Buscar

AV1 ESTUDO DE CASO PRATICA PROFISSIONAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: PRÁTICA PROFISSIONAL I
Primeira Avaliação
	ALUNO
	JOÃO PAULO DE FREITAS ALVES
	MATRÍCULA
	26156453
	DISCIPLINA
	PRÁTICA PROFISSIONAL I
	DATA DA PROVA
	
	PROFESSOR
	TALES ANTONIO MAGALHAES SILVA
	TIPO DE PROVA
	
	TURMA
	
	CÓDIGO DA TURMA
	
	NOTA
	
	ATENÇÃO:
- Será atribuída nota zero a aluno que devolver sua prova em branco.
- Ao aluno que compartilhar respostas, configurado pela similaridade ou reprodução do conteúdo, será considerado plágio e todos os envolvidos receberão nota zero.
- A prova deverá ser encaminhada para o e-mail do professor, em formato Word.
- A prova possui a pontuação máxima de 6,0 pontos.
“A Cura” é uma Clínica de Fisioterapia é uma empresa familiar de pequeno porte, localizada no município de Belém, em Pará, Brasil, e fundada em 2007. Em 2014, a clínica obteve faturamento de R$ 160.000,00 com os serviços de fisioterapia, pilates, nutrição e psicologia. O seu principal serviço, em termos de faturamento, é a fisioterapia nas diferentes especialidades (ex: ortopedia, desportiva, reumatologia, dermato-funcional e neurologia). Na “A Cura”, a especialidade dermato funcional começou em 2013 e compreende tratamentos decorrentes e de pré-operatório, pós-operatório, lesões de pele, queimaduras e estética corporal/facial. O pilates começou em 2012 e constitui exercícios para o fortalecimento de músculos, alongamento e aumento da mobilidade das articulações. A empresa almeja oferecer serviços de qualidade, atendimento diferenciado e se preocupar com a satisfação dos clientes, de modo a ser reconhecida no mercado local de Belém como uma clínica que cuida das pessoas como se fosse sua própria família.
A “A Cura” possuía inicialmente a disposição oito funcionários, sendo quatro fisioterapeutas, uma nutricionista, uma psicóloga, uma supervisora administrativa, uma auxiliar de limpeza e o diretor-geral. O proprietário atua simultaneamente como diretor-geral e fisioterapeuta. A supervisora administrativa é responsável pela compra de materiais, atendimento na recepção, agendamento de consultas, integração dos colaboradores e atividades de marketing. Porém, com a alta demanda durante o veraneio de 2013 nas academias e clínicas de fisioterapia, planejaram terceirizar mais 08 funcionários, entre recepcionistas e atendentes, para dar conta do fluxo de clientes.
Os dados de venda de 2013 sugeriram que a clínica atendeu 190 clientes, sendo 28 serviços pilates. A maioria dos clientes do sexo feminino, com idade superior a 35 anos, residentes na região central de Belém/PA e pertencentes à classe social média/alta. Após a leitura dos dados e as sessões de feedback organizadas pela direção da “A Cura”, o presidente verificou duas problemáticas: 1) o atendimento prestado pelos funcionários externos, os terceirizados, não transmitiam os valores prezados pela empresa, de modo que vários clientes reclamaram de falta de atenção durante sua visita. 2) o fluxo esperado de clientes ficou abaixo da expectativa de mercado para o veraneio, em virtude da falta de aplicação de um planejamento de marketing que pudesse conquistar clientes e garantir uma boa temporada de vendas.
Adaptação do Texto Planejamento de Marketing: Estudo de Caso em Clínica de Fisioterapia de Sarquis, Fornazari, Cittadin e Cordioli. VII Seminário de Pesquisa Interdisciplinar. 
Atividades do Estudo de Caso (6,0 pontos):
1. As características da empresa, dadas no primeiro parágrafo do texto, estão corretas? Justifique com base nos seus conhecimentos acerca dos tipos de empresa e nas demais informações fornecidas ao longo do Estudo de Caso.
R:
2. Imagine que a direção da “A Cura” contratou você como especialista de marketing para solucionar as duas problemáticas indicadas pelo texto. Redija uma recomendação de planejamento que resolva todas as problemáticas.
R:

Outros materiais