Buscar

APOL1 Produção de Materiais e Sistemas de Ensino - Eletiva VIII

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino - Eletiva VIII
Leia a seguinte citação:
“A educação escolar não se limita ao ensino de conteúdos entendidos como um conjunto de informações sistematizadas e organizadas relacionadas a uma determinada área do conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://escoladegestores.virtual.ufc.br/PDF/artigo_plano_de_aula_tipologia.pdf>. Acesso em: 14 set. 2016.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Produção de Materiais e Sistemas de Ensino sobre os conteúdos de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:
I. Os conteúdos de aprendizagem limitam-se ao que é apresentado nos livros didáticos e planos de ensino.
II. Um dos instrumentos que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem é a análise e classificação dos diferentes conteúdos da aprendizagem, de acordo com suas características comuns. (pag 135)
III. Merrill e Twitchell (1994) e Zabala (1999) classificam os conteúdos em três grupos: os conteúdos conceituais, os procedimentais e os atitudinais. (pag 136)
IV. Para que haja uma aprendizagem autêntica, os conteúdos da aprendizagem não devem estar interligados.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	I e IV, apenas.
	
	D
	III e IV, apenas.
	
	E
	I e III, apenas.
Questão 2/10 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino - Eletiva VIII
Leia a citação a seguir:
“Os conteúdos procedimentais envolvem ações ordenadas com um fim, ou seja, ações direcionadas para a realização de um objetivo. Referem-se a um aprender a fazer, envolvem regras, técnicas, métodos, estratégias e habilidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://escoladegestores.virtual.ufc.br/PDF/artigo_plano_de_aula_tipologia.pdf. Acesso em 14 set. 2016.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Produção de Materiais e Sistemas de Ensino sobre conteúdos procedimentais, analise as afirmações a abaixo, assinalando V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas:
I.   ( V ) Um conteúdo procedimental inclui regras, técnicas, métodos, destrezas ou habilidades, estratégias e procedimentos. (pag 138)
II.  ( F ) Os conteúdos procedimentais são divididos em três subgrupos: valores, normas e atitudes.
III.( F ) Os conteúdos procedimentais envolvem conhecimentos teóricos específicos, como: nomes de personalidades, datas de acontecimentos históricos, conhecimento sobre o sistema de classificação dos seres vivos ou ainda sobre o sistema respiratório humano.
IV. ( V ) Os conteúdos procedimentais são o objetivo final do processo de aprendizagem e só serão aprendidos pelos alunos através da realização de ações que os conformam. (pag 139)
V.  ( V ) Ler e escrever são exemplos de ações que envolvem conteúdos procedimentais. (pag 138)
A seguir, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – V – V
	
	B
	F – F – V – F – V
	
	C
	V – V – F – V – F
	
	D
	F – V – V – F – V
	
	E
	V – F – V – F – V
Questão 3/10 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino - Eletiva VIII
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Em virtude da necessária vinculação dos métodos de ensino com os objetivos gerais e específicos, a decisão de selecioná-los e utilizá-los nas situações didáticas específicas depende de uma concepção metodológica mais ampla do processo educativo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. p. 149.
De acordo com os conteúdos do livro-base Produção de materiais e Sistemas de Ensino, o método pode ser dividido em três categorias. Quais são elas? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Cognitivo; intuitivo; ativo.
	
	B
	Sensorial; verbal; visual.
	
	C
	Verbal; intuitivo; ativo. (Pag 50)
	
	D
	Cognitivo; sensorial; visual.
	
	E
	Intuitivo; associativo; cognitivo.
Questão 4/10 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino - Eletiva VIII
Considere o seguinte excerto de texto:
“Também conhecidos como ‘recursos’ ou ‘tecnologias educacionais’, os materiais e equipamentos didáticos são todo e qualquer recurso utilizado em um procedimento de ensino, visando à estimulação do aluno e à sua aproximação do conteúdo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. p. 21.
Considerando os conteúdos do livro-base Produção de materiais e Sistemas de Ensino sobre recursos e materiais didáticos, analise as afirmativas a seguir.
I. O material didático aparece como um recurso que incentiva o processo de ensino e aprendizagem. (pag 51)
II. Os materiais podem trazer contribuições para o desenvolvimento de operações de análise e síntese, generalização e abstração, a partir de elementos concretos. (pag 52)
III. O uso de materiais didáticos facilita o trabalho do professor, pois não há a necessidade de planejamento e preparação antecipada.
IV. A maioria dos recursos e materiais didáticos disponíveis são audiovisuais. (pag 51)
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	II e III
	
	B
	I e III
	
	C
	I e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	I, II e IV
Questão 5/10 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino - Eletiva VIII
Atente para a seguinte citação:
"Quando postulamos que a educação é mediadora entre o cotidiano e o não cotidiano na formação do indivíduo, estamos procurando contribuir para a definição [...] da educação como 'atividade mediadora no seio da prática social global'". .
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://goo.gl/umsj8b>. Acesso em: 23 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Produção de materiais e Sistemas de Ensino e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), sobre educação básica, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A educação básica foi desenvolvida e estipulada através de reformas educacionais na década de 1990 e é composta pelo ensino infantil e primeiros anos no ensino fundamental.
	
	B
	A educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, composta por pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. (pag 109)
	
	C
	A educação básica é obrigatória, composta por ensino infantil, fundamental e médio, o Estado deve assegurar a gratuidade do ensino apenas até o nono ano do ensino fundamental.
	
	D
	A educação básica é composta por ensino fundamental e médio e tem duração ideal de 5 anos.
	
	E
	A educação básica tem por finalidade apenas desenvolver a habilidade necessária para o bom desenvolvimento no mercado de trabalho, a prática social e desenvolvimento da cidadania é de inteira responsabilidade da família.
Questão 6/10 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino - Eletiva VIII
Considere o seguinte extrato de texto:
“A Teoria das Múltiplas Inteligências (M.I.), de Howard Gardner, revolucionou o campo da psicologia cognitiva ao ultrapassar a noção comum de inteligência como "capacidade ou potencial geral que cada ser humano possui em maior ou menor extensão" e ao questionar a suposição de que a inteligência "possa ser medida por instrumentos verbais padronizados como testes de respostas curtas realizados com papel e lápis”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://chasqueweb.ufrgs.br/~leticiastrehl/HowardGardner.pdf>. Acesso em: 24 set. 2016.
De acordo com o livro-base Produção de materiais e Sistemas de Ensino, sobre a teoria das inteligências múltiplas, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características
1. Inteligência Linguística
2. Inteligência Lógico-matemática
3. Inteligência Espacial
4. Inteligência Corporal-cinestésica
5. Inteligência Musical
( 5 ) Capacidade de produzir e apreciar ritmo, tom e timbre; apreciação das formas de expressividade musical.
( 1 ) Sensibilidade aos sons, estruturas, significados e funções das palavras e da linguagem.
( 4 ) Capacidade decontrolar os movimentos do próprio corpo e de manipular objetos habilmente.
( 2 ) Sensibilidade e capacidade de discernir padrões lógicos ou numéricos, capacidade de lidar com longas cadeias de raciocínio.
( 3 ) Capacidade de perceber com exatidão o mundo visuoespacial e de realizar transformações nas próprias percepções iniciais.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	5 – 1 – 4 – 2 – 3 (pag 82)
	
	B
	1 – 4 – 3 – 2 – 5
	
	C
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	D
	5 – 4 – 2 – 1 – 3
	
	E
	3 – 4 – 1 – 2 – 5
Questão 7/10 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino - Eletiva VIII
Considere o seguinte excerto:
“Cabe ao professor selecionar e organizar o conteúdo devidamente planejado para atender às necessidades dos seus alunos. Conteúdos de ensino bem selecionados devem atender aos critérios de validade, flexibilidade, significação, possibilidade de elaboração pessoal; sem esses critérios, o professor corre o risco de escolher conteúdos sem relevância para seus alunos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.uepg.br/formped/disciplinas/OrganizacaoTrabalho/DIDATICA.pdf>. Acesso em: 24 set. 2016.
De acordo com os conhecimentos adquiridos no livro-base Produção de Materiais e Sistemas de Ensino, para escolher os recursos e materiais de acordo com as características dos conteúdos da aprendizagem, o que devemos ter em mente? Analise as afirmativas a seguir:
I. O planejamento da aula, o grupo e a classe, que seriam o estabelecimento do âmbito de intervenção.
II. Que é preciso orientar, exemplificar e ilustrar, deixar claro qual é a intenção da intervenção.
III. Quais conteúdos serão usados e de que maneiras serão organizados.
IV. Priorizar ações integradoras, globalizadoras dos conteúdos procedimentais e conceituais.
Estão corretas apenas a afirmativas:
	
	A
	I, II e IV
	
	B
	I, II, III e IV(pag 145)
	
