Buscar

AD1 Alfabetização 2 cederj

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Avaliação à Distância 1 – AD1/ 2019-1
Disciplina: Alfabetização 2
Articulador Acadêmico: Stella Maris Moura de Macedo
Nome: _________________________
Matrícula: _______________________
Polo: __________ _____
(Data limite para entrega: 3/03/2019, às 23:55)
Boa avaliação!
O texto da AD1 tem como título As muitas facetas da alfabetização, de Magda Soares. Este artigo foi publicado no livro Alfabetização e Letramento, pela autora. Apesar de ser uma publicação antiga, nos remete a questões atuais, como os índices do fracasso escolar nos anos iniciais, conceito de alfabetização - o que é ler e o que é escrever, a natureza complexa que envolve o processo de alfabetização.
Seguem abaixo algumas orientações de leitura, para que você possa responder a questão que será pontuada na AD1.
• No decorrer da leitura, levante suas dúvidas para que possa apresentá-las nos espaços de tutoria;
• Atente para apresentação do artigo, que se encontra organizado em três categorias: Conceito de alfabetização, Natureza do processo de alfabetização e Condicionantes do processo de alfabetização.
Questão da AD1 que deverá ser respondida:
Após a leitura do texto, transcreva as ideias centrais apresentadas em cada categoria; Conceito de alfabetização, Natureza do Processo de Alfabetização e Condicionantes do processo de Alfabetização. Essa parte da resposta exige o uso de aspas. Em seguida, elabore um texto argumentativo, articulando as ideias da autora com os seus conhecimentos, no campo da alfabetização.
O texto deve ser de sua autoria e deve ter no máximo 1,5 lauda.
Orientações de formatação:
Justificado, Arial 12, espaço 1,5
Não admitiremos plágio!
Ideias centrais:
Conceito de Alfabetização:
 “[...] É verdade que, de certa forma, a aprendizagem da língua materna, quer escrita, quer oral, é um processo permanente, nunca interrompido.”
“[...] é preciso diferenciar um processo de aquisição da língua (oral e escrita) de um processo de desenvolvimento da língua (escrita e oral).”
“[...] alfabetizar-se significa adquirir a habilidade de codificar a língua oral em escrita (escrever) e de decodificar a língua escrita em oral (ler).”
“Sem dúvida, a alfabetização é um processo de representação de fonemas em grafemas, e vice-versa, mas também é um processo de compreensão/expressão de significados através do código escrito.”
“Em seu sentido pleno, pois, o processo de alfabetização deve levar à aprendizagem não de uma mera tradução do oral para o escrito, e deste para aquele, mas à aprendizagem de uma peculiar e muitas vezes idiossincrática relação fonemas-grafemas [...]”. 
“O conceito de alfabetização depende, assim, de características culturais, econômicas e tecnológicas,”.
A Natureza do Processo de Alfabetização:
“Uma teoria coerente de alfabetização exigiria uma articulação e integração dos estudos e pesquisas a respeito de suas diferentes facetas.”
“Essas facetas referem-se, fundamentalmente, às perspectivas psicológica, psicolinguística, sociolinguística e propriamente linguística do processo.”
“Esses estudos psicolinguísticos voltam-se para a análise de problemas tais como a caracterização da maturidade linguística da criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, [...]”.
“[...]a perspectiva sociolinguística da alfabetização. Sob essa perspectiva, a alfabetização é vista como um processo estreitamente relacionado com os usos sociais da língua.”
“[...]o processo de alfabetização é fundamentalmente, um processo de transferência da sequência temporal da fala para a sequência espaço-direcional da escrita, e de transferência da forma sonora da fala para a forma gráfica da escrita.”
Condicionantes do Processo de Alfabetização
“O fracasso escolar em alfabetização não se explica, apenas, pela complexidade da natureza do processo; caso contrário, não se justificaria a predominante incidência desse fracasso nas crianças das classes populares.”
“É evidente que esse contexto escolar, com seus preconceitos linguísticos e culturais, afeta o processo de alfabetização das crianças, levando ao fracasso as crianças das classes populares.” 
“Conclui-se que, à natureza complexa do processo de alfabetização, com suas facetas [...], é preciso acrescentar os fatores sociais, econômicos, culturais e políticos que o condicionam.”
No contexto de alfabetização é importante levar em conta tudo o que envolve o aluno, reconhecendo cada especificidade do indivíduo, buscando sempre a melhor forma de ensiná-lo. O conhecimento da linguagem oral adquirida do meio em que o indivíduo vive, nunca é interrompido. 
Precisamos saber diferenciar um processo de aquisição da língua (oral e escrita) de um processo de desenvolvimento da língua (oral e escrita). Aquisição da língua (oral e escrita) é aquela que adquirimos em sociedade, de pai pra filho ou de amigos, vizinhos, etc. Já o desenvolvimento da língua é quando aplicamos esses conhecimentos gerais da linguagem para o modo formal, aquele que aprendemos nas escolas. 
Quando falamos sobre alfabetizar logo vem em mente ensinar a codificar, a linguagem oral em escrita, ensinando o aluno a escrever, transformando em grafemas, por exemplo, quando levamos o aluno a escrever pensamentos, músicas, poemas etc. E decodificar a linguagem escrita em oral, quando ensinamos ao aluno a ler, fazendo com que ele junte as letras e diga-as em forma de fonemas. É também uma forma de compreensão e expressão daquilo que está codificado, podendo então descodifica-lo.
Para ensinar um aluno a ler e a escrever, alfabetizando-o é preciso levar em conta os seus aspectos culturais e econômicos, para assim buscar uma melhor forma de alfabetizá-lo, procurando sempre entender o que se passa em seus pensamentos.
O uso social da língua até hoje é um dos principais desafios para a alfabetização, pois nem tudo que é dito pode ser escrito da forma que é falado. Ensinar um aluno cujo já possua conhecimentos da linguagem social é um desafio, pois ele tem a forma que ouve as pessoas dizendo como a correta, o que nem sempre é verdade, pois é uma linguagem informal, a escrita tem regras que precisam ser seguidas. Mas, a forma como falamos podemos usá-las para ensinar a forma correta da escrita.
O processo de alfabetização é um processo longo e contínuo, deve-se levar os aspectos sociais e psicológicos em consideração, pois eles dizem muito sobre o aluno e o tempo em que levará para ser alfabetizado. 
O fracasso escolar tem sido mais forte nas classes sociais baixas, o que explica a dificuldade dos alunos de baixa renda no processo de alfabetização. O que tem acontecido é que a linguagem social desses alunos é muito forte, pois o “errado chama mais atenção”, a forma como escutam a linguagem desde muito novos interfere no aprendizado do aluno, ele até acha que é o correto, mas não é. O que deve ser feito é levar em consideração todas as facetas da aprendizagem e utilizá-las para auxiliar na alfabetização dos alunos, para que assim acabemos com o fracasso escolar, ou pelo menos que diminua. É preciso visar uma excelente alfabetização para todos.

Outros materiais