Buscar

Atividades para Estudo - Respostas Lesão e Morte Celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividades para Estudo: Fisiopatologia e Anatomia Patológica
Módulo 2 – Lesão e Morte Celular
RESOLUÇÃO: 
1- A adaptação celular ocorre em diferentes alterações fisiológicas ou morfológicas em que procuram responder ao aumento da demanda funcional alterando as suas estruturas, de modo que a função celular é estimulada ou reduzida ou não alterada, segundo as circunstâncias que lhe são impostas e a capacidade da célula em se adaptar. Lesão celular reversível ocorre quando a célula agredida pelo estímulo nocivo sofre alterações funcionais e morfológicas, porem elas vão se manter vivas , recuperando quando o estimulo é retirado. Já lesão celular irreversível ocorre quando a célula se torna incapaz de ser recuperada mesmo agressão que pode ocorrer por dois mecanismo sendo eles a necrose a apoptose. 
2- Questão correta é a letra B
3- A- A lesão mitocondrial geralmente causa a formação de um canal de alta condutância , chamado poro de transição de permeabilidade mitocondrial , na membrana mitocondrial interna . Sendo assim apesar de ser uma lesão reversível este poros fica se permanente caso o insisto persista. 
B- Com a alteração do cálcio tem o aumento intracelular, sendo assim por sua vez, tem a ativação de várias enzimas que possuem efeitos celulares deletando em potencial de ATPases sendo assim reduzindo ainda mais os níveis de ATP , sendo assim tem causa na permeabilidade mitocondrial , sendo assim induz a apoptose. 
C- Danos na membrana celular podem causar transtornos à célula, sendo assim permitindo a entrada de escape de substâncias, sendo assim essa lesão pode ser causada pela isquemia ou lesão toxica , sendo assim a lesão pode ser disfunção mitocondrial, perca de fosfolipídios, anormalidade no citoesqueleto.
D- Quando ocorre danos no DNA ocorre a apoptose , sendo no qual as células destinadas a morrer ativam enzimas que degradam seu DNA nuclear e as proteínas citoplasmáticas. Sendo assim os sinais que induzem a apoptose incluem a ausência de fatores de crescimento ou hormônios, a ação específica dos receptores de morte e os agentes nocivos. Esse fenômeno, portanto, pode estar presente em situações fisiológicas e em condições patológicas. 
4-De acordo com o gráfico, comparando o efeito com a duração dos dois tipos de lesões (reversíveis e irreversíveis) observa-se que na lesão reversível ocorre a perda de função celular, sendo assim capaz de reverter em um curto tempo.
Sobre esse segundo tipo, nota-se que requer mais detalhes, pois, em uma quantidade de tempo maior, ocorre a morte celular, e para isso, acontece alguns processos das alterações celulares, tanto estrutural quanto morfológico. Isto porque, existem duas maneiras de ocorrer a morte celular: pela necrose ou apoptose. Ambas apresenta alterações microscópicas e macroscópicas.
5- A necrose se caracteriza pela perda da integridade da membrana plasmática quanto a sua permeabilidade. Sendo assim existem diferentes insultos patológicos como isquemia, hipoxia, hipertermia, irradiação e metabólitos tóxicos podem levar à perda abrupta da integridade da membrana plasmática.
A apoptose é processo ativo cuja marca registrada é a autodigestão controlada dos constituintes celulares, devida à ativação de proteases endógenas e pode ser comparada metaforicamente a um "suicídio celular". A ativação dessas proteases compromete a integridade do citoesqueleto, provocando verdadeiro colapso da estrutura celular. 
6-. Com o Aumento da eosinófilo: perda da basofília normal causada pelo RNA no citoplasma. Perda de grânulos de glicogênio. Vacúolos (digestão de organelas). Calcificação das células mortas. Alterações nucleares: Cariólise (basofilia da cromatina diminui pela atividade DNA); Picnose (encolhimento do núcleo e aumento da basofilia); Cariorréixis (núcleo picnotico sofre fragmentação e desaparece).
7- A- A solução de Hematoxilina , ele é um corante que tem caráter básico , tem a sua coloração em azul- arroxeado sendo assim vários componentes da células e da matriz extracelular , portanto as estruturas dos cortes que contêm grupos ácidos têm a afinidade por esse corante , portanto estes componentes que são denominados estruturas basófilas , devido a sua coloração por corantes básicos , podem ser corados os núcleos , os ergastoplasma e a matriz extracelular da cartilagem .
B- O corante Eosina é um corante que tem caráter ácido, portanto são chamados de estruturas acidófilas, tendo a sua coloração rosa- vermelho,no citoplasma essa estrutura é demostrada e nas fibras colágenas no tecido conjuntivo também pois elas possuem muita proteína e colágeno que se cora em rosa . 
8-A necrose de coagulação é a perda de o contorno nuclear das células cariólise, ou perda de basofilia nuclear pela quebra inespecífica do DNA sendo assim provavelmente pela ação de uma DNase lisosssômica.
B- Em tecidos infectados, forma-se um processo inflamatório sendo eles chamado de liquefação  devido ao recrutamento de leucócitos para neutralizar os micro-organismos. Neste caso pode haver lesão e morte celular mediada por toxinas bacterianas ou fúngicas ou então devido ao processo inflamatório, e como o tecido inflamado é rico em leucócitos as células mortas são rapidamente fagocitadas e digeridas. 
