Buscar

AP1 Artes na Educação - 2020_1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial 1 (AP1) – 2020.1
Data: 13/04/2020 até 19/04/2020 (prazo final de postagem)
Disciplina: Artes na Educação
Coordenadora: Maya Suemi Lemos 
Aluno(a): Maria Laura Aguiar dos Santos 
Matrícula: 18212080031 Polo: Petropolis 
1. Nas discussões realizadas no fórum da disciplina problematizamos a conceituação de música, nos interrogando sobre o que seriam suas características essenciais. Que elementos ou características uma produção sonora precisa ter para ser considerada música? Vimos que esta reflexão tem impacto na proposição de um modelo de educação musical, e no espectro de atividades musicais passíveis de serem mobilizadas no contexto escolar.
a. Tomando como base o que foi discutido a este respeito, é correto afirmar que: (assinale com um X a proposição válida e justifique sua resposta) – 2 pontos
( ) Podemos chamar de música apenas configurações que contenham sons vocais ou instrumentais, representados por meio de partitura.
( X ) Podemos chamar de música toda produção sonora organizada de maneira intencional pelo homem, que materialize em sons uma ideia, um discurso.
Toda produção sonora organizada de maneira intencional pelo homem, que materialize em sons uma idéia, um discurso é música. Visto que as músicas clássicas não têm vocais muitas vezes, mas se configuram músicas. Sendo assim música é toda maneira de se expressar. 
b. A partir do que foi discutido, disserte sobre as atividades musicais que podem ser propostas na escola, ainda que o docente não tenha tido formação específica em música. Que habilidades podem ser desenvolvidas e estimuladas por meio de um trabalho com sons? 4 pontos
Podem ser realizadas diversas atividades como a elaboração de um chocalho para o feriado de carnaval, pode ser feito dança da cadeira, algumas atividades de rotina ser realizadas com música de fundo adequada escolhida pelo professor. Dessa maneira várias habilidades podem ser estimuladas e trabalhadas, como a concentração, coordenação motora, ritmo, fisicalização, etc.
2. Nas aulas acerca do teatro na escola, dissemos que “teatro é jogo”. Como você explica o conteúdo desta afirmação? (2 pontos)
O conteúdo dessa frase pode ser explicado da seguinte maneira, teatro é jogo, visto que trata se de uma prática utilizada por professores nas escolas para proporcionar uma aula lúdica para seus alunos, com expressão corporal, diversão e até mesmo jogos para estimular o aprendizado. Também é uma prática utilizada por iniciantes no mundo do teatro utilizando do recurso da improvisação. 
3. A imaginação e a expressão corporal estão implicadas numa noção importante do fazer teatral, que é o que Viola Spolin chamou de “fisicalização”. O que significa “fisicalização” no contexto teatral? (2 pontos)
A fisicalização no contexto teatral como tratado no texto refere se a capacidade do indivíduo de conseguir se comunicar com seu corpo, utilizando e estimulando suas habilidades sensoriais no qual são esquecidas durante o dia a dia. A fisicalização também possibilita criar uma conexão maior com nosso corpo e mente sem precisarmos utilizar da fala geralmente.

Outros materiais