Buscar

Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação

Prévia do material em texto

Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação
Avaliar	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Texto da questão
Leia a afirmação a seguir: “A linguagem é uma característica humana universal, visto que utiliza todos os códigos, signos, sinais para que sejam expressados pensamentos, percepções e sentimentos e para que a comunicação seja efetivada.”(PAREJA, 2013, p. 13).
A qual conceito refere-se a afirmação acima? Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Percepção
b. Sentimento
c. Fala
d. Língua
e. Linguagem
Gabarito comentado: A linguagem é uma característica humana universal, visto que utiliza todos os códigos, signos, sinais para que sejam expressados pensamentos, percepções e sentimentos e para que a comunicação seja efetivada. (PAREJA, 2013, p. 13). REFERÊNCIA: PAREJA, Cleide J. M. Leitura e escrita na era digital. Curitiba: Editora Fael, 2013. 139.
Feedback
A resposta correta é: Linguagem.
Questão 2
Texto da questão
É um tipo de texto que consiste na redução fiel de outro texto, mantendo suas ideias principais sem repetir os comentários, julgamentos e exemplos. A característica principal é não permitir o acréscimo de novas ideias e avaliações a respeito do tema que está sendo lido. Estamos nos referindo a:
Escolha uma:
a. Fichamento;
b. Sinopse;
c. resenha crítica;
d. Resumo;
O resumo é um tipo de texto que consiste na redução fiel de outro texto, mantendo suas ideias principais sem repetir os comentários, julgamentos e exemplos. A característica principal do resumo é não permitir o acréscimo de novas ideias e avaliações a respeito do tema que está sendo lido. P. 33 e 34;
e. Resenha descritiva;
Feedback
A resposta correta é: Resumo;.
Questão 3
Texto da questão
Leia a afirmativa a seguir:
“É uma linguagem de caráter regional, é um sistema organizado de sons e sinais que a caracterizarão como o código de signos linguísticos de um determinado povo.” (PAREJA, 2013, p. 14).
A qual conceito refere-se a afirmação acima? Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Percepção
b. Língua
Gabarito comentado: A língua é uma linguagem de caráter regional, é um sistema organizado de sons e sinais que a caracterizarão como o código de signos linguísticos de um determinado povo. (PAREJA, 2013, p. 14).
c. Linguagem
d. Sentimento
e. Fala
Feedback
A resposta correta é: Língua.
Questão 4
Texto da questão
Leia a afirmação a seguir: “É o uso individual da língua, o discurso que se realiza a partir da compreensão da língua e do conhecimento de mundo de cada um.”(PAREJA, 2013, p. 14).
A qual conceito refere-se a afirmação acima? Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Língua
b. Sentimento
c. Linguagem
d. Percepção
e. Fala
A fala é o uso individual da língua, o discurso que se realiza a partir da compreensão da língua e do conhecimento de mundo de cada um. (PAREJA, 2013, p. 14). REFERÊNCIA: PAREJA, Cleide J. M. Leitura e escrita na era digital. Curitiba: Editora Fael, 2013.
Feedback
A resposta correta é: Fala.
Questão 5
Texto da questão
Analise os trechos abaixo, complete com o correto termo coesivo e assinale a alternativa correta.
Trecho 1 Segundo Bolter (1991), podemos entender espaço de escrita como todo o campo físico e visual definido por uma particular tecnologia de escrita. ____________ ,para o autor, todas as formas de escrita são espaciais, por causa disso, nós podemos ver e entender signos escritos como estendidos em um espaço de no mínimo duas dimensões.
Escolha uma:
a. Terciariamente. :
b. Ficar. :
c. Tendo. :
d. Além disso. :
A conjunção “além disso” expressa adição; “assim”, expressa conclusão. As demais alternativas apresentam verbos, que não funcionam como conectores. Ou, apresentam conjunções que não se encaixam nas lacunas.
e. Senão. :
Feedback
A resposta correta é: Além disso. :.
Questão 6
Texto da questão
Ao desenvolver as ideias que compõem os parágrafos de um texto, o autor recorre a vários recursos, como por exemplo, a sequência de elementos persuasivos que tem por objetivo convencer o leitor. A esta técnica de desenvolvimento de parágrafos dá-se o nome de:
Escolha uma:
a. Desenvolvimento por quantidade de informações.
b. Desenvolvimento por recorrência.
c. Desenvolvimento por enumeração de pormenores ou fatos.
d. Desenvolvimento por ordenação, por razões, causas e consequências.
O desenvolvimento por ordenação, por razões, causas e consequências é um processo muito presente nos parágrafos dissertativos, uma vez que o autor quer convencer, ou seja, persuadir o leitor sobre algo. Muitas são as palavras e expressões que relacionam causas e consequências: com efeito, portanto, como consequência, por conta disso, pois, por isso. Que chamam a atenção para o encaminhamento persuasivo que o autor quer imprimir ao texto.
e. Desenvolvimento por assimilação e contraste.
Feedback
A resposta correta é: Desenvolvimento por ordenação, por razões, causas e consequências..
Questão 7
Texto da questão
Na escrita dos parágrafos de um texto, o autor recorre a vários recursos, como, por exemplo, a sequência de elementos que estabelecem questionamentos e com isso vão acrescentando incertezas ou dúvidas. A esta técnica de desenvolvimento de parágrafos dá-se o nome de:
Escolha uma:
a. Desenvolvimento por assimilação e contraste.
b. Desenvolvimento por analogia, comparação e metáfora.
c. Desenvolvimento por perguntas.
O desenvolvimento por perguntas serve para chamar a atenção do leitor a fatos que precisa pensar, rever ou refletir. As perguntas serão respondidas no decorrer do texto. É uma pergunta retórica porque não exige resposta; seu objetivo é forçar o leitor a respondê-la mentalmente e avaliar suas implicações.
