A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
Apol Biomecânica 2

Pré-visualização | Página 2 de 3

Basicamente, o objeto imóvel permanecerá imóvel se ninguém for lá e impuser uma força sobre ele, assim como o indivíduo em movimento (sobre um skate, por exemplo) permanecerá em movimento, a não ser que alguma força aja sobre ele (Hall, 2016).
A segunda lei é a Lei da Aceleração, na qual uma força quando aplicada a um corpo provoca uma aceleração em uma magnitude proporcional à força, na mesma direção e inversamente proporcional à massa do corpo (Hall, 2016). A Lei da Aceleração é especialmente útil quando estudamos movimentos diários e esportivos, pois a aceleração dos segmentos corporais e do indivíduo como um todo é, então, proporcional à capacidade muscular de gerar força.
A terceira lei é a Lei da Ação e Reação, a qual determina que cada força aplicada é acompanhada de uma força de reação, de igual magnitude, mas no sentido contrário de aplicação da primeira. Essa lei explica porque, quando nos locomovemos, empurramos o chão para trás e como esse movimento gera uma força capaz de nos impulsionar para frente (Hall, 2016). (livro-base, p. 102-103).
	
	B
	2 – 3 – 1
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 3
	
	E
	2 – 1 – 3
Questão 5/10 - Biomecânica
Leia o fragmento de texto: 
“Galileu Galilei (1564-1642) é considerado um dos ‘pais’ da biomecânica em razão de sua ampla contribuição no desenvolvimento de inúmeros conceitos aplicados às análises cinemáticas (movimentos) e cinéticas (forças)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAESS, A.N. Galileu Galilei: um revolucionário e seu tempo. Trad. George Schlesinger. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
 Considerando o fragmento acima e o livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, leia as sentenças a seguir sobre as contribuições de Galileu Galilei para a Biomecânica. Na sequência, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: 
I. Desenvolveu o sistema de coordenadas cartesianas, além de ser o primeiro a realizar uma análise matemática de uma onda mecânica.
II. Analisou biomecanicamente o salto humano, a marcha de cavalos e insetos, assim como o mínimo movimento que permitia um corpo boiar.
III. Desenvolveu a balança hidrostática, a teoria do movimento uniforme, a teoria dos projéteis, teoria do plano inclinado e a definição de momento ou torque, conceitos que, no futuro, possibilitaram o desenvolvimento da mecânica newtoniana.
IV. Sintetizou a mecânica por meio de suas leis, baseando-se nos conceitos iniciados por Kepler e Descartes.
 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V– V– F– V
	
	B
	F– V– F– V
	
	C
	V– F– V– F
	
	D
	F– V– V– F
Você acertou!
Comentário: As afirmativas II e III são verdadeiras, pois ”Galileu Galilei (1564-1642) é considerado um dos pais da biomecânica em razão de sua ampla contribuição no desenvolvimento de inúmeros conceitos aplicados às análises cinemáticas (movimentos) e cinéticas (forças). O pensador florentino analisou biomecanicamente o salto humano, a marcha de cavalos e insetos, assim como o mínimo movimento que permitia um corpo boiar. Desenvolveu a balança hidrostática, a teoria do movimento uniforme, a teoria dos projéteis, teoria do plano inclinado e a definição de momento ou torque, conceitos que, no futuro, possibilitaram o desenvolvimento da mecânica newtoniana” (livro-base, p. 19)
Já a afirmativa I é falsa, isso porque foi William Harvey quem desenvolveu o sistema de coordenadas cartesianas, além de ser o primeiro a realizar uma análise matemática de uma onda mecânica. A afirmativa IV também é falsa, pois Isaac Newton foi quem sintetizou a mecânica por meio de suas leis, baseando-se nos conceitos iniciados por Kepler, Galileu e Descartes (livro-base, p. 19,20).
	
	E
	V– V– F– F
Questão 6/10 - Biomecânica
Leia a fração de texto a seguir: 
“Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) foi um filósofo grego, apresentou escritos que abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALCANTARA, Gleide Selma Moreira de. João Ribeiro e a filosofia no Brasil: teoria e prática na produção de sentidos sobre a história universal (1892-1932). 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015, p. 39.  
Considerando a fração de texto acima e os conteúdos do livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais sobre as principais contribuições de Aristóteles para a biomecânica, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Aristóteles desenvolveu a balança hidrostática, a teoria do movimento uniforme, a teoria dos projéteis, teoria do plano inclinado e a definição de momento ou torque, conceitos que, em períodos posteriores, possibilitaram o desenvolvimento da mecânica newtoniana.
	
	B
	Aristóteles observou que o músculo se encurtava durante as contrações, que ele recebia ramos arteriais, além de venosos e nervosos, e que ligamentos e tendões se envolviam ao tecido muscular, presos às suas fibras.
	
	C
	Os estudos de Aristóteles se destacaram por associar a ciência à arte, principalmente em representações artísticas de estruturas anatômicas.
	
	D
	Aristóteles desenvolveu a ideia da função e da utilidade das alavancas, as quais explicam hoje como ossos e articulações permitem movimentos econômicos e eficientes.
	
	E
	Aristóteles foi o responsável por fornecer as primeiras descrições científicas das funções e das ações musculares, dos ossos e do movimento como um todo.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque “Aristóteles (384 a 322 anos a.C.), considerado como o pai da cinesiologia, foi o responsável por fornecer as primeiras descrições científicas das funções e das ações musculares, dos ossos e do movimento como um todo. Foram importantes seus estudos sobre a locomoção – primeiramente, dos animais – e suas preocupações em relatar que a vida poderia ser descrita de forma mecânica” (Livro base, p. 17).
Questão 7/10 - Biomecânica
Leia a citação:
“A cinemetria consiste no registro de imagens e as consequentes reconstruções com auxílio de pontos marcados, conforme modelo antropométrico, que estima a localização dos eixos articulares dos sujeitos onde fixam-se estas marcas anatômicas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMADIO, A. C.; SERRÃO, J. C; Contextualização da biomecânica para a investigação do movimento: fundamentos, métodos e aplicações para análise da técnica esportiva. Revista Brasileira de Educação Física do Esporte. v. 21, p. 61-85, dez. 2007, p. 63. 
De acordo com a citação e o livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, os planos corporais são classificados como:
Nota: 10.0
	
	A
	pronação, supinação e retração.
	
	B
	flexão, extensão e adução.
	
	C
	anterior, posterior e medial.
	
	D
	sagital, frontal e transversal.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta pois “Os planos anatômicos podem também ser utilizados para identificar como determinado movimento está ocorrendo. Desse modo, uma caminhada ocorre prioritariamente no plano sagital (ou plano ântero-posterior); já um deslocamento de um bloqueador na rede, durante uma partida de voleibol, ocorre no plano frontal (ou plano coronal); o lançamento do martelo numa prova de atletismo, por sua vez, exige rotações no plano transversal (ou plano horizontal) (livro-base, p. 201).
	
	E
	direita, esquerda e frontal.
Questão 8/10 - Biomecânica
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Através da biomecânica do esporte e de suas áreas de conhecimento aplicadas podemos analisar as causas e parâmetros relacionados ao movimento esportivo. Considera-se, portanto, o movimento como o objeto central de estudos, analisando suas causas e efeitos produzidos em relação a otimização do rendimento”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMADIO, A. C., SERRÃO, J. C; Contextualização da biomecânica para a investigação

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.