Buscar

Formação dos Estados Modernos e Rotas Comerciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

História: 3º bimestre
1. Entre os séculos XIV e XV começou, gradativamente, a se formarem na Europa os primeiros Estados Modernos. O esquema a seguir explica o processo dessa formação. Considere o quadro de palavras a seguir para completar esquema com os conceitos corretos.
	nobres, Estados Modernos, burgueses, Revoltas camponesas, reis.
2. As afirmações a seguir relacionam-se com o processo de formação dos Estados Modernos. Analise cada uma delas, identificando com a letra P aquelas que dizem respeito à formação de Portugal; com a letra E, à da Espanha; com a letra I, à da Inglaterra e a com a letra F, à da França.
1. D. João, Mestre de Avis, assumiu e centralizou o poder real, contando com apoio da burguesia. ( )
2. Com o rei Henrique VII, membro da família Tudor, iniciou-se o absolutismo monárquico, que se concretizaria nas gerações seguintes com Henrique VIII e Elisabeth I. ( )
3. O país foi unificado politicamente em 1469, com o casamento de Isabel, rainha de Castela, e Fernando, rei de Aragão. ( )
4. No reinado de Luís XIV, o Rei-Sol, o absolutismo atingiu seu ponto mais expressivo no país. ( )
5. Sua unificação contribuiu para a luta contra os muçulmanos, que tiveram seus últimos representantes expulsos da cidade de Granada em 1492. ( )
6. Foi o primeiro país europeu a formar um Estado absolutista e mercantilista, o que contribuiu para seu pioneirismo nos mares. ( )
A sequência correta de letras que completam os parênteses é:
a) 1. P, 2. I, 3. E, 4. F, 5. E, 6. P.
b) 1. I, 2. F, 3. E, 4. E, 5. F, 6. P.
c) 1. F, 2. P, 3. P, 4. I, 5. E, 6. F
d) 1. E, 2. E, 3. I, 4. P, 5. F, 6. F.
Resposta: alternativa A. 1. P, 2. I, 3. E, 4. F, 5. E, 6. P.
3. O Palácio de Versalhes, situado a 25 km de Paris, é considerado um dos maiores do mundo e possui: 2153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1250 lareiras e 700 hectares de parque, entre outros detalhes. Foi construído em meados do século XVI sob o comando do rei Luís XIV, da dinastia Bourbon. Depois de sua finalização, o rei transferiu-se para o palácio junto com toda a corte e administração francesas.
Com base nessas informações, elabore um texto que relacione essa construção com o cenário político e social em que ela ocorreu.
Resposta: O Palácio de Versalhes, com todo o seu exagero e suntuosidade, sintetiza o cenário político e social em que foi erguido. O luxo, expresso nos materiais importados de diversas partes do mundo, contrapõe-se de maneira severa ao cotidiano sofrido da maioria dos trabalhadores franceses, imersos em pesados impostos pagos à corte para a manutenção do Estado e dos privilégios da nobreza. 
4. As rotas comerciais do século XV conectavam as cidades italianas ao Oriente. Por meio dessas rotas, cuja reabertura deu-se durante as Cruzadas, mercadores italianos mantinham o privilégio do acesso às especiarias do Oriente, negociando-as diretamente com mercadores árabes no norte da África e na Ásia Menor. As novas rotas de acesso ao Oriente e a suas especiarias, desenvolvidas pelos navegadores portugueses entre os séculos XV e XVI, contornaram o continente africano para chegar até às Índias. Dentre as viagens realizadas está a de Vasco da Gama, a primeira a completar o périplo africano e chegar até Calicute, e a de Pedro Álvares Cabral, que chegou à costa brasileira antes de completar o trajeto ao Oriente.
Com base nessas informações é possível afirmar que as rotas comerciais do século XV e as novas rotas comerciais portuguesas estão relacionadas? Justifique sua resposta. 
Resposta: Sim, as rotas portuguesas são consequência das rotas comerciais que conectavam as cidades italianas ao Oriente. O monopólio de acesso às especiarias, controlado pelos mercadores italianos e árabes, e a pirataria promovida por estes nas águas do Mediterrâneo impulsionaram as nações ibéricas a buscarem caminhos alternativos de acesso às riquezas. 
5. As lutas de Reconquista, iniciadas a partir do século IX, foram embates de cristãos que buscavam expulsar os árabes mulçumanos da Península Ibérica, de maneira a reconquistar seu território. Nesse processo, formaram-se os reinos de Portugal e da Espanha. Sobre as lutas de Reconquista, identifique a alternativa incorreta:
a) Como consequência das lutas de Reconquista, Portugal foi o primeiro país europeu a possuir uma monarquia centralizada, o que contribuiu para o seu pioneirismo nos mares.
b) A formação geográfica peninsular bem como o fato de o território estar ocupado contribuíram para o desenvolvimento dos conhecimentos náuticos em Portugal.
c) As lutas de Reconquista, que se estenderam até a Europa Central, impediram que os países ibéricos acessassem as especiarias navegando pelo Mediterrâneo. 
d) O prolongamento das lutas de Reconquista na Espanha ajudou a retardar a entrada do país nas disputas marítimas.
Resposta: alternativa C. As lutas de Reconquista, que se estenderam até a Europa Central, impediram que os países ibéricos acessassem as especiarias navegando pelo Mediterrâneo.
6. Sobre as navegações portuguesas a partir do século XV, assinale a alternativa incorreta.
a) em 1419 portugueses chegam às Ilhas da Madeira.
b) Em 1477 Américo Vespúcio funda uma feitoria em Fernando de Noronha.
c) Em 1482, é construído o Castelo de São Jorge da Mina, no litoral da África Ocidental, atualmente território de Gana.
d) Em 1488 Bartolomeu Dias contorna o Cabo da Boa Esperança, que à época se chamava Cabo das Tormentas.
e) Em 1498 Vasco da Gama chega a Calicute, na Índia.
Resposta: Alternativa B. Em 1477 Américo Vespúcio funda uma feitoria em Fernando de Noronha.
7. A imagem a seguir é uma representação de um combate ocorrido no México, no século XVI. Observe a imagem e depois responda.
Coleção particular
Batalha de Tepexic. Cópia de um dos 80 desenhos que constam do Lienzo de Tlaxcala, obra feita por artistas indígenas da cidade de Tlaxcala no século XVIII.
a) Quem são os personagens retratados na cena?
b) Aparecem indígenas nos dois lados da cena. O que isso representa?
c) Quais foram as consequências desses combates para o povo que está à direita da cena?
d) Quais foram as consequências desses combates para os povos que estão à esquerda da cena?
Resposta: a) Do lado direito, veem-se guerreiros Astecas e, do lado esquerdo, o exército espanhol (sob a liderança de Hernán Cortez), auxiliados por guerreiros indígenas aliados, vindos de outros povos. b) Como estratégia de conquista e forma de multiplicar os seus exércitos, as tropas de Hernán Cortez se aliaram a povos indígenas inimigos dos Astecas, convencendo-os de que tinham um inimigo em comum. Por isso aparecem indígenas lutando ao lado dos espanhóis na imagem. c) Os Astecas tiveram seu império dominado pelas tropas espanholas de Hernán Cortez e sua cultura submetida à cultura do invasor. d) Enquanto os indígenas que se aliaram aos espanhóis tiveram suas culturas igualmente dominadas pelos invasores, os espanhóis consolidaram seu domínio e a exploração colonial na América. 
8. Leia o texto a seguir e depois responda:
[...] Em primeiro lugar, ressalta-se a busca de metais preciosos em outros continentes ante à desmonetarização da economia europeia. Essa última foi causada pelo esgotamento dos veios mineiros mais superficiais da Europa, únicos acessíveis à tecnologia da época. [...]
WASSERMAN, Claudia. História da América Latina: cinco séculos. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1996. p. 12.
a) O texto fala sobre a busca de “metais preciosos”. Quais metais são esses?
b) Os espanhóis encontraram esses metais na América. Quais foram as consequências desse achado?
c) Além da mineração, que outro tipo de exploração colonial os espanhóis impuseram na América?
Resposta: a) Ouro e prata. b) As descobertas de ricas minas de prata em Potosí (atual Bolívia), em 1545, e Zacatecas (atual México) transformaram mineração na atividade mais importante na América espanhola. O rei da Espanha considerou-as sua propriedade particular e mandou distribuir lotes àqueles que tivessem dinheiro para iniciar sua exploração. A mineração foi realizada por meio do trabalhoforçado dos indígenas. c) Além da mineração, a principal atividade colonial espanhola, atividades agropastoris também foram incorporadas ao cotidiano da América espanhola. Por meio da encomienda, os indígenas trabalhavam no plantio de cacau, batata, milho, tabaco e cana-de-açúcar. Além disso, criavam gado de corte e de transporte, como mulas e cavalos.
9. Sobre a conquista dos espanhóis na América, complete os espaços com os números correspondentes que melhor se adequam às frases.
1. Manco Inca e Túpac Amaru.
2. Casa de Contratação.
3. Francisco Pizarro.
4. Conselho das Índias.
5. Cabildos.
6. Chapetones.
7. Criollos.
8. Mestiços.
a) ( ) Espanhol que exerceu domínio sobre o Império Inca.
b) ( ) Descendentes de espanhóis nascidos na América.
c) ( ) Líderes da resistência indígena contra a dominação espanhola.
d) ( ) Órgão encarregado de controlar o comércio e a navegação entre a Espanha e suas colônias americanas.
e) ( ) Colonos nascidos na Espanha.
f) ( ) Órgão criado pela monarquia espanhola em 1524 para administrar suas colônias na América
g) ( ) Filhos de espanhóis ou de criollos com índias ou africanas.
h) ( ) Câmaras encarregadas de administrar as cidades na América espanhola. 
Resposta: 3. 7. 1. 2. 6. 4. 8. 5
10. Leia o texto e depois responda às perguntas:
O Dono da Colônia
Durante dez anos o Brasil teve um dono. Ao fechar um contrato de exclusividade para a exploração do pau-brasil, em 1502, o cristão-novo Fernão de Noronha arrendou a colônia por três anos, à frente de um consórcio de judeus conversos. O acordo teria sido renovado em três ocasiões. As obrigações do cartel eram: explorar o pau-brasil, defender a terra contra a cobiça de espanhóis e franceses, estabelecer uma feitoria, explorar 900 léguas (5,9 mil quilômetros) de litoral e pagar um quinto dos lucros à coroa.
Em 1503, Noronha armou sua primeira expedição, descobriu a ilha que hoje tem seu nome e iniciou a exploração do pau-de-tinta. Noronha, ou Loronha, agente dos judeus alemães Függer, era um rico armador nascido nas Astúrias, na Espanha, que enviava frotas à Índia e possuía uma rede de negócios, com sede em Londres.
BUENO, Eduardo. Brasil: uma História. São Paulo: Ática, 2003. p. 34.
a) Que tipo de produto Fernão de Noronha buscava explorar no Brasil? Por que havia tanto interesse nesse produto?
b) O autor afirma que “durante 10 anos o Brasil teve um dono”. O que isso significa?
Resposta: a) Pau-brasil, porque havia grande valor comercial na Europa e era utilizado para a produção de móveis, embarcações e tintura vermelha. b) O autor se refere ao fato de, em 1502, Fernão de Noronha ter arredado a colônia por três anos, renovando o acordo em três ocasiões. Assim, por cerca de 10 anos, Fernão de Noronha teria sido o “dono do Brasil”, já que nesse período Portugal interessava-se pelo comércio nas Índias e estabelecia contratos de exploração particulares na colônia.

Outros materiais