C- A necrose caseosa é uma forma bastante distinta de necrose de coagulação. Macroscopicamente o tecido se torna esbranquiçado, granuloso, amolecido, com aspecto de queijo friável. Esta necrose é encontrada em tecidos infectados com o bacilo como da  tuberculose, e sua formação é fortemente mediada pelo sistema imune do indivíduo, que participa da formação de granulomas no tecido infectado.
D- A necrose por gordura É um tipo especial de necrose que ocorre quando há o extravasamento de enzimas lipolíticas para o tecido adiposo, o que leva à digestão da membrana de adipócitos e quebra das ligações estéricas das triglicérides, liberando assim ácidos graxos livres. Estes ácidos graxos se combinam com íons Ca++ (reação de saponificação) e formam áreas esbranquiçadas no tecido adiposo. Esta necrose é vista em casos de pancreatite aguda nos quais as lipases ativadas extravasam os ácinos pancreáticos e caem no parênquima pancreático e na cavidade peritoneal.
E- A  necrose gragrenosa  ela é utilizada na prática clínica para descrever um tipo de necrose de coagulação que acomete principalmente extremidade de membros que perderam o suprimento sanguíneo. Quando isso está associado a uma infecção por micro-organismos (principalmente bactérias) a necrose de coagulação é modificada pela "liquefação" produzida pelas bactérias, o que torna a gangrena "úmida"
F- A necrose fibrinoide é quando o tecido necrótico adquire um aspecto hialino (róseo e vítreo), acidofílico, semelhante a fibrina. Ocorre em pequenas artérias (portanto, maiores que arteríolas) em duas situações básicas: em algumas doenças autoimunes e na hipertensão arterial maligna. 
9-A– Os estímulos fisiológicos por apoptose pode ser normais, quando então é útil para manter o equilíbrio interno do organismo, ou por causas patológicas. Entre as primeiras, contam-se vários processos naturais de involução e desaparecimento de certas estruturas anatômicas durante a vida do organismo. Exemplo de apoptose fisiológico é as destruições programada de célula durante embriogênes e a involução mamária após a lactação 
B- Quando a célula sofre alguma má formação (DNA) ou danificação por radiação, temperatura quando gera uma mutação de genes que poderia gerar até mesmo um tumor. Devido a essa função de defesa que a apoptose tem, a célula se auto destrói de modo que ela não passe uma por uma infecção por exemplo para células ao lado, ou reproduz células com o erro. Devido a isso ela entra em auto-defesa e se destrói para o bem das outras células . 
10- As intrínsecas tem a sinalização da apoptose que envolvem diversos estímulos para produzir sinais intracelulares iniciados na mitocôndria que vão reagir diretamente em alvos na célula. Com esses estímulos podem ser separados em duas categorias: sendo elas sinais positivos e sinais negativos. Sinaisnegativos são aqueles que estão representados por estar relacionados com a perda da supressão da apoptose e subsequente ativação deste processo, como a ausência de certos fatores de crescimento, hormônios ou citocinas. Os sinais positivos são aqueles que induzem a apoptose, como radiação, toxinas, hipóxia, infecções virais, radicais livres, erros no material genético. 
11- O mecanismo da via extrínseca consiste na indução externa por associação de outra célula àquela que sofrerá apoptose. Essa interação vai ocorre por meio de receptores localizados na membrana celular e proteínas sinalizadoras (ou ligantes). Tais receptores são homotrímeros pertencentes à superfamília dos receptores de necrose tumoral. Sendo assim são compostos por um domínio extracelular rico em cisteína, que se associa ao ligante; um domínio transmembrana; e um "domínio de morte" intracelular, que tem o papel crucial de transmitir a sinalização de morte para as vias intracelulares. 
12- A- As caspases são um tipo de proteases, ou classe de enzimas que decompõe outras proteínas. As caspases estão envolvidas na iniciação e execução de apoptose sendo assim a morte celular programada. As caspases transmitem sinais intracelulares, através de uma “cascata de caspases” na qual uma caspase cliva uma segunda caspase e esta clivagem ativa a segunda caspase. Uma vez ativada, a segunda caspase pode decompor outras caspases (ativando-as) ou outros ligandos.  
B-. As Caspases ativadoras clivam pro-formas inativas de caspases efetoras, ativando-as; caspases efetoras por sua vez clivam outros substratos protéicos da célula resultando no processo apoptótico. A iniciação da reação em cascata é regulada por inibidores de caspases. 
C- As pró-apoptóticas são subdivididas em duas subfamílias (BH123 e BH3-apenas).São elas as primeiras proteínas ativadas com o sinal apoptótico, sendo que proporcionam a ativação e inativação das outras proteínas, de acordo com a necessidade celular de vida ou de morte. Elas, também, são responsáveis por fazer a conexão entre o sinal apoptótico e a via intrínseca da apoptose celular. No caso, por exemplo, de dano irreparável no DNA que disparam a via intrínseca da apoptose, impedindo a propagação do erro no material genético .
D- As anti-apoptóticas (que inclui Bcl-2, Bcl-x, Bcl-XL, Bcl-XS, Bcl-w e BAG). A primeira subfamília é responsável por estimular o processo apoptótico permitindo a saída mais fácil do citocromo c para o citoplasma, além de outras proteínas mitocondriais intermembranares. Já a segunda família tem ação contrária, impedindo que as proteínas intermembranares sejam expulsas para o citosol.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes