Buscar

AP1-Língua Portuguesa Cederj

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial 1 (AP1) – 2020.1
Educação Disciplina: Língua Portuguesa Instrumental 
1.No fim do primeiro parágrafo do Texto 1, a autora afirma que a militarização de escolas públicas é “um erro de diagnóstico e de priorização”. Levando em conta as ideias desenvolvidas no texto, explique essa afirmação.
R: Podemos afirmar que a militarização das escolas públicas é um “erro de diagnóstico e priorização, ” porque não há evidências de que tal modelo educacional seja imprescindível para que ocorra educação de qualidade. A autora lista várias políticas que devem ser priorizadas pois comprovadamente geram impacto positivo e contribuem para elevar os índices e ampliar resultados positivos, entre elas: formação de professores, ressignificação do currículo e da prática pedagógica, gestão escolar, participação das famílias e educação integral.
2. Considere a última frase do terceiro parágrafo do Texto 1, reproduzida abaixo:
Já as cívico-militares ficam mais próximas da base do que do topo, com 5,6.
Identifique o que são “a base” e “o topo” nessa frase, de acordo com o contexto.
R: Na frase em questão, base são as escolas de ensino fundamental e médio que registram a média de 4,9 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e topo são as escolas que apresentam média 7,0 no mesmo índice.
3. (Explique por que a autora do Texto 1 não considera compensador o ganho obtido em segurança com a militarização das escolas.
R: A autora não considera compensador o ganho obtido em segurança com a militarização das escola, pois há vários exemplos de escolas em diferentes regiões do país que por meio de gestão democrática e participativa conseguem desenvolver projetos que respeitam as liberdades individuais e promover um ambiente escolar com disciplina e segurança sem ampliar o número de evasão dos alunos.
4.Identifique, no Texto 1, o exemplo de uma política educacional bem-sucedida sem militarização das escolas.
R: O texto relata como exemplo o trabalho desenvolvido na Colômbia que buscando extinguir as altas taxas de criminalidade e violência pública elaborou padrões de competências cidadãs, potencializou a formação dos professores, o engajamento da comunidade escolar.
5.Transcreva, do Texto 1, a frase em que a autora lista sugestões para solucionar os problemas da educação no Brasil.
ATENÇÃO: Transcreva toda a frase pedida, e somente a frase pedida.
R: “Tudo isso posto, a política pública nacional não deveria ser, portanto, de ampliação de escolas de tempo integral, de fortalecimento da gestão escolar (incluindo seleção com critérios técnicos e formação de diretores), formação de professores no Brasil, de promoção da paz?”
6. Os autores dos Textos 1 e 2 concordam ao apresentar um motivo para o êxito das escolas militares. Aponte esse motivo de sucesso reconhecido por ambos os autores.
R: Os autores concordam que o êxito das escolas militares se deve ao nível socioeconômico médio dos alunos que possibilita custear gastos extras e usufruir recursos que seriam inviáveis para classes mais pobres. Desse modo, este modelo escolar acaba privilegiando as camadas de classe média que mantem seus filhos numa escola que se assemelha a particular, mas com gasto menor, o que evidencia o caráter seletivo dessas escolas.
	7. Compare os Textos 1 e 2 com relação ao grau de envolvimento entre o autor e o leitor e aponte em qual deles o envolvimento é maior.
R: O envolvimento entre autor e leitor se estabelece de melhor maneira no texto 2, nele o autor redige em primeira pessoa e utiliza linguagem informal.
	8.Considere as frases seguintes (extraídas, com adaptações, do segundo parágrafo do Texto 2): 
Não é necessário convocar militares para estabelecer ordem na escola. Um bom diretor é capaz de fazê-lo.
	Indique um conectivo que poderia ser usado para unir essas duas frases em uma só, explicitando a relação de sentido que elas têm no contexto.
R: Não é necessário convocar militares para estabelecer ordem na escola porque um bom diretor é capaz de fazê-lo.
	9. No fragmento abaixo (do primeiro parágrafo do Texto 2), a palavra “engrenar” confere ao texto um tom informal. Forneça uma palavra ou expressão que poderia substituir a palavra “engrenar” no contexto, mantendo o mesmo sentido e com maior nível de formalismo.
Antes mesmo de o programa do governo federal de militarização de escolas públicas engrenar (...)
R: Antes mesmo de o programa do governo federal de militarização de escolas públicas ser implementado (...)
10. Reescreva a frase a seguir (extraída, com adaptações, do primeiro parágrafo do Texto 2), empregando um recurso que sirva para reduzir o grau de certeza expresso.
A moda das escolas cívico-militares fincou raízes Brasil afora.
R: A moda das escolas cívico-militares provavelmente fincou raízes Brasil afora.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes