A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AVALIAÇÃO 1 SEMIÓTICA

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Semiótica ()
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial 
	Prova:
	17075503
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Muitas vezes, os próprios educadores, por incrível que pareça, também vítimas de uma formação alienante, não sabem o porquê daquilo que dão, não sabem o significado daquilo que ensinam e, quando interrogados, dão respostas evasivas: "é pré-requisito para as séries seguintes", "cai no vestibular", "hoje você não entende, mas daqui a dez anos vai entender". Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos, ou seja, acabam se conformando com o ensino desprovido de sentido. Sobre a relação da tirinha com o texto, analise as sentenças a seguir:
I- Ensinar e aprender deve estar relacionado a processos de reflexão, tendo em vista as práticas sociais. 
II- Uma das reflexões essenciais em sala é saber qual conhecimento deve ser ensinado nas escolas (julgar a relevância).
III- O processo de conhecimento deve possibilitar compreender, usufruir e transformar a realidade.
IV- A escola deve ensinar os conteúdos previstos na matriz curricular, mesmo que sejam desprovidos de significado e sentido para determinados professores e alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: http://clubedamafalda.blogspot.com/2007_03_01_archive.html#.XRYeCOhKjIU. Acesso em: 1º jul. 2019.
FONTE: VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. 13 ed. São Paulo: Libertad, 2002, p. 27-8.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
Anexos:
Mafalda_minha_mae_me_mima
	2.
	Em sociedade, os gêneros circulam em esferas de interação humana, cada um com suas características próprias. Trabalhar com gêneros nos exige uma vasto repertório teórico, que será útil em nossas análises. Sobre a postura do docente em sala, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor se interessar, primordialmente, por levar os alunos a única leitura possível do texto - é necessário chegar à única resposta esperada ao interpretar.
(    ) O professor precisa ter mecanismos restritos de verificação da resposta correta - quanto menos abrir para o diálogo melhor.
(    ) Construir com os alunos espaço de questionamento e de transformação de significados corresponde a uma prática essencial na atualidade.
(    ) Ao realizarmos leituras e análise de gêneros em sala, é essencial que o docente não dê muita abertura - as respostas podem gerar conflito de opinião; o que é ruim.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	3.
	O ensino com gêneros textuais é de fundamental importância no processo de ensino-aprendizado da língua. Trabalhar com gêneros nos exige um vasto repertório teórico, que será útil em nossas análises. Sobre a postura do docente em sala, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O professor se interessar, primordialmente, por dar oportunidades aos alunos negociarem e construirem significados.
(    ) A criação de oportunidades para o aluno construir e negociar está relacionado à forma que o professor conduz a sua aula.
(    ) Construir com os alunos espaço de questionamento e de transformação de significados corresponde a uma prática essencial na atualidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - F - V.
	4.
	Shirley Paes Leme tem no desenho a alma de sua obra. Os galhos retorcidos e enegrecidos pela fumaça são seus traços a lápis, que ela articula ora em feixes escultóricos, ora em instalações. Produz também delicados desenhos com a sinuosidade da fumaça. Para fazer a peça em homenagem à companhia de dança goiana Quasar, Shirley conta ter se inspirado na grande concentração de energia no espaço necessária para que um espetáculo de dança se realize. "A ideia da coreografia só consegue ser concretizada com movimento porque todos ficam antenados para um trabalho conjunto", diz. A obra de Shirley tem linhas-galhos que se movem em tempos diferentes, impulsionadas por motores ocultos. 
FONTE: Território Expandido. Catálogo da Exposição em homenagem aos indicados ao Prêmio Estadão, 1999, p. 12-3 (com adaptações).
A partir da interpretação do texto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	Os erros na aquisição da língua materna retardam o domínio completo do código.
	 b)
	A aprendizagem de signos visuais se dá espacialmente e a interpretação dos signos linguísticos se dá linearmente.
	 c)
	Inserir os sujeitos na linguagem e em mundos simbólicos contribui com o domínio de diferentes linguagens.
	 d)
	A interpretação dos códigos visuais ocorre por especulação.
	5.
	Trabalhar, em uma perspectiva dos Multiletramentos, exige do professor estudos teóricos aprofundados. A partir disso, o docente começa a produzir e a elaborar, progressivamente, sua prática pedagógica, seguindo alguns exemplos possíveis, contudo, não se limitando a eles. Deve sempre ir além, sem jamais deixar de diversificar, procurar outros modos, elaborar novos desafios, entre outros. Sobre a postura do docente em sala, analise as sentenças a seguir:
I- Todo texto precisa de uma leitura mais correta e acertada da essência do texto, sendo essa a tarefa do professor: levar os alunos a única leitura possível do texto/imagem, ou seja, uma resposta esperada.
II- A prova, na leitura de textos visuais, é a melhor forma de verificação da resposta correta, abrindo menos para as múltiplas respostas, pois estas podem dificultar o trabalho pedagógico.
III- Uma prática pedagógica significativa é ter uma postura que convide os alunos a questionar, interrogar e transformar significados. 
IV- O conflito de opiniões, visões e leituras é ruim, ou seja, um aluno, ao contribuir, pode atrapalhar a leitura do outro. Portanto, essa prática pode levar o aluno ao erro, dificultando o desenvolvimento da leitura. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	Os gêneros textuais são tipos relativamente estáveis de enunciados. Cada um deles, ao ser produzido, cumpre propósitos específicos. Quando queremos falar com alguém de longe, podemos escrever uma carta, mandar um e-mail ou, ainda, realizar um telefonema. Quando queremos deixar um aviso a alguém que convive conosco, podemos deixar um bilhete de porta de geladeira, um bilhete simples sobre a mesa ou, ainda, podemos enviar uma mensagem por algum aplicativo. Sobre o conceito de gêneros, analise as sentenças a seguir:
I- Os gêneros controle de venda, bilhete de ônibus, carta de representação, atestado de qualidade geralmente circulam no domínio comercial.
II- Os gêneros piadas, jogos, fofocas, adivinhas, jogos teatrais, história em quadrinhos geralmente circulam no domínio lazer.
III- Os gêneros bibliografia, prova de vestibular, epígrafe, exames orais, seminários de iniciantes geralmente circulam no domínio instrucional.
IV- Os gêneros exposições, aconselhamentos, conferências, boletim do tempo, anúncios fúnebres, ordem do dia geralmente circulam no domínio científico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	7.
	Revelação do Subúrbio
Quando vou para Minas, gosto de ficar de pé contra a
vidraça do carro,
vendo o subúrbio passar.
O subúrbio todo se condensa para ser visto depressa,
com medo de não repararmos suficientemente
em suas luzes que mal têm tempo de brilhar.
A noite logo come