d. Desenvolvimento por recorrência.
e. Desenvolvimento por ordenação, por razões, causas e consequências.
Feedback
A resposta correta é: Desenvolvimento por perguntas..
Questão 8
Texto da questão
Por serem direitos inalienáveis, a leitura e a escrita são processos os quais possibilitam a compreensão de qualquer texto. Conforme (PAREJA, Cleide, 2013, p.62) a redação é uma atividade social indispensável, para qual falta muitas vezes uma preparação preliminar. Em concordância com o expressado acima, assinale a alternativa a qual se refere à leitura e a escrita de uma redação.
Escolha uma:
a. Redação é a representação da linguagem falada por meio de signos gráficos os quais constitui-se de sistema de escritas onde os signos e significados são transcritos para melhor compreensão da textualidade.
b. Redação é o pensamento expresso por escritas, que são registradas no papel através da comunicação em forma de palavras e pensamentos, que por sua vez é interpretada pela leitura relacionada com o cotidiano propriamente dito.
c. Redação é um manifesto de leitura, escrita e grafia. É um pensamento, uma ação uma solicitação que facilita o acesso aos meios comunicativos, expressivos e distintos construídos historicamente pelos falantes e escritores da língua constituída.
d. Redação é o processo que se estrutura um discurso escrito. É uma arte, uma técnica a qual à medida que é utilizada garante que o texto tenha nível de coerência. Para que exista uma redação se faz necessário o desenvolvimento da escrita em conjunto com técnicas associadas.
Resposta Correta - Redação é o processo que se estrutura um discurso escrito. É uma arte, uma técnica a qual à medida que é utilizada garante que o texto tenha nível de coerência. Para que exista uma redação se faz necessário o desenvolvimento da escrita em conjunto com técnicas associadas.
e. Redação é o significado das palavras que aparecem no texto. Nela compreende-se o sentido da fonética e da gramatica, para que se alcance uma das finalidades da leitura e a compreensão de geração de ideias.
Feedback
A resposta correta é: Redação é o processo que se estrutura um discurso escrito. É uma arte, uma técnica a qual à medida que é utilizada garante que o texto tenha nível de coerência. Para que exista uma redação se faz necessário o desenvolvimento da escrita em conjunto com técnicas associadas..
Questão 9
Texto da questão
Preencha aslacunas convenientemente:
O processo de leitura e escrita constitui-se enquanto um ato comunicativo. Para tal, ele precisa de um __________, aquele que fala ou escrever, um __________, aquele que lê ou escuta, um __________, que é constituído pelo contexto, situação ou objetos reais ao qual a mensagem remete um __________, que é o conjunto de signos e regras de combinação a ser usado, um __________, que é a via de circulação da mensagem, e a __________, que é o conteúdo da comunicação.
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam, respectivamente, as frases que descrevem sobre Funções da Linguagem.
Escolha uma:
a. referente – emissor – receptor – código – canal de comunicação – mensagem
b. emissor – receptor – referente – código – canal de comunicação – mensagem
Gabarito comentado: O ato comunicativo precisa de um emissor, aquele que fala ou escrever, um receptor, aquele que lê ou escuta, um referente, que é constituído pelo contexto, situação ou objetos reais ao qual a mensagem remete um código, que é o conjunto de signos e regras de combinação a ser usado, um canal de comunicação, que é a via de circulação da mensagem, e a mensagem, que é o conteúdo da comunicação. (PAREJA, 2013, p. 23-14). REFERÊNCIA: PAREJA, Cleide J. M. Leitura e escrita na era digital. Curitiba: Editora Fael, 2013. 139 p.
c. receptor – emissor – referente– canal de comunicação – código – mensagem
d. código – emissor – mensagem - receptor – referente – canal de comunicação
e. canal de comunicação – emissor – receptor – referente – mensagem – código
Feedback
A resposta correta é: emissor – receptor – referente – código – canal de comunicação – mensagem.
Questão 10
Texto da questão
Para se escrever um bom parágrafo, é preciso saber como é a estrutura que ele deve apresentar, é preciso ter organização das informações: noção de introdução, desenvolvimento e conclusão. Sendo assim, uma definição de parágrafo mais assertiva seria:
Escolha uma:
a. O parágrafo é um enunciado em que há uma unidade de sentido na transmissão de uma ideia completa e intenciona atingir um objetivo.
Parágrafo é um enunciado em que há uma unidade de sentido na transmissão de uma ideia completa e intenciona atingir um objetivo. São consideradas qualidades suas à unidade, a coerência e a ênfase. É uma unidade de composição estruturada em um ou mais de um período. A unidade está relacionada com a questão de apresentar apenas uma ideia central em torno da qual gravitam as ideias secundárias. A coerência consiste na transposição de um parágrafo para outro, na ordenação das ideias de maneira lógica.
b. O parágrafo é um enunciado em que há unidade de sentido que transmite uma mensagem a um interlocutor por meio de discurso indireto livre.
c. O parágrafo é uma oração principal com subordinadas que o completam.
d. O parágrafo é parte integrante de um texto científico. Sua estrutura é basicamente o início, meio e fim de uma tese.
e. O parágrafo é uma ideia completa escrita em várias linhas.
Feedback
A resposta correta é: O parágrafo é um enunciado em que há uma unidade de sentido na transmissão de uma ideia completa e intenciona atingir um objetivo..

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes