Buscar

Discursiva - Literatura Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Observe os versos que seguem:
Um gosto de amora
comida com sol. A vida
chamava-se: "Agora".
FONTE: Disponível em: <http://poemas-de-sol.blogspot.com.br/2010_11_01_archive.html>. Acesso em: 10 abr. 2013.
Os versos precedentes constituem o Haicai, uma forma poética, de origem japonesa, caracterizada pela concisão e pela objetividade. Essa modalidade tenta captar um momento da natureza ou a passagem do tempo. Nesse sentido, disserte sobre a brevidade do Haicai, por ser constituído de dezessete sílabas poéticas.
	Resposta Esperada:
O haicai é um poema breve porque está de acordo com as fases da existência humana: ascensão - apogeu - decadência. Concentra em reduzido espaço um pensamento poético e/ou filosófico, geralmente inspirado nas mudanças que o ciclo das estações provoca no mundo concreto. Assim sendo, seu objetivo é atingir a simplicidade, tendo como artifício a humanização da natureza e a correspondente naturalização do ser.
	2.
	Considere o texto que segue: 
"E aqui se situa a contradição da preocupação educativa na transmissão de normas: o objeto das tarefas pedagógicas é um sujeito ideal, membro de uma sociedade que se espera construir um dia, graças à transmissão de padrões vigentes que não conseguiram concretizar a ordem social almejada. À caça do sonho, todos os conceitos pedagógicos estão voltados para a criança no sentido de dizer no que ela deve se tornar. O objetivo da pedagogia só será atingido se ela conseguir realizar um sujeito senhor de sua própria linguagem e de seus atos, dirigido pela razão e pela lógica, sujeito do consciente e destituído de conflito" (MAGALHÃES apud ZILBERMAN, 1984, p. 43). Com base no texto, disserte sobre a relação entre o universo lógico do adulto e o da criança.
FONTE: ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1984.
	Resposta Esperada:
O texto de Magalhães expõe a ideia de transmissão de normas, advindas das instituições tradicionais e do comportamento e atitudes dos adultos. Tal ideia visa transformar a criança em um indivíduo capaz de conter suas inquietações e de responder aos eventos imprevistos de uma maneira educada e lógica. Percebe-se, desse modo, uma relação assimétrica que se estabelece entre a criança e o adulto, para além da relação familiar, adentrando quase todas as esferas de convívio social, como também a primazia dos valores e os pontos de vista dos adultos.

Outros materiais