	C
	I e IV
	
	D
	I, II e III 
	
	E
	II, III e IV
Questão 8/10 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino - Eletiva VIII
Atente para o excerto a seguir:
“Os conteúdos não podem ser segmentados, separados e descolados da realidade do aluno, pois precisam ser apropriados por eles de modo a tornarem-se instrumentos de observação, análise, experimentação, intervenção e reflexão sobre a realidade e os problemas com os quais eles se deparam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://escoladegestores.virtual.ufc.br/PDF/artigo_plano_de_aula_tipologia.pdf>. Acesso em 14 set. 2016.
De acordo com o livro-base Produção de materiais e sistemas de ensino, sobre a classificação dos conteúdos de aprendizagem, relacione corretamente os itens a seguir às suas respectivas características:
1. Conteúdos conceituais
2. Conteúdos procedimentais
3. Conteúdos atitudinais
( 2 ) São o objetivo final do processo de aprendizagem e só serão aprendidos pelos alunos na realização de ações que os conformam. (pag 139)
( 3 ) Evidencia-se o conhecimento de mundo e sociedade, abrangendo questões sociais inseridas nos diversos contextos. (pag 138)
( 1 ) Estão divididos em três grupos: os fatos, os conceitos e os sistemas conceituais ou princípios. (pag 137)
( 1 ) Envolvem conhecimentos teóricos específicos como: nomes de personalidades, datas de acontecimentos históricos, entre outros. (pag 137)
( 3 ) Estão divididos em três subgrupos: valores, normas e atitudes. (pag 138)
A seguir, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2 – 1 – 2
	
	B
	2 – 3 – 1 – 1 – 3
	
	C
	2 – 1 – 3 – 1 – 2
	
	D
	3 – 1 – 1 – 2 – 3
	
	E
	1 – 2 – 2 – 3 – 1
Questão 9/10 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino - Eletiva VIII
Considere o seguinte fragmento de texto:
“Antes das mudanças que viriam a ocorrer em 1937, foi promulgada a Constituição Brasileira de 1934. Nela, o direito à educação, com o corolário da gratuidade e da obrigatoriedade tomou forma legal, além de ter declarado gratuito o ensino primário de quatro anos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BITTAR, M.; BITTAR, M. História da Educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. Revista Acta Scientiarum Education. Maringá, v. 34, n. 2, p. 157-168, jul./dez., 2012. 
De acordo com a leitura feita do livro-base Produção de materiais e Sistemas de Ensino sobre o aspecto histórico da educação no Brasil, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas: 
I. ( V ) A Constituição de 1934 foi considerada de cunho liberal, estabelecendo a necessidade de um Plano Nacional de Educação e também a gratuidade e a obrigatoriedade do ensino elementar. (pag 28)
II. ( F ) A Reforma Francisco Campos de 1931 aprovou a Lei Orgânica do Ensino Superior e do Fundamental da República. (pag 28)
III. ( V ) A década de 1930 é considerada um marco na história do país, devido às mudanças ocorridas e aos movimentos políticos, tais como a revolução de 1932 e o Estado Novo (1937-1945). (pag 28)
IV. ( V ) A quinta Constituição Brasileira, promulgada em 1946, resgatou princípios presentes nas Constituições de 1891 e 1934. (pag 29)
Assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	F – V – F – V
Questão 10/10 - Produção de Materiais e Sistemas de Ensino - Eletiva VIII
Atente para a seguinte citação:
“Temos que saber que os recursos didáticos devem servir apenas como mediadores neste processo, como algo que aproxime professor, aluno, conhecimento, respeitando as suas devidas proporções e sendo utilizados em momentos específicos. Sempre aliados a uma boa formação do professor a sua concepção pedagógica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2015-II/slides/Rec%20Didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202015-II.pdf>. Acesso em: 22 set. 2016 
Tendo em vista a afirmação acima e os e os conteúdos abordados no livro-base Produção de Materiais e Sistemas de Ensino, sobre o uso de recursos didáticos independentes e dependentes, analise as afirmativas a seguir:
I. O ensino por fichas e o uso de livro didático são exemplos de recursos didáticos dependentes.
II. Recursos didáticos independentes são entendidos como aqueles que podem ser utilizados para trabalhar os três conjuntos de conteúdos da aprendizagem individualmente ou em conjunto. (pag 149)
III. Recursos didáticos dependentes são entendidos como aqueles que podem ser utilizados para trabalhar os conteúdos procedimentais, os que envolvem o saber fazer. (pag 146)
IV. Os recursos didáticos dependentes são os mais fáceis de encontrar nas escolas. Como exemplos, podemos citar a audioconferência e webquest.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV, apenas.
	
	B
	II e IV, apenas.
	
	C
	II e III, apenas. 
	
	D
	I e IV, apenas
	
	E
	I e II, apenas.

Outros materiais