-visualização | Página 1 de 3

Iniciado em
	Thursday, 7 Nov 2019, 21:41
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	Thursday, 7 Nov 2019, 22:21
	Tempo empregado
	39 minutos 58 segundos
	Notas
	20,00/20,00
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O órgão responsável pelo parecer de aprovação das Diretrizes Curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais foi:
Escolha uma:
a. O Conselho Nacional de Educação(CNE) 
b. As associações de pais de alunos.
c. O INEP
d. As escolas públicas.
e. As escolas particulares.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O texto sugere o trabalho, em forma de projetos, com biografias de personalidades negras com impacto na história do Brasil e do mundo atlântico. Essa orientação é especialmente vulnerável às decisões tomadas em classe pelo professor. 
PORQUE
Este pode cair na tentação de heróicizar os personagens negros da história, simplesmente replicando o que a antiga historiografia fazia com personagens em sua maioria “brancos”. Por outro lado, uma abordagem crítica das biografias sugeridas permitiria historicizar, através de exemplos concretos, as formas diferenciadas de ser negro e de conviver com a presença do racismo nos diversos contextos da história brasileira.
Escolha uma:
a. Asserção e a razão estão corretas. 
b. Asserção está incorreta e a razão está certa.
c. Asserção e a razão estão corretas, e a razão explica a asserção.
d. Asserção e a razão estão corretas, mas a razão não explica a asserção.
e. Asserção está correta e a razão está incorreta.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Na Educação, não pretende formular políticas inclusivas das histórias e expressões socioculturais no currículo escolar, nas práticas pedagógicas. 
PORQUE
Essa exigência deve ser atendida com a contribuição de especialistas, a participação dos próprios sujeitos sociais, os índios, na formação de futuros/as docentes, na formação continuada daqueles que discutem a temática indígena e atuam na produção de subsídios didáticos em todos os níveis de ensino, seja nas universidades ou nas secretarias estaduais e municipais. Só assim deixaremos de tratar as diferenças socioculturais como estranhas, exóticas e folclóricas.
Escolha uma:
a. Asserção e a razão estão corretas, e a razão explica a asserção.
b. Asserção está incorreta e a razão está certa. 
c. Asserção está correta e a razão está incorreta.
d. Asserção e a razão estão corretas.
e. Asserção e a razão estão corretas, mas a razão não explica a asserção.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“Passos afirma que a definição comum sobre racismo – entre a maioria dos autores, correntes e escolas de pensamento na atualidade – está sustentada no seu caráter ideológico, ou seja, a imputação das características negativas reais ou supostas a um determinado grupo social.” (2002; Pg 03)
Sobre a afirmação acima é CORRETO apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. O combate ao racismo é um desafio enfrentado pela sociedade brasileira desde sua colonização, portanto não é necessário este debate na escola.
b. As Diretrizes Curriculares defendem o pressuposto de que é papel dos pais desconstruir a representação de que o afrodescendente tem como único atributo a descendência escrava, subalterna ou dominada.
c. É papel do afrodescendente a sua representação que teria como único atributo a descendência escrava, subalterna ou dominada.
d. Segundo as Diretrizes é papel da escola desconstruir a representação do afrodescendente como subalterno ou dominado. 
e. Segundo as Diretrizes Curriculares não existe racismo dentro da escola, pois no Brasil ocorreu o processo de miscigenação muito forte desde a colonização.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Atualmente tem se processado um debate sobre os paradigmas educacionais, o que evidencia a necessidade de repensar as práticas pedagógicas dos professores no interior dos diferentes espaços educativos. Sobre este assunto analise as afirmações abaixo.
I - o que há de novo nesta discussão é a abordagem das formas e das relações entre conhecimentos e metodologias.
II - O papel da escola hoje mudou, não se trata mais de aquisição cumulativa de informações, mas de formação de atitudes diante do conhecimento formal que possibilita ao indivíduo transformar-se como individualidade sociocultural.
III – A interdisciplinaridade não se mostrou tão importante nesta discussão.
É correto o que se afirmar em:
Escolha uma:
a. II, apenas.
b. I, apenas.
c. I e III, apenas. 
d. I e II, apenas.
e. III, apenas.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a proposta de ensino multicultural na LDB e nos PCNs, marque a única opção INCORRETA:
Escolha uma:
a. É a era globalizada, um tempo de rápidas mudanças. Uma era de um novo mapa cultural e político, de crises: econômicas, de valores, da educação.
b. Nas últimas décadas do século XX, vivenciamos um momento rico de debates, elaboração e implantação de propostas curriculares, de novos materiais didáticos, e de repensar das práticas educativas do Brasil.
c. Podemos afirmar que ainda não existe no Brasil de hoje uma diversidade de formas, de ensinar e aprender no decorrer do processo implementação dos PCNs e dos sistemas nacionais e estaduais de avaliação da aprendizagem e padronização dos critérios de avaliação dos livros didáticos 
d. Em forma de diretrizes, o documento expressa o que da cultura e da história do Estado brasileiro se considera adequado ensinar, destacando a necessidade da inclusão da diversidade cultural no currículo de História.
e. Como já sabemos, por serem elementos das políticas educacionais, as diretrizes e os textos curriculares são veiculadores de ideologias, de propostas culturais e pedagógicas com grande poder de penetração na realidade escolar.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as noções de cultura e diversidade cultural assinale a opção INCORRETA:
Escolha uma:
a. Desde o final da década de 1990, as noções de cultura e diversidade cultural, as sim como de identidades e relações étnico-raciais, começaram a se fazer presentes nas normatizações estabelecidas pelo MEC.
b. Na prática as escolas e os professores serão obrigados a seguirem os planos de ensino fornecidos pelo Ministério da Educação. 
c. Tanto os "Parâmetros curriculares nacionais" (PCNs) como as "Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana" têm hoje força de lei e representam uma vontade de democratização e correção de desigualdades históricas na sociedade brasileira.
d. É na verdade um dos sinais mais significativos de um novo lugar político e social conquistado pelos chama dos movimentos negros e anti-racistas no processo político brasileiro
e. Tem como principal objetivo regular o exercício do ensino fundamental e médio, especialmente te na área de história
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o ensino de História Indigena nas escolas é CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. por meio de usos de mapas para localização dos povos indígenas atuais, vincular a ideia de passado colonial em que todos os índios supostamente foram exterminados
b. a ênfase nas sociodiversidades indígenas, mostrando imagens genéricas do ‘índio', da chamada ‘cultura indígena'.
c. O Censo do IBGE/2010 contabilizou a população indígena no Brasil em um número irrisório de indivíduos – os que se autodeclararam índios.
d. O ponto de partida para o ensino crítico da temática indígena consiste em considerar sempre a atualidade dos povos indígenas. 
e. É preciso discutir as diferentes expressões socioculturais indígenas no passado e no presente, afirmando a clássica dicotomia ‘Tupi' versus ‘Tapuia'.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Podemos afirmar que a visão

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.