Buscar

Biofísica - Termologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biotermologia
· Entendimento dos processos básicos da vida
· Estudo dos mecanismos orgânicos que produzem e dissipam calor (termogênese e termólise)
O consumo de O2 é MENOR quando o homem está em jejum e está em ambiente com temperatura confortável. A demanda de gás O2 apenas aumenta durante os exercícios, após a ingestão de alimentos ou em temperatura ambiental baixa. .Metabolismo basal a demanda de gás oxigênio consumida por um ser vivo quando este se encontra em condições controladas de alimentação e estresse.
.Temperatura Corporal: o homem possui mecanismos reguladores que produzem e dissipam calor corporal, isto se deve para o equilíbrio da temperatura interna do corpo (em ambiente frio, o calor gerado no interior do corpo precisa ser mantido e em ambiente quente precisa ser dissipado).
Termogênese Biológica 
· Expostos ao frio, os animais produzem calor corporal através da contração muscular (termogênese mecânica) e pelas reações bioquímicas exotérmicas (termogênese química) > HOMEORTEMIA.
 HOMEORTEMIA consiste na capacidade dos organismos de manterem sua temperatura corporal interna constante, independente da temperatura do meio.
 Fatores envolvidos na produção de calor
· Intensidade do metabolismo basal
· Intensidade extra do metabolismo causada pela atividade muscular (incluindo contrações musculares causadas pelo calafrio) – termogênese mecânica> Está baseada na produção de calor que ocorre durante o calafrio, caracterizado por uma contração desorganizada dos músculos esqueléticos, tratando-se de uma resposta involuntária e resultante de uma atividade nervosa descontrolada.
· Metabolismo extra causado pela: efeito da tiroxina (ela produz dois hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que regulam o seu metabolismo, que é a maneira como o seu corpo usa e armazena energia. A função da tireoide é controlada pela glândula hipófise, localizada em seu cérebro.) ; aumento das atividades químicas das células e efeito termogênico dos alimentos.
Termogênese Mecânica
· Está baseada na produção de calor que ocorre durante o calafrio, caracterizado 
 por uma contração desorganizada dos músculos esqueléticos, tratando-se de uma 
 resposta involuntária e resultante de uma atividade nervosa descontrolada. 
.É uma resposta muscular quando se é exposto subitamente ao frio. Também é observado em estados febris, quando a temperatura corporal ascende rapidamente.
.Caracterizado por uma contração DESORGANIZADA dos músculos esqueléticos e resultante de uma atividade nervosa descontrolada.
.Resposta involuntária e durante seu período o consumo de O2 pode elevar-se de 2 a 5 vezes.
.Essa resposta é abolida pelo curare (relaxante muscular), substância que atua bloqueando a transmissão neuromuscular.
	
 Termogênese química 
· Apesar de mais lenta que a termogênese mecânica, é o meio mais importante para a manutenção da temperatura corporal. As gorduras são uma fonte muito importante de energia térmica, sobretudo aquelas localizadas no tecido adiposo marrom, pois convertem com facilidade a energia de seus estoques sendo importantíssimo para a geração de calor no organismo homeotermo.
.O calor é produzido no corpo humano pelas reações exotérmicas que ocorrem no metabolismo dos lipídeos, carboidratos e proteínas. 
.Pessoa em um ambiente frio, é preciso ser compensado sua demanda de calor pelo organismo, dessa forma, aumenta-se o seu metabolismo interno, sem recorrer a termogênese mecânica.
Situações que alteram a taxa basal de produção e perda de calor:
.Sono, subnutrição e o mixedema
.O bócio exoftálmico (hiperfuncionamento da tireóide), estados de função muscular permanente, calafrios, a alimentação e o exercício promovem sua elevação.
Termólise Biológica 
.Transferência de calor dos órgãos e tecidos profundos para a pele.
.Velocidade de perda de calor é determinada pela: velocidade de condução de calor de onde ele é produzido no centro do corpo até a pele e a velocidade de transferência de calor entre a pele e o meio ambiente.
.O corpo perde calor pelos seguintes mecanismos:
.Vaporização: No corpo humano, a vaporização se faz por evaporação da água ao nível da pele e dos pulmões. Esta perda de calor corporal por evaporação normalmente equivale a cerca de 20 a 25% do calor total perdido pelo corpo humano. Deste modo, nos grandes queimados, a perda calor por evaporação está prejudicada pelo motivo da grande quantidade de líquido, rico em proteínas, que chega a superfície da pele, aumentando a tensão superficial e prejudicando a evaporação completa. 
 
.Radiação: Cerca de 60% da perda de calor corporal é feita por radiação calorífera (raios infravermelhos). A capacidade que a pele tem para receber calor do corpo e, em seguida, dissipá-lo sob forma de radiação eletromagnética é fundamental na transferência de calor entre o corpo e o meio. Os raios infravermelhos emitidos pela pele humana possuem comprimento de onda entre 5 a 20 μm, onde as radiações de 9 μm são as de maior amplitude, significando que ela apresenta um excelente poder emissivo. 
.Condução: É a forma de transferir calor quando há contato direto entre um corpo frio e outro quente. Auxilia na formação das correntes de convecção por aquecer a moléculas de ar que entram em contato com a pele. 
.Convecção: É a transferência de energia térmica de um sistema para outro que se faz através da movimentação de massas de fluido. A força para esse movimento provém da diferença entre o empuxo do meio e o peso das partículas do fluído. O efeito refrigerador, que a convecção de ar exerce sobre a pele, é chamado de clima privado.
Controle da Temperatura Corporal: O hipotálamo mantém o balanço entre os processos de produção e eliminação de calor. O controle da produção de calor é feito através de hormônios que aumentam o metabolismo e por meio do calafrio, enquanto a dissipação de calor é controlada pelos processos de vasodilatação periférica. Graças ao controle térmico, a temperatura interna do corpo mantém-se dentro de limites que apresentam pequenas variações provenientes de fatores externos e internos. As variações circadianas da temperatura corporal demonstram que os relógios biológicos são capazes de interferir nos processos de regulação térmica do corpo. A perda de calor depende da superfície corporal e da diferença de temperatura entre um corpo e o meio. A pele é um órgão de vital importância como mecanismos de controle da temperatura corporal, pois possui capacidade de atuar como órgão refrigerador do corpo. A refrigeração do sangue ao nível da pele se faz principalmente por radiação e por vaporização, pois como o calor é produzido constantemente, há necessidade de regulação da temperatura corporal pela termólise.
Temperatura elevada> A temperatura corporal é um risco maior de necrose nas lesões por pressão.
Estados patológicos relacionados com ambientes quentes> brotoejas, edemas, câimbras, síncopes e choque térmico.
Mecanismos de diminuição de temperatura quando o corpo está muito quente> vasodilatação dos vasos sanguíneos cutâneos, sudorese e diminuição da produção de calor.
Reação ao frio
Controle da temperatura corporal
Anormalidade da regulação da temperatura corporal: FEBRE
Pode ser provocada por anormalidades no cérebro ou por substâncias tóxicas que afetam os centros reguladores de temperatura.
Febre: síndrome complexa cujo principal sinal é a hipertermia (prostração, apatia, anorexia, etc)
Termometria Clínica
>Estuda fenômenos relacionados a CALOR e TEMPERATURA.

Outros materiais